materiais de pior qualidade!? Olha que eu não diria isso... pois o Qashqai, se fores verificar ao forum deles, quase todas a gente se queixa de alguns barulhos parasitas que apareceram, e ainda por cima muito cedo... o que é normal vindo do Grupo Renault - Nissan (tendo eu 2 Renaults cá em casa, Laguna 1 fase 2 Break 1.9 dCi RXT e um Clio 2 Fase 2 1.2 8v)....
Um conselho, apenas para tirares a prova dos 9... vai fazer um test-drive ao forester...

(ou então espera até a saída do proximo modelo, pois ele levou um facelift, que deve estar para venda dentro de pouco tempo julgo eu...

)
http://www.youtube.com/watch?v=UNfk0umOuY0
Eu continuo com o Qashqai na lista, mas para mim, ter um SUV e não ter 4x4, é preferivel ter um sedan ou uma break... pois uma pessoa tendo um suV, sempre pode ir fazer uns passeios para serra, neve, piqueniques no mato perto de rios com a famelga atras e por aí fora...
(Feitas as contas, o GPL acaba por compensar, pois com um motor 2.0 a gasolina, consegue-se ter os mesmos gastos do que com um diesel a gastar entre 5 a 6 litros... mas se o gasoleo continuar a subir, não demora muito a que seja os gastos equivalentes a 3/4 litros de um carro a diesel... ) mas faz o test-drive e depois conta qualquer coisa...
(o preço do qashqai tekna vai para perto de 29 mil €... só tem a vantagem de ter mais equipamento, mas tem menos espaço, só tem 4x2, menos potencia, é motor renault (apesar de eu não estar descontente, e esse 1.5 dci 105cv ser bom)... os consumos são ligeiramente duperiores do que uma megane break com o mesmo motor, pois consegue-se andar na cada dos 5/6 litros no qashqai, e no megas sempre se consegue descer para os 4/5 nas mesmas circunstancias... )
Nota: já ando a ver carros desde a um ano atras, e só vou trocar no final deste ano, tenho feito montes de test-drives, posso dizer a lista dos carros que vi:
- Nissan Qashqai Tekna 1.5 dci 105cv e 2.0 dci
- Subaru Forester 2.0X Bifuel (falta test-drive, mas andei a pendura num e gostei)
- Subaru Outback 2.5i Bifuel (andei num 3.0R Bifuel, mas quero testar o 2.5, pois o 3.0 é muito carote

)
- Toyota Corolla Sedan 1.4 d4d e 2.0 d4d
- Toyota Prius
- Mazda 6 4 Portas 2.0 gasolina e diesel (o novo)
- Renault Mégane Break Exclusive S 1.5 dci e 2.0 dci
- Opel Astra Caravan 1.9 cdti
- Seat Leon 1.9 TDI, 2.0 TDI 140cv e 1.4 TSI
- Fiat Bravo 1.6 Mjet, 1.9 Mjet e 1.4 Tjet
- Honda Civic Hybrid
- Honda Civic 1.8 sedan
- Kia Ceed SW 1.6 CRdi
Destes todos sobraram os que falei em cima...