Tensão no Irão

Mas é necessário dar o bom exemplo e não alinhar-se pela mediocridades dos outros. [;)]

Os alemães deram-no, bem como os húngaros, austríacos, e mesmo polacos, ao comprar grandes quantidades de pitrol e gás russo, agora suspiram pelo preço...

Os Américas fizeram melhor, drill baby, drill baby, e são potência autossuficiente neste momento, opções estratégicas, [;)]

A UE diz que o é, sabes que a rapaziada quer é energia acessível [:cool:], os ecotontos que vão bugiar para outro lado.

Por acaso não diz mas ok.
Os "ecotontos" da península ibérica cuja eletricidade está muito menos exposta a esta hecatombe?
Daqui a pouco estamos a falar como a Rita Matias quando veio para a televisão falar de SMRs.

Alguns pontos sobre a guerra:

O Irão foi destruído mas continua a atacar a vizinhança toda. 🤷🏻‍♂️

Quer a saída dos americanos das bases usadas para atacar o Irão, caso contrário continuam a atacar os países que têm essas bases.

As defesas não são 100% impenetráveis aos mísseis e drones iranianos, logo estão a causar estragos.

Os estados do golfo agora precisam decidir, ou vergam á chantagem iraniana e pedem aos americanos para sair (nem sei se estes sairiam) ou tentam continuar a defender as infra-estruturas energéticas, que não tem dado bons resultados.

Assim ou os americanos conseguem derrotar o Irão rapidamente ou os 20% do petróleo mundial é para esquecer.

Não vai ser só uma questão de preço, vai ser preciso consumir menos, pela simples razão que não vai haver, podem chorar, bater com os pés no chão… não há.

Mas mesmo que os americanos apostem tudo e destruam o Irão… acho que vão fazer os europeus sofrer e vamos pagar o petróleo caríssimo.

Acho que perdemos, seja qual for o desfecho desta guerra.

Ou não, vai ser duro mas vamos partir para uma menor dependência energética, desta vez a força.

Mas é isto constantemente o que os nossos lideres têm feito.
O caso do acordo do Mercosul é um bom exemplo.
Alguém acha que a produção da carne que vem da América do Sul tem o controlo de qualidade e o rigor sanitário que tem a carne produzida cá na UE?
Mas lá está, se vier de fora mais barata já se contorna tudo e mais alguma coisa. Já nem se precisa de orçamentar valores para a PAC, é menos uma despesa imediata.
Quando um dia nada se produzir aqui, eles vão dizer-nos quanto custa.

Mas porque é que a carne ou os alimentos produdizos na América do Sul não podem ter controlo de qualidade ao nível da UE?

Não me parece que o Brasil tenha um pior controlo de qualidade que a Roménia, a Bulgária, a Polónia, etc..

Posso-te dizer que numa área que conheço bem (Engenharia Civil) o controlo e o rigor que existe no Brasil é superior ao que existe em Portugal.

Eu como muitas vezes camarão de aquacultura da América Central (Mercadona) e a qualidade aparentemente é excelente e não é pior de certeza que o que se produz em muitos países da UE.

Para os adeptos deste regime…

https://www.instagram.com/reel/DV9SfhGDQV7/

Imagens bem chocantes 😣

Ja agora, pq nao passam nas tvs?

Não há aqui um único user acho eu que seja adepto deste regime. Tu andas aqui a dizer mentiras apenas para te vitimizares.

O facto de uma pessoa não apoiar a invasão de um país não significa que apoie o regime desse país.

Não entendes isto?​

Tu defendes que a Europa e os EUA devem invadir todas as ditaduras do Mundo?

Palavras do Trampas:

E é isto o presidente mais poderoso do mundo. Como é que isto não poderia dar porcaria da grossa?? Temos a infelicidade de estar a assistir à pior presidência de sempre dos EUA... :sh):sh)[s)][s)][s)]

Isso é ter memória curta. As guerras do george w bush e do barack hussein foram bem piores (até agora) embora esta guerra se continuar tem potêncial para se tornar no maior desastre militar da História dos EUA.​

Last edited:
BFMTV Ontem.

Serviços de informação franceses divulgaram sobre o irão

"Temível sistema de defesa em mosaico disperso."

"Sistema dividido em 31 estruturas, cada uma delas consegue operar exércitos próprios fábricas de produção de mísseis e drones e com comando proprio. Capazes de tomar decisões autónomas."

"O arquiteto do sistema foi Muhamad Jafari que desenvolveu este sistema desde 2007 com bases nas lições aprendidas da guerra do Iraque após morte de Sadam."

"Compreendeu que quando os americanos cortam a cabeça do regime é o regime que morre."

"Irão implementou igualmente um sistema de substituição de chefias automático e imediato o que o deixa imune a ataques de decapitação"

Traduzi só porque acho importante as pessoas tenham noção da situação actual vista por um serviço de informações europeu.

Podem comparar com o que dizem os americanos também.

Pode seguir.

Mas porque é que a carne ou os alimentos produdizos na América do Sul não podem ter controlo de qualidade ao nível da UE?

Não me parece que o Brasil tenha um pior controlo de qualidade que a Roménia, a Bulgária, a Polónia, etc..

Posso-te dizer que numa área que conheço bem (Engenharia Civil) o controlo e o rigor que existe no Brasil é superior ao que existe em Portugal.

Eu como muitas vezes camarão de aquacultura da América Central (Mercadona) e a qualidade aparentemente é excelente e não é pior de certeza que o que se produz em muitos países da UE.

Não há aqui um único user acho eu que seja adepto deste regime. Tu andas aqui a dizer mentiras apenas para te vitimizares.

O facto de uma pessoa não apoiar a invasão de um país não significa que apoie o regime desse país.

Não entendes isto?​

Tu defendes que a Europa e os EUA devem invadir todas as ditaduras do Mundo?

Isso é ter memória curta. As guerras do george w bush e do barack hussein foram bem piores (até agora) embora esta guerra se continuar tem potêncial para se tornar no maior desastre militar da História dos EUA.​

Sobre as questões que colocas acho que não vale a pena perder grande tempo em debate-las, mas essa do controlo maior que encontras na engenharia civil brasileira deve ter emergido da qualidade das favelas que por lá há certamente.
Continuas numa luta inglória a defender o maior imbecil do planeta da história moderna.
Até há pouco tempo achava que a eleição de trump nos EUA deveria ser um caso de estudo. Hoje acho que quem por esta altura ainda o defende também deveria ser estudado.
Nem com a realidade a entrar-nos pelo cérebro adentro todos os dias.
Impressionante.

Trump volta a falar em usar armas nucleares, em resolver a situação em dois minutos.

O tipo é capaz de tudo só para não ser divulgado que ele é um pedófilo.

Trump volta a falar em usar armas nucleares, em resolver a situação em dois minutos.

O tipo é capaz de tudo só para não ser divulgado que ele é um pedófilo.

Onde estão as provas de que ele é um pedófilo? O Ferro Rodrigues e o Paulo Pedroso (para ti) também são pedófilos?

Não consegues ser honesto nem justo só porque não gostas de alguém!

Pessoas como tu são perigosas porque são capazes de acusar os outros de falsidades e crimes hediondos por razões pessoais e políticas!

Sobre as questões que colocas acho que não vale a pena perder grande tempo em debate-las, mas essa do controlo maior que encontras na engenharia civil brasileira deve ter emergido da qualidade das favelas que por lá há certamente.
Continuas numa luta inglória a defender o maior imbecil do planeta da história moderna.
Até há pouco tempo achava que a eleição de trump nos EUA deveria ser um caso de estudo. Hoje acho que quem por esta altura ainda o defende também deveria ser estudado.
Nem com a realidade a entrar-nos pelo cérebro adentro todos os dias.
Impressionante.

Mas qual luta, eu defendo factos, eu considero esta guerra um desastre tanto para os EUA como para o Mundo, mas o mandato do Trump não se resume a esta guerra. O mandato do Donald Trump internamente tem sido bom. Tu não consideras por exemplo o facto da taxa de homícidios ter atingido o nível mínimo de sempre nos EUA uma coisa positiva? O facto dos preços dos medicamentos ter atingido em 2025 um mínimo de muitos anos? A imigração ilegal ser hoje virtualmente zero? A redução em mais de 20% das mortes por overdoses? A redução dos impostos para a Classe Média? O record de investimento privado de sempre num ano? Etc.?

Mas para ver a tua coerência (ou falta dela), diz-me lá se o que achas do george w bush e do barack hussein e das guerras começadas por eles que causaram o caos no Médio Oriente e no Norte de África e a morte e deslocamento forçado de milhões de pessoas?

Alguém que resume o Brasil às favelas (que nem representa 10% do total de habitações que existem no Brasil) está tudo dito. Há muita coisa em que o Brasil é melhor que Portugal sim.

Mas qual luta, eu defendo factos, eu considero esta guerra um desastre tanto para os EUA como para o Mundo, mas o mandato do Trump não se resume a esta guerra. O mandato do Donald Trump internamente tem sido bom. Tu não consideras por exemplo o facto da taxa de homícidios ter atingido o nível mínimo de sempre nos EUA uma coisa positiva? O facto dos preços dos medicamentos ter atingido em 2025 um mínimo de muitos anos? A imigração ilegal ser hoje virtualmente zero? A redução em mais de 20% das mortes por overdoses? A redução dos impostos para a Classe Média? O record de investimento privado de sempre num ano? Etc.?

Mas para ver a tua coerência (ou falta dela), diz-me lá se o que achas do george w bush e do barack hussein e das guerras começadas por eles que causaram o caos no Médio Oriente e no Norte de África e a morte e deslocamento forçado de milhões de pessoas?

Alguém que resume o Brasil às favelas (que nem representa 10% do total de habitações que existem no Brasil) está tudo dito. Há muita coisa em que o Brasil é melhor que Portugal sim.

Tu não podes ou não devias justificar um absurdo com outro, isto relativamente às comparações que fizeste entre presidentes.
Quanto aos dados de criminalidade, imigração, etc, a economia americana não vive disso.
Sobre o que se está a passar, a procissão ainda vai no adro. No final faremos as contas todas das consequências das decisões do teu querido lider.

Ainda sobre a especlação que se tem feito (e bem) das razões que levaram Trump a bombardear o Irão, li que tem a ver com o facto destes não estarem a negociar o crude na moeda americana à imagem do que acontecia também na Venezuela. A Venezuela já sabia disso. O principal comprador de petróleo venezuelano eram os chineses e negociavam directamente há uns 10 anos a esta parte até porque deixaram de poder emitir e comercializar divida.
Esta questão é por demais importante já que aquando da primavera árabe ali por 2010, constou-se que a intervenção dos EUA teve a ver também com o facto de alguns daqueles países hostis aos americanos estarem a negociar o petróleo fora do dólar.

Não tenhamos dúvidas: o que ainda mantêm a economia americana é o petrodólar. Se houver aqui uma alteração, a economia americana é reduzida a pó, com arrasto a muitas economias. O Japão é o país com maior divida americana do mundo, mas todos têm resevas em dólar usd. Sabendo-se da forma paciente e na perspectiva de longo prazo como pensam os chineses, eu deduzo que já têm as coisas planeadas sobre este tema.
Entretanto os juros da divida dos países dispararam ontem.
Tudo a correr bem.

Irão é de Lisboa a Praga, a América ou os israelitas vão nuclear o quê? O país todo?

Vão armar uma de Japão e destruir 2 cidade e ver o que dá?

Boa sorte, desta vez não são os únicos a ter armas nucleares.

Irão é de Lisboa a Praga, a América ou os israelitas vão nuclear o quê? O país todo?

Vão armar uma de Japão e destruir 2 cidade e ver o que dá?

Boa sorte, desta vez não são os únicos a ter armas nucleares.

Trump se tiver a lucidez de não piorar as coisas, é manter a narrativa que destuiram tudo, que ganharam a guerra e os objectivos foram cumpridos para sair de fininho o quanto antes.
Pelo menos para já, a ver se a tensão mundial abranda e as economias de alguma forma aliviam.
Mais à frente veremos o que se vai passar pelas bandas do médio oriente.

Tu não podes ou não devias justificar um absurdo com outro, isto relativamente às comparações que fizeste entre presidentes.
Quanto aos dados de criminalidade, imigração, etc, a economia americana não vive disso.
Sobre o que se está a passar, a procissão ainda vai no adro. No final faremos as contas todas das consequências das decisões do teu querido lider.

Ainda sobre a especlação que se tem feito (e bem) das razões que levaram Trump a bombardear o Irão, li que tem a ver com o facto destes não estarem a negociar o crude na moeda americana à imagem do que acontecia também na Venezuela. A Venezuela já sabia disso. O principal comprador de petróleo venezuelano eram os chineses e negociavam directamente há uns 10 anos a esta parte até porque deixaram de poder emitir e comercializar divida.
Esta questão é por demais importante já que aquando da primavera árabe ali por 2010, constou-se que a intervenção dos EUA teve a ver também com o facto de alguns daqueles países hostis aos americanos estarem a negociar o petróleo fora do dólar.

Não tenhamos dúvidas: o que ainda mantêm a economia americana é o petrodólar. Se houver aqui uma alteração, a economia americana é reduzida a pó, com arrasto a muitas economias. O Japão é o país com maior divida americana do mundo, mas todos têm resevas em dólar usd. Sabendo-se da forma paciente e na perspectiva de longo prazo como pensam os chineses, eu deduzo que já têm as coisas planeadas sobre este tema.
Entretanto os juros da divida dos países dispararam ontem.
Tudo a correr bem.

Eu sou talvez o user neste tópico que mais tem condenado esta guerra. Tu deves-me estar a confundir com outro user qualquer.

Eu fiz-te uma simples pergunta, tu consideras o barack hussein e o george w bush como os maiores imbecis do planeta da história moderna por causa do desastre que eles causaram no Mundo?

O Trump tem feito muita coisa boa mas se ele prolongar muito esta guerra isso terá efeitos nefastos não apenas nos EUA como no resto do Mundo o que vai eliminar todas as medidas boas que ele tomou e que melhoraram muito a vida da Classe Média, mais segurança pública, menos impostos, menos custos dos medicamentos, etc..

Obviamente que se ele não acabar com este desastre dentro de pouco tempo, eu não o conseguirei apoiar mais e passará a ser como os genocidas barack hussein e george w bush.

Eu estou farto de repetir isto, eu condeno esta guerra mas a intervenção na Venezuela foi brilhante por ter sido rápida e eficaz, o Irão é um Mundo completamenter diferente, é um país muito mais organizado com uma população que apoia mais o regime do que na Venezuela e é do outro lado do Mundo enquanto a Venezuela é o quintal dos EUA. Esta guerra tinha tudo para correr mal e é pena que ele tenha ido atrás do genocida netanyahu para ir em frente com este desastre.

Eu sou talvez o user neste tópico que mais tem condenado esta guerra. Tu deves-me estar a confundir com outro user qualquer.

Eu fiz-te uma simples pergunta, tu consideras o barack hussein e o george w bush como os maiores imbecis do planeta da história moderna por causa do desastre que eles causaram no Mundo?

O Trump tem feito muita coisa boa mas se ele prolongar muito esta guerra isso terá efeitos nefastos não apenas nos EUA como no resto do Mundo o que vai eliminar todas as medidas boas que ele tomou e que melhoraram muito a vida da Classe Média, mais segurança pública, menos impostos, menos custos dos medicamentos, etc..

Obviamente que se ele não acabar com este desastre dentro de pouco tempo, eu não o conseguirei apoiar mais e passará a ser como os genocidas barack hussein e george w bush.

Eu estou farto de repetir isto, eu condeno esta guerra mas a intervenção na Venezuela foi brilhante por ter sido rápida e eficaz, o Irão é um Mundo completamenter diferente, é um país muito mais organizado com uma população que apoia mais o regime do que na Venezuela e é do outro lado do Mundo enquanto a Venezuela é o quintal dos EUA. Esta guerra tinha tudo para correr mal e é pena que ele tenha ido atrás do genocida netanyahu para ir em frente com este desastre.

Jewel, neste forum (e ainda são alguns milhares de utilizadores) acho que não existe nenhum user que defenda tanto esta personagem de tasco como tu.
Quanto ao resto, cansei.

Ainda ontem o que se passou com a presidente japonesa... Surreal.

Pelas conversas parece que o estreito fechado está a complicar as coisas para os planos americanos, o passo seguinte será contrariar isso.

Nestas coisas os americanos entram com a força toda e é um sucesso, o pior é depois, com o tempo percebe é que é insustentável e a coisa torna-se incontrolável.

Já vimos isto tantas vezes.

Mas pronto, já vimos que os americanos estão determinados em controlar o comércio de petróleo.

O Irão está a revelar-se um osso duro, pelo meio ainda há o Canadá e o Brasil , também vão ser pressionados para ficarem alinhados (estou curioso com o Brasil) e por fim vão aos russos.

Essa vai ser divertida.

Entretanto já andamos todos de bicicleta.

BFMTV Ontem.

Serviços de informação franceses divulgaram sobre o irão

"Temível sistema de defesa em mosaico disperso."

"Sistema dividido em 31 estruturas, cada uma delas consegue operar exércitos próprios fábricas de produção de mísseis e drones e com comando proprio. Capazes de tomar decisões autónomas."

"O arquiteto do sistema foi Muhamad Jafari que desenvolveu este sistema desde 2007 com bases nas lições aprendidas da guerra do Iraque após morte de Sadam."

"Compreendeu que quando os americanos cortam a cabeça do regime é o regime que morre."

"Irão implementou igualmente um sistema de substituição de chefias automático e imediato o que o deixa imune a ataques de decapitação"

Traduzi só porque acho importante as pessoas tenham noção da situação actual vista por um serviço de informações europeu.

Podem comparar com o que dizem os americanos também.

Pode seguir.

Yousef Pezeshkian revelou numa rede social que "figuras políticas" iranianas "estão a entrar em pânico". E que, caso o Irão não consiga parar assassinatos seletivos de Israel, "perderemos a guerra"​

O resto… é à escolha do freguês, cada um acredita no que quer ouvir.

Há outra questão a seguir nos próximos tempos.

Está o estreito de Ormuz minado?

Tudo leva a crer que os americanos acreditam nisso.

Minado como? Parece que os navios “amigos” do Irão passam.

A resposta pode estar no mapa que os iranianos apresentaram para a nova circulação no estreito, o canal principal está interditado e dizem para usar um outro canal junto à costa iraniana.

Se for verdade? E esta?

Por isso é que o trump queria os draga-minas ingleses.

Jewel, neste forum (e ainda são alguns milhares de utilizadores) acho que não existe nenhum user que defenda tanto esta personagem de tasco como tu.
Quanto ao resto, cansei.

Ainda ontem o que se passou com a presidente japonesa... Surreal.

Defendo porque tinha feito um excelente trabalho até começar esta guerra. É factual.

É óbvio que não me vais responder ao que te perguntei em relação aos genocidas george w bush e barack hussein porque sabes que te ias enterrar em incoerências.

O Trump é hoje em dia mais odiado do que o hitler, o que diz mais da nossa sociedade doente do que diz do próprio Trump.[;)]

O Trump não foi pior do que os seus antecessors, pelo contário, então é tão odiado porquê? É muito triste ao a ponto a que chegámos como sociedade.

Isto é até perigoso porque demonstra que as pessoas hoje apenas por terem posições diferentes são capazes acusar as outras de falsidades gravíssimas como fazem com o Donald Trump.

Neste fórum há vários users que detestam tanto aquilo que eu digo que se me conhecessem na vida real eram capazes de me agredir, matar ou tentar estragar a minha vida com acusações falsas.

É muito triste, é doentio o que vivemos hoje.

Back