SUV MOTOR SHOW - 15 e 16 de outubro

Não me disseram nada até agora... Será que amanhã ainda há hipóteses de me dizerem alguma coisa?

qual é o critério de selecção? inscrevi-me logo no início e ninguém me deu cavaco.

Ou está reservado para os "amigos" ou para a próxima no formulário digo que conduzo um m4 e não um Peugeot 207

Eu fui ontem.

Foi um evento bastante simpático e bem organizado em que para além do contacto com um naipe bastante razoável de SUVs (dos que vendem cá) se podia também ter algum contacto com os jornalistas do Auto Hoje o que me pareceu também interessante.

Obviamente que estas coisas são, digamos que, generalistas e portanto permitem apenas um contacto não muito profundo com as viaturas, a pista/circuito de obstáculos estava bem feita mas pensada para ser transposta pelos veículos menos dotados em TT (FWD como por exemplo o 2008) o que é igual a dizer que para coisas como o RR sport que lá estava aquilo era um passeio sem aparente grau de dificuladade.

Nesta primeira parte era sorteado um carro por participante.

Para além da possibilidade de guiar um dos vinte e poucos SUVs disponíveis nesse pequeno circuito de obstáculos, havia a possibilidade de conduzir outros tantos num passeio por estrada, organizado em comboio, em que cada pessoa ía sozinha no seu SUV (tendo um walkie talkie por onde podia ouvir algumas instruções).

Há ainda um espaço de exposição de cada marca que permite o contacto estático com vários veículos, dos quais destaco o novíssimo Land Rover Discovery (não confundir com Discovery Sport) e o muito giro Evoque Cabrio, para além dos interessante e novos Audi Q2 ou Peugeot 3008, ou ainda o muito bem conseguido Jaguar F-pace, entre outros.

No meu caso além da "boa onda" do evento gostei particularmente de trocar um bocadinho de conversa com o Sandro Meda, o Pedro Silva que de facto percebem verdadeiramente da poda e do facto de ter encontrado entre o publico um "velho" amigo destas andanças que muito gostei de ver.

Saúdo a pertinência do "tema" - SUVs uma vez que são cada vez mais um formato incontornável, como veículo familiar, de lazer, transporte diário, etc. o que mostra a actualidade e inteligência da organização.

Parabéns AH pela excelente iniciativa !! apr:)

Last edited:
Boas,

Também fui hoje ás 09:30 e "calhou-me" o Discovery laranja, gostei de conduzir o carro acompanhado por um monitor catalão onde pude aplicar os meus conhecimentos de castelhano.

Gostei no evento, só não fiz o ensaio de estrada porque tinha que esperar mais de 1 hora para isso.

Também fui lá ontem às 11:30... Gostei bastante, embora me tenha calhado um Seat Ateca (não é que seja mau, mas a maioria dos outros SUVs eram melhores) e até gostei bastante do Seat. Para mim, foi um evento interessante por três razões:
• Primeira experiência com manobras TT (embora o que lá se fez, seja uma "brincadeira" comparando com o verdadeiro TT);
• Primeira experiência com caixa automática que foi uma agradável surpresa e me adaptei muito bem;
• Test drive do Kia Sorento com 200cv e também com caixa automática (no primeiro dia que experimento caixa automática, foi logo em dois carros diferentes [:cool:]). Para test drives de SUVs mais interessantes teria que esperar cerca de 1h30.

Estavam presentes muitos SUVs interessantes, pena não estarem presentes Mercedes e BMW... e admirou-me não estar presente a nissan com o qashqai ou o xtrail...

Boas,

Também fui hoje ás 09:30 e "calhou-me" o Discovery laranja, gostei de conduzir o carro acompanhado por um monitor catalão onde pude aplicar os meus conhecimentos de castelhano.

Gostei no evento, só não fiz o ensaio de estrada porque tinha que esperar mais de 1 hora para isso.

Discovery ou Evoque :confused:

Antes de mais, os meus mais sinceros parabéns à organização do evento. Correu de forma excelente, com uma organização irrepreensível e com uma escolha dos modelos em teste bastante abrangente e representativa.

Calhou-me o nº. 17 e como modelo de teste o Jaguar F-Pace. Magnífico! "Briefing" excelente, por parte do Sandro Meda, a quem endereço daqui os meus parabéns, e, ainda, de sublinhar a explicação do "co-piloto", castelhano, completísima, bem como a presença de auxiliares de pista ultra competentes! Adorei o modelo e o test drive, bem como a iniciativa.

Toda a equipa está de parabéns!

14696861_10209614475072011_423736773_n.jpg

14725407_10209614478112087_1966836132_o.jpg

Fui lá estreitar, não me inscrevi.. gostei do que vi... Estiveram bem.. já agora o novo 3008 está qualquer coisa.

qual é o critério de selecção? inscrevi-me logo no início e ninguém me deu cavaco.

Ou está reservado para os "amigos" ou para a próxima no formulário digo que conduzo um m4 e não um Peugeot 207

Esquece não vás por aí... ficaram mais de 600 pessoas fora. Tu foste apenas uma delas.

Foi engraçado por ter sido um dia diferente e por haver contacto com os jornalistas que é sempre interessante.

Também fui lá ontem às 11:30... Gostei bastante, embora me tenha calhado um Seat Ateca (não é que seja mau, mas a maioria dos outros SUVs eram melhores) e até gostei bastante do Seat. Para mim, foi um evento interessante por três razões:
• Primeira experiência com manobras TT (embora o que lá se fez, seja uma "brincadeira" comparando com o verdadeiro TT);
• Primeira experiência com caixa automática que foi uma agradável surpresa e me adaptei muito bem;
• Test drive do Kia Sorento com 200cv e também com caixa automática (no primeiro dia que experimento caixa automática, foi logo em dois carros diferentes [:cool:]). Para test drives de SUVs mais interessantes teria que esperar cerca de 1h30.

Estavam presentes muitos SUVs interessantes, pena não estarem presentes Mercedes e BMW... e admirou-me não estar presente a nissan com o qashqai ou o xtrail...

A mim também calhou a Ateca castanho... Preferia ter experimentado o CX-5 mas foi engraçado (agradecimento ao Pedro Mendes, co-piloto [;)]).

Foi engraçado exactamente pelas mesmas razões (com a diferença de já ter "experimentado" caixas automáticas antes).

Mas melhor até foi andar pelos stands das marcas e ver, lado a lado, as diferenças.

Eu e a Maria ficámos com as seguintes impressões:

- Tiguan (modelo em exposição € 47.000): que roubalheira (e não era de longe a mais equipada). Os materiais perderam muita qualidade na VW... aqueles plásticos não me convencem, as pegas das portas e os plásticos na zona inferior das portas... fraco, muito fraco para 47 mil. Mas o pior de tudo, aqueles plásticos em redor do monitor e botões (que até são agradáveis ao toque) estavam muito fraquinhos e a montagem não era grande espingarda. Calcar naqueles plásticos e ouvir o hihihihihi não é algo que se espere dentro de um VW (imagino depois de 50.000 km a andar a experimentar o SUV).

- Audi. Estética interior, qualidade boa, preço absurdo.
Mas a estética exterior... eu e Maria comparámos com o Tiguan (estavam lado a lado) e não conseguimos perceber quem raio é que estilizou aquelas laterais. Não tem nada, nada de interessante.

- Honda e Mitsubishi: a estética exterior é muito melhor que a interior. Interior com plásticos muito fracos (atenção, não em durabilidade, estou a falar ao toque) e com um design péssimo. Deixaram-me muito surpreendido, pela negativa, porque tinha boa impressão dessas marcas (pensei que tinham evoluído na estética) e já algum tempo que não entrava num deles.

- Jaguar: outra surpresa pela negativa. Pelo preço e pela estética exterior estava à espera de um interior muito agradável. Não foi o que encontrei. Nem parece uma marca de luxo. Bons materiais, sim senhor e bons bancos. De resto não gostei de nada no carro (então aqueles comandos dos vidros cá em cima:confused: quem é que se lembrou disso).

- Peugeot: achei piada à estética exterior do 3008 (GT line). Resolvi entrar e em boa hora o fiz. Tal como a 508 já me tinha surpreendido há alguns meses, agora foi a vez do 3008. Interior moderno, estilizado, com toques futuristas mas não abusivo como o DS4 ou DS5. Gostei tanto (aqueles bancos são bastantes bons) que resolvi ir conduzir um no test-drive.

E lá fui. É um SUV muito engraçado (talvez um pouco caro - 44.000 euros) e se este interior passar, com as devidas adpatações, para a nova 508, será um carro a considerar nas indicações a amigos. Eu, que não suporto o grupo PSA, estou a levar umas chapadas bem grandes da Peugeot.
Aquele volante (estranho e foi até o que me levou a querer fazer o ensaio de estrada) é perfeitamente adaptável a qualquer posição de condução e sinceramente foi, de todos, o que mais me surpreendeu.

O motor (120 cv) é fraquinho e sem piada nenhuma até carregar no botão sport. nesse caso torna-se engraçado de conduzir com a resposta da direcção e do acelerador mais rápida. A caixa (manual) também não é má, mas para quem gosta de conduzir muito "enterrado no carro" (que é o meu caso) a manete de velocidades fica um pouco acima (desconfortável para reduzir para 2.ª). Acho que está ali algo a considerar muito bem se estiverem a pensar adquirir um SUV (para mim, está anos à frente do Ateca e do Tiguan) Diz isto quem sempre andou no grupo VW e jamais sequer pensou em entrar num stand da PSA, a não ser pela piada.

Agora que anda aí a mania dos SUV, o 3008 passa a ser uma indicação para os amigos. Claro que o GT line.
A Maria gostou das massagens nos bancos do 3008 :sh) e o monitor também é bastante agradável (dimensão e qualidade de imagem)

Back