Suporte Basico de Vida

sem duvida!
dai o o infelizmente ter aspas
nem ponho em causa o excelente profissionalismo dos 3 (um do INEM, outro que faz apoio ao rallys no Helicoptero do Inem, e outro que penso que actualmente é chefe dos enfermeiros da urgencia de um Hospital)

mas talvez por "mariquice" minha, não me importava que fosse um medico
sem desprimor nenhum por os enfermeiros![;)]

em que consiste o curso?!

é que 10h, para um leigo não serve de nada
só para se perceber a anatomia/fisiologia e a cadeia de salvamento quase que se demora esse tempo (passe o exagero)

OMG... vi agora no site da Cruz Vermelha
6 horas de curso!!!
http://www.cruzvermelha.pt/cvp_t/oquefazemos/formacao/des/curso_SBV.asp

6h, para se aprender a salvar uma vida
eu não concordo nada com isto, mas eles lá devem saber (e melhor que eu)

BrunoTRF, mal seria se assim não fosse![:p]
se tiveste uma cadeira disso, e ainda para mais no curso que tás
heeh

O curso de SBV (6h) é mesmo só SBV. E bem treinado até um macaco o faz.
O meu de Formação de Socorrista é bem mais completo. Se fosse um pouco mais extenso não se perdia nada, mas é para isso que há o de TAT, TAS e SAV, né?[;)]

O curso de SBV (6h) é mesmo só SBV. E bem treinado até um macaco o faz.
O meu de Formação de Socorrista é bem mais completo. Se fosse um pouco mais extenso não se perdia nada, mas é para isso que há o de TAT, TAS e SAV, né?[;)]
não concordo!
eu não tive muitas horas (teorico + practico, não devem ter chegado a 50), sei fazer SBV mas não muito há vontade

6h para teorico e practico não é nada
ha tantas variaveis que só com muito treino vão lá... e com 6h não chega pra treinar mt

não concordo!
eu não tive muitas horas (teorico + practico, não devem ter chegado a 50), sei fazer SBV mas não muito há vontade

ha tantas variaveis que só com muito treino vão lá... e com 6h não chega pra treinar mt

As 6h podem chegar, ou não, dependendo do numero de instruendos e do nº de "bonecas".

não concordo!

Mas esse curso de SBV da CVP é mesmo o básico, para um leigo ter a minima noção do que fazer se vê uma pessoa caída no chão, enquanto não chega a ambulância. Mas é claro que não dá conhecimentos pra agir correctamente em todas as situações, mas isso seria um curso muito mais caro e nem todas as pessoas têm disponibilidade de tempo.

Eu fiz o mesmo que o Cahib, o curso básico de formação de socorristas na CVP. Foram 24h, saí de lá com algumas noções que dão muito jeito...mas de vez em quando é preciso dar uma vista de olhos no livro, para não esquecer nada...

mas aí já estamos a falar apenas em procedimentos de segurança, e não no SBV propriamente dito. ou não?

Olá a todos!!!!

Fiquei contente por ver aqui uma óptima discussão acerca de um assunto tão importante e tantas vezes esquecido como a prestação de primeiros socorros!!!

Também sou da opinião que todos deveriam ter acesso e frequentar estes cursos/acções de formação (na escola, universidades, trabalho, etc.), não para nos armarmos em heróis, mas para termos uma noção de como ajudar o próximo, ou...pelo menos...do que ñ fazer para ñ piorar uma situação!!!! (o que às vezes é bem mais importante do que fazer algo!!!)

Eu já frequentei o curso na CVP e uns anos depois na AMI. Tenho trabalhado como voluntária para a AMI, e posso dizer que tem sido uma experiência muito enriquecedora, mesmo sem ter a necessidade de fazer muitos salvamentos dignos de Hollywood!!!
A verdade é que podemos ajudar (e muito) o próximo com pequenos gestos e..em caso de necessidade podemos efectivamente fazer a diferença...sem claro esquecer que estamos ali para ajudar até que cheguem os profissionais e depois prestar-lhes todo o apoio necessário!!!!

Entretanto, depois de ler os tópicos acima, aproveito para confirmar o que já foi dito...o algorítmo foi mudado e agora são efectivamente 30 compressões para 2 ventilações! Parece ser mais eficaz...

Vou aproveitar ainda para vos fazer uma pergunta (para ver se tenho sorte e alguém me dá uma ajudinha!)...a válvula da minha pocket mask partiu...:( Alguém sabe de um local aqui em Lisboa (ou arredores) onde possa comprar outra???

Abraços a todos!

não tenho essa formação apesar de andar muitas vezes a transportar doentes de um hospital pra outro [;)]

a partir de hoje tou mais apta pra fazer SBV. já sei as guidelines de 2006! [:D]

Creio que as guidelines já sairam em 2005.

Aqui fica quem emana as guidelines para a comunidade de saúde mundial.

http://www.americanheart.org/presenter.jhtml?identifier=3035517

Aproveito para dizer que já tenho experiência de SBV intra-hospitalar há vários anos.

SBV, SAV, SIV (para os senhores doutores não ficarem chateados[:D] ) DAE, EIH, e por aí fora, q o trabalho a isso obriga...[:D]

O algoritmo de SBV como disseram e mto bem, é 30/2 excepto quem tiver SBV pediatrico, q é 15/2

O saber não ocupa lugar e, neste caso pode mesmo salvar vidas, logo parabens a quem se disponibiliza a tirar o curso. No entanto lembrem-se q podem ser responsabilizados legalmente quer pela acção (se mal executada) quer pela omissão de ajuda efectiva, o q quer dizer q teem a obrigação legal de prestar ajuda se tiverem formação especifica para tal.

Abraço

É excelente haver formação nesta área, pode salvar vidas. No entanto, cuidado com mobilizações cervicais e coisas do género com cursos de 10h...
"primum non nocere"

Hello!

Sou completamente leiga em termos médicos, tenho o curso de Comunicação.
Sei algumas coisas porque sempre me interessei por saber ajudar, e parece que a minha sina deve ser para isso. Ao longo da minha pouca vida, 24anos, já assisti a milhentos ataques epilépticos de uma avó materna que já morreu, pessoas a caírem à minha frente com ataques epilépticos na rua, nos supermercados e também já dois ataques cardíacos, um felizmente o senhor sobreviveu, o outro não.

Como podem ver muitas experiências traumáticas que me fazem pensar que devia era ter seguido o ramo da saúde ou então ser bombeira :D

Uma coisa que eu acho que devia ser obrigatória, é quem tira a carta saber procedimentos básicos de socorro ou não fossem os acidentes de viação a maior causa de morte em Portugal.

mas aí já estamos a falar apenas em procedimentos de segurança, e não no SBV propriamente dito. ou não?

O SBV em si, é bastante simples. Em 6h aprende-se perfeitamente. No fundo, é só aprender a ordem dos passos em caso de emergência (ir ter com a vítima, ver se está bem, pedir ajuda, ligar 112, etc), e os movimentos de compressão e ventilação. Acho que 6h chegam perfeitamente para isto. Aliás, ando no curso de medicina, e isto foi ensinado numa manhã, e avaliado no fim da mesma manhã. Eu no meu caso, já tinha feito o curso na CVP, mas quem não tinha, aprendeu na mesma.

Agora, se estivermos a falar de imobilizações, casos excepcionais (crianças, traumatizados, etc), aí sim, já requer mais tempo. Mas se formos todos sempre ter o maior grau de formação possível, acabamos todos médicos e/ou enfermeiros.

Vou aproveitar ainda para vos fazer uma pergunta (para ver se tenho sorte e alguém me dá uma ajudinha!)...a válvula da minha pocket mask partiu...:( Alguém sabe de um local aqui em Lisboa (ou arredores) onde possa comprar outra???

Abraços a todos!

Não sei ao certo onde fica, mas já me disseram que existe uma lojinha ao pé do Chiado que vende esse tipo de material.

O SBV em si, é bastante simples. Em 6h aprende-se perfeitamente. No fundo, é só aprender a ordem dos passos em caso de emergência (ir ter com a vítima, ver se está bem, pedir ajuda, ligar 112, etc), e os movimentos de compressão e ventilação. Acho que 6h chegam perfeitamente para isto. Aliás, ando no curso de medicina, e isto foi ensinado numa manhã, e avaliado no fim da mesma manhã. Eu no meu caso, já tinha feito o curso na CVP, mas quem não tinha, aprendeu na mesma.

Agora, se estivermos a falar de imobilizações, casos excepcionais (crianças, traumatizados, etc), aí sim, já requer mais tempo. Mas se formos todos sempre ter o maior grau de formação possível, acabamos todos médicos e/ou enfermeiros.
mas num curso de medicina é normal que os alunos já tenham noções de anatomia e fisiologia o que torna as coisas mais fáceis
mesmo tendo um boneco para cada aluno as 6h torna-se um pouco escassas

eu hoje em dia (passados quase três anos) não sei se teria a destreza de fazer o que aprendi...

Back