SUV elétrico 50-55k€

Não sei onde estão esses plásticos duros, se em cima ou em baixo. Se for em cima e é inadmissível num carro premium com aquele posicionamento e preço. Se for em baixo, parece-me o normal. Mas isto é uma coisa, até porque plásticos duros não significa por si só má qualidade. Outra coisa é dizer que os interiores são muito fracos e que não há espaço. É nestas 2 afirmações que discordamos.

Os plásticos são duros atrás e estendem-se até ao pilar. Este era um “pack m”. Para mim são fracos.

quanto à questão do espaço estava a comparar com os SUV D em consideração no tópico.
mas por referência eu já achava o x3 que agora foi substituído pouco espaçoso atrás.

Attachments

• IMG_2154.jpg
    IMG_2154.jpg
    126.7 KB · Views: 0
Os plásticos são duros atrás e estendem-se até ao pilar. Este era um “pack m”. Para mim são fracos.

quanto à questão do espaço estava a comparar com os SUV D em consideração no tópico.
mas por referência eu já achava o x3 que agora foi substituído pouco espaçoso atrás.

Acho que quando falamos de referências a coisa complica. Se colocares um SUV do segmento C vs um SUV do segmento D, na grande maioria das vezes, o espaço é menor. Agora, quando colocas as coisas do ponto de vista absoluto (na realidade o teu comentário foi assim), eu não concordo que o IX1 seja pouco espaçoso.

Quanto aos plásticos, não vi a esse pormenor, confesso. Mas lá está, podes ter a tua opinião sobre esses plásticos (e já agora sobre todo o interior também), e é legítimo que a tenhas, só que quando dizes que os interiores são fracos, e baseando no que me estás a dizer agora, eu não consigo concordar com essa afirmação, mesmo considerando que esses plásticos sejam de má qualidade (algo que será mais fácil de verificar dentro de uns anos, mas acredito perfeitamente que sejam, já que me parece transversal a todas as marcas a poupança que andam a fazer nos materiais).

Acho que quando falamos de referências a coisa complica. Se colocares um SUV do segmento C vs um SUV do segmento D, na grande maioria das vezes, o espaço é menor. Agora, quando colocas as coisas do ponto de vista absoluto (na realidade o teu comentário foi assim), eu não concordo que o IX1 seja pouco espaçoso.

Quanto aos plásticos, não vi a esse pormenor, confesso. Mas lá está, podes ter a tua opinião sobre esses plásticos (e já agora sobre todo o interior também), e é legítimo que a tenhas, só que quando dizes que os interiores são fracos, e baseando no que me estás a dizer agora, eu não consigo concordar com essa afirmação, mesmo considerando que esses plásticos sejam de má qualidade (algo que será mais fácil de verificar dentro de uns anos, mas acredito perfeitamente que sejam, já que me parece transversal a todas as marcas a poupança que andam a fazer nos materiais).

Podia ter colocado melhor contexto de facto, mas para clarificar:
Na altura escrevi sobre a falta de espaço a pensar em comparação com as alternativas SUV D.

Sobre a qualidade dos materiais, a nível absoluto os materiais são fracos e posso dizer que a nível relativo também o são quando um BYD ou um Tesla desse preço não têm esses plásticos de tuperware.

Mencionei também no post os Mercedes dessa gama, por também conhecer o EQA/CLA etc.
Entre o EQA e o X1, o primeiro tem uma mala muito pequena, 340l e pareceu me menos espaçoso.
Os materiais do EQA são duros (para mim fracos) do meio para baixo). O iX1 desiludiu-me nos materiais dos lugares de trás. Não pude esquecer que estamos a falar de um carro com pvp de ~60.
O CLA EV também tem plásticos piores que um Tesla.

Mas pronto, um A6 e-tron de >80k também tem alguns plásticos duros atrás.
Houve um corte de custos grande.

Podia ter colocado melhor contexto de facto, mas para clarificar:
Na altura escrevi sobre a falta de espaço a pensar em comparação com as alternativas SUV D.

Sobre a qualidade dos materiais, a nível absoluto os materiais são fracos e posso dizer que a nível relativo também o são quando um BYD ou um Tesla desse preço não têm esses plásticos de tuperware.

Mencionei também no post os Mercedes dessa gama, por também conhecer o EQA/CLA etc.
Entre o EQA e o X1, o primeiro tem uma mala muito pequena, 340l e pareceu me menos espaçoso.
Os materiais do EQA são duros (para mim fracos) do meio para baixo). O iX1 desiludiu-me nos materiais dos lugares de trás. Não pude esquecer que estamos a falar de um carro com pvp de ~60.
O CLA EV também tem plásticos piores que um Tesla.

Mas pronto, um A6 e-tron de >80k também tem alguns plásticos duros atrás.
Houve um corte de custos grande.

E na zona do tablier, achaste bom (falo do IX1)? O novo Tesla Y não conheço e o BYD igual, nunca me sentei em nenhum.

Já todos percebemos que há um grande corte nesta questão de interiores a nível transversal. E se em segmentos tipo o C, até se pode aceitar pela questão preço (se bem que 60k por um IX1 é obra e, para mim, não vale esse dinheiro), já daí para cima fica difícil...

Com o aumento do preço dos carros, não entendo estes cortes transversais em termos de qualidade dos materiais.

Ainda agora comprei um carro ca para casa, que embora seja de um segmento mais baixo, tem o tablier (mesmo a parte superior) em plástico completamente duro. Ok, por ser uma versão “desportiva” tem alguns pormenores em pele (que não é pele, claro) e melhora um pouco a aparência, mas no geral são materiais duros.

O mesmo modelo, na geração anterior, tinha o tablier forrado a mousse. Nesse aspeto, foi um corte claro na qualidade dos materiais. E, como seria de esperar, o preço base aumentou.

Já dei aqui este exemplo N vezes. O meu classe A, que tem 11 anos e foi na altura muito criticado por ter uma qualidade inferior ao habitual nos mercedes, tem as 4 portas exatamente iguais em aspeto, materiais e toque. Tem barulhos parasitas, tem. Mas em qualidade, não há discrepância entre a frente e a traseira, no mesmo habitáculo. Isto devia ser a regra: um habitáculo é suposto ser uniforme, não é uma frente + uma parte traseira onde nada bate com nada.

Penso que a desculpa/justificação está relacionada com o aumento do investimento das marcas nos modelos EVs.

Então que dessem ao consumidor a opção de escolha / pagamento por melhores materiais.

Por +200 ou 300€ (e já a marca lucrava) eu não me importava de comprar um tablier com mousse em vez de ser duro.

O mesmo para as portas.

E na zona do tablier, achaste bom (falo do IX1)? O novo Tesla Y não conheço e o BYD igual, nunca me sentei em nenhum.

Já todos percebemos que há um grande corte nesta questão de interiores a nível transversal. E se em segmentos tipo o C, até se pode aceitar pela questão preço (se bem que 60k por um IX1 é obra e, para mim, não vale esse dinheiro), já daí para cima fica difícil...

Do meio para cima nas portas e topo do tablier pareceu bem.
Do meio para baixo plástico duro e o espaço de arrumação nas portas não era forrado.

Então que dessem ao consumidor a opção de escolha / pagamento por melhores materiais.

Por +200 ou 300€ (e já a marca lucrava) eu não me importava de comprar um tablier com mousse em vez de ser duro.

O mesmo para as portas.

Concordo contigo e ainda acrescento que esse custo extra (fosse 300 ou 700€) num carro que custa >30k é desprezível e não daria um ambiente a interior com aspecto aquém. Fiquei desiludido com alguns dos carros premium que sentei o rabo (A5, p.e.). O 118i cá de casa tem as portas de trás iguais às da frente e o interior na zona do tablier parece ter melhores materiais do que o concorrente directo da Audi (A3). Mas em 2020 quando o comprámos já se notou alguma contenção neste aspecto, na zona inferior do tablier e portas.

Retomando este tópico. Estive a ver algumas reviews e no caso do Y, vejo em quase todas as reviews uma crítica à "brekagem" muito fraca. É assim tão má? No meu caso concreto, a garagem onde vai estacionar não é muito apertada mas diariamente na empresa os lugares não são muito largos para fazer manobras. Para quem tem este carro, qual o feedback?

Retomando este tópico. Estive a ver algumas reviews e no caso do Y, vejo em quase todas as reviews uma crítica à "brekagem" muito fraca. É assim tão má? No meu caso concreto, a garagem onde vai estacionar não é muito apertada mas diariamente na empresa os lugares não são muito largos para fazer manobras. Para quem tem este carro, qual o feedback?
Serve perfeitamente, apenas me vi aflito numa rua muito estreita para reverter a marcha, isto porque fui para o sitio errado.

Mas sim é tem menos brecagem que o normal.

É péssima. Por exemplo, não dá para subir ou descer o acesso do El Corte Inglês de Lisboa de uma só vez, com as rodas todas viradas — é necessário andar a fazer manobras para trás e para a frente.

No meu caso, não ajuda o facto de vir equipado com jante 21”.

Correto, é muito mau e sente-se no dia-a-dia, nos parques subterrâneos como referiram ou em pequenas manobras. Mas não é impossível de conviver.

Existem bastantes modelos com brecagem e dimensões semelhantes, mas as reviews não o evidenciam. Porsche Macan EV (12.1m), BMW i4 (12.5m) ou o novo BMW iX3 (12.1m), são tudo modelos com más brecagens e os mesmos proliferam nas estradas (menos o iX3, mas está a ser um sucesso de vendas), a par com as centenas de milhares de Model Y de geração anterior que padece do mesmo problema.
O BMW iX1, por exemplo, tem 11,9m mas é um carro consideravelmente mais curto (4,5m), ou seja, o problema e efeito prático é semelhante, consoante o espaço disponível para manobra.

Se for uma característica realmente importante, deve ponderar outros modelos e estar atento a este detalhe nas características técnicas, uma vez que nem sempre é evidenciado nos testes pelos youtubers/imprensa e pode cair no erro de adquirir um carro com o mesmo problema sem se aperceber.

Last edited:
Não sei qual é a data mas recomendo-te vivamente a ires à Salvador Caetano analisar o Zeekr 7x. Ainda sonho com este SUV. Tem um interior fantástico, e a nível de tecnologia é muito avançado.
Depende do que valorizas: ser um modelo virado mais para uma filosofia premium tradicional ou smartphone com rodas. O Zeekr é um SUV que é muito similar a um premium tradicional mas com toda a tecnologia necessária. Tem uma capacidade de bateria á volta dos 100kWh e carregamento 5C.
Como estou á espera do G6 para Outubro, tenho vários momentos em que me arrependo de não ter ido para o Zeekr (mas era bem mais caro que o Xpeng).

Last edited:
Correto, é muito mau e sente-se no dia-a-dia, nos parques subterrâneos como referiram ou em pequenas manobras. Mas não é impossível de conviver.

Existem bastantes modelos com brecagem e dimensões semelhantes, mas as reviews não o evidenciam. Porsche Macan EV, BMW i4 ou o novo BMW iX3, são tudo modelos com os mesmos 12.1m e os mesmos proliferam nas estradas (menos o iX3, mas está a ser um sucesso de vendas), a par com as centenas de milhares de Model Y de geração anterior que padece do mesmo problema.
O BMW iX1, por exemplo, tem 11,9m mas é um carro consideravelmente mais curto (4,5m), ou seja, o problema e efeito prático é semelhante, consoante o espaço disponível para manobra.

Se for uma característica realmente importante, deve ponderar outros modelos e estar atento a este detalhe nas características técnicas, uma vez que nem sempre é evidenciado nos testes pelos youtubers/imprensa e pode cair no erro de adquirir um carro com o mesmo problema sem se aperceber.

Onde foste buscar as informações sobre a brecagem de cada modelo?

Onde foste buscar as informações sobre a brecagem de cada modelo?

Se colocares no google aparecem-te várias fontes que as referem, principalmente aqueles sites que agregam as specs, como "ev database" no caso dos elétricos. A IA do google também já costuma resumir/agregar a informação, que ajuda.

Em relação ao turning circle em específico, tens este site que é muito curioso, porque tem imensos modelos e ordenados (pode não ter de todos):
https://www.evspecs.org/electric-cars-turning-circle-comparison-chart

Apesar de eu não ter referido no post anterior, de notar que há outros fatores que influenciam na sensação de um carro ser mais ou menos manobrável, como por exemplo a distância entre eixos ou o ângulo das rodas. A métrica "objetiva" do turning circle não nos diz tudo e a prática pode ser bem distinta do que a teoria indica.

• Like
Reactions: rpb
Estes dias um/a corajoso/a enfiou um Mercedes GLS num parque subterrâneo em que até no Clio me senti claustrofóbico. Pelo menos para estacionar não raspou em lado nenhum, espero que tenha tido a mesma sorte ao sair!! [:D]

Back