Taxas moderadoras nos internamentos hospitalares?

citação:Originalmente colocada por jcpr

André,

Eu até compreendo que hajam taxas moderadoras.

Mas não estou a ver elas a moderarem nada se o serviço é obrigatório. O internamento pós-cirúrgico é quase sempre obrigatório e sinceramente não estou a ver ninguém a querer ficar internado no hospital após uma operação. Fica-se lá porque tem que se ficar.

Talvez tu como médico possas dizer se existem abusos também nos internamentos pós-cirúrgicos.

Já agora se me permitem, a justiça social faz-se nos impostos, não em qualquer outras taxas!
Exactamente!:)

Já agora se me permitem, a justiça social faz-se nos impostos, não em qualquer outras taxas!
Não concordo com essa afirmação, porque levada ao limite nenhum de nós deveria pagar mais nada por qualquer bem/serviço prestado pelo Estado.

Parece-me que nos falta debater em concreto que modelo de Estado pretendemos e quanto queremos gastar nele.

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

Não concordo com essa afirmação, porque levada ao limite nenhum de nós deveria pagar mais nada por qualquer bem/serviço prestado pelo Estado.

Parece-me que nos falta debater em concreto que modelo de Estado pretendemos e quanto queremos gastar nele.

IMHO, ou se faz a justiça social nos impostos, e não nas taxas, ou vice-versa.

Agora um sistema extremamente complexo, com duas componentes de justiça social, não vai funcionar, como aliás nunca funcionou.

Ponham impostos iguais para todos, e ponham taxas a sério pelos serviços, indexados ao rendimento de cada um.

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

André,

Eu até compreendo que hajam taxas moderadoras.

Mas não estou a ver elas a moderarem nada se o serviço é obrigatório. O internamento pós-cirúrgico é quase sempre obrigatório e sinceramente não estou a ver ninguém a querer ficar internado no hospital após uma operação. Fica-se lá porque tem que se ficar.

Talvez tu como médico possas dizer se existem abusos também nos internamentos pós-cirúrgicos.

Exactamente!:)

Exactamente e não é nenhuma utopia de sistema ou algo impossivel de fazer em Espanha funciona assim:)

citação:Originalmente colocada por André

...
Se o Estado considera que os seus trabalhadores devam ter um "seguro de saúde" próprio então que mude as regras e que estes passem a descontar mais de 1% ou lá o que é do ordenado.
...
Repara na lógica da coisa. É que assim, com 1% do bolso deles e talvez uns 7 a 10% do nosso bolso (realmente gostaria de ver nas contas do Estado o custo real da ADSE) é fácil falar de barriga cheia.

Assim, até eu gostaria de ser tratado.

Mas não, pago aquilo que me exigem pelo SNS e para ter acesso a uma operação (não é nada de dramático, diga-se...), tenho de esperar 5 anos no mínimo, porque a tendência neste caso é de aparecerem casos do foro oncológico e naturalmente passam-me à frente.

Mas isso acontece com o sem ADSE ;)

Acho que vai aqui uma grande confusão e desinformação...

...ora vejam lá o que o ministro defende...

citação:
De acordo com fonte do gabinete de Correia de Campos, "a medida ainda está a ser estudada", mas tem, à partida, um objectivo: fazer perceber que "há um preço a pagar pela saúde". Por agora, pouco mais se sabe, a não ser que o próprio titular da pasta espera, desta forma, moderar o acesso e valorizar mais o serviço e os actos prestados nas unidades hospitalares. Isto à semelhança do que "aconteceu com as mudanças introduzidas na política do medicamento, em que se acabaram com as comparticipações a 100% e o utente percebeu que tinha que pagar por uma substância que é cara. "Sobre quem está a analisar a matéria, qual o impacto da medida, como e quando deverá ser aplicada "não há dados concretos", disseram-nos. "A ideia do senhor ministro já é aplicada em França, onde os internamentos e as cirurgias ambulatórias - que não necessitam de internamento - são taxadas em 30%", justificou a mesma fonte, salvaguardando que "55% da população portuguesa está isenta do pagamento das taxas moderadoras".

in DN

Não percebo o escândalo.

E como vêem...devia estar contra.

citação:
No entanto, tais argumentos não convencem gestores, médicos ou doentes. Para uns e outros, a solução não resolverá problemas de gestão ou de racionalização de recursos, nomeadamente de camas nos hospitais, e só atingirá o doente. Tão pouco importa que "a ideia seja importada de França. Não temos a qualidade de vida dos franceses", sublinhou a presidente da Federação Nacional dos Médicos (FNAM).

Pedro Nunes, bastonário dos médicos, diz que se "a taxa for demasiado alta, poderá restringir o acesso do doente à saúde, contrariando os princípios da equidade e de um sistema tendencialmente gratuito; se for demasiado baixa não se justifica do ponto de vista económico e será inútil". A medida "não resolve o problema dos internamentos nem das intervenções cirúrgicas, cujas técnicas devem ser escolhidas mediante outros critérios". Para o bastonário, a justificação do ministro, quanto à necessidade de moderar o acesso e valorizar os actos, não é uma forma de questionar se há ou não internamentos ou cirurgias desnecessárias. "Penso que só quis lançar o debate", afirmou.

É tal e qual. Eu, lá porque entrei este ano e logo na primeira tentativa, não vou deixar de achar que é ESTUPIDO e VIOLENTO que um aluno tenha que ter média à volta e na maior parte dos anos superior a 18 para entrar.

A minha opinião mantém-se [:P] E o que eu defendo...também [:P]

citação:Originalmente colocada por Nephilim

Exactamente e não é nenhuma utopia de sistema ou algo impossivel de fazer em Espanha funciona assim:)
Conheço por experiência própria o sns de Espanha e fiquei fã do modo como fui atendido numa urgência de um Hospital lá atrás do coiso do Judas. É que nem sequer estamos a falar de coisas ultra e super sofisticadas de Países RICOS.

Mas isso só me faz ficar mais desolado com o sistema em vigor em Portugal.

Sabemos que os tradicionais sistemas de protecção social estão a ser repensados em toda a Europa. Por um lado as pessoas querem mais, por outro não é possível dar o mesmo tratamento de TOP a todos.

No Dubai talvez, mas isso é outra coisa.

Mas se perguntares a um Espanhol, Francês, Inglês ou outro Europeu e na sua maioria vão-te dizer que o sistema que têm é uma me.rda. QUerem mais.

Mas para terem mais, alguém tem que pagar.

Não é isso sequer que estamos aqui a discutir. Porque não estamos em Espanha ou noutros sítio. Eu aqui proponho que como o serviço é inefeciente, que se melhore o serviço indo buscar receitas a quem as possa fornecer, ou seja quem tem mais posses.

É só isso.

Depois de termos o sns nivelado por uma qualidade aceitável, permitir os tais luxos que vemos os outros a ter neste momento.

Uma imagem, vale...

200692105941_Clip.jpg

Fonte

Neste caso mil palavras...

citação:(...)o que se nota é que Portugal é o primeiro país da Zona Euro e o segundo país de entre os 23 a aumentar a carga fiscal total (que inclui todos os impostos e ainda as contribuições para a Segurança Social), em 1.5% do PIB, o que (i) nos levará do 16º lugar em 2005 para 13º em 2008; (ii) nos aproximará perigosamente da média destes 23 países neste ano; e (iii) nos deixa já acima de Reino Unido, Irlanda e Espanha, e também de seis países da Europa de Leste que em Maio de 2004 aderiram à UE (quadro 2). E se em relação a estes países e à Irlanda tal facto já não é propriamente uma novidade, é confrangedor constatar que a Espanha passará a ter, a partir de 2006 (inclusive) uma carga fiscal total menor do que Portugal (35.5% do PIB contra 36.1%, respectivamente), sendo essa diferença progressivamente alargada até 2008. É ainda de notar que o país que mais aumentará a sua carga fiscal até 2008, a Letónia, tem margem suficiente para o fazer: de facto, nesse ano, mesmo assim, o peso dos seus impostos e contribuições no PIB será o terceiro mais baixo dos 23 países apresentados (31.7%), a «léguas» de distância da média.

E, em média, o que se passa neste grupo de países é que a carga fiscal em percentagem do PIB baixa, até 2008, 0.5 pontos percentuais – um movimento contrário ao que teremos em Portugal. Deveria a Europa ser mais agressiva fiscalmente, para melhor competir a nível global? Sem dúvida. Mas então, o que dizer de Portugal?(...)

http://www.negocios.pt/default.asp?SqlPage=Content_Opiniao&CpContentId=270173

Segundo a mesma fonte:

O resultado de tudo isto? Infelizmente – repito, infelizmente –, em 2008, seremos ainda menos competitivos (pela via fiscal), a economia não terá recuperado, com todas as implicações que daí advirão, e o problema do défice estará, como hoje, ainda por resolver. Nessa altura, quer o Governo quer Bruxelas deverão assumir as suas responsabilidades. Mas o pior, o pior mesmo, é que a nossa situação terá, globalmente, piorado.

Convém notar que estes nos. se referem à carga fiscal sobre o PIB.

Sendo o PIB curto, qualquer carga fiscal é enorme.

A despesa pública sobre o PIB é de 45.1%. O tal monstro.

Mas os nos. só por si não reflectem nada. Porque o PIB de Portugal não é o mesmo da Suécia nem de Espanha....

Segundo a mesma fonte:

O resultado de tudo isto? Infelizmente – repito, infelizmente –, em 2008, seremos ainda menos competitivos (pela via fiscal), a economia não terá recuperado, com todas as implicações que daí advirão, e o problema do défice estará, como hoje, ainda por resolver. Nessa altura, quer o Governo quer Bruxelas deverão assumir as suas responsabilidades. Mas o pior, o pior mesmo, é que a nossa situação terá, globalmente, piorado.

Convém notar que estes nos. se referem à carga fiscal sobre o PIB.

Sendo o PIB curto, qualquer carga fiscal é enorme.

A despesa pública sobre o PIB é de 45.1%. O tal monstro.

Mas os nos. só por si não reflectem nada. Porque o PIB de Portugal não é o mesmo da Suécia nem de Espanha....

Exacto.

Voltar
Superior