Eu comecei a usar Voip em Dezembro e entretanto até converti o meu pai que é completamente leigo nesta matéria e só sabe o básico.
Basicamente apenas precisas de net no telemóvel e fazes chamadas a ~0,005€ por min.
No meu caso utilizo o Rebvoice.
Cheap international calls anywhere you are, anywhere you call
Registas-te, instalas a app MobileVoip no teu smartphone, carregas com 10€ no mínimo (com taxas vai para ~12€; pelo que li, se colocares o teu país como Andorra não pagas taxas mas deixas de poder carregar no MB) e está feito.
A grande vantagem é que quem está do outro lado não precisa de net, nem smartphone, nem nada do género e o teu número aparece como se de uma chamada normal se tratasse.
Acrescenta ainda o facto de poderes associares mais que um número à tua conta e assim alternas de identificação no destinatário de forma muito rápida e eficaz.
Uma coisa que descobri à pouco tempo foi que, uma vez que eu e o meu pai partilhamos a mesma conta, se um estiver em chamada o outro poderá usar simultaneamente sem qualquer problema.
Caso não tenhas um plano de dados associado, neste momento a melhor solução é a UZO onde por apenas 2,90€ tens 200mb mensais sem nenhum carregamento obrigatório mensal e chamadas a 8 cent por min para todas as redes.