Terá sido Fátima um engano?

Já, e desisti. Só assim por acaso, até andei na catequese. Fi-la toda completa. Inclusive o crisma. Até que finalmente ganhei juízo na tola, e comecei a questionar, ao invés de seguir carneiradas.

E, quanto mais questiono, menos provas encontro da existência de deus. Mas também não encontrei provas da sua inexistência. Daí que sou agnóstico, e não ateu.

Importante o teu registo, concordo contigo em questionar certas coisas que tentavam impingir, mas ao invés de ti eu percebi que realmente Deus está comigo, só esta é a diferença.

É apenas a sua opinião, não a verdade dos factos, portanto não escreva como se fosse.

Nunca disse que a minha afirmação é uma verdade universal para todos (é a minha opinião sobre Fátima), tal como o que dizes é apenas a tua opinião (há quem concorde e há quem discorde) e ao estarmos num fórum, estamos num local (virtual) de debate e onde cada um é livre de expressar o que pensa sobre determinado assunto.
Tive 4 anos de educação de católica (com catequese e missas) e depois fui para uma escola pública normal e só ao conhecer ambas as realidades, é que fui percebendo que o mundo está longe de ser aquilo que a religião católica tanto apregoa e defende.

Última edição:
Começando pelo fim, esta carta vale o que vale e foi escrita por alguém com uma frustração qualquer. Que apenas se assinou zé. Deve ser o zé das couves que mamou uns copos e fico inspirado para escrever asneirada. Tal como tu postas aqui uma imagem chocante para causar impacto que as tuas palavras não têm.
E depois a imagem que apresentas dessa malograda criança é fruto das más escolhas feitas pelos homens e por esse caminho de debate que tentas ter, ir buscando pelo google cenas e frases feitas ou até textos inúteis, apenas mostra a tua frágil argumentação para tão diversificado e polémico tema.

Eu penso, eu analiso e por isso mesmo não vou a missas, não vou a procissões nem ando em coros, entro numa igreja sozinho e oro/rezo ao Pai, falo com Ele, peço-lhe que me abra a mente para poder compreender a vida e que me oriente nos momentos em que estou prestes a falhar para não me tornar em alguém vazio e seco, costumo agradecer por mais um dia de vida.
E não preciso de andar a bater com a mão no peito dentro das igrejas feito um beato falso, não vou lá dar esmolas, nem lá vou confessar-me a outro homem. Creio em Deus e não tenho vergonha por isso e nunca me senti desamparado quando o procurei nas minhas orações.

Quer dizer que esse deus deixa os fracos e oprimidos à sua sorte e dependentes das más escolhas dos homens. Um inútil, portanto. Já vi bombeiros a fazer melhor.

Epá, o poder de Deus é o que faz mover a tua Fé, quantos mais Fé tiveres mais sentes o poder D'Ele. E desculpa lá mas o destino é o lugar de chegada e só isso, tu tens é a liberdade de escolher o teu caminho, se tiveres Fé vais fazê-lo com ajuda agora se não quiseres usar a tua Fé vais fazê-lo na mesma mas por tua cabeça.

Toda a gente tem Fé, uns usam-na, outros recusam-se a assumi-la.
Apenas isso.
Então com fé ou sem fé, eu tenho um caminho. E deus assiste de bancada. Basicamente continua a ser um inútil, portanto.

O livre arbítrio de Santo Agostinho tenta explicar tudo isso mas duvido que se consigam certezas absolutas seja de que maneira for. Este assunto presta-se mais a uma reflexão filosófica por oposição ao determinismo. Sem dúvida que é interessante.

É apenas a sua opinião, não a verdade dos factos, portanto não escreva como se fosse.

Eu não. Nem tenho razões para isso. É feita por homens como eu e não é sequer uma aproximação à realidade, mas sim uma mera forma de a ver, um paradigma que se vai mudando, mas nunca um retrato fiel da realidade. É nisto que acredito, como já referi.

Não gosto de "histórias da carochina" nem de qualquer outra, apenas professo a Fé Cristã Católica, como 84.5% da população portuguesa.

Não faz mal. Eu parei de ler qualquer intervenção sua desde que proferiu e passo a citar: "Ser católico em 2016".

Já, e acha que acreditei ou prestei atenção?

A tua sorte é que os Profissionais de Saúde tratam na medida do possivel todos os doentes sem distinção...

Pessoas com o teu pensamento não merecem o tratamento que recebem nos cuidados de saúde, fruto de centenas de anos de investigação e dados ciêntificos acumulados feitos por pessoas que se dedicaram em exclusivo para o bem da humanidade inclusive, alguns martires à mão da igreja católica.

Pessoas com o teu pensamento não merecem qualquer tipo de tecnologia que usam para beneficio próprio e qualquer fruto da ciência, qué basicamente 90% (ou mais) da vida moderna que levamos... desde a eletricidade até à água que bebes.

Pessoa com o teu pensamento foram a causa da "Idade das trevas".

Tal como H.MArtinho sou agnóstico...não rejeito a possibilidade de Deus.

Mas dizer que nao se acredita em ciência em 2016...

Se por ventura me fores responder lembra-te... a prova definitiva que a ciência é real e não uma questão de acreditar ou não, é a tecnologia com que estás a escrever essa resposta.

Eu não. Nem tenho razões para isso. É feita por homens como eu e não é sequer uma aproximação à realidade, mas sim uma mera forma de a ver, um paradigma que se vai mudando, mas nunca um retrato fiel da realidade. É nisto que acredito, como já referi.

Não gosto de "histórias da carochina" nem de qualquer outra, apenas professo a Fé Cristã Católica, como 84.5% da população portuguesa.

Não faz mal. Eu parei de ler qualquer intervenção sua desde que proferiu e passo a citar: "Ser católico em 2016".

Já, e acha que acreditei ou prestei atenção?
A ciência é feita por homens. Ok.
E a Bíblia?

Quer dizer que esse deus deixa os fracos e oprimidos à sua sorte e dependentes das más escolhas dos homens. Um inútil, portanto. Já vi bombeiros a fazer melhor.

Então com fé ou sem fé, eu tenho um caminho. E deus assiste de bancada. Basicamente continua a ser um inútil, portanto.

Costumas ser assertivo e dizer umas coisas interessantes, mas não neste tópico.
Nas beiras de onde eu vim, costuma-se dizer que mais cego é aquele que não quer ver. Mas cada um com a sua, leva a bicicleta que eu fico com os pedais.

...e se a criança que está em cima «partiu para um outro mundo melhor do que aquele em que nos encontramos?»
Relativamente a «energias exóticas»....há que experimentar antes de opinar sobre as mesmas.

Ainda me hás-de tentar explicar como é que a morte do milhões de INOCENTES numa guerra estúpida é "beber o próprio veneno"!...:sh):sh)

isso são palavras minhas, Deus não quer isso obviamente

mas se os homens desejam o mal, Ele o que faz é deixar-nos seguir as nossas escolhas e que normalmente leva ao desastre

vou dar-te um exemplo daquilo que se pode tornar num verdadeiro desastre :

as pessoas vão à missa ?! uns é porque não crêem e outros é por preguiça,

tudo bem é escolha das pessoas, mas Deus sempre advertiu para guardar os dias santos ( Domingos e etc. )

portanto as pessoas na europa pouco se interessam por Deus e coisas afins

mas sabes que os refugiados, as centenas de milhar de refugiados interessam-se ?! sabes que eles rezam 5 vezes por dia, vão às mesquitas ?

sabes que eles têm por questões culturais têm mais filhos e que estes seguem os mesmos hábitos da religião islâmica, e que a praticam com fervor ?!

há muitos estudiosos que alertam para a crescente islamização da europa

tens aí um próximo desastre, uma coisa que Deus vai deixar acontecer pela apostasia crescente

deixa passar 20 anos e vais ver mesquitas e etc. a substituírem igrejas

e cada vez mais atentados contra padres como hoje aconteceu :

http://www.sabado.pt/mundo/europa/detalhe/homens_armados_fazem_refens_em_igreja_na_normandia.html

isso são palavras minhas, Deus não quer isso obviamente

mas se os homens desejam o mal, Ele o que faz é deixar-nos seguir as nossas escolhas e que normalmente leva ao desastre

vou dar-te um exemplo daquilo que se pode tornar num verdadeiro desastre :

as pessoas vão à missa ?! uns é porque não crêem e outros é por preguiça,

tudo bem é escolha das pessoas, mas Deus sempre advertiu para guardar os dias santos ( Domingos e etc. )

portanto as pessoas na europa pouco se interessam por Deus e coisas afins

mas sabes que os refugiados, as centenas de milhar de refugiados interessam-se ?! sabes que eles rezam 5 vezes por dia, vão às mesquitas ?

sabes que eles têm por questões culturais têm mais filhos e que estes seguem os mesmos hábitos da religião islâmica, e que a praticam com fervor ?!

há muitos estudiosos que alertam para a crescente islamização da europa

tens aí um próximo desastre, uma coisa que Deus vai deixar acontecer pela apostasia crescente

deixa passar 20 anos e vais ver mesquitas e etc. a substituírem igrejas

e cada vez mais atentados contra padres como hoje aconteceu :

http://www.sabado.pt/mundo/europa/detalhe/homens_armados_fazem_refens_em_igreja_na_normandia.html

E estes que iam à missa? Foi vontade de Deus que a criança morresse? Como se explica isso?

http://www.cmjornal.xl.pt/mundo/detalhe/pais_deixam_filho_morrer_enquanto_vao_a_missa.html

Costumas ser assertivo e dizer umas coisas interessantes, mas não neste tópico.
Nas beiras de onde eu vim, costuma-se dizer que mais cego é aquele que não quer ver. Mas cada um com a sua, leva a bicicleta que eu fico com os pedais.

O problema nisto das religiões é que toda a gente pode dizer coisas interessantes. E mesmo baseados no mesmo livro, há inúmeras interpretações com várias tendências religiosas.

Há uns tempos fui abordado na rua por duas senhoras com uns panfletos, e um deles dizia que Satanás era dono do Mundo. Para isso baseavam-se no facto de uma das tentações de Jesus ter sido o Satanás a oferecer todo o mundo para Jesus se ele se ajoelha-se a seus pés.

Na verdade só faz sentido oferecermos algo se for nosso, e Jesus também não contrariou o que Satanás disse. Vai daí eu optei por educadamente pedir as cadernetas prediais das ofertas que Satanás estava a fazer.

Digamos que é necessário levar estes assuntos com alguma "ligeireza" face às várias interpretações possíveis. E pior do que cegos, são aqueles de olhos bem abertos e que não vêem nada. [;)]

A tua sorte é que os Profissionais de Saúde tratam na medida do possivel todos os doentes sem distinção...

Pessoas com o teu pensamento não merecem o tratamento que recebem nos cuidados de saúde, fruto de centenas de anos de investigação e dados ciêntificos acumulados feitos por pessoas que se dedicaram em exclusivo para o bem da humanidade inclusive, alguns martires à mão da igreja católica.

Pessoas com o teu pensamento não merecem qualquer tipo de tecnologia que usam para beneficio próprio e qualquer fruto da ciência, qué basicamente 90% (ou mais) da vida moderna que levamos... desde a eletricidade até à água que bebes.

Se por ventura me fores responder lembra-te... a prova definitiva que a ciência é real e não uma questão de acreditar ou não, é a tecnologia com que estás a escrever essa resposta.

É claro que vou responder, muito embora tenha uma crescente vontade de abandonar um fórum que ao invés de mostrar a diversidade de opiniões de diferentes pessoas ou de ser um retrato da maioria da população, é um reflexo de um iluminismo urbano, cego e formatado, de tal modo que não parece sequer um fórum português, tal é o jacobinismo.

Respondo por um motivo muito simples: Percebi que não me expliquei bem.

É que eu não desprezo de forma alguma a actividade científica que visa melhorar as condições de vida e de saúde das populações (medicina, entre outras), seria absurdo tal desprezo, afinal é o Homem a usar a inteligência que Deus lhe deu, cumprindo a parábola dos talentos. Desprezo sim a actividade científica que visa apenas (tentar) saber porque sim, para se dizer que se sabe, quando isso não traz benefícios significativos para a Humanidade, para contornar a pequenez humana, e até como forma de descredibilização rebelde da religião.

Quanto à questão das provas, eu tenho que aceitar essas provas que a ciência é real porque são uma evidência, mas então eu também lhe posso provar facilmente que Deus existe, uma vez que os meus pedidos e preces e os que milhões de pessoas pelo mundo fora fazem nas suas orações são atendidos, e esta é a melhor prova da existência de Deus, não a pode refutar, por muito que possa achar inconsistente, e por isso a ciência não está melhor que a religião em termos de provas.

Está a ver? Se a tecnologia que eu estou a usar para lhe responder é a prova da realidade da ciência, então o facto de eu estar aqui para lhe responder é a prova da existência e da acção de Deus.

É claro que vou responder, muito embora tenha uma crescente vontade de abandonar um fórum que ao invés de mostrar a diversidade de opiniões de diferentes pessoas ou de ser um retrato da maioria da população, é um reflexo de um iluminismo urbano, cego e formatado, de tal modo que não parece sequer um fórum português, tal é o jacobinismo.

É que eu não desprezo de forma alguma a actividade científica que visa melhorar as condições de vida e de saúde das populações (medicina, entre outras), seria absurdo tal desprezo, afinal é o Homem a usar a inteligência que Deus lhe deu, cumprindo a parábola dos talentos. Desprezo sim a actividade científica que visa apenas (tentar) saber porque sim, para se dizer que se sabe, quando isso não traz benefícios significativos para a Humanidade, para contornar a pequenez humana, e até como forma de descredibilização rebelde da religião.

Quanto à questão das provas, eu tenho que aceitar essas provas que a ciência é real porque são uma evidência, mas então eu também lhe posso provar facilmente que Deus existe, uma vez que os meus pedidos e preces e os que milhões de pessoas pelo mundo fora fazem nas suas orações são atendidos, e esta é a melhor prova da existência de Deus, não a pode refutar, por muito que possa achar inconsistente, e por isso a ciência não está melhor que a religião em termos de provas.

Está a ver? Se a tecnologia que eu estou a usar para lhe responder é a prova da realidade da ciência, então o facto de eu estar aqui para lhe responder é a prova da existência e da acção de Deus.

E a Bíblia?

A Bíblia foi lavrada por homens, mas sabe bem que não é a palavra dos homens. Não acredita? Então também não vale a pena continuar a bater nesta tecla, nunca vai perceber.

Como vê, se a tecnologia que eu estou a usar para lhe responder é a prova da realidade da ciência, então o facto de eu estar aqui para lhe responder é a prova da existência e da acção de Deus.

E a Bíblia?

A Bíblia foi lavrada por homens, mas sabe bem que não se trata da palavra dos homens. Não acredita? Então também não vale a pena continuar a bater nesta tecla, nunca vai perceber.

As aparições e o milagre de Fátima são tão dignos de respeito e confiança como:- a divina intervenção de Ámon, que salva Ramsés II, na batalha de Kadesh.- a bondade de Enki que permite o salvamento do bébé Sargão, colocado numa cesta, das águas do Eufrates.- o papel dos Dioscuros, que combatem ao lado dos Romanos, na batalha do Lago Regilo.- a aparição de Teseu, que ajuda os Atenienses em Maratona.- o milagre de Zeus-Ámon, no altar do santuário de Siva, perante Alexandre.- etc.

Isso quer dizer que se eu e milhões de pessoas fizerem preces a satanás e as coisas acontecerem, satanás existe?

Essa tua teoria tem uma pequena grande falha. Para isso ser verdade todas as preces teriam de ser atendidas. Tal como no método científico, todas as replicações têm de dar o mesmo resultado. Só assim podem ser validadas.

Não diga asneiras. Quando há uma notícia de que foi descoberto um planeta com condições de vida é porque a ciência assim o provou, há uma quantidade inimaginável de estudos por trás antes desse tipo de descobertas serem reveladas. De certo que já se cruzou com uma notícia dessas.

eu não bem dessa área, mas perto
o que a ciencia mostrou é que existem planetas que podem ter condições para ter vida, o que é um pouco diferente de demonstrar que têm condições para ter vida e por sua vez é muito diferente de mostrar que têm vida
é um pouco subtil, mas tomemos a lua europa por exemplo, pode ter condições para ter vida, mas não se sabe se tem realmente condições para tal e ainda menos se a tem.

Não diga asneiras. Quando há uma notícia de que foi descoberto um planeta com condições de vida é porque a ciência assim o provou, há uma quantidade inimaginável de estudos por trás antes desse tipo de descobertas serem reveladas. De certo que já se cruzou com uma notícia dessas.

repetido

Voltar
Superior