Terá sido Fátima um engano?

Pois deviam isso aplica-se aos dois lados.

Aceitar alguns milagres como possiveis é que é no minimo imprudente.

Pois aplica-se. Mas vejamos as coisas dos 2 prismas e de uma forma isenta:
De um lado temos umas pessoas no autoforum a dizer que não houve nada, porque acham que o sol não podia ter feito o que fez.
Do outro estão pessoas que seguiram os testemunhos de dezenas de milhares de pessoas, dos jornais e de entidades desinteressadas, que falam dum fenómeno miraculoso.
É...

Pois aplica-se. Mas vejamos as coisas dos 2 prismas e de uma forma isenta:
De um lado temos umas pessoas no autoforum a dizer que não houve nada, porque acham que o sol não podia ter feito o que fez.
Do outro estão pessoas que seguiram os testemunhos de dezenas de milhares de pessoas, dos jornais e de entidades desinteressadas, que falam dum fenómeno miraculoso.
É...

E como não havia TV para filmar é o diz que disse, podia muito bem o milagre do sol ser um fenomeno fisico qualquer com uma explicação e como as pessoas não sabiam da sua existencia assumiram uma coisa natural como um milagre. Se mostras a uma pessoa que não saiba que existem imans, uma esfera a mover-se "sozinha" por acção de um iman, também vai pensar que é milagre, o nivel cultural e de informação eram muito baixo no inicio do seculo 20.
Diz-me a minha cultura que o sol é só um e se muda num sitio muda em todo o lado, quanto a isto não a volta a dar.

E não foram milhares de pessoas e as entidades que relataram os factos também não eram assim tão desinteressadas.

Última edição:
E como não havia TV para filmar é o diz que disse, podia muito bem o milagre do sol ser um fenomeno fisico qualquer com uma explicação e como as pessoas não sabiam da sua existencia assumiram uma coisa natural como um milagre. Se mostras a uma pessoa que não saiba que existem imans, uma esfera a mover-se "sozinha" por acção de um iman, também vai pensar que é milagre, o nivel cultural e de informação eram muito baixo no inicio do seculo 20.
Diz-me a minha cultura que o sol é só um e se muda num sitio muda em todo o lado, quanto a isto não a volta a dar.

E não foram milhares de pessoas e as entidades que relataram os factos também não eram assim tão desinteressadas.

Com tv a filmar é que eu não acreditava mesmo, pois podia ter sido manipulada. Até podia tar lá só uma tv e mais ninguém, que aí quem não acreditava era eu. Mas poetas, ateus e cientistas, além do povo ( que entre as pessoas até havia gente que gozava( antes do milagre) dizendo que não ia haver nada) tinham interesse? Jornais tinham interesse? Quem lhes ia pagar o quê? A irmã Lúcia ficou a ganhar alguma coisa com isto? Anda por aí no bem bom , anda?
Não foram milhares de pessoas que viram ? Pois, não. Foram dezenas de milhar.
E agora já se pôe a hipótese de ter acontecido algo, vá lá, menos mal.
Eu ainda não conheço um fenómeno em que o sol saia da sua órbita, mas se alguém souber explicar isso, força.

Com tv a filmar é que eu não acreditava mesmo, pois podia ter sido manipulada. Até podia tar lá só uma tv e mais ninguém, que aí quem não acreditava era eu. Mas poetas, ateus e cientistas, além do povo ( que entre as pessoas até havia gente que gozava( antes do milagre) dizendo que não ia haver nada) tinham interesse? Jornais tinham interesse? Quem lhes ia pagar o quê? A irmã Lúcia ficou a ganhar alguma coisa com isto? Anda por aí no bem bom , anda?
Não foram milhares de pessoas que viram ? Pois, não. Foram dezenas de milhar.
E agora já se pôe a hipótese de ter acontecido algo, vá lá, menos mal.
Eu ainda não conheço um fenómeno em que o sol saia da sua órbita, mas se alguém souber explicar isso, força.

Para poetas, ateus, cientistas e povo em geral no seculo 13 um simples eclipse era um milagre. O Galileu até foi morto por não acreditarem no "milagre" que ele viu.

Agora o sol sair de orbita, quanto a isso acho que não há volta a dar, literalmente impossivel, deveria saber que o Sol não tem órbita, o sol que me ilumina está paradinho e a terra é que faz uma órbita a volta dele

Órbita - trajectória descrita por um astro, planeta, cometa e outros corpos celestes no seu movimento, sob a acção atractiva do Sol (centro do sistema solar).

E claro que existia um interesse generalzidado dentro da igreja catolica que existisse um milagre, pois andavam um boado assustados com a ideia de começarem a perder a força que tinham

Última edição:
Para poetas, ateus, cientistas e povo em geral no seculo 13 um simples eclipse era um milagre. O Galileu até foi morto por não acreditarem no "milagre" que ele viu.

Agora o sol sair de orbita, quanto a isso acho que não há volta a dar, literalmente impossivel, deveria saber que o Sol não tem órbita, o sol que me ilumina está paradinho e a terra é que faz uma órbita a volta dele

Órbita - trajectória descrita por um astro, planeta, cometa e outros corpos celestes no seu movimento, sob a acção atractiva do Sol (centro do sistema solar).

E claro que existia um interesse generalzidado dentro da igreja catolica que existisse um milagre, pois andavam um boado assustados com a ideia de começarem a perder a força que tinham

quanto às mortes da idade média, deixam-me triste. A inquisição foi das piores coisas do mundo. Como não sou católico nem cristão ( baptizado sim, mas entendo várias formas de pensar como correctas, não apenas uma), e mesmo se o fosse, como muitos jamais estão de acordo com isso.
O sol saiu de onde estava. No entanto pergunto-lhe se não existe órbita solar, ou se o sistema solar não orbita? Não existe órbita do sol? Existe sim senhor: http://astro.if.ufrgs.br/vialac/node5.htm
O que aconteceu não foi um eclipse para se confundir com um eclipse como no séc XIII, como é natural, mas algo diferente.
E a Igreja ganhou força com o evento? Pensei que até fosse alguma descentralização da Igreja para Fátima, não? Para o meio do nenhures, não haviam de ganhar grande coisa. Além de que me lembre não é obrigatório pagar para ir... Se quisessem aumentar a fé das pessoas , não iam tentar convencer o povo com um fenómeno de um eclipse, acho eu.

Última edição:
quanto às mortes da idade média, deixam-me triste. A inquisição foi das piores coisas do mundo. Como não sou católico nem cristão ( baptizado sim, mas entendo várias formas de pensar como correctas, não apenas uma), e mesmo se o fosse, como muitos jamais estão de acordo com isso.
O sol saiu de onde estava. No entanto pergunto-lhe se não existe órbita solar, ou se o sistema solar não orbita? Não existe órbita do sol? Existe sim senhor: http://astro.if.ufrgs.br/vialac/node5.htm
O que aconteceu não foi um eclipse para se confundir com um eclipse como no séc XIII, como é natural, mas algo diferente.
E a Igreja ganhou força com o evento? Pensei que até fosse alguma descentralização da Igreja para Fátima, não? Para o meio do nenhures, não haviam de ganhar grande coisa. Além de que me lembre não é obrigatório pagar para ir... Se quisessem aumentar a fé das pessoas , não iam tentar convencer o povo com um fenómeno de um eclipse, acho eu.

Ou sou eu que explico mal ou então não percebe ou não quer perceber o que eu escrevo, já sei que o tal milagre do sol não foi eclipse nenhum, onde eu queria chegar é que com a evolução da ciencia cada vez mais se encontram explicações para fenomenos que a meia duzia de seculos atras eram inexplicaveis e atribuidos aos divino.
Por isso é que dantes se morria de de gripe e agora não, devido a evolução.
O nivel cultural e a informação existente a acerca dos fenomenos naturais no inicio do seculo XX, que era pouco, as pessoas que assistiram eram pessoas simples e com formação baixa e viram algum que nunca tinham visto e acharam que era coisa do outro mundo, e depois a coisa correu de boca e boca e quem conta um conto acresenta um ponto, provavelmente o que aconteceu em Fatima até já se repetiu mas devido a nossa formação superior e maior informação assumimos o fenomeno com uma coisa natural.
Porque será que com avançar dos seculos cada vez existem menos milagres?

Enquanto não conseguirem explica como é que o Sol altera a sua forma e cor e isso só visivel numa região restrita e não em todo o sitio que é iluminado por ele não existe discução possivel, só por aí o milagre cai logo por terra.

Claro que a igreja ganhou muito com Fatima, e o facto de ser no meio de nenhures só os favoreceu pois estava acessivel a menos gente e as gentes da região eram agricultores de baixa formação logo mais faceis de manipular e convencer. Com o avanço da revolução Bolchevista a Russia a igreja começou a ter medo de perder o poder que tinha e então era preciso algo para elevar e reforçar a crença das populações, nada melhor que um milagre.
Acho que hoje em dia quando se olha para as multidões que se deslocam a Fatima se vê bem o quanto a igreja ganhou com os milagres.

P.S. Não parece que entenda varias formas de pensar, senão entedia que o tal milagre tal como é contado deixar muitas duvidas aos mais cepticos e não tentava "impingir" o milagre como uma certeza com unhas e dentes.

Última edição:
http://www.portalanjo.com/portal_artigos/inicio.php?secao=materia&id=425

Ouviram falar no fenómeno/milagre de Moure em Barcelos, não ouviram?
Pois bem eu conhecia pessoas que juravam que tinham visto o que supostamente tinham visto.
Melhor, as pessoas foram às milhares também. Toda a gente via o milagre!

Eu no meu silêncio esperava para ver o resultado, que era óbvio...

O único erro........... a era em que ele se deu!

E aqueles supostos milagres que acontecem e que a ciência ainda não consegue explicar? Bem, continuarão a ser milagres.

Ou sou eu que explico mal ou então não percebe ou não quer perceber o que eu escrevo, já sei que o tal milagre do sol não foi eclipse nenhum, onde eu queria chegar é que com a evolução da ciencia cada vez mais se encontram explicações para fenomenos que a meia duzia de seculos atras eram inexplicaveis e atribuidos aos divino.
Por isso é que dantes se morria de de gripe e agora não, devido a evolução.
O nivel cultural e a informação existente a acerca dos fenomenos naturais no inicio do seculo XX, que era pouco, as pessoas que assistiram eram pessoas simples e com formação baixa e viram algum que nunca tinham visto e acharam que era coisa do outro mundo, e depois a coisa correu de boca e boca e quem conta um conto acresenta um ponto, provavelmente o que aconteceu em Fatima até já se repetiu mas devido a nossa formação superior e maior informação assumimos o fenomeno com uma coisa natural.
Porque será que com avançar dos seculos cada vez existem menos milagres?

Enquanto não conseguirem explica como é que o Sol altera a sua forma e cor e isso só visivel numa região restrita e não em todo o sitio que é iluminado por ele não existe discução possivel, só por aí o milagre cai logo por terra.

Claro que a igreja ganhou muito com Fatima, e o facto de ser no meio de nenhures só os favoreceu pois estava acessivel a menos gente e as gentes da região eram agricultores de baixa formação logo mais faceis de manipular e convencer. Com o avanço da revolução Bolchevista a Russia a igreja começou a ter medo de perder o poder que tinha e então era preciso algo para elevar e reforçar a crença das populações, nada melhor que um milagre.
Acho que hoje em dia quando se olha para as multidões que se deslocam a Fatima se vê bem o quanto a igreja ganhou com os milagres.

P.S. Não parece que entenda varias formas de pensar, senão entedia que o tal milagre tal como é contado deixar muitas duvidas aos mais cepticos e não tentava "impingir" o milagre como uma certeza com unhas e dentes.

como viu ,se é que viu, o artigo que coloquei aí, além de um povo leigo ou mais atrasado, tb tem os relatos, de drs, engenheiros, jornalistas ( e até de jornais anti-clericais (VEJA-SE))...
Deixe lá se o antigamente tinha ou não mais milagres, pois isso não nos diz nada, apenas que os tempos mudam felizmente e eu tb sou mto crítico destas coisas, tanto que acho que muita coisa que se dizia milagre é falsa, mas certas coisas acredito que não. ~
A mim tanto me faz que alguém queira arranjar uma explicação para o facto do sol estar ali e não em outros sítios a fazer o que fez, porque isso só reforça o facto de ser um milagre e não o contrário. Só serve mesmo para isso. E já agora tb ponho isto: Enquanto não me conseguirem explicar que Fátima foi tudo uma farsa ( com testemunhos e dados históricos, concretos ( Ciência afinal) tal como os que coloquei aqui para mim não terão qualquer base sólida para sustentar tudo o que dizem.
A Igreja ganhou muito com Fátima... É fantástico o apreço que ela tem tido com Fátima, não é...? E só porque vai lá muita gente. Acredite se Albufeira se enche de gente no verão, também muita gente vai pra lá vender e abre as portas. A não ser que acredite que as coisas funcionem a ar... As maiores receitas vão para os comerciantes de Fátima e não para a Igreja, sabia? O mais engraçado no meio disto tudo, é que este assunto está credibilizado pelos diferentes meios das pessoas que o descreveram. Alguns sem qualquer interesse económico e ideológico em testemunhar tal acontecimento.
Eu não tento impingir nada, só me faz confusão certos cépticos serem cépticos não fundamentados e que nem em provas históricas se baseiam, mas apenas em opiniões de ordem pessoal.

Última edição:
http://www.portalanjo.com/portal_artigos/inicio.php?secao=materia&id=425

Ouviram falar no fenómeno/milagre de Moure em Barcelos, não ouviram?
Pois bem eu conhecia pessoas que juravam que tinham visto o que supostamente tinham visto.
Melhor, as pessoas foram às milhares também. Toda a gente via o milagre!

Eu no meu silêncio esperava para ver o resultado, que era óbvio...

O único erro........... a era em que ele se deu!

E aqueles supostos milagres que acontecem e que a ciência ainda não consegue explicar? Bem, continuarão a ser milagres.

É o que se chama misturar alhos com bugalhos.
Esse milagre nunca foi credível, era agora para aqui chamado porquê?
Que testemunhas teve? Nunca ouvi falar de tal milagre e para mim não confirmo, nem desminto.
A Ciência consegue explicar previsão? É sequer explicável? Em Fátima aconteceu isso. Será que os miúdos eram adivinhos? Não sei.

Última edição:
Confesso que não li um unico post deste topico; vou apenas reponder à pergunta!

Se foi engano ou não, não sei, agora, que já enganaram milhôes à custa dessa história, isso é verdade!!!
Só os milhões se milhões que conseguiram, já mostra um dos principais propositos da história.............. e quem lucrou com ela.............

E mais não digo!

como viu ,se é que viu, o artigo que coloquei aí, além de um povo leigo ou mais atrasado, tb tem os relatos, de drs, engenheiros, jornalistas ( e até de jornais anti-clericais (VEJA-SE))...
Deixe lá se o antigamente tinha ou não mais milagres, pois isso não nos diz nada, apenas que os tempos mudam felizmente e eu tb sou mto crítico destas coisas, tanto que acho que muita coisa que se dizia milagre é falsa, mas certas coisas acredito que não. ~
A mim tanto me faz que alguém queira arranjar uma explicação para o facto do sol estar ali e não em outros sítios a fazer o que fez, porque isso só reforça o facto de ser um milagre e não o contrário. Só serve mesmo para isso. E já agora tb ponho isto: Enquanto não me conseguirem explicar que Fátima foi tudo uma farsa ( com testemunhos e dados históricos, concretos ( Ciência afinal) tal como os que coloquei aqui para mim não terão qualquer base sólida para sustentar tudo o que dizem.
A Igreja ganhou muito com Fátima... É fantástico o apreço que ela tem tido com Fátima, não é...? E só porque vai lá muita gente. Acredite se Albufeira se enche de gente no verão, também muita gente vai pra lá vender e abre as portas. A não ser que acredite que as coisas funcionem a ar... As maiores receitas vão para os comerciantes de Fátima e não para a Igreja, sabia? O mais engraçado no meio disto tudo, é que este assunto está credibilizado pelos diferentes meios das pessoas que o descreveram. Alguns sem qualquer interesse económico e ideológico em testemunhar tal acontecimento.
Eu não tento impingir nada, só me faz confusão certos cépticos serem cépticos não fundamentados e que nem em provas históricas se baseiam, mas apenas em opiniões de ordem pessoal.

Os testemunhos sejam eles de quem forem valem os que valem, as pessoas voluntariamente ou não metem, por isso testemunhos verbais estão longe de serem dados concretos, não provam absolutamente nada.
O facto do Sol só mudar ali como contraria todas as leis da fisica só reforça mas é o facto de que tudo não passou de um mal entendido.
A facto de não haver dados concretos leva a acreditar que toda a historia está mal contada, enquanto não existirem provas que assim foi temos toda a legitimidade para não acreditar.
Ainda não mostrou dados concretos absolutamente nenhuns, são tudo castelos no ar não tem base solida absolutamente nenhuma.
O que a Igreja ganhou com Fatima, ganhou credibilidade perante os seus seguidores e muito dinheiro.
Comparar Fatima a Albufeira é ridiculo, já se sabe que onde houver muita gente vai haver comerciantes, mas esse que vivem a volta de Fatima já o disse aqui e repito não me fazem confusão nenhuma, a minha irritação é a Igreja fazer da Fé dos crentes um negocio.
Fatima é só a mais rica paroquia do pais e ainda tem lata de vir dizer que a igreja não ganhou nada com Fatima, no minimo ganhou uma media de 15 kilos de ouro por ano em ofertas a santa e não sei quantos milhões para construir a quarta maior igreja do mundo isto é o que o clero conta fora o que entra sem ninguém saber.
O assunto tem a credibilidade que tem, não existem provas concretas.
A mim faz-me confusão pessoas acreditar só por acreditar mesmo que os pseudo - factos quebrem todas a leis da ciencia.

Fátima está para nós como os ovnis estão para os americanos e alentejanos. :)

Sinceramente penso que foi uma forma do governo da altura desviar as atenções da 1ª Gerra Mundial e da crise que existia.

Pena tenho das pessoas de "fraca" mentalidade que não abrem os olhos e que alimentam um negócio de milhões.

Para mim é só isso, um negócio.

Cumps

Completando...

... O Cristo Rei foi construido como agradecimento da não participação de Portugal na 2ª Guerra Mundial.

Raios!!!!

Ai!!!! ... suspeito???

Parte I

Parte I

Leiam por favor este artigo. Traduzi do galego para o português. É algo extenso mas vale a pena para a compreensão do fenómeno de 1971. [;)]

UM OVNI SOBRE FÁTIMA?

"O astro lembra uma placa de prata fosca e é possível fitar-lhe o disco sem o mínimo esforço. Não queima, não cega. Dir-se-hia estar-se realisando um eclipse."

A História Manipulada

Na prática a totalidade da história oficial dos fenómenos de Fátima está extraída das memórias da Irmã Lúcia. Francisco e Jacinta faleceram pouco tempo depois das aparições, e Lúcia foi a única testemunha viva dos acontecimentos de Fátima. Pressionada pelas circunstâncias, e sendo ainda uma adolescente, ingressou numa ordem religiosa onde além de encontrar-se suficientemente isolada da sociedade, devia obediência ao seu confessor e ao Bispo de Leiria.

Nestas condições, e após de aprender a ler e escrever, foi que a Irmã Lúcia recebeu a "petição" de José Alves Correia da Silva - Bispo de Leiria - de escrever alguns dos acontecimentos de Fátima e os seus protagonistas. Lúcia terminou as suas primeiras memórias em finais de 1935 e em anos seguintes foi-lhe pedido que escrevera mais outras "lembranças", completando assim as suas seis memórias. E são estes escritos a única fonte documental disponível para conhecer a história oficial de Fátima. Por este motivo,muitos críticos das aparições asseguram que a Igreja tem mudado convenientemente a sua versão sobre as aparições, distinguindo-se uma "Fátima I" correspondente às primeiras investigações e testemunhos, da "Fátima II" escrita por Lúcia quase 20 anos depois dos acontecimentos e substancialmente distinta da primeira versão.

Carlos Fernández

Entre Maio e Outubro de 1917 a virgem teria aparecido a três pastorinhos na localidade portuguesa de Fátima. Na última destas aparições, o "Sol" dançou perante o olhar atónito de dezenas de milhares de pessoas. Foi um fenómeno astronómico? Ou um OVNI?

No dia 13 de maio de 1917, três crianças portuguesas estavam com o seu gado num local conhecido como Fátima. Viram uma luz que se assemelhava um relâmpago e a mais velha dos três, Lúcia dos Santos, sugeriu aos seus primos Jacinta e Francisco Marto, que o melhor era voltarem às suas casas antes da próxima trovoada. Foi então que viram sobre uma azinheira "uma senhora vestida de branco, mais brilhante do que o Sol".

Entre outras coisas, a "senhora" disse-lhes que vinha "do céu" e que tinham que voltar a esse mesmo local no dia 13 do mes seguinte. Assim o fizeram e a "mulherinha" voltou a convidá-los a irem à Cova de Iria no próximo dia 13. Na aparição de Julho, a "senhora" ter-lhe-ia feito umas revelações, que mais tarde seriam conhecidas como os "segredos de Fátima", cuja terceira parte foi feita pública em Junho de 2000. E foi nesta aparição onde a "senhora" pediu às crianças que iam lá todos os dias 13, que em Outubro lhes ia dizer quem era, o que queria de eles e prometeu-lhes um "milagre" para que as pessoas podessem acreditar neles. Os pastorinhos apareceram pontualmente à sua aparição com a "senhora", salvo no mes de Agosto, porque os videntes foram encarcerados e ameaçados pelo Administrador de Vila Nova de Ourem -Artur de Oliveira Santos- para que lhes revelara o conteúdo do "segredo". A aparição de Agosto aconteceu o dia quinze, quando as crianças foram libertadas, ainda que não na habitual azinheira, mas sim num local conhecido como Valinhos. Os pastorinhos acudiram pontualmente a cada uma das citas dos dias 13, enquanto a fama das aparições ia aumentando cada mes.

Assim já se falava que era a Virgem que aparecia em Fátima, e o número de pessoas que acompanhavam as crianças [FONT=&quot]à [/FONT]Cova de Iria aumentava exponencialmente. Contudo os acontecimentos de Fátima limitavam-se ao relato das três crianças, porque nenhum dos espectadores - excepto eles - podia ver ou escutar a "Senhora". Nem o Francisco podia ouvi-la, e apenas a mais velha quando ficava de joelhos frente a ela. A 13 de Outubro, dia em que a "Virgem" tinha prometido um "milagre", estavam reunidas na agreste colina de Fátima perto de 70.000 pessoas, esperando ver um fenómeno prodigioso. E o céu não os defraudou.

Última edição:
Parte II

Parte II

O Milagre do sol

Segundo conta Lúcia dos Santos na sua Quarta Memória, a Senhora apresentou-se naquele dia aos três pastorinhos como de costume, e assegurou ser a "Senhora do Rosário". Anunciou-lhes que a Guerra ia a acabar (a Primeira Guerra mundial) e que os soldados iam regressar às suas casas. Lúcia pediu
à Senhora que curasse aos doentes que se amontoavam na Cova de Iria, ao que respondeu que só curaria a aqueles que pedirem perdão pelos seus pecados. Aquele dia a "virgem" também lhes teria pedido que se construisse uma capela no seu nome. Após afastar-se para Leste, aconteceu o milagre solar, onde segundo as descrições, o céu abriu-se e o Astro rei começou a mexer-se convulsivamente, causando o espanto dos assistentes. Este fenómeno foi observado por milhares de pessoas lá presentes, entre os que se encontram crentes, cépticos, camponeses e intelectuais. E a diversidade e quantidade de testemunhas outorga-lhes um especial interesse ao "fenómeno solar", pois o resto das aparições de Fátima limitavam-se aos três pastorinhos videntes.

Uma das testemunhas presentes na explanada de Cova de Iria foi o jornalista Avelino de Almeida, redactor chefe do jornal lisboeta O Século.

Com aguda ironia, de Almeida descreve pormenorizadamente a paisagem humana que rodeava a famosa azinheira, sem deixar-se levar pela emoção das massas. No seu artigo estão retratados os leprosos que procuravam cura à sua doença, os vendedores ambulantes que já naquelas datas compreenderam o negócio das aparições, os livre-pensadores convertidos, os camponeses cépticos, o desborde piedoso e idiolátrico de milhares de crentes e também a espessa chuva que caía sobre Fátima, tornando o cenário das aparições num intransitável atoleiro. O jornalista apenas faz uma descrição do que estava a ver, e nessa mesma postura continua quando Lúcia pede à multidão que fechem os seus guarda-chuvas para orar. É nesse momento que começa a acontecer o "milagre Solar". "E assiste-se então a um espectáculo único e inacreditável para quem não foi testemunha dele. -diz Avelino de Almeida- Do cimo da estrada, onde se aglomeram os carros e se conservam muitas centenas de pessoas, a quem escasseou valor para se meter á terra barrenta, vê-se toda a imensa multidão voltar-se para o sol, que se mostra liberto de nuvens, no zenit. O astro lembra uma placa de prata fosca e é possível fitar-lhe o disco sem o mínimo esforço. Não queima, não cega. Dir-se-hia estar-se realisando um eclipse."

Contudo o "Sol" começa a se mexer, e o jornalista o descreve com estas verbas: "...o sol teve nunca vistos movimentos bruscos fora de todas as leis cósmicas - o sol «bailou», segundo a típica expressão dos camponezes" Sem mudar o teor do seu relato, Avelino de Almeida continua falando de outras coisas que estava a ver sobre a gente que lá estava, e das suas emoções. Finalmente, o jornalista faz uma chamada aos cientistas para que procurem explicação à natureza do fenómeno observado.

Apesar do seu breve comentário sobre o fenómeno e das suas ácidas descrições, Avelino de Almeida foi duramente criticado pelos seus contemporâneos livre-pensadores, que sugeriram que o jornalista estava a defender os interesses do principal beneficiário das aparições: A Igreja. Acontece que naquela altura o governo republicano tinha separado Igreja e Estado e muitos dos privilégios feudais de que gozava a Hierarquia católica, tinham desaparecido. É por esse motivo que os republicanos viam com maus olhos às aparições de Fátima.

Outra das testemunhas independentes que estava lá aquele 13 de Outubro no planalto de Cova de Iria era o professor da Faculdade de Ciências de Coimbra, Dr Almeida Garrett.

Decidido a observar os fenómenos sem paixões, colocou-se numa cima do terreno de modo de poder observar todos os sucessos desde um ponto de vista ideal e ajudado por uns binóculos. O professor Garrett não escutou a ordem de Lúcia de observar o Sol, mas voltou a vista perante a atitude da multidão que exclamavam enquanto observavam o céu. "Não era algo esfêrico como a Lua - descrebe Garrett a sua observação do "Sol"- nem tinha a mesma cor nem os mesmos claro-escuros. Semelhaba ser de matéria pulida...". Segundo este professor, não havia bruma nem nuvens e manteve-se durante dez minutos, salvo em duas ocasiões em que uns raios fulgurantes obrigaram as testemunhas a afastar a vista. Enquanto observavan o Sol, a cor da luz que iluminava a colina tornou-se violeta. Mais tarde a cor mudaria para o amarelo. Pouco depois, o Sol começou a girar sobre si mesmo e num momento, perante o espanto dos presentes, "O Sol desprendeu-se da abóbada celeste" e passou sobre os atónitos espectadores, afastando-se mais tarde."

Não foi o Sol

É pouco provável que fosse o Sol o que dançou aquele 13 de Outubro. Qualquer movimento do astro -por muito leve que seja- provocaria consequências catastróficas não só no nosso planeta, como também em todo o Sistema Solar.
Nesse tempo o Director do Observatório astronómico de Lisboa declarou aos jornalistas de O Século que "Se fosse um fenómeno cósmico, os observatórios astronómicos o detectariam com certeza. Mas é precisamente isso é o que falta, o registo inevitável de alguma perturbação no sistema... por pequena que esta fosse."

O Bispo de Leiria

O bispo de Leiria, também não parece muito convencido de que o Sol se mexeu o dia do "milagre": "Este fenómeno, escreveu Correia da Silva na sua carta pastoral do 13 de Outubro de 1930- que não foi registado por nenhum observatório astronómico e que, consequentemente, não pode ter sido um fenómeno natural, foi observado por pessoas de todas as condições... ". No entanto, o fenómeno teve que ter grandes proporções, porque que foi visto desde outras localidades situadas num raio de 40 quilómetros a volta de Fátima. Habitantes de Alburitel, situados numa colina a 18 quilómetros da explanada de Cova de Iria poderiam observar o "prodígio solar". Outra testemunha, o poeta Afonso Lopes Vieira, observou o fenómeno desde São Pedro de Moel, a 40 quilómetros em direcção Oeste.
Que é que se passou em Fátima em 1917? Foi a Aurora Boreal como sugeriram - sem demasiada precisão - os cépticos? Uma alucinação colectiva? Parece pouco provável.

E se foi um OVNI?

Foi um OVNI?

O dedo na chaga puseram a Dra Fina D'Armada e o historiador português Joaquim Fernandes, quando publicaram o seu livro "Intervenção extraterrestre em Fátima".

Sem preconceitos, D'Armada e Fernandes analisam os fenómenos observados em Fátima em 1917 desde uma perspectiva moderna, chegando à conclusão de que os fenómenos da Serra de Ourem naqueles tempos, têm todos os ingredientes próprios de um avistamento OVNI. A Dra D'Armada era bolsista do Instituto Nacional de Investigação Científica, e pode consultar os arquivos segredos do Santuário de Fátima, que são inacessíveis também para as entidades religiosas. Entre estes documentos estão os testemunhos recolhidos pelo padre da freguesia, que então escutou as declarações dos pastorinhos e que abandonou a aldeia por não estar convencido de que as aparições correspondiam à Virgem Maria.

Entre os dados mais significativos de quantos se descrevem naqueles primeiros documentos, destaca a descrição da "senhora" que apareceu aos pastorinhos: Media um metro de altura e levada um fato branco e dourado, que não chegava até os pes. A roupa tinha costuras ao longo e ao largo como se estivesse acolchoado.uma esfera à altura do peito, que mais tarde interpretou-se como o Sagrado Coração de Maria.[1] Estava coberta com uma capa branca e levava

Nas suas primeiras declarações, os pastorinhos descreveram à "mulherinha" com olhos pretos e grande beleza, que falava sem mexer os beiços. Também não mexia os pes ao deslocar-se e baixava até o local da aparição por uma rampa luminosa. Ainda que a história oficial não o reflecte, Fina D'Armada achou nos antigos documentos uma referencia a uma quarta vidente, chamada Carolina Carreira, filha de Maria Carreira, uma pessoa importante na história das aparições e responsável da construção da capela de Cova de Iría. Carolina teve um encontro com "uma criança" que parecia ter uns 9 ou 10 anos e que comunicou com ela sem falar, "como dentro de mim". Entre os documentos consultados por D'Armada, existem numerosos testemunhos sobre o fenómeno do 17 de Outubro. Antes de começarem as aparições, foram vistos por numerosas testemunhas pequenos objectos luminosos, conhecidos em ufología como Foo-Fighters, inclusivamente um deles golpeou na cabeça a uma irmã de Carolina Carreira. Também foi observado um globo prateado, um objecto em forma de escada e "nuvens" que iam em direcção contrária ao vento. Em relação ao "fenómeno solar", algumas testemunhas asseguram que foi o próprio Sol o que se mexeu, enquanto que outros sugerem que um disco "metálico" ou de "vidro" antepôs-se ao astro.

Finalmente, o "Sol" tornou-se transparente e dentro do disco observaram-se três seres, que - influenciados pelo contexto - foram interpretados como a "Sagrada Família". Um dos três foi visto com o braço estendido e foi interpretado como uma bênção de São José.

Curas

Ambos os dois investigadores abordam também outro aspecto polémico e pouco estudado: o das curas milagrosas do dia 13 de Outubro de 1917. D'Armada e Fernandes contabilizaram até sete curas que aconteceram esse dia. A maioria correspondem a doenças não muito graves como gripes; e algum caso de tumores ou paludismo. Curiosamente, e segundo os dados aportados pelos investigadores portugueses, as pessoas que se curaram naquele dia estavam situados numa zona do recinto de Cova de Iria, por onde o "Sol" fez o seu voo rasante. Também teriam secado as roupas das pessoas que estavam nesta situação, depois da chuva que precedeu às aparições. Os autores, estabelecem deste modo um paralelismo entre estes sucessos e outros registados noutras aparições "marianas" e em presença de Objectos Voadores Não Identificados.

Foi um encontro com OVNI o que motivou o culto mariano em Fátima? Manipulou a Hierarquia da Igreja os acontecimentos de 1917? Desclassificará a Igreja os documentos segredos relativos às primeiras investigações? Possivelmente estamos longe de conhecer a verdade sobre os sucessos que aconteceram na explanada de Cova de Iria em 1917. O tempo está contra e, um a um, os testemunhos directos estão-se a perder. E as "certezas" só as da a fé.

fatima2zf6.jpg

Imagem da "mulherinha" de Fátima segundo a primeira descrição dos pastorinhos.

Fatima.jpg

Imagem posteriormente alterada pela Igreja Católica Apostólica Romana e que não corresponde ao interrogatório original.

[1] Por influência dos Jesuítas (o confessor de Lúcia era Jesuíta), os quais encarceraram Lúcia durante a maior parte da sua vida.

Fonte: http://eureka.ya.com/gazetaovni/fatima.htm

Última edição:

E foram eles que pagaram os 80 milhões de euros da nova igreja?

Ou de onde veio o dinheiro?

É o que se chama misturar alhos com bugalhos.
Esse milagre nunca foi credível, era agora para aqui chamado porquê?
Que testemunhas teve? Nunca ouvi falar de tal milagre e para mim não confirmo, nem desminto.
A Ciência consegue explicar previsão? É sequer explicável? Em Fátima aconteceu isso. Será que os miúdos eram adivinhos? Não sei.

Como é óbvio a ciência prevê muita coisa.[;)]

Um exemplo é o facto de, pela evolução actual, o campo magnético da Terra colapsar dentro de 1.000 anos. Isto não é previsão?

Tenho lido com interesse este tópico e, de vez em quando participo.

Pelo que vejo, entendo que posso ter uma posição algo diferente de muitos dos intervenientes.
Para mim, pouco me interessa se houve ou não milagres, se era o Sol ou um Ovni.
Para mim, o que é mais importante é a «especialidade» do local Fátima enquanto ponto da Terra.
O resto, para mim, é acessório.
Sinto-me lá muito bem, venho de lá muito melhor, vou lá muitas vezes porque me sinto «impelido» a lá ir.
Sabem qual é a força/importância de Fátima ?
Uma só...o facto de tanta gente lá voltar !

Voltar
Superior