O Tiguan a mim também me agrada. Aliás, é dos SUV mais comuns, aquele que mais gosto. Com as jantes certas e na versão R-Line fica muito interessante [

]
Quanto a preferir um Fiesta/Focus Active, sem dúvida! Como já disse, não sou grande fã de SUV's.
Curiosamente, o 2008 também não me cativa. Há ali algo que não encaixa, para mim é dos SUV-B menos conseguidos (em termos estéticos). Mas há quem goste ...
Tenho um familiar próximo com um 2008 mk1.5, portanto dos últimos da 1ª versão. Não consigo gostar do carro.
Tinha expectativas elevadas para o mk2, mas como disse, parece-me que ficou com as proporções erradas, enquanto o 3008 está muito bem conseguido (novamente, opinião minha).
Além disso, tenho um certo problema com os actuais interiores Peugeot/Citroen, não por falta de qualidade, mas literalmente por terem falta de botões.
Não gosto muito da configuração, prefiro a abordagem que a Opel fez na mesma plataforma (para o Grandland X).
O carro é para mulher. Está indecisa entre o Arona e o Cross, com pendência para este último.
Skoda está excluído.
Acabei de fazer test drive ao Cross, está aprovado e devemos ir para ele.
Fácil [

]
Por acaso a minha Maria ficou com o bichinho do T-Cross quando fomos ver o Tiguan, já me deu a entender que ficou no topo das preferências quando a compra de carro for para ela. Gostou até mais do que do Countryman, o que foi uma surpresa, ao mesmo tempo que "renegou" a dupla Arona/Ateca.
Para ti quais os melhores dos SUV segmento B, C e D? Tendo sempre em conta a qualidade que se obtém com o dinheiro que se gasta.
Segmento D não tenho dados para comentar.
No segmento C gosto do Tiguan, e em alternativa do Karoq.
Não fiquei muito convencido com a dupla Qashqai/Kadjar.
Como referi acima, na oferta da PSA provavelmente escolheria o Grandland X em vez do 3008/C5 Aircross.
O X1 também é um modelo engraçado, mas "custa-me a engolir" um carro daqueles com um motor 1.5 manco, e as versões 2.0 só mesmo com grandes descontos. O GLA é porreiro, mas naturalmente caro.
No segmento B, como já fui referindo, gosto essencialmente dos manos coreanos e das opções do grupo VW.
Temos um Captur porque foi um negócio atractivo, mas na versão anterior.
A versão actual já me parece muito grande para o segmento (não questionando a qualidade). É um mal geral de maioria das ofertas actuais.
Se for para "poupar dinheiro", o 500X parece-me um produto bastante competente, especialmente com o motor 1.6 M-Jet 120cv.