Subidas bem inclinadas

Bem, hoje fiz um pequeno filme daquela subida que já por aqui falei..

É pena que o video não transmita bem a sensação que é e dá ideia de ser menos inclinada.. Talvez devido ao facto da parte dos 30% ser a meio de outra subida já bem inclinada.

Por curiosidade, estive a ver a lista das estradas mais inclinadas do mundo e a maior é de 35%, havendo muita por volta dos 30%.. Portanto posso dizer com alguma certeza que esta está dentro das estradas mais inclinadas do mundo.. Na parte dos 30%, até é um pouco assustador, dá ideia que o carro vai virar para trás [:D]

A partir dos 25 segundos isso começa a subir mesmo a sério :sh)

A partir dos 25 segundos isso começa a subir mesmo a sério :sh)

É a parte dos 30%.. E acredita que o video engana um bocado (para menos).

Fui tirar lá hoje umas fotos e as senhoras lá da casa ao pé começaram-me a contar que por vezes há carros que param a meio e não conseguem subir, têm de fazer marcha-atrás. Que ainda há uns tempos uma rapariga teve de fazer marcha-atrás e às tantas já ia contra o muro.. nem para cima nem para baixo.. Alguém a teve de ir ajudar.. Aquilo é mesmo tramado.

Fica a foto da praxe, que tal como o video não faz total justiça [:D]

NOlpPbJl.jpg

a primeira não puxa igual?
na foto do honda o que mais me impressiona nem é a inclinação, é que aquilo parece um fino tapete de alcatrão suspenso sobre um terreno oco

Era para dar mais tracção nas rodas motrizes, devido ao maior peso aplicado nestas [;)]

Aquilo é que era chiar pneu [:D]

É a parte dos 30%.. E acredita que o video engana um bocado (para menos).

Fui tirar lá hoje umas fotos e as senhoras lá da casa ao pé começaram-me a contar que por vezes há carros que param a meio e não conseguem subir, têm de fazer marcha-atrás. Que ainda há uns tempos uma rapariga teve de fazer marcha-atrás e às tantas já ia contra o muro.. nem para cima nem para baixo.. Alguém a teve de ir ajudar.. Aquilo é mesmo tramado.

Fica a foto da praxe, que tal como o video não faz total justiça [:D]

Não conseguem subir em primeira? :o

Se forem embalados devem conseguir até em segunda talvez.. Mesmo os mais fraquinhos. O problema é que o pessoal deve ir devagar e o carro às tantas começa a perder o embalo e quando espetam a primeira já não há nada a fazer.. Principalmente se o travão de mão não estiver bem afinado e for alguém menos experiente a fazer ponto de embraiagem. Aquilo parando a meio, não devem ser todos os carros que arrancam. Se for tiver o piso molhado, então devem é de ser poucos [:D]

Last edited:
Pelos vistos o pessoal vai lá mesmo de propósito [:D]

Bem, se algum dia passarem pela zona Oeste e quiserem experimentar a subida que coloquei, digam.. Pode ser que se também se torne um novo ponto de turismo [:D]

O pessoal é que podia ir aprender pontos de embraiagem para essa subida.. é com cada um...

Há uns anos meti-me numa subida de acesso a uma urbanização e tive de parar completamente o carro. Depois simplesmente não consegui arrancar. Após duas tentativas, cheirava já muito a embraiagem, dei a volta.
Provavelmente se tivesse outro motor com mais força era diferente, tinha menos de 60 cavalos a gasolina.

Last edited:
Há uns anos meti-me numa subida de acesso a uma urbanização e tive de parar completamente o carro. Depois simplesmente não consegui arrancar. Após duas tentativas, cheirava já muito a embraiagem, dei a volta.
Provavelmente se tivesse outro motor com mais força era diferente, tinha menos de 60 cavalos a gasolina.

O problema era a embraiagem ou a potência do motor? hehehe

Já tive uma ocasião em que eu bem queria arrancar mas o carro não saía do sitio, ficava a patinar.

Já me aconteceu isso a sair de um dos parques de estacionamento no vasco da gama, nem "calçado" o carro subia, teve de ser ao empurrão+esmifrar o carro todo. No dia seguinte foi para a oficina e era uma coisa qualquer no pedal, parecia uma espécie de amortecedor, se calhar até era mesmo:sh)

A estrada que já referenciei anteriormente, mas desta vez a descer. É pena que os vídeos ou fotos não retratem bem a quanta inclinação é.

Na zona mais inclinada (a partir do segundo 25), por momentos deixa-se mesmo de ver a estrada à frente :sh)

Last edited:
Back