Terá sido Fátima um engano?

O que eu acho tonto mesmo é dar-se crédito a uma narrativa de ter havido uma senhora vestida de branco que apareceu a 3 crianças pairando em cima de uma azinheira. Quando partimos de uma narrativa destas e lhe damos crédito suficiente para aceitar essa premissa e a partir daí construir um pensamento qualquer, que desemboca por exemplo na capacidade dessas crianças fazerem curas a pedido, confesso que fico sem argumentos nenhuns! Contra a fé a dialética da razão nada pode.

Afinal não foram aparições, mas visões. É uma comédia aquilo que se passa....[:D]

O que acho piada é a "fé" das pessoas que só fazem a promessa depois de obter a graça...

Ou seja "eu acredito muito em ti e peço-te isto, mas.... só vou penar se me deres a graça"

Eu acho que devia funcionar ao contrário... Penar primeiro para obter a graça depois.

Aliás, há uns anos, lembro-me de uma reportagem sobre as promessas e havia um caso de um homem, cuja mulher estava doente, e então, para obter a graça, ia todos os fins de semana de leiria a fátima, se não estou em erro.

Para mim, isto é que é fé.

No fundo, no fundo, isto das crenças religiosas resume-se a uma coisa muito simples: o medo do desconhecido, e dentro deste sobretudo o medo da morte.
Isto explica quase tudo.

Como ateu nao tenho problemas que os outros acreditem em milagres, santos, beatos e tudo o que anda á volta das religioes.

Desde que nao limite a liberdade da sociedade, cada um é livre de acreditar no que quiser.

No fundo, no fundo, isto das crenças religiosas resume-se a uma coisa muito simples: o medo do desconhecido, e dentro deste sobretudo o medo da morte.
Isto explica quase tudo.

Mais que o medo da morte, penso que é o medo de não existir nada para além da morte. Aceitar que tudo termina.

Mais que o medo da morte, penso que é o medo de não existir nada para além da morte. Aceitar que tudo termina.

Sim, era isso que eu queria dizer. Nós, seres humanos, temos a capacidade de ter consciência de nós próprios, e temos a capacidade de pensar, isto é, de construir mentalmente ou não coisas que estão para lá daquilo que nos é dado. Ora, como conseguimos pensar, não conseguimos evitar fazer a pergunta: então mas há só isto? Eu, ser pensante e espectacular, aspirante a ser Deus, morro e acabo? No fundo, custa-nos muito aceitar a nossa pequenez e irrelevância no meio do universo.

Eu entendo perfeitamente que seja uma crença. Admito perfeitamente que as pessoas necessitam de apoios espirituais nas suas vidas. A Espiritualidade é inerente ao Ser Humano, isso não o nego de forma nenhuma. Mas o que me custa aceitar é que a forma de abraçar a espiritualidade de cada um seja feita necessariamente através do misticismo religioso, seja ele feito de crenças simples, seja ele feito de fés religiosas organizadas. Eu defendo outro tipo de espiritualidade. Uma espiritualidade laica, digamos.
Dito de uma forma porventura simplista, a Espiritualidade Laica é a preocupação pelos valores e pelas ideias em oposição à preocupação pelas coisas. A Espiritualidade Laica pensa o Ser Humano no domínio do que escapa ao concreto, mas não necessita de utilizar uma moldura religiosa para o fazer. É uma visão do mundo que retira às religiões o monopólio do espírito, conferindo ao Homem a possibilidade de advogar valores e normas de conduta sem imposições divinas. Reconhece a existência de algo maior que o Homem, algo que dê sentido à sua vida e ao mundo que o rodeia, mas não lhe dá um nome e não o confunde com divindade nenhuma. É uma simples constatação da nossa pequenez. Para um crente a espiritualidade transforma-se em misticismo e tem um objecto e um fim conhecido, que será Deus. A espiritualidade nesse caso é portanto um diálogo onde o divino alimenta o crente e lhe transmite valores que supostamente existem por si próprios desgarrados da pessoa humana, sendo portanto infundidos através da sua fé. Já na Espiritualidade Laica a “verdade” não nos é revelada. Pelo contrário, a verdade não existe. É uma busca. Mas uma busca esclarecida.
E convém referir que a Espiritualidade laica não é propriamente uma moral, e não é com certeza moralista porque não impõe condutas de costumes, não julga a riqueza, não prega a virtude da pobreza, não se pronuncia sobre questões de identidade de género, etc, porque enfim, essas não são na verdade questões de índole espiritual. Ao contrário de muitas religiões! Em suma, a Espiritualidade Laica é a tradução não religiosa das grandes inquietações humanas, e parece-me ser uma resposta muito mais coerente com as celulazinhas cinzentas que Deus nos deu (brincadeirinha, eheh) do que o simples acreditar de fé.

rapidamente, muito rapidamente

nem todas as religiões pregam a virtude da pobreza, aliás creio bem que a grande maioria não o faz, mesmo dentro do cristianismo há as teologias da prosperidade que afirmam que a riqueza é um sinal da bênção de Deus, IURD e coisas assim

a pobreza em si não é virtude nenhuma, o que é virtude é a caridade, ou seja o amor ao próximo que nos leva a partilhar aquilo que temos, para que não falte o essencial aos mais desfavorecidos.
Isto sim é típico do cristianismo e é uma das razões porque existe solidariedade estatal nos países que foram de maioria cristã, mesmo que agora já não sejam essa virtude/valor social penetrou na cultura

na india e noutros países asiaticos isto ocorre em menor grau e é uma das razões pelas quais que partidos mais à esquerda, que apelam a uma maior solidariedade social, têm fraca votação nesses países
li algures que na india esses partidos só tinham votações mais expressivas nas zonas de maior influencia cristã

o japão desde que tem eleições esteve quase sempre no poder um partido de direita, creio que o equivalente ao PS, só esteve por lá no poder uns 2 anos e já há eleições há cerca de 70 anos

por isso é um bocado caricato ver por cá os partidos de esquerda a combaterem acirradamente a influencia cristã, talvez porque sentem que em grande parte o seu eleitorado é erodido por essa influencia, mas não tendo a consciência de que se a matriz cristã desaparecer, eles desaparecem por arrasto em poucas décadas
o marxismo foi (está morto, embora ainda não o saiba) uma espécie de heresia cristã, algo dependente de uma matriz cultural cristã, mas com feições ateias, ou seja depende dos valores cristãos, mas repudia a mensagem espiritual. o comunismo existe, nos mosteiros, praticado voluntariamente, não imposto pela força a povos inteiros

a espiritualidade sem igreja, é um sintoma do individualismo reinante
subjacente está uma recusa da fraternidade, do reconhecer o outro como nosso igual
é também uma redução de deus a um papel ausente, distante

conduz à solidão, tão característica dos tempos
a pertença a uma igreja é um fortíssima fator de socialização

outro ponto positivo é que a especialização dos tempos atuais deixa as pessoas sem tempo para pensarem noutros assuntos, o que conduz a um pensamento religioso muito primitivo, muito básico, o que aliás se pode ver neste tópico, as igrejas têm a vantagem de terem uma acumulado de pensamento e reflexão sobre Deus, a espiritualidade muito grande, logo mais profundo

Acho que a Vista Alegre apanhou a verdadeira essência de Fátima. Muito forte e caro

http://www.tvi24.iol.pt/tecnologia/...ra-de-fatima-causa-polemica-nas-redes-sociais

o manel lembras-te á 100 anos atrás aquela vez que foste testar o holofote atrás da oliveira lá no meio do nenhures e estavam lá uns miudos???

lembro, e então?

então??? pensaram que foi uma aparição, fizeram lá um enorme santuario á pala da tua brincadeira, e já vendem tudo e mais alguma coisa em nome de Fátima...

e o que é que isso tem de mal???

o que é que tem de mal??? já viste o ultimo grito da vista Alegre???

800

mas o que é isso???

dizem eles que é uma escultura de nossa senhora Fátima, mas o engraçado, é que parece outra coisa... [:D]

lerei, o d. Carlos Azevedo é um homem inteligente e muito culto
já o padre Mario de Oliveira tem manifestamente problemas psiquiátricos

quanto às religiões e às guerras, só a ignorância crassa permite afirmar que há mais guerras provocadas que evitadas pela religião cristã

um exemplo, os vikings, todos os anos atacavam e pilhavam o resto da europa, para eles estavam tudo muito bem, moralmente nada a dizer
foram convertidos ao cristianismo pelos cristãos que reduziam à escravatura nas suas incursões e... o comportamento de pilhar, matar, violar, roubar, deixou de ser aceitável, acabaram os ataques vikings

a europa cristã roubou e pilhou, mas sempre existiram vozes a censurar esse comportamento, a moderar
a redução de povos à escravatura sempre teve criticas, o massacre de povos inteiros não era bem visto (geralmente)
estudem o que se passava noutras paragens e perceberão a diferença

Há uma parte do segundo segredo de Fátima que me faz um bocado de impressão. ora estávamos em 1917, certo?

'Quando virdes uma noite, alumiada por uma luz desconhecida, sabei que é o grande sinal que Deus vos dá de que vai punir o mundo pelos seus crimes, por meio da guerra, da fome e de perseguições à Igreja e ao Santo Padre.'

Acontece que em 25 de Janeiro de 1939 houve a maior Aurora Boreal em Portugal e da Europa do século XX e provavelmente dos séculos anteriores, foi vista em todo o Pais e durou a noite toda. Relato aqui: http://adeliabarros.blogspot.pt/2007/12/eu-vi-aurora-boreal.html

A 1 de Setembro de 1939 começou a segunda guerra mundial.

Pá, eram extraterrestres? Ou alucinações colectivas?

rapidamente, muito rapidamente

nem todas as religiões pregam a virtude da pobreza, aliás creio bem que a grande maioria não o faz, mesmo dentro do cristianismo há as teologias da prosperidade que afirmam que a riqueza é um sinal da bênção de Deus, IURD e coisas assim

a pobreza em si não é virtude nenhuma, o que é virtude é a caridade, ou seja o amor ao próximo que nos leva a partilhar aquilo que temos, para que não falte o essencial aos mais desfavorecidos.
Isto sim é típico do cristianismo e é uma das razões porque existe solidariedade estatal nos países que foram de maioria cristã, mesmo que agora já não sejam essa virtude/valor social penetrou na cultura

na india e noutros países asiaticos isto ocorre em menor grau e é uma das razões pelas quais que partidos mais à esquerda, que apelam a uma maior solidariedade social, têm fraca votação nesses países
li algures que na india esses partidos só tinham votações mais expressivas nas zonas de maior influencia cristã

o japão desde que tem eleições esteve quase sempre no poder um partido de direita, creio que o equivalente ao PS, só esteve por lá no poder uns 2 anos e já há eleições há cerca de 70 anos

por isso é um bocado caricato ver por cá os partidos de esquerda a combaterem acirradamente a influencia cristã, talvez porque sentem que em grande parte o seu eleitorado é erodido por essa influencia, mas não tendo a consciência de que se a matriz cristã desaparecer, eles desaparecem por arrasto em poucas décadas
o marxismo foi (está morto, embora ainda não o saiba) uma espécie de heresia cristã, algo dependente de uma matriz cultural cristã, mas com feições ateias, ou seja depende dos valores cristãos, mas repudia a mensagem espiritual. o comunismo existe, nos mosteiros, praticado voluntariamente, não imposto pela força a povos inteiros

a espiritualidade sem igreja, é um sintoma do individualismo reinante
subjacente está uma recusa da fraternidade, do reconhecer o outro como nosso igual
é também uma redução de deus a um papel ausente, distante

conduz à solidão, tão característica dos tempos
a pertença a uma igreja é um fortíssima fator de socialização

outro ponto positivo é que a especialização dos tempos atuais deixa as pessoas sem tempo para pensarem noutros assuntos, o que conduz a um pensamento religioso muito primitivo, muito básico, o que aliás se pode ver neste tópico, as igrejas têm a vantagem de terem uma acumulado de pensamento e reflexão sobre Deus, a espiritualidade muito grande, logo mais profundo

A pobreza é um exemplo, mais nada.
Mas nota-se que tens pensamento reflexivo sobre o tema. O teu discurso assemelha-se muito ao de um amigo meu, que pertence à Opus Dei. Eu, que estou nos antípodas dessa linha de pensamento, dou sempre por bem empregue o tempo gasto nas nossas discussões. Tal como ele dá, tenho a certeza.
É sempre bom ler aqui uma opinião que não se fica pela rama dos temas.

A pobreza é um exemplo, mais nada.
Mas nota-se que tens pensamento reflexivo sobre o tema. O teu discurso assemelha-se muito ao de um amigo meu, que pertence à Opus Dei. Eu, que estou nos antípodas dessa linha de pensamento, dou sempre por bem empregue o tempo gasto nas nossas discussões. Tal como ele dá, tenho a certeza.
É sempre bom ler aqui uma opinião que não se fica pela rama dos temas.

de TODOS q se dizem ateus q passam por aqui , tenho uma pergunta :

se casaram na igreja ou batizaram os filhos na igreja , foi somente por tradição ou foi para agradar às familias ou foi para ficar bem nas fotos ?

se casaram na igreja ou batizaram os filhos na igreja , foi somente por tradição ou foi para agradar às familias ou foi para ficar bem nas fotos ?

A minha irma nao é crente, nao se casou pela igreja, mas os filhos sao baptizados porque a escola para onde vao é católica, de qualquer maneira iam ser baptizados.

Sou casado no civil, mas este ano vou casar na igreja e batizar o meu filho.... A razão para isso: A mulher quer, a mulher tem [:D][:D][:)]

Mas uma coisa, para mim, é certa, retirando toda o espetáculo e rituais à volta da religião católica, os valores cristãos são bons na sua génese. Só não acho que seja necessário ser religioso para os seguir e praticar.

Sou casado no civil, mas este ano vou casar na igreja e batizar o meu filho.... A razão para isso: A mulher quer, a mulher tem [:D][:D][:)]

Mas uma coisa, para mim, é certa, retirando toda o espetáculo e rituais à volta da religião católica, os valores cristãos são bons na sua génese. Só não acho que seja necessário ser religioso para os seguir e praticar.

Aí é que está o busílis da questão...

Ah e tal, vamos amar o próximo -> queimar na fogueira porque suspeita-se de bruxaria
Ah e tal, partilhar a riqueza -> vou ali à varanda com um manto com fios de ouro enquanto falo dos pobresinhos, e tenho um tesouro nas catacumbas
Ah e tal, proteger as crianças -> todos sabemos o que se passa
Ah e tal, igualdade -> mulheres não podem aceder às mesmas posições que os homens

E podemos continuar.

Como diz o Real, os valores da religião são bons, os da igreja tenho sérias dúvidas. A igreja é a maior máquina de marketing do mundo!

E sim, casei pela igreja, tenho os meus filhos baptizados na igreja e um a frequentar a catequese.

Já agora "Uma pessoa com um amigo imaginário é demente, muitas pessoas com o mesmo amigo imaginário é uma religião".

Acreditar nas visões dos pastorinhos é como acreditar que Cristo terá ressuscitado ou outras coisas afins. Para mim são histórias muito mal contadas numa época em que as pessoas tinham pouca informação, pouca educação, e pouca distração; viviam mais próximas do céu do que da terra e punham-se a imaginar coisas.
Hoje ninguém daria qualquer importância às suas histórias, a não ser que a gravação aparecesse no facebook e se provasse que era autêntica e inequívoca.

Eu não sou Ateu, não sou casado nem pelo registo civil nem pela igreja, tenho filhos e não foram batizados. A minha companheira fez catequese, comunhões, etc.. e também nunca se preocupou quer com casamento ou batismo dos miúdos.

Voltar
Superior