Susto Laguna...

PeLeve

Well-known member
Bem, há coisas inexplicáveis, outras explicáveis, outras assim assim...[8)]

Esta manhã quando estacionei o meu Laguna, nas proximidades do meu trabalho, saí, deixando o cartão no leitor, fechei a porta do condutor, dei a volta ao carro como sempre faço, fui buscar o casaco que estava no banco traseiro e, surpresa, a porta traseira direita não abria... Mau! Fui tirar a mala no banco do pendura e, nova surpresa, a porta dianteira direita não abria!...

[8] O carro trancou-se sózinho... com o cartão no leitor.

Dei a volta por detrás para experimentar a bagageira... népias!

Estou... lixado, pensei, se a porta do condutor também não abrir! Nisto acciono o puxador da minha porta e, alívio, o carro destrancou-se (com os habituais quatro piscas) e pensei que me tinha livrado de boa! sobretudo porque tinha o casaco mas sobretudo a mala à vista no interior do carro e tinha mesmo de abalar!

O mais "engraçado" é que esta situação é suposto ser "impossível" acontecer, sendo mesmo prática nas oficinas da Renault deixarem o cartão de esguelha no leitor e fecharem as portas...

Será um sinal da PDI?...:D:D:D

Não...

Tens aí um carro que se preocupa com os teus bens, queres melhor [?]

Por outro lado, lembrou-te que não deverás abandonar o carro com a "chave" na ignição...

Deixar carros com chave la dentro é coisa que nunca faço pra prevenir essas brincadeiras:D

Por exemplo quando lavo o carro NUNCA deixo a chave la dentro, não vá a agua para algum sitio menos proprio e o carro se tranque sozinho;)

O Laguna não tem grandes sistemas de segurança contra o roubo de facto, não tem a opção de abrir só a porta do condutor com o comando, nem tem trincos de segurança.

Problemas electrónicos a caminho, não prevejo nada de bom. Previna-se!

citação:Originalmente colocada por JRodrigues

Isso já aconteceu noutro francês num encontro aqui do fórum, devem-se lembrar.. [:p][:p]
Quem foi, conta, conta...:D

Mas, agora a sério, e reiterando, quando o carro é desligado e o cartão não é mexido do respectivo leitor não é nada suposto as portas trancarem-se! Não é meu costume deixar o cartão na ignição (leitor), mas já aconteceu aqui na minha garagem duas ou três vezes e nunca o carro se fechou sózinho nessas circunstâncias desde há mais de cinco anos que o tenho!

Os Lagunas cá não foram vendidos com a opção de trincos de segurança (super trancamento) mas a opção existe no modelo vendido no estrangeiro!

Quantos aos restantes sistemas de segurança tem o habitual imobilizador, que está ao mesmo nível dos imobilizadores da maioria dos carros actuais!

citação:Originalmente colocada por DêCêIi

Não...

Tens aí um carro que se preocupa com os teus bens, queres melhor [?]

Por outro lado, lembrou-te que não deverás abandonar o carro com a "chave" na ignição...
Mas eu nem ía deixar o cartão na ignição!

Só o deixei lá metido antes de tirar todas as coisas de dentro do carro porque ele tem o (mau) hábito de, quando eu saio, lhe tiro o cartão, fechando a minha porta logo de seguida, e dou a volta para, pela outra porta, retirar a mala, fechar-se rapidamente, obrigando-me a esperar alguns instantes até o poder abrir de novo...[8]

Ao meu pai o que lhe aconteceu uma vez foi ter ido a Barcelos, estacionou o carro no centro, não sei precisar se tirou o cartão ou se o deixou lá, veio embora descansado e só quando chegou ao carro deu conta que o tinha deixado aberto (ou que ele não se tinha trancado) praticamente a tarde toda, e a sorte é que ninguem roubou nada...
Já com o Megane se esqueceu duas ou três vezes de o trancar à porta de casa, esqueceu-se que o carro não tinha cartão mãos-livres e saíu esquecendo-se de que ele não se tranca sozinho.
Agora que voltou ao velho sistema de comando, nunca mais se esqueceu de trancar o carro, o subconsciente interiorizou que antes de ir embora tem de carregar no botão para fechar o carro.

Cumprimentos

Até parece mal dizer isto, mas eu acho que nem sei onde se coloca o cartão na minha Megane! Desde que o levantei do stand que meti o cartão na carteira dos documentos, ao pé dos outros cartões (multibanco, etc), e acho que nunca mais o tirei de lá.
Como ando sempre com a carteira comigo, não há problema. Ao saír, tranco o carro carregando simplesmente no botão exterior do puxador de uma porta qualquer.
Mas por acaso acho que fazia falta um temporizador que trancasse automaticamente as portas ao fim de algum tempo, para precaver esquecimentos.

Cumprimentos
[/quote]

Boas,

Há uns meses um colega meio estacionou o 206 comercial na garagem da empresa com as chaves na ignição e quando foi para abrir a porta estava trancada.

Tivemos que procurar a 2ª via da chave para abrir o carro.

Ainda hoje continuamos sem perceber o que se passou.

por acaso é uma cena que tenho sempre algum receio.

Muitas vezes vou meter esses carros com cartao na lavagem automatica, que é feita la pela malta da bomba. agente mete os carros na fila para lavar e eles depois metem-nos na maquina. com o receio desses carros trancarem-se automaticamente, tenho por habito deixar a porta do condutor mal fexada, nao va o diabo tece-las.
ainda bem que nao passou de um simples susto pé leve:)

Deves a andar a abastecer no Carrefour e foi uma vingançazinha...

Cá o meu nunca me fez isso, mas para compensar às vezes a porta do condutor não destranca (destrancam as outras), obrigando-me a trancar e destrancar de novo. Em breve vai à revisão vamos ver se me resolvem isso.

Ah, e o turbo já durou 28.000 km sem partir...

citação:Originalmente colocada por tnascimento

O meu pai teve um Laguna II e aconteceu-lhe exactamente o mesmo que a ti, Pé Leve.
Mas, pergunto, será que a porta do condutor é, neste tipo de situação, a "tábua de salvação" abrindo sempre e apenas esta porta nestes casos?...

citação:Originalmente colocada por Corracer

Tens que pensar que pode ser um sinal que se aprocimam tempos dificeis para o teu laguna:(
Sim, é natural que com o avançar do tempo ele possa começar a apresentar algumas dificuldades, afinal ainda não me deu nenhuma até agora!...:)

Voltar
Superior