[Economia] Subsidio parental

Aciduz

New member
Boas a todos,

Alguém que tenha sido pai/mãe à pouco tempo ou que saiba responder ao seguinte.
O pagamento do subsidio é relativo aos dias do mês anterior ou do mês actual?
Passo a explicar o meu filho nasceu a meio do mês de Junho pelo que o mês passado não recebi nada (também por já ser em cima do processamento dos subsídios do mês de Junho).
No entanto hoje ao visitar a s.s direta vejo que se encontra a pagamento para este mês apenas os dias do mês de Junho e não os dias de Junho e Julho.
Quando se trata de baixas os valores a pagar englobam sempre os dos dias do mês a decorrer pelo que nos subsídios de parentalidade o mesmo raciocínio deveria ser aplicado... ou não?

15 dias úteis obrigatórios após o parto e 10 dias úteis facultativos tendo q ser gozados durante a licença inicial da mãe.

Da minha experiencia, fui pai em 2014, 2015 e 2017, varia muito.
Já chegámos a minha mulher e eu a submeter no mesmo dia e eu receber muito primeiro. Ou recebermos mais ou menos ao mesmo tempo.
Pelo que depreendo, depende muito de como submetes os papeis se online se por papel. Online é mais rápido. Eu só submeti uma vez por papel porque estava com problemas em aceder à SS online.
No geral não atrasa muito, não vais ficar 2 meses sem receber, e mesmo 1.5 meses também acho que não.

Boas a todos,

Alguém que tenha sido pai/mãe à pouco tempo ou que saiba responder ao seguinte.
O pagamento do subsidio é relativo aos dias do mês anterior ou do mês actual?
Passo a explicar o meu filho nasceu a meio do mês de Junho pelo que o mês passado não recebi nada (também por já ser em cima do processamento dos subsídios do mês de Junho).
No entanto hoje ao visitar a s.s direta vejo que se encontra a pagamento para este mês apenas os dias do mês de Junho e não os dias de Junho e Julho.
Quando se trata de baixas os valores a pagar englobam sempre os dos dias do mês a decorrer pelo que nos subsídios de parentalidade o mesmo raciocínio deveria ser aplicado... ou não?

A minha empresa da-me 12 semanas de licença de paternidade, a SS paga esse período sem descontar impostos, é isso?
Até dá mais, pode dar até 6 meses. Mas aí a tua mulher tem que abdicar da licença. Mas não tenho a certeza..

Last edited:
Back