Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Eu recomendo que ele mantenha o X3 []
uma vez que a tua esposa achou o 18d pastelão.
Pegando nesta deixa, porque hoje é domingo, vamos lá desmistificar um mito constantemente presente nas 10 páginas deste tópico e que tem por base "sensações" e diz que se diz.
Posto isto, vamos a factos, comparando o X3 20d 177cv (manual) vs 218d AT 150cv (manual) - dados retirados do Km77.
Peso
218d AT - 1450Kg
X3 - 1815Kg
Potência
218d AT - 150cv às 4000rpm
X3 - 177cv às 4000rpm
Binário
218d AT - 330Nm das 1750rpm - 2250rpm
X3 - 350Nm das 1750rpm - 3000rpm
Velocidade máxima
218d AT - 205km/h
X3 - 206Km/h
Aceleração 0-100km/h
218d AT - 8,9s
X3 - 8,9s
Aceleração 80-120Km/h
218d AT - 6,2s
X3 - 7,4s
Recuperação 80-120Km/h em 4º
218d AT - 7,5s
X3 - 7,7s
Recuperação 80-120Km/h em 5º
218d AT - 9,4s
X3 - 9,4s
Recuperação 80-120Km/h em 6º
218d AT - 12,2s
X3 - 12,5s
Travagem 120Km/h - 0Km/h
218d AT - 51,2m
X3 - 53m
Ora, está mais do que visto qual o carro mais célere. Ao recolher estes dados verifiquei ainda que a 218d AT é das mais rápidas do seu segmento, estando sempre no top 3.
De realçar ainda que além de ser mais rápida que o X3 consegue consumos bastante inferiores. É lógico que a diferença de peso conta bastante a favor do 218d AT, mas na melhor das hipóteses os valores podem apontar para um empate técnico, mas nunca o 218d AT é pior que o X3 20d 177cv. Fiquei inclusivamente surpreendido pelo X3 travar pior que o 218d AT.
Considero ainda que o 218d AT com a caixa automática consegue provavelmente melhorar ou atingir mais facilmente estes valores, face ao mesmo modelo de caixa manual. O utilizador pode não ter gostado da caixa, mas a verdade é que é a Aisin de 8 velocidades, a par com a ZF e DSG é uma das melhores caixas automáticas do mercado. Bastante rápida na troca (seja a aumentar ou reduzir), silenciosa, suave e provavelmente mais fiável (principalmente em comparação com a DSG). Tem sido uma opção cada vez mais escolhida por diversas marcas no mercado e sempre que a imprensa testa modelos que a utilizem elogiam imenso a caixa e consideram melhor que qualquer manual.
De referir ainda que os carros desde que tem os modos de condução (sport, normal, eco) mudaram um pouco o seu comportamento padrão precisamente para se sentirem diferenças entre os diferentes modos. Isto poderá ainda ajudar à sensação de que a 218d AT é pastelona e o X3 (que não tem modos e por isso tem um acerto diferente) é o rei do asfalto.
Quanto ao X3 proporcionar uma maior segurança e robustez na estrada, mais do que o factor 4x4, estamos a falar de um modelo com uma direção "old school", muito mais pesado que o 218d AT e com centro de gravidade elevado. Tudo factores que ajudam a aumentar essa sensação de robustez na condução. Na prática, falamos de um carro cujo projecto remonta a 2003, com 4 estrelas EuroNcap (que se calhar medidas de acordo com as normas atuais seriam menos) e que aparentemente tem um poder de travagem inferior a uma 218d AT.
O 218d AT está longe de ser perfeito, mas dentro do segmento em que se insere é difícil arranjar melhor. Na comparação X3 20d 177cv vs resto do mundo, dificilmente se compra um SUV/mini MPV atual com um 2.0 diesel com >=150cv que seja pior que o X3. E isto, genericamente, é válido a nível de qualidade de interiores, conforto, equipamento, dinâmica e performance, principalmente se falarmos de modelos da BMW/Audi/Mercedes.
Parece-me que a compradora está simplesmente com um problema de "habituação" a um novo automóvel, seja qual for. Tal como quando se compram sapatos novos encontram-se sempre alguns defeitos e os sapatos velhos, já bem gastos, é que proporcionam "bom andar". Mas não vamos cair nos exageros que sem tem caído neste tópico, principalmente quando os factos apontam noutro sentido. Convém manter alguma imparcialidade e honestidade intelectual. Válido para "qualquer carro vs X3".
Engraçado ler os comparativos dos numeros, mas nada substitui o contacto com os carros.
O X3 sempre foi um automóvel muito interessante, com espaço entre uma carrinha 3 e uma 5 (na versão de que se fala, porque actualmente até deve ser melhoor que uma 5), mais versatilidade de utilização por permitir umas incursões por maus caminhos, um comportamento dinâmico muito bom e uma imagem dinâmica, jovem e de bom gosto.
Um amigo meu tinha um 177 cv com cx auto como carro de serviço e trocou por uma carrinha 520d 190 cv das actuais que é mais requintada, tecnológica, mais gadgets, etc. ........ no entanto preferia claramente o X3 e eu que andei muito nos 2 compreendo perfeitamente.
Eu recomendo que ele mantenha o X3 []
bom post, mas a condutora é que "decide", e no test drive não convenceu.
a minha mulher sempre adorou o X3, há anos que acho o carro ultrapassado e nunca tolerei bem o facto de ser desconfortável como tudo - mas até tem os comandos leves: direcção, caixa embraiagem...
há uns anos (uns 2) perguntei se queria trocar, disse que não e de tempos a tempo questionava se estava tudo bem, e o carro ia andando eu pouco ou nada ligava ao carro.
depois do verão começou-me a dizer que apanhou um susto com as primeiras chuvas (pneus nas lonas, estava avisada para ir a uma oficina trocar há meses), e que devíamos trocar que ia começar a dar despesa, quase 9 anos etc.
e aí pus-me em campo e estabelecemos máximos a gastar, que deveria ser um novo (ou no máximo 1 ano) e perguntei o que gostava: não sabia :sh)
apresentei-lhe alternativas (Qasqhai, S2AT, Tiguan, CX-5, etc) e achou piada ao S2AT apresentei-lhe um negócio irrecusável (desc frota).
Já ponderei aumentar o plafond para não me chatear e mandar vir o 220d AT, espero que 190cv lhe cheguem []
neste momento voltei à estaca zero, mas longe de mim forçar que ela escolha algo contra vontade, isso vai-se virar contra mim mais tarde ou mais cedo []
por mim e sem experimentar, seria o Tiguan
Já lhe falei no Seat Ateca, mas uma má experiência há 16 anos (!) com um Ibiza, diz que é marca que nunca mais vai ter.
Engraçado ler os comparativos dos numeros, mas nada substitui o contacto com os carros.
O X3 sempre foi um automóvel muito interessante, com espaço entre uma carrinha 3 e uma 5 (na versão de que se fala, porque actualmente até deve ser melhoor que uma 5)
bom post, mas a condutora é que "decide", e no test drive não convenceu.
a minha mulher sempre adorou o X3, há anos que acho o carro ultrapassado e nunca tolerei bem o facto de ser desconfortável como tudo - mas até tem os comandos leves: direcção, caixa embraiagem...
há uns anos (uns 2) perguntei se queria trocar, disse que não e de tempos a tempo questionava se estava tudo bem, e o carro ia andando eu pouco ou nada ligava ao carro.
depois do verão começou-me a dizer que apanhou um susto com as primeiras chuvas (pneus nas lonas, estava avisada para ir a uma oficina trocar há meses), e que devíamos trocar que ia começar a dar despesa, quase 9 anos etc.
e aí pus-me em campo e estabelecemos máximos a gastar, que deveria ser um novo (ou no máximo 1 ano) e perguntei o que gostava: não sabia :sh)
apresentei-lhe alternativas (Qasqhai, S2AT, Tiguan, CX-5, etc) e achou piada ao S2AT apresentei-lhe um negócio irrecusável (desc frota).
Já ponderei aumentar o plafond para não me chatear e mandar vir o 220d AT, espero que 190cv lhe cheguem []
neste momento voltei à estaca zero, mas longe de mim forçar que ela escolha algo contra vontade, isso vai-se virar contra mim mais tarde ou mais cedo []
por mim e sem experimentar, seria o Tiguan
Já lhe falei no Seat Ateca, mas uma má experiência há 16 anos (!) com um Ibiza, diz que é marca que nunca mais vai ter.
Mas afinal quanto é que custa o 225xe?
Sendo assim eu nem hesitava. Era o 225 para mim.225xe - 39.357€
218d - 39.346€
Ou seja mais 11€ []
Mas tem mais 1 ou 2 extras logo de origem,.
Também acho importante que ela escolha o que quer!
Quando falei no 225xe disseste que os descontos não são tão fortes? Por acaso a ideia que tinha era que os descotnos estavam bastante fortes nas versões eléctricas porque a marca quer que se vejam na estrada.
Se optares por um 220d deve chegar. []
E se ela não gostou do 218d podes ter a certeza que vai detestar o Tiguan. O motor do bmw é mais suave e mais célere.