Suvs - Porquê???

Dr1v3r

New member
Quem me conhece sabe que eu sou defensor dos "lotus" do mercado automóvel, carro baixos e com pouco peso/relação peso potência interessante... E nunca compreendi o porquê dos Suvs, ainda pra mais do ponto de vista dinâmico tem "tudo" para falhar, e não me digam que adornar em curva é divertido... Ainda pra mais, e a confirmar o que já sabia, li que o tamanho, peso, aerodinâmica etc tipicos desse segmento prejudicam os consumos. Os donos desses veículos argumentam como Grande grande vantagem o facto de estarem mais altos e verem melhor os outros... Ora com a tendencia actual em que cada vez se ve mais suvs la se vai a vantagem, ficam todos a mesma altura...
Porquê suvs?

Quem me conhece sabe que eu sou defensor dos "lotus" do mercado automóvel, carro baixos e com pouco peso/relação peso potência interessante... E nunca compreendi o porquê dos Suvs, ainda pra mais do ponto de vista dinâmico tem "tudo" para falhar, e não me digam que adornar em curva é divertido... Ainda pra mais, e a confirmar o que já sabia, li que o tamanho, peso, aerodinâmica etc tipicos desse segmento prejudicam os consumos. Os donos desses veículos argumentam como Grande grande vantagem o facto de estarem mais altos e verem melhor os outros... Ora com a tendencia actual em que cada vez se ve mais suvs la se vai a vantagem, ficam todos a mesma altura...
Porquê suvs?

Porquê carros baixos como os lotus, onde é super difícil entrar, sem conforto, espaço, pouco práticos e aptos para o dia a dia?
Porque existem pessoas que gostam e compram.

Porquê carros baixos como os lotus, onde é super difícil entrar, sem conforto, espaço, pouco práticos e aptos para o dia a dia?
Porque existem pessoas que gostam e compram.
Coloquei o Lotus entre aspas... Não significa que sejam Lotus, utilizei Lotus quase como conceito. A questão é que os carros já foram mais baixos, e nao deixavam de ser práticos... com esta revolução suv, alguns segmentos perderam modelos mais baixos em virtude do suv...

Eu acho q gostos não se discutem.
Do ponto de vista técnico, se fosse legislador, obrigaria a q todos os carros ligeiros deveriam ter um peso e um centro de gravidade rigorosamente balizados. Tendencialmente padronizado.
Porém, daqui a 15 -20 anos vão acabar praticamente todos os acidentes por via dos sistemas de condução autónoma e acisstencia...

Do ponto de vista técnico, se fosse legislador, obrigaria a q todos os carros ligeiros deveriam ter um peso e um centro de gravidade rigorosamente balizados. Tendencialmente padronizado.
É uma questão pertinente, por acaso. Porque anda toda a gente preocupada com o consumo de petróleo e as emissões de CO2, os fabricantes têm metas muito difíceis de cumprir, em muitos países como Portugal paga-se impostos forte e feio sobre coisas como a cilindrada do motor, mas ninguém parece preocupado com o facto de se continuarem a vender muitos carros "ligeiros" próximos das duas toneladas que levam as mesmas pessoas e ás vezes com o mesmo espaço no habitáculo de um Clio.

É que por exemplo um carro tipo Classe S é grande e pesado mas realmente tem muito espaço para os ocupantes, mas muitos SUVS, não apenas aqueles mais citadinos mas mesmo muitos já de dimensões generosas, não têm mais espaço que um vulgar segmento C ou D mais compacto. São grandes porque sim.

E não me venham com a história das capacidades TT porque eu bem os vejo a travar a fundo e passar nas lombas e passadeiras ao relanti porque têm medo de riscar um pneu [:D] A esmagadora maioria dos compradores destes carros nunca se vai aventurar com eles fora do alcatrão.

Eu não refiro uma questão de gostos, eu falo mesmo tecnicamente.. quando se faz tanta coisa para reduzir consumos e ter menores emissoes... O Suv para mim tecnicamente tem o efeito contrário... "anula" parte das melhorias

Relativamente ao primeiro post: é um bocado infantil não compreender que as pessoas têm preferências diversas.

Eu não acho que seja uma questão de espaço ou de subir passeios. Os SUV também permitem uma posição de condução mais elevada (há pessoas que gostam), melhor visibilidade e melhor acesso (é mais fácil entrar e sair).

Eu não tenho nada contra os SUV, exceto o preço. Acho ridículo o que andam a cobrar por SUV...

Last edited:
Suvs - Porquê???

Além de subir passeios, temos a parte psicológica de ter um carro mais alto com aspeto de jipe e quererem imitar os americanos que adoram este tipo de carros (mexe com o ego de muitos dos seus donos ).
Em relação ao lado prático, uma carrinha também é prática, tem bom espaço (qualquer carrinha do segmento C tem mais espaço que um SUV do segmento do QQ) e tem melhor aerodinâmica.

Last edited:
Além de subir passeios, temos a parte psicológica de ter um carro mais alto com aspeto de jipe e quererem imitar os americanos que adoram este tipo de carros (mexe com o ego de muitos dos seus donos ).

Bem, um carro à "lotus" é ótimo para entrares como se de um desportivo se tratasse, isso deve mexer muito nos egos dos "Fangios" que andam para aqui em Portugal. Gostos não se discutem...

Relativamente ao primeiro post: é um bocado infantil não compreender que as pessoas têm preferências diversas.

Eu não acho que seja uma questão de espaço ou de subir passeios. Os SUV também permitem uma posição de condução mais elevada (há pessoas que gostam), melhor visibilidade e melhor acesso (é mais fácil entrar e sair).

Eu não tenho nada contra os SUV, exceto o preço. Acho ridículo o que andam a cobrar por SUV...
"Alto e para o baile, que apalparam o cu a minha filha..." Infantil? Vamos lá ver uma coisa, eu não tenho nada contra o direito a escolha ou opinião dos outros, nada mesmo, posso ter expressado mal o que queria dizer(estava acabadinho de acordar) mas a questão é acima de tudo, quando se reduzem tamanhos de motor etc por causa das emissões, faz sentido suvs? Para mim é igual a alguém chegar pra mim e dizer "toma lá o dinheiro que me emprestaste, que assim fico mais descansado com a dívida paga, mas agora empresta ai de novo que preciso dele"

Os carros, para 90% dos condutores não são brinquedos para curtir umas curvas na broa. São meios de transporte que servem basicamente para levar pessoas do ponto A ao ponto B.

Nesse aspeto, até o que fazia melhor esse serviço familiar mais funcional era o MPV que é basicamente um minibus.

Depois muita gente começou a entrar na moda de comprar jipes TT á antiga e ai apareceram os SUV que são um mix dos dois conceitos, com as vantagens de ambos.

Á priori nunca teria um SUV/CUV mas acabei por escolher um percebendo as vantagens quando se anda habitualmente sobre pisos saturados de buracos, lombas etc. Sendo também basicamente para o serviço familiar + as voltinhas do dia a dia onde costumamos levar com bastante transito, um desportivo leve e baixinho não está, digamos assim, no seu meio natural.

ok, percebi agora melhor o teu ponto de vista, Dr1ver

A redução dos consumos e emissões é desejável, mas não à custa da funcionalidade. E um SUV atual gasta menos que um MPV equivalente de há 10 anos atrás, portanto, também neste tipo de carros está a ocorrer uma redução de consumos.

Os SUVs actuais no fundo vieram substituir os MPV tendo uns elementos de estilo que os tornam estéticamente mais elegantes que os MPV (regra geral).
Para mim as vantagens que tem sobre os carros são precisamente a facilidade de entrar e sair devido á posição mais elevada. Em tudo o resto os carros são melhores.

Mas pergunta a qualquer Maria e querem todas um SUV. Como qualquer moda, não é ditada pelos homens. [:D]
Um casal amigo meu está á procura de carro novo e estão á procura de um SUV. Porquê? Porque ela não gosta de carrinhas... Mas SUVs já está bem. :sh)

Os SUVs actuais no fundo vieram substituir os MPV tendo uns elementos de estilo que os tornam estéticamente mais elegantes que os MPV (regra geral).
Para mim as vantagens que tem sobre os carros são precisamente a facilidade de entrar e sair devido á posição mais elevada. Em tudo o resto os carros são melhores.

Mas pergunta a qualquer Maria e querem todas um SUV. Como qualquer moda, não é ditada pelos homens. [:D]
Um casal amigo meu está á procura de carro novo e estão á procura de um SUV. Porquê? Porque ela não gosta de carrinhas... Mas SUVs já está bem. :sh)
Eu sei como é... Tenho procurado carro e aqui pelo fórum acham-me indeciso... A minha tem dificultado a coisa

A redução dos consumos e emissões é desejável, mas não à custa da funcionalidade. E um SUV atual gasta menos que um MPV equivalente de há 10 anos atrás, portanto, também neste tipo de carros está a ocorrer uma redução de consumos.

Um MPV actual também gasta menos.

A questão é que um MPV aos olhos de muita gente é um tijolo ou caixote, enquanto que o SUV com um desenho mais consensual, torna-se mais apelativo.

basicamente é as tendências, modas e gostos, tem de haver mercado para todos, claro que tudo tem épocas relativamente a modas, neste momento o que está em vouga é os SUV's, outrora foi os MPV's , as carrinhas tourer, os sedáns, pequenos desportivos...

isto é como tudo a seguir aos SUV's será outra coisa qualquer, interessa é que cada um fique satisfeito e tenha um carro que lhe enchas as medidas, seja que estilo e segmento for, o resto é conversa...

Giro. Duas experiências:

O meu chefe tinha um CLA 45 AMG. Trocou por uma E200d e por fim aterrou numa V250d. Quando fui almoçar com ele e com a família dele, percebi porquê.

Eu e a minha mulher estamos em processo de decisão sobre o que fazer à vida: se regresso para PT ou se ela zarpa em direcção à Holanda. Se ficarmos por Maastricht, vendemos o Countryman dela (o meu A5 já foi há uns meses) e aí ficamos com duas propostas em mente: uma E220d ou uma certa e determinada C que tenho na cabeça... ambas carrinhas. Serão os objectivos, ainda que mudanças possam acontecer.

Mas sim, os olhos dela vagueiam normalmente para coisas mais altas, desde que não demasiadamente grandes. Adora o GLC, sobretudo o coupé, mas acha o GLE coupé uma estupidez de enormidade. Quando comprámos, foi o Countryman, como podia ter sido o 500X ou um QQ. Piada: o outro concorrente sério foi o B.

Back