E foram eles que pagaram os 80 milhões de euros da nova igreja?
Ou de onde veio o dinheiro?
Até pode ter vindo do Vaticano. Mas que aconteceu algo muito poderoso em Fátima ,aconteceu. Anti-clericais confirmam-no. Só quem não quer ver é que não vê.
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
E foram eles que pagaram os 80 milhões de euros da nova igreja?
Ou de onde veio o dinheiro?
Completando...
... O Cristo Rei foi construido como agradecimento da não participação de Portugal na 2ª Guerra Mundial.
Raios!!!!
Ai!!!! ... suspeito???
Fátima está para nós como os ovnis estão para os americanos e alentejanos.
Sinceramente penso que foi uma forma do governo da altura desviar as atenções da 1ª Gerra Mundial e da crise que existia.
Pena tenho das pessoas de "fraca" mentalidade que não abrem os olhos e que alimentam um negócio de milhões.
Para mim é só isso, um negócio.
Cumps
Confesso que não li um unico post deste topico; vou apenas reponder à pergunta!
Se foi engano ou não, não sei, agora, que já enganaram milhôes à custa dessa história, isso é verdade!!!
Só os milhões se milhões que conseguiram, já mostra um dos principais propositos da história.............. e quem lucrou com ela.............
E mais não digo!
Até pode ter vindo do Vaticano. Mas que aconteceu algo muito poderoso em Fátima ,aconteceu. Anti-clericais confirmam-no. Só quem não quer ver é que não vê.
Os testemunhos sejam eles de quem forem valem os que valem, as pessoas voluntariamente ou não metem, por isso testemunhos verbais estão longe de serem dados concretos, não provam absolutamente nada.
O facto do Sol só mudar ali como contraria todas as leis da fisica só reforça mas é o facto de que tudo não passou de um mal entendido.
A facto de não haver dados concretos leva a acreditar que toda a historia está mal contada, enquanto não existirem provas que assim foi temos toda a legitimidade para não acreditar.
Ainda não mostrou dados concretos absolutamente nenhuns, são tudo castelos no ar não tem base solida absolutamente nenhuma.
O que a Igreja ganhou com Fatima, ganhou credibilidade perante os seus seguidores e muito dinheiro.
Comparar Fatima a Albufeira é ridiculo, já se sabe que onde houver muita gente vai haver comerciantes, mas esse que vivem a volta de Fatima já o disse aqui e repito não me fazem confusão nenhuma, a minha irritação é a Igreja fazer da Fé dos crentes um negocio.
Fatima é só a mais rica paroquia do pais e ainda tem lata de vir dizer que a igreja não ganhou nada com Fatima, no minimo ganhou uma media de 15 kilos de ouro por ano em ofertas a santa e não sei quantos milhões para construir a quarta maior igreja do mundo isto é o que o clero conta fora o que entra sem ninguém saber.
O assunto tem a credibilidade que tem, não existem provas concretas.
A mim faz-me confusão pessoas acreditar só por acreditar mesmo que os pseudo - factos quebrem todas a leis da ciencia.
E como a historia está muito mal contada só acredita quem quer.
A meu ver existem relatos e dados muito concretos.
O facto de o sol mudar só ali ( e arredores) confirma a estranheza do fenómeno.
A meu ver qualquer pessoa tem a legitimidade de não acreditar, agora não me venham dizer que não há provas...
Não mostrei dados concretos nenhuns, diz você. Eu a meu ver mostrei dados concretos sim, e mostrei «dados», você mostrou o quê?
Não vejo o que tem de ridículo comparar Fátima com outros locais de grandes massas, o fenómeno é o mesmo, não percebo, porque seja isto verdade ou não ( do milagre), toda a gente saberia o que se iria encher de dinheiro.
Em relação ao dinheiro que entra na Igreja posso-lhe dizer, que o Vaticano, é uma exagero de sumptuosidade e que sou contra isso. Há tanta pobreza no mundo e isso é uma situação inaceitável. Agora isso não nos diz nada sobre Fátima. Fátima milagre sim, ou milagre não, daria dinheiro de alguma forma, embora, certas pessoas não queiram reconhecer, que dá pra lá ir, sem se pagar ( pagar estadia e comida somente).
As leis da ciência ao contrário que pensa, nunca negaram o sucedido, pois não têm como. E já que fala no assunto queria que soubesse que a ciência e suas leis estão em permanente evolução. É preciso ter mente aberta a inovações e à Evolução do Conhecimento.
Volto a repetir dados concretos absolutamente nenhuns apenas testemunhos verbais que valem o valem.
"Fátima - alguns comentários de Dawkins, e outros meus
Já tinha considerado muito curioso, quando li Um mundo Infestado de Demónios, de Carl Sagan (um excelente livro sobre as alegadas visões de OVNIS extraterrestres, pseudociência, astrologia, etc...), o número de referências a "milagres passados": situações em que povos antigos viam Deuses (Zeus, Osiris, Vénus, Thor) ou figuras mitológicas (Elfos, Unicórnios, Demónios) muito comparáveis aos modernos alegados "encontros de 3º grau". Entre estas situações estavam os avistamentos da Virgem Maria principalmente ao longo da idade média, mas também nos tempos posteriores, e uma referência particular ao que se sucedeu em Fátima.
Ao ler o último livro editado em Português de Dawkins, Decompondo o Arco Íris (que é sobre o maravilhamento poético que a boa ciência pode proporcionar, e sobre a má divulgação, a armadilha do pós-modernismo, e a pseudo-ciência, astrologia, etc...), também encontrei uma referência a Fátima, o que indicia que essa ocorrência em território nacional é conhecida internacionalmente entre os meios mais eruditos e racionais como uma das maiores fraudes dos tempos modernos. (Faça-se justiça a alguns Católicos mais racionais que eles próprios duvidam publicamente da ocorrência desse milagre). A referência começa com uma citação de Hume:
"
"[...] Nenhum testemunho é suficiente para demonstrar um milagre, a menos que o testemunho seja de natureza tal que a sua falsidade seja mais milagrosa que o facto que pretende demonstrar" - Dos Milagres (1748)
Continuarei com esta ideia de Hume no que diz respeito a um dos milagres melhor atestados de todos os tempos, um que afirma ter sido presenciado por 70 000 pessoas e lembrado por algumas delas ainda vivas. Trata-se da aparição de N. Senhora de Fátima.
Vou citar um website católico que refere que, das muitas aparições da Virgem Maria, esta é rara porque é oficialmente reconhecida pelo Vaticano:
"A 13 de Outubro de 1917 estavam mais de 70 000 pessoas reunidas na Cova da Iria, em Fátima, Portugal. Tinham vindo presenciar um milagre que tinha sido anunciado pela Virgem Maria a três jovens visionários: Lúcia dos Santos e seus dois primos Jacinta e Francisco Marto [...] Pouco depois do meio dia, a Nossa Senhora apareceu aos três visionários. Quando estava prestes a partir, apontou para o Sol. Lúcia repetiu emocionadamente o gesto e as pessoas olharam para o céu [...] Depois, uma onda de terror varreu a multidão porque o Sol parecia romper-se dos céus e esmagar as pessoas horrorizadas [...] Justamente quando parecia que a bola de fogo iria cair e destruí-los, o milagre parou e o Sol reassumiu o seu lugar normal, brilhando pacífico como nunca."
Se o milagre do Sol em movimento tivesse sido observado apenas por Lúcia (a jovem que no fundo foi responsável pelo culto de Fátima), não haveria muita gente que o levasse a sério. Poderia facilmente ser uma alucinação individual, ou uma mentira com motivos óbvios. O que impressiona são as 70 000 testemunhas. Será que 70 000 pessoas podem ser simultaneamente vítimas da mesma alucinação? Ou conspirar numa mesma mentira? Ou, se nunca houve 70 000 pessoas, poderia o repórter do acidente safar-se ao inventar tanta gente?
Apliquemos o critério de Hume. Por um lado somos levados a acreditar numa alucinação em massa, num artifício de luz ou numa mentira colectiva envolvendo 70 000 pessoas. Isto é reconhecidamente improvável, mas é menos improvável do que a alternativa: que o Sol realmente se moveu. O Sol que estava sobre Fátima não era, afinal, um Sol privado: era o mesmo Sol que aquecia todos os milhões de pessoas no lado do planeta em que era dia. Se o Sol se moveu de facto, mas o acontecimento só foi visto pelas pessoas em Fátima, então teria de se ter dado um milagre ainda mais notável: teria de ter sido encenada uma ilusão de não-movimento para todos os milhões de testemunhas que não estavam em Fátima. E isso se ignorarmos o facto de que, se o Sol se tivesse realmente deslocado à velocidade referida, o sistema solar se teria desintegrado. Não temos alternativa senão a de seguir Hume, escolher a menos miraculosa das alternativas disponíveis, e concluir, contrariamente à doutrina oficial do Vaticano, que o milagre de Fátima nunca aconteceu."
Se Dawkins conhecesse o milagre mais de perto (nós Portugueses temos essa oportunidade), ele saberia que HÁ pessoas (entre as alegadas 70 000) que estiveram lá e não presenciaram nada. Saberia igualmente que apesar da presença da imprensa, não há qualquer registo físico do milagre. Saberia que há contradições e histórias mal contadas referente à relação entre a doutrina do Estado Novo e a forma de como o milagre foi contado (o milagre ocorreu durante a primeira República, mas grande parte da divulgação ocorreu depois, e as versões anteriores diferem da versão mais conhecida).
Dawkins mostrou que MESMO que houvessem 70 000 pessoas a testemunhar o milagre, não faria sentido acreditar na sua ocorrência. Dawkins (tal como Sagan) não hesita em considerar Fátima um embuste. Nós, que sabemos melhor o que se passou, deveríamos hesitar muito menos.
PS- Já que, em grande parte, as alucinações em massa estão relacionadas com fenómeno do "Rei Nu" (em que todos diziam ver um fato, imaginando-o mesmo, por razões sociais, ou outras), seria de esperar que os relatos de milagres ocorressem principalmente entre os meios menos instruídos. Será que há uma correlação entre índices de analfabetismo e relatos de milagres? Aparentemente sim: a idade média correspondeu a um "pico de ignorância" na generalidade do povo, e mesmo a localização geográfica e temporal do milagre de Fátima parece confirmar esta tese."
http://www.ateismo.net/diario/2004/10/explicando-ftima.php
"Explicando Fátima
Existem várias explicações plausíveis para o facto de Lúcia afirmar ter tido várias conversas com uma galilaica (mitológica), que apesar de ter (alegadamente) vivido e morrido há dois mil anos, teria aparecido em Fátima empoleirada numa azinheira para protestar contra alguns actos legislativos dos governos de Afonso Costa.
(1) Lúcia mente. Jacinta mentiu menos, já que só via e ouvia, não falava. Francisco mentiu ainda menos, pois não ouvia, só via. Como estes dois morreram de forma convenientemente precoce e Lúcia está reclusa, é impossível entrevistá-los.
(2) As três crianças tiveram alucinações, por passarem por privações deliberadamente (fome, sede, sono...) conforme está documentado (aliás, a ICAR não apenas admite que eles passaram privações como os gaba por isso, defendendo que passar fome e faltar às aulas para rezar é um comportamento modelar). É sabido que muitos presos políticos sujeitos à tortura do sono alucinaram. A fome e a sede conduzem igualmente a estados de consciência alterada.
(3) As crianças ingeriram substâncias alucinogéneas. É outra possibilidade. Seria interessante estudar que género de cogumelos existem na zona da Cova da Iria.
(4) Lúcia sofre de uma doença mental que lhe provoca alucinações, por exemplo a esquizofrenia. Esta hipótese é reforçada por Lúcia afirmar que teve outras «visões» mais de dez anos depois.
(5) As crianças foram vítimas de uma maquinação. É indubitável que as crianças caíram sob a tutela do clero local pelo menos a partir da primeira alucinação. O «milagre do Sol», com várias pseudo-testemunhas industriadas para dizerem que haviam visto «qualquer coisa» (variável segundo as mesmas «testemunhas») denota um grande esforço de organização. Convém recordar que António Sérgio (o intelectual e ensaísta) esteve presente no local em 13/10/1917 e só viu nuvens.
Pessoalmente, estou persuadido de que a explicação começa em (2), tem o seu ponto fulcral em (5) e continua em (1), mas não descarto nem (4) nem (3)."
"Fátima - alguns comentários de Dawkins, e outros meus
Já tinha considerado muito curioso, quando li Um mundo Infestado de Demónios, de Carl Sagan (um excelente livro sobre as alegadas visões de OVNIS extraterrestres, pseudociência, astrologia, etc...), o número de referências a "milagres passados": situações em que povos antigos viam Deuses (Zeus, Osiris, Vénus, Thor) ou figuras mitológicas (Elfos, Unicórnios, Demónios) muito comparáveis aos modernos alegados "encontros de 3º grau". Entre estas situações estavam os avistamentos da Virgem Maria principalmente ao longo da idade média, mas também nos tempos posteriores, e uma referência particular ao que se sucedeu em Fátima.
Ao ler o último livro editado em Português de Dawkins, Decompondo o Arco Íris (que é sobre o maravilhamento poético que a boa ciência pode proporcionar, e sobre a má divulgação, a armadilha do pós-modernismo, e a pseudo-ciência, astrologia, etc...), também encontrei uma referência a Fátima, o que indicia que essa ocorrência em território nacional é conhecida internacionalmente entre os meios mais eruditos e racionais como uma das maiores fraudes dos tempos modernos. (Faça-se justiça a alguns Católicos mais racionais que eles próprios duvidam publicamente da ocorrência desse milagre). A referência começa com uma citação de Hume:
"
"[...] Nenhum testemunho é suficiente para demonstrar um milagre, a menos que o testemunho seja de natureza tal que a sua falsidade seja mais milagrosa que o facto que pretende demonstrar" - Dos Milagres (1748)
Continuarei com esta ideia de Hume no que diz respeito a um dos milagres melhor atestados de todos os tempos, um que afirma ter sido presenciado por 70 000 pessoas e lembrado por algumas delas ainda vivas. Trata-se da aparição de N. Senhora de Fátima.
Vou citar um website católico que refere que, das muitas aparições da Virgem Maria, esta é rara porque é oficialmente reconhecida pelo Vaticano:
"A 13 de Outubro de 1917 estavam mais de 70 000 pessoas reunidas na Cova da Iria, em Fátima, Portugal. Tinham vindo presenciar um milagre que tinha sido anunciado pela Virgem Maria a três jovens visionários: Lúcia dos Santos e seus dois primos Jacinta e Francisco Marto [...] Pouco depois do meio dia, a Nossa Senhora apareceu aos três visionários. Quando estava prestes a partir, apontou para o Sol. Lúcia repetiu emocionadamente o gesto e as pessoas olharam para o céu [...] Depois, uma onda de terror varreu a multidão porque o Sol parecia romper-se dos céus e esmagar as pessoas horrorizadas [...] Justamente quando parecia que a bola de fogo iria cair e destruí-los, o milagre parou e o Sol reassumiu o seu lugar normal, brilhando pacífico como nunca."
Se o milagre do Sol em movimento tivesse sido observado apenas por Lúcia (a jovem que no fundo foi responsável pelo culto de Fátima), não haveria muita gente que o levasse a sério. Poderia facilmente ser uma alucinação individual, ou uma mentira com motivos óbvios. O que impressiona são as 70 000 testemunhas. Será que 70 000 pessoas podem ser simultaneamente vítimas da mesma alucinação? Ou conspirar numa mesma mentira? Ou, se nunca houve 70 000 pessoas, poderia o repórter do acidente safar-se ao inventar tanta gente?
Apliquemos o critério de Hume. Por um lado somos levados a acreditar numa alucinação em massa, num artifício de luz ou numa mentira colectiva envolvendo 70 000 pessoas. Isto é reconhecidamente improvável, mas é menos improvável do que a alternativa: que o Sol realmente se moveu. O Sol que estava sobre Fátima não era, afinal, um Sol privado: era o mesmo Sol que aquecia todos os milhões de pessoas no lado do planeta em que era dia. Se o Sol se moveu de facto, mas o acontecimento só foi visto pelas pessoas em Fátima, então teria de se ter dado um milagre ainda mais notável: teria de ter sido encenada uma ilusão de não-movimento para todos os milhões de testemunhas que não estavam em Fátima. E isso se ignorarmos o facto de que, se o Sol se tivesse realmente deslocado à velocidade referida, o sistema solar se teria desintegrado. Não temos alternativa senão a de seguir Hume, escolher a menos miraculosa das alternativas disponíveis, e concluir, contrariamente à doutrina oficial do Vaticano, que o milagre de Fátima nunca aconteceu."
Se Dawkins conhecesse o milagre mais de perto (nós Portugueses temos essa oportunidade), ele saberia que HÁ pessoas (entre as alegadas 70 000) que estiveram lá e não presenciaram nada. Saberia igualmente que apesar da presença da imprensa, não há qualquer registo físico do milagre. Saberia que há contradições e histórias mal contadas referente à relação entre a doutrina do Estado Novo e a forma de como o milagre foi contado (o milagre ocorreu durante a primeira República, mas grande parte da divulgação ocorreu depois, e as versões anteriores diferem da versão mais conhecida).
Dawkins mostrou que MESMO que houvessem 70 000 pessoas a testemunhar o milagre, não faria sentido acreditar na sua ocorrência. Dawkins (tal como Sagan) não hesita em considerar Fátima um embuste. Nós, que sabemos melhor o que se passou, deveríamos hesitar muito menos.
PS- Já que, em grande parte, as alucinações em massa estão relacionadas com fenómeno do "Rei Nu" (em que todos diziam ver um fato, imaginando-o mesmo, por razões sociais, ou outras), seria de esperar que os relatos de milagres ocorressem principalmente entre os meios menos instruídos. Será que há uma correlação entre índices de analfabetismo e relatos de milagres? Aparentemente sim: a idade média correspondeu a um "pico de ignorância" na generalidade do povo, e mesmo a localização geográfica e temporal do milagre de Fátima parece confirmar esta tese."
Disséste uma coisa que para mim vale ouro:Tenho lido com interesse este tópico e, de vez em quando participo.
Pelo que vejo, entendo que posso ter uma posição algo diferente de muitos dos intervenientes.
Para mim, pouco me interessa se houve ou não milagres, se era o Sol ou um Ovni.
Para mim, o que é mais importante é a «especialidade» do local Fátima enquanto ponto da Terra.
O resto, para mim, é acessório.
Sinto-me lá muito bem, venho de lá muito melhor, vou lá muitas vezes porque me sinto «impelido» a lá ir.
Sabem qual é a força/importância de Fátima ?
Uma só...o facto de tanta gente lá voltar !
Volto a referir:
Tenho lido com interesse este tópico e, de vez em quando participo.
Pelo que vejo, entendo que posso ter uma posição algo diferente de muitos dos intervenientes.
Para mim, pouco me interessa se houve ou não milagres, se era o Sol ou um Ovni.
Para mim, o que é mais importante é a «especialidade» do local Fátima enquanto ponto da Terra.
O resto, para mim, é acessório.
Sinto-me lá muito bem, venho de lá muito melhor, vou lá muitas vezes porque me sinto «impelido» a lá ir.
Sabem qual é a força/importância de Fátima ?
Uma só...o facto de tanta gente lá voltar !
É a sua opinião e testemunho contra que quem esteve lá às dezenas e milhares.
É...
Tudo tretas ( a dos cogumelos é de borrar a rir LOOOL) e que nada valem perante o facto de se ter visto o que se viu. O Sérgio não viu mas toda a gente viu.
Pelo que li no post do Jorge Correia entre os testemunhos encontram-se pessoas com credibilidade...Não misture as coisas, dados concretos são difirentes de testemunhos verbais (se é das ciencias devia saber isso) e ainda por cima não tem os testemunhos de das 70 mil pessoas só tem de meia duzia, não sabe se os outros todos viram a mesma coisa.
Com todo o respeito, acho que ri mais com isto do que com o Joe.