Suvs - Porquê???

Tu e que estas a analisar e dizer pior.

A palavra que eu usei foi fluidez. Se para ti e pior ou melhor nao sei. Sei que aqui e muito mais fluido.

E depois expliquei ir a acelerar numa descida, deixar morrer numa subida, acelerar lentamente ao entrar numa via muito mais rapidas mais os apertos sao muito mais comuns em Portugal do que Suica.

Para mim nao tem sentido exceder o limite nas descidas, depois deixar morrer quando alguem que mantem no limite chega la primeiro:

Primeiro respeita a lei, depois e muito mais predictivel. Eu se for numa via em que em todas as faixas os veiculos morrem e dificil 1 conducao relaxada.

Se tudo for a 120 e relaxado. Eu fiz zurique milao sem ultrapassar: 120 encostado a direita aqui vamos. Faz o mesmo Porto Lisboa.

Eu nem Ermesinde Gaia consigo.

O tico e o teco já puxam um para cada lado aí nessa cabecinha...

É certo e sabido que o parque automóvel cá é antigo, logo = carros menos potentes. O standard das estradas também não é o melhor, a tua tão adorada subida das portagens de Ermesinde é um bom exemplo. Um fraquito 1.2 não sobe aquilo à vontade.

Portanto para ti, condução relaxada é aquela em que não vai ninguém na estrada a incomodar-te? Desculpa lá, mas isso não vai acontecer nem quando os carros forem voadores. Consegues ir a 120/140 sem problemas de maior na A1, qual é a dúvida mesmo?

E Ermesinde-Gaia é feito pela VCI, que é uma AE urbana. Sabes que o standard da estrada não é o mesmo que o de uma AE rural, certo? Mais entradas e saídas, menor velocidade e muito maior volume de trânsito. Lá na Suisse provavelmente faziam um túnel por baixo da cidade e do Douro, mas aqui somos todos pobres infelizmente.

Segundo a autoexpress:

"The revised Renault Captur remains a sensible choice in the compact crossover market."

The Captur crossover is now Renault’s best-selling car, having overtaken the Clio supermini in the race for sales supremacy, and it found more homes across Europe last year than any of its key small SUV rivals.

The infotainment system disappoints, too"

"This TCe 90 is the same engine as found in Nissan’s latest Micra, and can feel a little jerky around town. There’s little urgency at low revs, with peak power not available until 5,000rpm"

It rides well, even on our test car’s 17-inch wheels; soaking up potholes without fuss. Speed bumps go almost undetected, in fact, making the Captur much more compliant than the Clio on which it’s based. However, while the steering is direct, there isn’t much feedback, and a Peugeot 2008 feels more agile.

Compact crossover ou Small SUV é igual.

A resposta ao tópico é complicada lendo a review do Captur mas certo é que em estradas com lombas e buracos será sempre melhor que um Clio.

A resposta que se procura será aplicável a outros dominios como: cinemas em casa, DAB receivers, camaras de filmar, DSLRs ou mirrorless, drones etc.
As pessoas compram o que está em exposição e o que é popular. O que nao e necessariamente o melhor.

Last edited:
Eu que já conduzo SUVs há quase 2 décadas vou dar aqui o testemunho contrário.[:D]

Venho de ter andado uns dias com um Mazda 3 2,0 gasolina de 155 cv alugado nos EUA, até é um carro simpático, mas soube-me muito bem voltar ao 1º andar dos SUVs, espelhos maiores e muito melhor visibilidade.

Eu gosto de carros baixinhos, mas principalmente quando têm um posicionamento mais desportivo ou especial tipo Mazda MX5.

Ando sempre mais depressa que 95% do trânsito seja de SUV ou outro e também não é por aí que as diferenças são enormes.

O que realmente muda é em carros com posicionamento mais desportivo a relação que se estabelece entre condutor, máquina e estrada.

Em relação á famosa posição de condução, é como tudo, tem os seus + e os seus -

Para condução aguerrida numa boa estrada de montanha, a baixa é a ideal por motivos óbvios.

Já para uma condução smooth e mais no meio urbano, a elevada é sempre mais conveniente devido à maior perceção visual e claro, um pouco menos claustrofóbica no meio do transito. Para andar a sair e entrar nos percursos vários diários, tb ajuda.

O ideal é ter cacau para ter um MINI/similar para brincar aos FDS e um aSUVado para o comum dos serviços em que andamos a maioria no dia a dia.

No fundo, se na maioria das minhas deslocações não vou a andar a fazer curvas no limite, para qq quero andar enterrado dentro dum carro e a sofrer nos buracos com uma suspensão desportiva que me vai obrigar a ir ainda mais devagar para não partir aquilo por baixo a qq momento na maioria de pisos pelos que se costuma andar.

O ideal é ter cacau para ter um MINI/similar para brincar aos FDS e um aSUVado para o comum dos serviços em que andamos a maioria no dia a dia.

O ideal é teres um carro com uma grande suspensão pneumática que te possibilite fazer ambas as cosias.
Tipo um destes exemplares:

[:D]

E especialmente conducao a pensar nos consumos.

Um carro todo xpto e depois ir a acelerar nas descidas e morrer nas subidas nao tem sentido.

Para condução aguerrida numa boa estrada de montanha, a baixa é a ideal por motivos óbvios.

Sim e não se for num carro interessante para esse fim, concordo, tipo um Cooper S por exemplo.

Num carro normal, tipo megane pode-se conseguir ir um pouco mais depressa que num Kasqhai mas como nenhum é particularmente interessante para esse fim, enfim .....

No entanto respeito quem pense de forma diferente.

E especialmente conducao a pensar nos consumos.

Um carro todo xpto e depois ir a acelerar nas descidas e morrer nas subidas nao tem sentido.

Fazer isso é a pobretanas tuga certo?
Não tem sentido porque na Suiça ninguém poupa nos consumos é isso?

Ficou-te a moer ser passado por um fiat uno a descer confessa lá? e depois passaste na subida e sentiste-te o maior?

Estava a responder a quem diz que compra um carro pela desportividade.

Quem anda devagar a diferenca entre um SUV ou um carro rebaixado vai ser zero.

Sim e não se for num carro interessante para esse fim, concordo, tipo um Cooper S por exemplo.

Num carro normal, tipo megane pode-se conseguir ir um pouco mais depressa que num Kasqhai mas como nenhum é particularmente interessante para esse fim, enfim .....

No entanto respeito quem pense de forma diferente.

Basicamente o que queria dizer.

Ainda hoje li 1 artigo sobre pilotos de avioes que os carros conduzidos eram normais honda civic e prius.

Eu penso que muita gente tem vida aborrecida e quer ir para a estrada mostrar quem e homem.

Os verdadeiros homens vao para track days, karts.

A vida ja e tao cheia de adrenalina. Putos frustrados ha em todo o lado.

Ainda hoje li 1 artigo sobre pilotos de avioes que os carros conduzidos eram normais honda civic e prius.

Eu penso que muita gente tem vida aborrecida e quer ir para a estrada mostrar quem e homem.

Os verdadeiros homens vao para track days, karts.

A vida ja e tao cheia de adrenalina. Putos frustrados ha em todo o lado.

Tens vários pilotos de rally que já disseram que são uns "empata-f0das" na estrada (não usaram este termo, mas entendes) porque para andar com a faca nos dentes, andam no seu "emprego".

Estava a responder a quem diz que compra um carro pela desportividade.

Quem anda devagar a diferenca entre um SUV ou um carro rebaixado vai ser zero.

E desde quando é que a desportividade tem a ver com a variação de velocidade de cruzeiro em Auto Estrada?!

Posso perfeitamente ter um carro pouco potente, andar devagar, e querer sentir um carro ágil, baixo e comandos que sejam interactivos (isto é direcção, caixa com algum feeling)
Da mesma maneira que há quem prefira sentir um carro alto,espaçoso e filtrado.
São opções apenas e só.

Essa mania que dinâmico/desportivo ou querer algo menos alto, implica e obriga a que se ande sempre nos limites é algo que só faz sentido nalgumas cabeças.

Cinge-te aos packs de equipamento e tectos panorâmicos, é melhor.

Posso perfeitamente ter um carro pouco potente, andar devagar, e querer sentir um carro ágil, baixo e comandos que sejam interactivos (isto é direcção, caixa com algum feeling)

Tens razão aqui.

Eu por exemplo gostei imenso do actual Mazda mx5 1,5 de 130 cv e apesar de não ser muito potente achei que cumpria os mínimos nessa parte e era um pack bem simpático.

Agora andei uns dias com um actual Mazda 3 2,0 de 155 cv, um carro honesto e que cumpre bem sem deslumbrar, neste género prefiro claramente um SUV e andar mais alto.

Depois como acho uma mais valia ter algum espaço e um carro despachado rápidamente se chega aos grandes SUVs potentes .....[:cool:] os muito odiados por aqui [:D]

Alex, mas atenção que o Mazda 3 é um carro simpático e pouco mais (já experimentei).

Na realidade se o quiseres comparar com um SUV tens de fazer a comparação justa em termos de segmento/ qualidade /posicionamento...

Ou seja, o que quero dizer é que há bons carros em todos os segmentos e formatos.

Alex, mas atenção que o Mazda 3 é um carro simpático e pouco mais (já experimentei).

Na realidade se o quiseres comparar com um SUV tens de fazer a comparação justa em termos de segmento/ qualidade /posicionamento...

Ou seja, o que quero dizer é que há bons carros em todos os segmentos e formatos.

Sim, sim ! o que estou a dizer é que penso que preferia o CX 3 que será um nadinha mais lento, gastador e menos dinâmico.

Mas eu gosto de experimentar tudo e não sou radical, agora estou é mais difícil de satisfazer à medida que fico mais velho :sh)

E desde quando é que a desportividade tem a ver com a variação de velocidade de cruzeiro em Auto Estrada?!

São opções apenas e só.

Essa mania que dinâmico/desportivo ou querer algo menos alto, implica e obriga a que se ande sempre nos limites é algo que só faz sentido nalgumas cabeças.

Cinge-te aos packs de equipamento e tectos panorâmicos, é melhor.

Eu estava a relacionar com o tema do topico. A razao dos SUV e que sao polivalentes.

Quando dizes que queres divertir-te a pergunts é que % do tempo queres fazer isso? Hoje em dia alugar um carro e facil.

Ou seja muita gente compra um SUV e aluga quando e preciso.

Por exemplo um cooper S custa-me 90 1 dia e 3 dias 190.

So o seguro sao 2000/ ano mais impostos mais etc.

Nao significa que nao goste mas 95% o meu carro chega. Muitas vezes sinto que e demais.

A Avis tem 1 programa que recolhes as 16 e entregas as 10. Parceria com a Porsche: cayenne panamera ou 911.

Tudo depende do dia a dia e opcoes. Eu prefiro alugar carros de 100k do que comprar.

Nao tem sentido para mim. Passo a vida no trabalho, avioes etc.

Ter um f-type 380 a full time seria maluqueira

Sim, sim ! o que estou a dizer é que penso que preferia o CX 3 que será um nadinha mais lento, gastador e menos dinâmico.

Mas eu gosto de experimentar tudo e não sou radical, agora estou é mais difícil de satisfazer à medida que fico mais velho :sh)

O CX3 é muito engraçado!! Andei com um e gostei muito, é sem dúvida mais interessante que o 3 apesar de se basear no chassis do Mazda 2.

É portanto um bom exemplo de um caso em que o produto final SUV acrescenta algo positivamente.

Com o mesmo motor/caixa, dá inclusivamente a sensação de mais rápido. Só peca nas versões de jantes grandes/pneus de baixo perfil por se tornar algo seco a pisar pequenas imperfeições a baixa velocidade.

Dizes bem que nenhum destes carros é destinado a grandes dinâmicas, conduções empenhadas, etc. É uma verdade, mas daí a dizer que as diferenças são residuais se alguém se propuser a extrair-lhe a dinâmica toda, isso já duvido um pouco. No limite serão bastante diferentes.

Mas isso já seria uma discussão picuinhas.

Back