Também fui lá ontem às 11:30... Gostei bastante, embora me tenha calhado um Seat Ateca (não é que seja mau, mas a maioria dos outros SUVs eram melhores) e até gostei bastante do Seat. Para mim, foi um evento interessante por três razões:
• Primeira experiência com manobras TT (embora o que lá se fez, seja uma "brincadeira" comparando com o verdadeiro TT);
• Primeira experiência com caixa automática que foi uma agradável surpresa e me adaptei muito bem;
• Test drive do Kia Sorento com 200cv e também com caixa automática (no primeiro dia que experimento caixa automática, foi logo em dois carros diferentes [

]). Para test drives de SUVs mais interessantes teria que esperar cerca de 1h30.
Estavam presentes muitos SUVs interessantes, pena não estarem presentes Mercedes e BMW... e admirou-me não estar presente a nissan com o qashqai ou o xtrail...
A mim também calhou a Ateca castanho... Preferia ter experimentado o CX-5 mas foi engraçado (agradecimento ao Pedro Mendes, co-piloto [

]).
Foi engraçado exactamente pelas mesmas razões (com a diferença de já ter "experimentado" caixas automáticas antes).
Mas melhor até foi andar pelos stands das marcas e ver, lado a lado, as diferenças.
Eu e a Maria ficámos com as seguintes impressões:
- Tiguan (modelo em exposição € 47.000): que roubalheira (e não era de longe a mais equipada). Os materiais perderam muita qualidade na VW... aqueles plásticos não me convencem, as pegas das portas e os plásticos na zona inferior das portas... fraco, muito fraco para 47 mil. Mas o pior de tudo, aqueles plásticos em redor do monitor e botões (que até são agradáveis ao toque) estavam muito fraquinhos e a montagem não era grande espingarda. Calcar naqueles plásticos e ouvir o hihihihihi não é algo que se espere dentro de um VW (imagino depois de 50.000 km a andar a experimentar o SUV).
- Audi. Estética interior, qualidade boa, preço absurdo.
Mas a estética exterior... eu e Maria comparámos com o Tiguan (estavam lado a lado) e não conseguimos perceber quem raio é que estilizou aquelas laterais. Não tem nada, nada de interessante.
- Honda e Mitsubishi: a estética exterior é muito melhor que a interior. Interior com plásticos muito fracos (atenção, não em durabilidade, estou a falar ao toque) e com um design péssimo. Deixaram-me muito surpreendido, pela negativa, porque tinha boa impressão dessas marcas (pensei que tinham evoluído na estética) e já algum tempo que não entrava num deles.
- Jaguar: outra surpresa pela negativa. Pelo preço e pela estética exterior estava à espera de um interior muito agradável. Não foi o que encontrei. Nem parece uma marca de luxo. Bons materiais, sim senhor e bons bancos. De resto não gostei de nada no carro (então aqueles comandos dos vidros cá em cima

quem é que se lembrou disso).
- Peugeot: achei piada à estética exterior do 3008 (GT line). Resolvi entrar e em boa hora o fiz. Tal como a 508 já me tinha surpreendido há alguns meses, agora foi a vez do 3008. Interior moderno, estilizado, com toques futuristas mas não abusivo como o DS4 ou DS5. Gostei tanto (aqueles bancos são bastantes bons) que resolvi ir conduzir um no test-drive.
E lá fui. É um SUV muito engraçado (talvez um pouco caro - 44.000 euros) e se este interior passar, com as devidas adpatações, para a nova 508, será um carro a considerar nas indicações a amigos. Eu, que não suporto o grupo PSA, estou a levar umas chapadas bem grandes da Peugeot.
Aquele volante (estranho e foi até o que me levou a querer fazer o ensaio de estrada) é perfeitamente adaptável a qualquer posição de condução e sinceramente foi, de todos, o que mais me surpreendeu.
O motor (120 cv) é fraquinho e sem piada nenhuma até carregar no botão sport. nesse caso torna-se engraçado de conduzir com a resposta da direcção e do acelerador mais rápida. A caixa (manual) também não é má, mas para quem gosta de conduzir muito "enterrado no carro" (que é o meu caso) a manete de velocidades fica um pouco acima (desconfortável para reduzir para 2.ª). Acho que está ali algo a considerar muito bem se estiverem a pensar adquirir um SUV (para mim, está anos à frente do Ateca e do Tiguan) Diz isto quem sempre andou no grupo VW e jamais sequer pensou em entrar num stand da PSA, a não ser pela piada.
Agora que anda aí a mania dos SUV, o 3008 passa a ser uma indicação para os amigos. Claro que o GT line.
A Maria gostou das massagens nos bancos do 3008 :sh) e o monitor também é bastante agradável (dimensão e qualidade de imagem)