suv ou mini-mpv

Sempre ouvi dizer: em equipa que ganha, não mexe!
trocar para não ficar satisfeito, mais vale ficar quieto. Adiar a compra, no fundo!

P.S. o tópico tem 10 páginas, parece muito mas como metade são sobre o 3008...[:D], por isso convinha ler para perceber as propostas que o usa quer e as que não quer, o o Evoque já disseram que não apreciam.

Duas páginas atrás recomendei o Smart Brabus, uma vez que a tua esposa achou o 18d pastelão.

Entretanto, lembrei-me, e que tal o 3008 ? Parece-me uma boa opção.

[:D]

uma vez que a tua esposa achou o 18d pastelão.

Pegando nesta deixa, porque hoje é domingo, vamos lá desmistificar um mito constantemente presente nas 10 páginas deste tópico e que tem por base "sensações" e diz que se diz.
Posto isto, vamos a factos, comparando o X3 20d 177cv (manual) vs 218d AT 150cv (manual) - dados retirados do Km77.

Peso
218d AT - 1450Kg
X3 - 1815Kg

Potência
218d AT - 150cv às 4000rpm
X3 - 177cv às 4000rpm

Binário
218d AT - 330Nm das 1750rpm - 2250rpm
X3 - 350Nm das 1750rpm - 3000rpm

Velocidade máxima
218d AT - 205km/h
X3 - 206Km/h

Aceleração 0-100km/h
218d AT - 8,9s
X3 - 8,9s

Aceleração 80-120Km/h
218d AT - 6,2s
X3 - 7,4s

Recuperação 80-120Km/h em 4º
218d AT - 7,5s
X3 - 7,7s

Recuperação 80-120Km/h em 5º
218d AT - 9,4s
X3 - 9,4s

Recuperação 80-120Km/h em 6º
218d AT - 12,2s
X3 - 12,5s

Travagem 120Km/h - 0Km/h
218d AT - 51,2m
X3 - 53m

Ora, está mais do que visto qual o carro mais célere. Ao recolher estes dados verifiquei ainda que a 218d AT é das mais rápidas do seu segmento, estando sempre no top 3.
De realçar ainda que além de ser mais rápida que o X3 consegue consumos bastante inferiores. É lógico que a diferença de peso conta bastante a favor do 218d AT, mas na melhor das hipóteses os valores podem apontar para um empate técnico, mas nunca o 218d AT é pior que o X3 20d 177cv. Fiquei inclusivamente surpreendido pelo X3 travar pior que o 218d AT.

Considero ainda que o 218d AT com a caixa automática consegue provavelmente melhorar ou atingir mais facilmente estes valores, face ao mesmo modelo de caixa manual. O utilizador pode não ter gostado da caixa, mas a verdade é que é a Aisin de 8 velocidades, a par com a ZF e DSG é uma das melhores caixas automáticas do mercado. Bastante rápida na troca (seja a aumentar ou reduzir), silenciosa, suave e provavelmente mais fiável (principalmente em comparação com a DSG). Tem sido uma opção cada vez mais escolhida por diversas marcas no mercado e sempre que a imprensa testa modelos que a utilizem elogiam imenso a caixa e consideram melhor que qualquer manual.
De referir ainda que os carros desde que tem os modos de condução (sport, normal, eco) mudaram um pouco o seu comportamento padrão precisamente para se sentirem diferenças entre os diferentes modos. Isto poderá ainda ajudar à sensação de que a 218d AT é pastelona e o X3 (que não tem modos e por isso tem um acerto diferente) é o rei do asfalto.

Quanto ao X3 proporcionar uma maior segurança e robustez na estrada, mais do que o factor 4x4, estamos a falar de um modelo com uma direção "old school", muito mais pesado que o 218d AT e com centro de gravidade elevado. Tudo factores que ajudam a aumentar essa sensação de robustez na condução. Na prática, falamos de um carro cujo projecto remonta a 2003, com 4 estrelas EuroNcap (que se calhar medidas de acordo com as normas atuais seriam menos) e que aparentemente tem um poder de travagem inferior a uma 218d AT.

O 218d AT está longe de ser perfeito, mas dentro do segmento em que se insere é difícil arranjar melhor. Na comparação X3 20d 177cv vs resto do mundo, dificilmente se compra um SUV/mini MPV atual com um 2.0 diesel com >=150cv que seja pior que o X3. E isto, genericamente, é válido a nível de qualidade de interiores, conforto, equipamento, dinâmica e performance, principalmente se falarmos de modelos da BMW/Audi/Mercedes.

Parece-me que a compradora está simplesmente com um problema de "habituação" a um novo automóvel, seja qual for. Tal como quando se compram sapatos novos encontram-se sempre alguns defeitos e os sapatos velhos, já bem gastos, é que proporcionam "bom andar". Mas não vamos cair nos exageros que sem tem caído neste tópico, principalmente quando os factos apontam noutro sentido. Convém manter alguma imparcialidade e honestidade intelectual. Válido para "qualquer carro vs X3".

Última edição:
Pegando nesta deixa, porque hoje é domingo, vamos lá desmistificar um mito constantemente presente nas 10 páginas deste tópico e que tem por base "sensações" e diz que se diz.
Posto isto, vamos a factos, comparando o X3 20d 177cv (manual) vs 218d AT 150cv (manual) - dados retirados do Km77.

Peso
218d AT - 1450Kg
X3 - 1815Kg

Potência
218d AT - 150cv às 4000rpm
X3 - 177cv às 4000rpm

Binário
218d AT - 330Nm das 1750rpm - 2250rpm
X3 - 350Nm das 1750rpm - 3000rpm

Velocidade máxima
218d AT - 205km/h
X3 - 206Km/h

Aceleração 0-100km/h
218d AT - 8,9s
X3 - 8,9s

Aceleração 80-120Km/h
218d AT - 6,2s
X3 - 7,4s

Recuperação 80-120Km/h em 4º
218d AT - 7,5s
X3 - 7,7s

Recuperação 80-120Km/h em 5º
218d AT - 9,4s
X3 - 9,4s

Recuperação 80-120Km/h em 6º
218d AT - 12,2s
X3 - 12,5s

Travagem 120Km/h - 0Km/h
218d AT - 51,2m
X3 - 53m

Ora, está mais do que visto qual o carro mais célere. Ao recolher estes dados verifiquei ainda que a 218d AT é das mais rápidas do seu segmento, estando sempre no top 3.
De realçar ainda que além de ser mais rápida que o X3 consegue consumos bastante inferiores. É lógico que a diferença de peso conta bastante a favor do 218d AT, mas na melhor das hipóteses os valores podem apontar para um empate técnico, mas nunca o 218d AT é pior que o X3 20d 177cv. Fiquei inclusivamente surpreendido pelo X3 travar pior que o 218d AT.

Considero ainda que o 218d AT com a caixa automática consegue provavelmente melhorar ou atingir mais facilmente estes valores, face ao mesmo modelo de caixa manual. O utilizador pode não ter gostado da caixa, mas a verdade é que é a Aisin de 8 velocidades, a par com a ZF e DSG é uma das melhores caixas automáticas do mercado. Bastante rápida na troca (seja a aumentar ou reduzir), silenciosa, suave e provavelmente mais fiável (principalmente em comparação com a DSG). Tem sido uma opção cada vez mais escolhida por diversas marcas no mercado e sempre que a imprensa testa modelos que a utilizem elogiam imenso a caixa e consideram melhor que qualquer manual.
De referir ainda que os carros desde que tem os modos de condução (sport, normal, eco) mudaram um pouco o seu comportamento padrão precisamente para se sentirem diferenças entre os diferentes modos. Isto poderá ainda ajudar à sensação de que a 218d AT é pastelona e o X3 (que não tem modos e por isso tem um acerto diferente) é o rei do asfalto.

Quanto ao X3 proporcionar uma maior segurança e robustez na estrada, mais do que o factor 4x4, estamos a falar de um modelo com uma direção "old school", muito mais pesado que o 218d AT e com centro de gravidade elevado. Tudo factores que ajudam a aumentar essa sensação de robustez na condução. Na prática, falamos de um carro cujo projecto remonta a 2003, com 4 estrelas EuroNcap (que se calhar medidas de acordo com as normas atuais seriam menos) e que aparentemente tem um poder de travagem inferior a uma 218d AT.

O 218d AT está longe de ser perfeito, mas dentro do segmento em que se insere é difícil arranjar melhor. Na comparação X3 20d 177cv vs resto do mundo, dificilmente se compra um SUV/mini MPV atual com um 2.0 diesel com >=150cv que seja pior que o X3. E isto, genericamente, é válido a nível de qualidade de interiores, conforto, equipamento, dinâmica e performance, principalmente se falarmos de modelos da BMW/Audi/Mercedes.

Parece-me que a compradora está simplesmente com um problema de "habituação" a um novo automóvel, seja qual for. Tal como quando se compram sapatos novos encontram-se sempre alguns defeitos e os sapatos velhos, já bem gastos, é que proporcionam "bom andar". Mas não vamos cair nos exageros que sem tem caído neste tópico, principalmente quando os factos apontam noutro sentido. Convém manter alguma imparcialidade e honestidade intelectual. Válido para "qualquer carro vs X3".

bom post, mas a condutora é que "decide", e no test drive não convenceu.

a minha mulher sempre adorou o X3, há anos que acho o carro ultrapassado e nunca tolerei bem o facto de ser desconfortável como tudo - mas até tem os comandos leves: direcção, caixa embraiagem...
há uns anos (uns 2) perguntei se queria trocar, disse que não e de tempos a tempo questionava se estava tudo bem, e o carro ia andando eu pouco ou nada ligava ao carro.
depois do verão começou-me a dizer que apanhou um susto com as primeiras chuvas (pneus nas lonas, estava avisada para ir a uma oficina trocar há meses), e que devíamos trocar que ia começar a dar despesa, quase 9 anos etc.
e aí pus-me em campo e estabelecemos máximos a gastar, que deveria ser um novo (ou no máximo 1 ano) e perguntei o que gostava: não sabia :sh)
apresentei-lhe alternativas (Qasqhai, S2AT, Tiguan, CX-5, etc) e achou piada ao S2AT apresentei-lhe um negócio irrecusável (desc frota).
Já ponderei aumentar o plafond para não me chatear e mandar vir o 220d AT, espero que 190cv lhe cheguem [;)]

neste momento voltei à estaca zero, mas longe de mim forçar que ela escolha algo contra vontade, isso vai-se virar contra mim mais tarde ou mais cedo [:)]

por mim e sem experimentar, seria o Tiguan

Já lhe falei no Seat Ateca, mas uma má experiência há 16 anos (!) com um Ibiza, diz que é marca que nunca mais vai ter.

Engraçado ler os comparativos dos numeros, mas nada substitui o contacto com os carros.

O X3 sempre foi um automóvel muito interessante, com espaço entre uma carrinha 3 e uma 5 (na versão de que se fala, porque actualmente até deve ser melhoor que uma 5), mais versatilidade de utilização por permitir umas incursões por maus caminhos, um comportamento dinâmico muito bom e uma imagem dinâmica, jovem e de bom gosto.

Um amigo meu tinha um 177 cv com cx auto como carro de serviço e trocou por uma carrinha 520d 190 cv das actuais que é mais requintada, tecnológica, mais gadgets, etc. ........ no entanto preferia claramente o X3 e eu que andei muito nos 2 compreendo perfeitamente.

Engraçado ler os comparativos dos numeros, mas nada substitui o contacto com os carros.

O X3 sempre foi um automóvel muito interessante, com espaço entre uma carrinha 3 e uma 5 (na versão de que se fala, porque actualmente até deve ser melhoor que uma 5), mais versatilidade de utilização por permitir umas incursões por maus caminhos, um comportamento dinâmico muito bom e uma imagem dinâmica, jovem e de bom gosto.

Um amigo meu tinha um 177 cv com cx auto como carro de serviço e trocou por uma carrinha 520d 190 cv das actuais que é mais requintada, tecnológica, mais gadgets, etc. ........ no entanto preferia claramente o X3 e eu que andei muito nos 2 compreendo perfeitamente.

É isso os números são o que são ao volante é outra coisa.
Eu preferia a 520d mas a minha mulher adora o X3, apesar de admitir que tem de trocar

Eu recomendo que ele mantenha o X3 [;)]

Não tenho acompanhado este tópico a 100% mas de vez em quando venho aqui espreitar.

Desde o início que acho que o user Jdem ficava melhor servido se mantivesse o x3 por mais uns anitos, especialmente tendo em conta as propostas e por sido comprado novo e ter apenas 90mil klm.... Ainda á pouco seguia á minha frente um Tiguan novinho em folha..... feio que doí... as linhas parecem mais antiquadas que o x3 em questão.

Eu também manteria o x3.

a minha mulher sempre adorou o X3, há anos que acho o carro ultrapassado e nunca tolerei bem o facto de ser desconfortável como tudo - mas até tem os comandos leves: direcção, caixa embraiagem...
há uns anos (uns 2) perguntei se queria trocar, disse que não e de tempos a tempo questionava se estava tudo bem, e o carro ia andando eu pouco ou nada ligava ao carro.
depois do verão começou-me a dizer que apanhou um susto com as primeiras chuvas (pneus nas lonas, estava avisada para ir a uma oficina trocar há meses), e que devíamos trocar que ia começar a dar despesa, quase 9 anos etc.
e aí pus-me em campo e estabelecemos máximos a gastar, que deveria ser um novo (ou no máximo 1 ano) e perguntei o que gostava: não sabia :sh)
apresentei-lhe alternativas (Qasqhai, S2AT, Tiguan, CX-5, etc) e achou piada ao S2AT apresentei-lhe um negócio irrecusável (desc frota).
Já ponderei aumentar o plafond para não me chatear e mandar vir o 220d AT, espero que 190cv lhe cheguem [;)]

neste momento voltei à estaca zero, mas longe de mim forçar que ela escolha algo contra vontade, isso vai-se virar contra mim mais tarde ou mais cedo [:)]

Já lhe falei no Seat Ateca, mas uma má experiência há 16 anos (!) com um Ibiza, diz que é marca que nunca mais vai ter.

Sem dúvida alguma!! Temos de comprar algo com o qual nos sentimos bem, independentemente da compra ser mais racional ou emocional, de ser um produto melhor ou pior que A ou B.
O X3 E83 quer se queira quer não é um projecto antigo e com o peso dos anos, por isso é perfeitamente normal essa vontade de trocar, apesar do carro não ter muitos km para a idade. O teu por ser restyling consegue colmatar algumas falhas, mas relembro que este modelo tem o ADN do BMW Série 3 E46 (lançado em 1998). Quando saiu em 2003 era um modelo de transição e "fecho" de linha, sendo que foi em 2003 que saiu o Série 5 E60, em 2004 o série 1 e em 2005 o bmw série 3 E90.

Simplesmente considero que se caiu no erro de criticar o motor 18d 150cv quando é dos melhores do mercado e em nada fica a dever ao 20d 177cv montado no X3. Não é por acaso que os motores 18d não tinham expressão comercial quando montados no Série 3 E46 e E90 pré LCI e quando saiu a versão de 143cv começaram a ganhar quota de mercado. O 18d de hoje em dia tem praticamente os mesmos "números" que o 20d de 163cv.

Considero que devem experimentar os carros que tem na vossa short list, amadurecer as ideias e decidirem em conformidade. Eventualmente manter o X3 ou caso optem por comprar carro novo também podem experimentar o segmento acima. Tal como já disseram é preciso também ter noção do preço em novo do teu X3 e do preço do segmento que andam a explorar neste momento. Muito evoluído está o mercado atualmente para um mini MPV de segmento C rivalizar taco a taco com a geração anterior de um SUV segmento D que custou o dobro. [;)]
Independentemente destas questões, ter sempre em mente que quando se conduz um carro de test drive é normal a ligação "homem-máquina" nunca ser perfeita.

O X3 sempre foi um automóvel muito interessante, com espaço entre uma carrinha 3 e uma 5 (na versão de que se fala, porque actualmente até deve ser melhoor que uma 5)

É certo que números são números, mas não deixam de ser factos. As sensações são mais facilmente influenciadas por factores menos científicos, além de que o conceito do próprio automóvel, a nível mecânico e electrónico evoluiu.
Por que razão ainda hoje os famosos 1.9 tdi 130cv e 150cv são lembrados? Os famosos "kicks" que tinham. Se formos a ver os números e comparar com modelos de igual ou superior potência mas que possuem uma condução mais suave e aparentemente com menos performance, verificamos que afinal os 1.9 tdi não tem um andamento tão bom quanto isso.

Sobre o espaço, apesar do X3 E83 ser na sua globalidade maior e ligeiramente mais espaçoso, não deixa de ser curioso que o espaço para os passageiros traseiros é muito idêntico. O espaço para as pernas no X3 E83 e 218d AT é igual por exemplo (71cm).
Ainda assim este aspecto é onde acho que o 218d AT para o tipo de carro que é falha. Aparenta ser mais espaçoso do que realmente é, mas na prática é igual ao que de melhor se faz no segmento C. Claro que o X3 E83 ainda falha mais, dado as suas dimensões. Mas os BMW nunca foram famosos pelo espaço que possuem, principalmente nas gerações mais antigas.

Última edição:
Bem, depois do que disseste em cima, o que depreendo é que estás a forçar um bocadinho a troca.
Depois de ler fiquei com a sensação que ela gosta mesmo é do X3, tudo o resto não a satisfaz. Eu deixava andar, deixava-a decidir, afinal de contas mesmo que o X3 venha a gastar algum dinheiro na oficina, certamente não terá comparação com o dinheiro que se perde numa troca.

Também acho importante que ela escolha o que quer!

Quando falei no 225xe disseste que os descontos não são tão fortes? Por acaso a ideia que tinha era que os descotnos estavam bastante fortes nas versões eléctricas porque a marca quer que se vejam na estrada.

Se optares por um 220d deve chegar. [:D]

E se ela não gostou do 218d podes ter a certeza que vai detestar o Tiguan. O motor do bmw é mais suave e mais célere.

importante, não estou a impingir nada e vivo completamente de forma pacífica com downgrade (já o fiz sem problema) - só que há coisas que não faço como dar +40k por um Peugeot que não gosto

a decisão de trocar eu concordo, mas quem me pediu foi a minha mulher (e continua a ser a sua vontade), mas a mesma tem uma relação com bens materiais que eu não tenho (carros, casas, telemóveis). Eu sou completamente despegado, ela não... e adora o X3, em 2007/2008 deu um salto de um Astra 1.7cdti logo é fácil perceber.

Dito isto tenho finalmente proposta do Tiguan Confortline, que com PM + Bi-Led custa o mesmo que 218dAT e o Highline custa +2k€
os extras não podem ser comparados mas ambos (VW e BMW ) vem bem equipados e compostos. O BMW trás mala eléctrica, mas o Tiguan trás camera e estacionamento automático

falta o test-drive

Também acho importante que ela escolha o que quer!

Quando falei no 225xe disseste que os descontos não são tão fortes? Por acaso a ideia que tinha era que os descotnos estavam bastante fortes nas versões eléctricas porque a marca quer que se vejam na estrada.

Se optares por um 220d deve chegar. [:D]

E se ela não gostou do 218d podes ter a certeza que vai detestar o Tiguan. O motor do bmw é mais suave e mais célere.

descontos piores
tempo de produção maior (até 6 meses vs 2 meses) e não há nenhuma unidade para experimentar
para finalizar teria de fazer umas obras ligeiras na garagem para fazer puxada de electricidade (a ir ao meu contador)
e sinceramente acho optimo para carro de serviço (4 anos, manutenção paga, garantia idem), para particular ainda tenho algumas dúvidas sobre fiabilidade do sistema e custos associados (baterias, manutenção)

Voltar
Superior