Subsídio de deslocação - como funciona exactamente?

Tenta explicar isso a uma brigada fiscal a um sábado à noite ou a um domingo...[:D][;)]

Eu já foi parado, inclusive disse que vinha de um jantar em casa da familiares, e nem teste do balão fiz...

A minha mulher uma vez foi questionada, por volta da meia noite, disse que tinha isenção de horário de trabalho (que é verdade) e não chatearam mais.

Eu já foi parado, inclusive disse que vinha de um jantar em casa da familiares, e nem teste do balão fiz...

A minha mulher uma vez foi questionada, por volta da meia noite, disse que tinha isenção de horário de trabalho (que é verdade) e não chatearam mais.

A questão é mesmo quando exigem documentos comprovativos da situação. Em isenção de horário, tem de ter isso previsto em contrato de trabalho e tem de estar declarado no vencimento.

Tudo corre bem até ao dia...

Basicamente é uma forma de te pagarem um salário "liquido" mais elevado sem terem de o pagar até porque esse subsídio facilmente te é retirado/revogado e o salário base não pode ser alterado para baixo.

Porreiro.

Mas o que digo é se desconfias a esse ponto, talvez não seja a empresa indicada para ti.

Eu depois de ter trabalhado numa porrada de empresas, umas nacionais e outras estrangeiras já desconfio de todas as minha "futuras" entidades patronais, o que não quer dizer que não esteja interessado em trabalhar com elas [:D]

Tenho ideia de ter tido uma coisa dessas numa empresa por onde passei (235€), nao tinha mapa de kms, mas era uma forma de fugir aos impostos. Tinha também isencao de horário de trabalho (280€). Sei que num recibo de 2020€ (inclui também subsidio de refeicao), descontava 450€, dando no final líquido 1576€.

Tenho aqui o recibo, podem fazer perguntas. [:D]

Subsídio de deslocação não paga impostos. Eu recebo todos os meses, de forma legítima (não tenho carro da empresa e tenho de me deslocar em trabalho).

Tendo a concordar com a malta. Isso é para fugir aos impostos e ao compromisso. Quando é dado para resolver/aliviar uma situação temporária ou transitória aínda aceito, mas como parte da negociação inicial mostra logo a integridade da empresa.

Tenho ideia de ter tido uma coisa dessas numa empresa por onde passei (235€), nao tinha mapa de kms, mas era uma forma de fugir aos impostos. Tinha também isencao de horário de trabalho (280€). Sei que num recibo de 2020€ (inclui também subsidio de refeicao), descontava 450€, dando no final líquido 1576€.

Tenho aqui o recibo, podem fazer perguntas. [:D]
Quanto descontavas sobre esses 235€?

Era x11, x12 ou x14?

Quanto descontavas sobre esses 235€?

Era x11, x12 ou x14?

Creio que ganhava esses 235€ x12 meses.

Em relacao aos descontos, sinceramente nao sei.

Vencimento -1400
Subsido alimentacao - 106
Ajudas de custo - 235
Isencao horario de trabalho - 280

SS - 184
IRS (15.5%) - 260

Total - 1576

É o que tenho no recibo. Como se chegam a esses valores, nao faco ideia.

Esses valores são estranhos...

Esses 260 são 15,5% de 1.677, não estou a ver como...

Edit: não estou a duvidar de ti, só a tentar perceber...

Last edited:
Depois de tudo o que foi dito, isto só me faz lembrar daqueles que quando se reformam ficam com uma reforma de mrd porque toda a vida recebiam o ordenado em subsídios...

Creio que ganhava esses 235€ x12 meses.

Em relacao aos descontos, sinceramente nao sei.

Vencimento -1400
Subsido alimentacao - 106
Ajudas de custo - 235
Isencao horario de trabalho - 280

SS - 184
IRS (15.5%) - 260

Total - 1576

É o que tenho no recibo. Como se chegam a esses valores, nao faco ideia.
Os 260 de IRS resultam dos 1400+280 de isenção de horário.

Dá 260,40 mas arredonda por defeito.

O resto esta isento.

Subsídio de deslocação não paga impostos. Eu recebo todos os meses, de forma legítima (não tenho carro da empresa e tenho de me deslocar em trabalho).

Tendo a concordar com a malta. Isso é para fugir aos impostos e ao compromisso. Quando é dado para resolver/aliviar uma situação temporária ou transitória aínda aceito, mas como parte da negociação inicial mostra logo a integridade da empresa.
Mas não paga impostos como?

Isso é que era bom

Só se for pago em notas e por baixo da mesa é que não paga impostos, eu tenho azar e pago impostos em tudo, sou um infeliz! É no subsídio alimentação, transporte, férias, bónus... tudo!

Os 260 de IRS resultam dos 1400+280 de isenção de horário.

Dá 260,40 mas arredonda por defeito.

O resto esta isento.
Ajudas de custo está isento? E pelo que sei é só x11, não há ajudas de custo no mês das férias (como não há SA).

Subsídio de Alimentação por norma não paga impostos.

Só se fores um "infeliz" que recebe mais que 6,41€ por dia de SA...

Ajudas de custo está isento? E pelo que sei é só x11, não há ajudas de custo no mês das férias (como não há SA).

Sim, Ajudas de Custo está isento.

Eu pelo menos quando vou para fora, as ajudas de custo que vêm descriminadas no recibo de vencimento não vêm com taxa alguma.

Sim, Ajudas de Custo está isento.

Eu pelo menos quando vou para fora, as ajudas de custo que vêm descriminadas no recibo de vencimento não vêm com taxa alguma.
Certo, mas isso já é diferente do "Subsídio de deslocação" do OP, ou será a mesma coisa, com nomes diferentes?

Certo, mas isso já é diferente do "Subsídio de deslocação" do OP, ou será a mesma coisa, com nomes diferentes?

Respondi à tua pergunta acima onde perguntaste se ajudas de custo eram isentas.

O caso do Subsidio de deslocação não tenho presente, só vendo amanhã quando chegar à empresa.

Back