Suvs - Porquê???

Os suvs têm uma parte do seu sucesso explicado por serem um exemplo perfeito de mediocridade (no sentido clássico da palavra: equilíbrio, justa medida, nem muito, nem pouco) no mundo automóvel: não são excelentes em nada, mas também não maus em nada. Estão no meio.

Os suvs têm uma parte do seu sucesso explicado por serem um exemplo perfeito de mediocridade (no sentido clássico da palavra: equilíbrio, justa medida, nem muito, nem pouco) no mundo automóvel: não são excelentes em nada, mas também não maus em nada. Estão no meio.

Qual equilíbrio?
Qual medida?
Qual muito?
Qual pouco?

Isso é tudo muito vago...e daqui só depreendo ódio por algo que não se gosta/nunca se experimentou/não se consiga ter.
Eu também não morro de amores por suv's, nem me revejo a comprar um nos próximos tempos. Mas reconheço que têm muitas funcionalidades práticas que estão muito longe da mediocridade, e que nenhuma berlina ou carrinha consegue atingir. E nem falo de versatilidade associada a um veículo mais alto, falo mesmo do simples facto de conforto que é: caber lá dentro, sobretudo quando é para transportar 3 adultos na 2ª fila.

Qual equilíbrio?Qual medida?Qual muito?Qual pouco?Isso é tudo muito vago...e daqui só depreendo ódio por algo que não se gosta/nunca se experimentou/não se consiga ter.Eu também não morro de amores por suv's, nem me revejo a comprar um nos próximos tempos. Mas reconheço que têm muitas funcionalidades práticas que estão muito longe da mediocridade, e que nenhuma berlina ou carrinha consegue atingir. E nem falo de versatilidade associada a um veículo mais alto, falo mesmo do simples facto de conforto que é: caber lá dentro, sobretudo quando é para transportar 3 adultos na 2ª fila.
Eu não odeio nenhum veículo.Quando me refiro à mediocridade dos suvs, não estou a desvalorizá-los.Quero simplesmente dizer que estão no meio das virtudes automóveis, não se destacando de forma extraordinária em nada, mas não comprometendo gravemente en nada.Só um aparte: o ideal da "dourada mediocridade" é um conceito clássico relativo ao equilíbrio na vida; em que a pessoa não tem as preocupações prementes dos ricos, nem a miséria dos pobres, em que a pessoa não sofre dos incómodos da fama, nem está marcada pela infâmia.

Confundir mediocridade com flexibilidade é só mais uma versão da coisa.

Se queremos popós top em qq especialidade, vamos ter que ter ai uns 4 carros em casa para ter o melhor em cada condição. Como isso para muitos não é possível por razões obvias, os SUV/CUV servem como pau para toda a obra.

Outra é que os SUV não tem que ser mais confortáveis só por o serem. Por exp. os SUV segm B não são fantásticos para meter 3 adultos atrás. Por outro lado, como por vezes precisam de uma afinação de susp. um pouco mais rija para não adornarem demais por causa do aumento de altura, não é por aí que ficam mais confortáveis.

Um SUV/CUV, basicamente é um formato hatch com + 2/3 dedos de altura ao solo, o que convém a quem faça nas suas voltas do dia a dia, muito piso com boa dose de trampas de todo tipo, assim como lhe dá uma vez por outra, capacidade para andar por caminhos em que num carro normal iriamos a arrasta-lo. Not much

Última edição:
O CHR é considerado um SUV?

De qualquer modo, nunca tinha estado num Toyota CHR. No outro dia fui à boleia num (hybrido), no banco de trás.

Ao entrar logo uma cabeçada :P
Depois lá dentro, pouco espaço para esticar braços e movimentos "soltos"
Espaço para as pernas nada de especial
Desci o vidro, e ficou a sensação de janela pequena
O meu colega que ia no lugar do pendura também não ficou agradado com as dimensões do carro :P

E este tem 5 meses e já levou 2 puxadores nas portas traseiras (1 para cada), pois os originais estavam com um problema qualquer.

O CHR é considerado um SUV?

De qualquer modo, nunca tinha estado num Toyota CHR. No outro dia fui à boleia num (hybrido), no banco de trás.

Ao entrar logo uma cabeçada :P
Depois lá dentro, pouco espaço para esticar braços e movimentos "soltos"
Espaço para as pernas nada de especial
Desci o vidro, e ficou a sensação de janela pequena
O meu colega que ia no lugar do pendura também não ficou agradado com as dimensões do carro :P

E este tem 5 meses e já levou 2 puxadores nas portas traseiras (1 para cada), pois os originais estavam com um problema qualquer.

Primeiro, eram os clássicos jipes, depois os SUV e agora são outro meio caminho entre os SUV e o carro dito normal que eventualmente pode chamar-se de CUV ou lá o que for.

Nesta categoria entram os GLA, Q2, Cactus, 2008... etc. e claro, este CHR.

Se dizem que a virtude está no meio, isto é o meio do meio, coisa muito virtuosa, portanto [:D]

Eu vejo apenas uma vantagem prática e que efetivamente se aplica aos SUVs: a altura ao solo facilita a entrada no carro, tanto para adultos como para crianças de colo, e faz com que não raspe tanto no chão em passeios e lombas. De resto são só desvantagens.

Eu vejo apenas uma vantagem prática e que efetivamente se aplica aos SUVs: a altura ao solo facilita a entrada no carro, tanto para adultos como para crianças de colo, e faz com que não raspe tanto no chão em passeios e lombas. De resto são só desvantagens.

A vantagem sabem-no bem que os usa.
O resto é conversa de esplanada.

Quem usa, que eu conheço, indica essa como a principal vantagem.

Sem dúvida é uma das.
A volumetria da bagageira também é muito útil para colocar aqueles objectos com formas mais estranhas.
A altura extra dá outro desafogo a quem vai lá dentro.
A altura ao solo se associada a um pneu de perfil mais alto evita contactos mais perigosos com passeios e lombas.
Muitas vezes critica-se esta questão da altura ao solo, mas a verdade é que na grande maioria essa altura ao solo na grande maioria dos automóveis foi bastante reduzida e hoje temos d eandar sempre com 7 olhos a estacionar par anão deixar ficar um bocado de parachoques numa esquina de um parachoques.
Como tal estes crossovers/ suvs vêm também facilitar esse tipo de uso.
Aliado a uma transmissão 4x4 a conversa já é outra e conforme os modelos pode-se tirar bastante proveito dessa mais valia, assim o dono queira.

Resumindo:
Um SUV é sempre melhor que uma berlina/sw equivalente em tudo o que está relacionado com uso e acesso ao habitáculo.
Uma berlina é melhor em tudo o que se relaciona com performance e comportamento, mas a condução já é uma questão de gosto, e se calhar até são mais os que preferem um carro elevado, a uma posição lá bem enterrada.

Mas é tudo uma questão de gosto.

Resumindo:
Um SUV é sempre melhor que uma berlina/sw equivalente em tudo o que está relacionado com uso e acesso ao habitáculo.
Uma berlina é melhor em tudo o que se relaciona com performance e comportamento, mas a condução já é uma questão de gosto, e se calhar até são mais os que preferem um carro elevado, a uma posição lá bem enterrada.

Eu gosto de tudo, cada coisa tem o seu lugar.

Mas há um troço que eu faço há muitos anos, são 29 kms de curvas de terceira (no caso do Evoque), rectas curtas, e curva contra curva. O piso é bom em alturas, sofrível noutras.

Ainda no fim de semana passado fiz essa estrada sozinho de Evoque, e foi dia de meter pela primeira vez a faca nos dentes com ele. Não apanhei mais nenhum carro e posso dizer que retirei prazer da condução no SUVzeco.

Os limites são muito mais altos do que parecia no inicio, e duvido que 90% dos seus utilizadores sequer lá cheguem perto.

Posto isto, eu que sempre fui algo critico destes veículos, talvez pelo meu "background" de TT's puros e duros, hoje em dia acho que são um "all rounder" muito capaz, difícil de bater em versatilidade.

Resumindo:

Acaba por ser um contrasenso pois o peso que os consumos hoje em dia têm no panorama automóvel, não vejo que os puros que tanto criticam os suvs tiram partida dos seus rasteiros nesse sentido da dinâmica tirando poucos exemplos.
Mas sim o uso SUV pressupõe a partilha do carro com os outros e com outras atividades tal como o nome indica.

Depois ha as situacoes que nos faz sorrir.

Fui a milao e nao vimos que o passeio acabava. Ia a 30 e um passeio de 20 cms. No GLA consequencias zero.

Se tivessemos ido no Z4 provavelmente era 1 desastre.

Acaba por ser um contrasenso pois o peso que os consumos hoje em dia têm no panorama automóvel, não vejo que os puros que tanto criticam os suvs tiram partida dos seus rasteiros nesse sentido da dinâmica tirando poucos exemplos.
Mas sim o uso SUV pressupõe a partilha do carro com os outros e com outras atividades tal como o nome indica.

Concordo plenamente!
A sociedade é assim, tem uma boa dose de tendência para o exagero, não que não tenham razão, mas as diferenças na maioria dos casos não é tanta como fazem parecer. E começa logo pela imprensa.
Depois à malta que não tem muita noção do que diz, caindo no exagero de um radicalismo que só lhes fica mal
A este propósito ainda ontem vi num grupo do facebook malta que diz por exemplo, que carro francês não presta, sem no entanto olhar para tudo à volta e perceber que há bons e maus. Isto a propósito do novo Dácia Duster, que descamba logo para o 1.5 Dci, e automaticamente para a generalização.

tem andado parado este tópico
Para os que ainda acham que é moda...estranhamente não param de aparecer novidades todos os meses
23130982_10155669338739404_5761515684746309678_n.jpg

Voltar
Superior