Superioridade - Chassis Ford Fiesta

citação:Originalmente colocada por João Pedro F

citação:Originalmente colocada por eser

Queria só dizer que se estabilidade fosse conforto a altas velocidades, o Astra e a Passat adornam mais e sente-se mais a estrada enquanto ocupante (nao guiei os outros...) no Fiesta e no 307, isto numa estrada sem buracos porque o Astra com jante 17 e aquelas bancos sente-se qq buraco...

segundo a tua definiçao de estabilidade, qual consideras mais estavel em AE nas condiçoes citadas pelo autor do topico: fiesta ou passat? caso nunca tenhas guiado o passat ninguem te bate por fazeres uma suposiçao. eu tambem fiz uma.
Para mim estabilidade é o carro aguentar uma "pose" serena a altas velocidades (140 no caso...)
Para mim, seria a passat. Mas sei de casos que por varias razoes não eram estaveis a altas velocidades e tinham bons chassis e vice versa.

Não sei como é a aerodinamica, a reacçao das suspensoes a alta velocidade é completamente diferente.
A parte de tras das carrinhas provoca um adornar enorme...Admito que a resposta seja a contraria e que o Fiesta seja mais estavel

citação:Originalmente colocada por alexmolinari

Quanto ao senhor que disse que a 180 sente o mesmo que no Fiesta a 140 Só digo:
"E que tem isso a ver???"
eu p acaso até acho q nao é a 140 mas sim a 90...voce tem d facto
uma opiniao bem fundamentada...tanta lucidez p dpois explodir e tornarse parte daquilo q começou p criticar não? é q obviamente q terá algo a ver a partir do momento em q o autor d post fala e compara estabilidade d fiesta e passats e afins...cm eu dizia nenhum d carros deve ser cparável sequer.. aliás pareceme sim q tamos a discutir a dinamica do carro e aí cm mt bem diz não é só o chassis q conta..aliás, nem os pneus, é o conjunto, a soma das partes q resulta num valor acrescentado! agora cada um tem a sua opinião, gostos, apetencias..até há pessoas q conduzem melhor carros pequenos d q carros maiores e vice-versa..ou será aqui toda a gente piloto c hipermegasuper kit d unhas?
:)
Onde eu queria chegar é que a sensação e a estabilidade estão muito longe uma da outra e que num carro muito filtrado podem estar coisas a acontecer e não vos passar pela cabeça...e isso, não é estavel...

citação:Originalmente colocada por João Pedro F

Queria só dizer que se estabilidade fosse conforto a altas velocidades, o Astra e a Passat adornam mais e sente-se mais a estrada enquanto ocupante (nao guiei os outros...) no Fiesta e no 307, isto numa estrada sem buracos porque o Astra com jante 17 e aquelas bancos sente-se qq buraco...

segundo a tua definiçao de estabilidade, qual consideras mais estavel em AE nas condiçoes citadas pelo autor do topico: fiesta ou passat? caso nunca tenhas guiado o passat ninguem te bate por fazeres uma suposiçao. eu tambem fiz uma.
Para mim estabilidade é o carro aguentar uma "pose" serena a altas velocidades (140 no caso...)
Para mim, seria a passat. Mas sei de casos que por varias razoes não eram estaveis a altas velocidades e tinham bons chassis e vice versa.

Não sei como é a aerodinamica, a reacçao das suspensoes a alta velocidade é completamente diferente.
A parte de tras das carrinhas provoca um adornar enorme...Admito que a resposta seja a contraria e que o Fiesta seja mais estavel

o peso tambem influencia a estabilidade em AE a velocidades elevadas. por todos os factores que enumeraste (em termos de estabilidade) e mais alguns que devem eventualmente ser considerados é que eu digo que em termos de estabilidade o Passat so pode ser superior. nao estou sequer a querer tirar meritos ao chassis do fiesta. neste caso sao mais as leis da fisica (minimo de conhecimento, obvio) que me levam a tirar esta conclusao.
ja conduzi o Passat Variant do meu pai a velocidades bastante elevadas e achei que tinha uma estabilidade fantastica e senti me "envolvido" com o que se tava a passar (pelo menos e a minha opiniao).
tambem ja guiei o meu Mégane II (3portas) sensivelmente a mesma velocidade que conduzi o Passat e nao me deu a mesma sensaçao de estabilidade. alem disso a direcçao n me induzia a melhor das "informaçoes" mas nada de preocupante (ate pq para as caracteristicas do carro achei que era bastante aceitavel a sua postura àquelas velocidades)

Eu não tenho qualquer experiencia com o chassis do golf IV do qual falam tão mal.

Será este o tão mau chassis que consegue este tempo? Igual em pista ao considerado excelente chassis do Serie1 e o S1 com mais 40cv? E mais rapido que o focus II ST? E que o mini cooper s? e Golf V gti?

http://img81.imageshack.us/my.php?image=evo1nk1.jpg (leon I cupra R)

Tou só a supor, mas será mesmo assim tão mau ou é mito?

O chassis do fiesta é mesmo muito bom mas mais estavel que a passat????

por acaso tb falam mt mal d golf iv...sim td bem há melhor é claro...adorna q s farta e q? pegando no q o ESER dizia,
acho um carro mt informativo...ao ctrário d outros carros q até terão superioridads dinamicas mas ctudo nao sao tao informativos
dificultando a percepçao dos limites do mesmo

eser vi q s calhar o m coments tvez fosse um pouco brusco.nao foi essa a intenção

citação:Originalmente colocada por Bruno Grilo

Voltando ao Fiesta, (não exageremos) é de facto um belo chassis.

A Ford esmerou-se no Focus I e neste Fiesta.[^]

São de facto MUITO bons!:)

Talvez o Fiesta esteja um nadinha (mesmo um nadinha) abaixo do Clio mas isto é pelo que leio e vale o que vale. basta a Ford manter o mesmo chassis no próximo Fiesta e dar-lhe umas afinaçõezitas que passará a ser carrinho capaz de poder superar o Clio!:)

O pior é depois de entrar lá dentro, aqueles interiores do Guia são até ligeiriamente piores do os do Punto II. [}:)][}:)][}:)] Eu sei, eu vi, eu comparei os dois lado a lado. E no Punto II não caiu nenhuma peça!

citação:Originalmente colocada por Bruno Grilo

Voltando ao Fiesta, (não exageremos) é de facto um belo chassis.

A Ford esmerou-se no Focus I e neste Fiesta.[^]

São de facto MUITO bons!:)

Talvez o Fiesta esteja um nadinha (mesmo um nadinha) abaixo do Clio mas isto é pelo que leio e vale o que vale. basta a Ford manter o mesmo chassis no próximo Fiesta e dar-lhe umas afinaçõezitas que passará a ser carrinho capaz de poder superar o Clio!:)
Metam o Fiesta com pneus de gama baixa e surpreendam-se com o resultado... Fica aquém das expectativas e elogios habituais.

Comparativamente a um Clio II, o Fiesta até pode dar mais gozo a conduzir mas falando de eficácia pura fica no mesmo plano que o Clio. O problema é que o Fiesta para se colocar num patamar tão bom sacrifica o conforto e o Clio não. [:p] [:p] [:p]

Mas se é gozo que procuram, escusam de procurá-lo no Fiesta. Um 206 dá muito, muito mas muito mais gozo. A direcção hidraulica aliada a um eixo traseiro atrevido fazem delícias.

Quanto ao Focus I...

Não sei o que tem de especial esse carro. Para mim não deslumbra nem desilude. Esse carro ao lado de um Xsara ou 306 passa mesmo por sensaborrão... E mais uma vez, concede no conforto.

citação:Originalmente colocada por PilotoZetec

O fiesta é o carro que tem o melhor chassi como? Tem kuantos anos o chassi do Fiesta? 5 anos prá e? e é mais evoluído que os carro que saem agora NOVOS? passados 5 anos á partida devem ser melhores não?! Mais tecnologia, mais avançados...não percebo só mesmo guiando o bicho para acreditar no que leio...
estupidamente...sao os velhinhos que ainda reinam neste campo!
yep, tecnologia velhaca ultrapassada :D

306/Xsara por exemplo.

ser recente, ter bilioes de siglas jeitosas, ter tido um investimento gigantesco na sua concepçao, ter tido fama de resmas de coisas boas....nunca implicou ser superior.

citação:Não sei o que tem de especial esse carro. Para mim não deslumbra nem desilude. Esse carro ao lado de um Xsara ou 306 passa mesmo por sensaborrão... E mais uma vez, concede no conforto.
no entanto é o que mais se aproxima dessas (ainda) referencias;)

citação:Originalmente colocada por 2.0sportup

Eu não tenho qualquer experiencia com o chassis do golf IV do qual falam tão mal.

Será este o tão mau chassis que consegue este tempo? Igual em pista ao considerado excelente chassis do Serie1 e o S1 com mais 40cv? E mais rapido que o focus II ST? E que o mini cooper s? e Golf V gti?

http://img81.imageshack.us/my.php?image=evo1nk1.jpg (leon I cupra R)

Tou só a supor, mas será mesmo assim tão mau ou é mito?
Golf R32... 4 motion (AWD)... Geometria de suspensão diferente da versão normal (eixo semi rigido dá origem a multilink)... POIS!

E não é assim tão mau, apenas não é tão bom como faz parecer.

Bem, ainda não tive oportunidade de conduzir o novo Fiesta. Mas pelo que leio na imprensa, parece ser uma das refer~encias do segmento.

A questão da estabilidade em AE pode ser apenas uma questão de percepção e de sensação de segurança.
Já andei à pendura num 911 turbo, e apesar de sabermos que aquilo é a epitome da estabilidade em altas velocidades, a carroçaria apresenta umas oscilações horizontais tipicas do 911 que põe sempre um nervosinho miudinho.

O facto de um carro ser de segmento inferior relativamente a outro não signfica automaticamente que se seja inferior dinamicamente.
Tenho um Fiesta Mk4 com pneus 165. No entanto em AE, sobretudo nas nossas AE, apresenta movimentos de carroçaria bastante mais controlados que um Vectra B (já consuzido por mim), aumentando a sensação de estabilidade. O Vectra não é instável, mas a velocidades na casa dos 120, 140, a carroçaria oscila mais e durante mais tempo que a carroçaria do Fiesta.

O Fiesta MK4 tem um chassis delicioso. E não precisa de ter mega-rodas. Mesmo com os 165, apesar do pouco grip, tem reacções bastante progressivas, é informativo e podemos realmente atirarmo-nos às curvas sem receios. É mesmo muito divertido. Falta é uns cavalitos para o fazer dançar (os 75cv que traz, para o chassis que tem considero-os insuficientes. O MK6 com mais peso, deve arrastar-se)

Comparando com o Punto II 1.3 jtd (ou os 1.2 e 1.4 que já por lá passaram) lá de casa, o Fiesta Mk4 é claramente superior em todos os aspectos dinâmicos.
O Punto II Sport que o meu irmão tinha era excelente, mas para chegar a esse ponto, foi rebaixado, suspensão nova, barra anti-aproximação, jantes 15.
O fiesta consegue ser excelente, mesmo na sua versão mais básica

Eu já fui um feliz proprietário de um Ford Fiesta 1.2 Ghia.
Foi dos carros que mais gozo me deu conduzir (e conduzo vários devido à minha actividade profissional).
Comprei-o novo em 1999 ali nas Amoreiras em Lisboa.
O único problema que tive com ele foi ao fim de um mês ter que levar uma coluna de direcção nova (defeito de fábrica).
Tirando isso, foram inúmeras horas de prazer ao volante.
Vendi posteriormente para um casal amigo que também adorou. Agora, segundo sei, está algures na zona de Castelo Branco.

NelsonM

corrigam me se estiver enganado mas distingo eficacia com divertimento ou gozo/gosto pessoal. Se a primeira para mim n tem mto q dizer, é A---B no menor tempo ou mais rapido em curva, a segunda ja é bastante subjectiva. Posso gostar q um carro reaja de N maneiras á uma mesma curva ou um mesmo troço e outra pessoa axe q sou parvo q o carro deve é de reajir e fazer a curva da maneira X q é a q gosta mais, isto n tendo sequer em consideraçao se faz a curva mais rapido da maneira x ou y.

citação:Originalmente colocada por Eliselotus

citação:Originalmente colocada por dysplay21

tem graça tb gosto da maneira q um simples golf IV se cmporta, va pedras sff!
gostos so se discutem por estas bandas.

ha é que distinguir o que é facto do que é subjectivo.

ai esta, nem discuto se ele é mais rapido(eficiente) q carro x ou y numa pista discuto sim o gozo ou como gosto do q ele transmite. Axo q ai ha uma grande dose de subjectividade.
Mtos axo q da mto gozo fazer uma curva em drift mas tirando rally é uma maneira mto pouco eficiente de fazer uma curva, axo q é um bom exemplo.

citação:Originalmente colocada por c r a s h

Bem, ainda não tive oportunidade de conduzir o novo Fiesta. Mas pelo que leio na imprensa, parece ser uma das refer~encias do segmento.

A questão da estabilidade em AE pode ser apenas uma questão de percepção e de sensação de segurança.
Já andei à pendura num 911 turbo, e apesar de sabermos que aquilo é a epitome da estabilidade em altas velocidades, a carroçaria apresenta umas oscilações horizontais tipicas do 911 que põe sempre um nervosinho miudinho.

Exacto.
Até posso falar no meu caso: o R19 tem uma establidade e comportamento dinâmico muitissímos inferiores ao Barchetta.
No entanto, em AE, o 19 acabar por transmitir a (falsa) sensação de que é muito estável que o Barchetta, muito por culpa por das mesmas oscilações verticais que o Barchetta tolera mal.

Posto isto, há que pensar bem antes de se entrar em comparações destas.

ai esta, nem discuto se ele é mais rapido(eficiente) q carro x ou y numa pista discuto sim o gozo ou como gosto do q ele transmite. Axo q ai ha uma grande dose de subjectividade.
Mtos axo q da mto gozo fazer uma curva em drift mas tirando rally é uma maneira mto pouco eficiente de fazer uma curva, axo q é um bom exemplo.
nem sempre é pouco eficiente. depende do angulo de escorregamento, do carro e da curva em causa;)

nem sempre é pouco eficiente. depende do angulo de escorregamento, do carro e da curva em causa;)

por isso mencionei o rally onde o drift é pratica corrente, mas por exemplo em f1 ou dtm n faz sentido, ou pelo menos nao drifts com a dimensao com q se ve em rally.

citação:Não sei o que tem de especial esse carro. Para mim não deslumbra nem desilude. Esse carro ao lado de um Xsara ou 306 passa mesmo por sensaborrão... E mais uma vez, concede no conforto.
no entanto é o que mais se aproxima dessas (ainda) referencias;)
Certíssimo e jamais se pode desmentir... ;) :) ;)

Não quero nem quis tirar o mérito à Ford.

Voltar
Superior