Terá sido Fátima um engano?

No sentido simbolico eu não só concordo com a biblia como concordo com todas as religiões seja ela qual for, todas pregam o bem e rejeitam o mal.

Isso não é bem verdade. Há religiões que pregam muita subjectividade. Dão azo a inumeras intepretações e muitas delas são do mais puro racismo que existe.

Concordo quando se diz que se alguém segue os ensinamentos de uma religião durante a sua vida, com o minimo de racionalidade, consegue ser alguém decente... mas a verdade é que o subjectivismo das religiões permite a muita gente interpretar textos da maneira mais racista que pode existir.

A ciencia é conhecimento e o conhecimento é inerente a evolução do homem desde sempre.
Tendo em conta a existência do homem moderno, como o conhecemos ( cerca de 200.000 anos) o que isso é no universo? E própria Terra, não tem ela mais 4,5 biliões de anos? Às vezes me parece, que falar nisto já é perda de tempo...

Com milagres, filhos de mulheres virgens e com mortos que ressucitam sou

Manuel:
Fátima não tem que ser o que os outros querem que seja !

Cabe a ti, entender Fátima á tua maneira !
Acredita ...já é um passo em frente.

Já disse para trás...Fátima é diferente, não é mais um lugar.

Posso pensar e aceitar esta verdade por mim, sem ter que seguir este ou aquele, esta ou aquela religião.

Relactivamente a Fátima, posso ter a minha verdade, não tem que ser a dos outros...entendes?
É uma questão de separar o essencial do acessório....

Abraço, amigo.

Manuel:

Posso pensar e aceitar esta verdade por mim, sem ter que seguir este ou aquele, esta ou aquela religião.

Relactivamente a Fátima, posso ter a minha verdade, não tem que ser a dos outros...entendes?

Abraço, amigo.
Mais uma vez, 100% de acordo.

Manuel:

Abraço, amigo.

Mas isso que eu faço entendo Fatima a minha maneira

O Cristo era filho bastardo por isso é que foi nascer no meio do deserto longe de toda a gente já que a sociedade judaica da altura não aceitava nada bem os filhos bastardos. Depois quis ser rabi mas não foi aceite porque era bastardo então começou a pregar por "conta propria" e teve sucesso pois conseguio cativar bastantes pessoas, muitos anos depois (+/- 3 seculos) alguém escreve o novo testamento e conta a historia como melhor lhe interessa e vai desenterrar as escrituras do antigo testamento para arranjar uma base para toda a historia.

Tens explicação para tudo...é só certezas....

Olha, eu também tenho uma certeza:

Não gasto o meu latim, nem o meu tempo, com alarvidades.

Não acredito, como não acredito em nada que não seja racionalmente explicável.
Se eu aponto para um espaço vazio e digo que lá está uma cadeira invisivel aos outros, convicto de que está mesmo, ninguém me poderá dizer que não está, é uma questão de fé, se eu acredito, está. Não significa é que esteja... como ninguém me poderá provar que não está!

Não acredito, como não acredito em nada que não seja racionalmente explicável.
Se eu aponto para um espaço vazio e digo que lá está uma cadeira invisivel aos outros, convicto de que está mesmo, ninguém me poderá dizer que não está, é uma questão de fé, se eu acredito, está. Não significa é que esteja... como ninguém me poderá provar que não está!

E qual é a tua definição de racional? Será que é universal? Será que os espíritos são uma existência que caibam na tua definição de racionalidade? Se eu te disser que vi um ( eu e outras pessoas) estou a ser irracional ou racional?

Última edição:
E qual é a tua definição de racional? Será que é universal? Será que os espíritos são uma existência que caibam na tua definição de racionalidade? Se eu te disser que vi um ( eu e outras pessoas) estou a ser irracional ou racional?

Já que falam em espiritos eu tenho uma historia curiosa a cerca disso, durante a minha adolescencia não raras vezes ouvi historias das boca de pessoas da geração dos meus pais e avos acerca de criaturas estranhas que apareciam durante a noite a quem andava sozinho na rua, desde animais alados, a bruxas e outros fenomenos estranhos, havia historias para todos os gostos e feitios.
Uma noite tinha eu os meus 17 anos eram umas 3 da manhã e ia sozinho a pé para casa como sempre fazia quando saía a noite com os amigos, no caminho passava por uma viela que já tinha um ar um bocado sinistro durante o dia, então de madrugada ainda pior mas era o caminho mais curto, nessa madrugada a entrada dessa viela sou supreendido por um barulho que parecia cavalos agitados a bater com os cascos nos paralelos do pavimento da dita viela. A primeira coisa que despertou na minha cabeça foi as tais historias que tantas e tantas vezes tinha ouvido anteriormente, pensei em voltar para tras e seguir outro caminho, mas não a curiosidade foi mais forte e cheio de "coragem" lá segui em frente para ver no que aquilo dava a medida que me aproximava do barulho ele começou a ser cada vez claro e finalmente percebi que o tal barulho apenas resultava de um maluco qualquer que andava a fazer obras em casa aquela hora da manhã.
Se eu tinha seguido por outro caminho era mais uma historia para juntar a tanto rico folclore que existe nessa area e hoje talvez eu estivesse aqui a acreditar em milagre e outras coisas do sobrenatural.

O mais curioso ainda é que essas historias hoje em dia despareceram por completo, nunca ouvi ninguém da minha geração e das seguintes a dizerem que passaram por tais experiencias

Última edição:
Tens explicação para tudo...é só certezas....

Olha, eu também tenho uma certeza:

Não gasto o meu latim, nem o meu tempo, com alarvidades.

Então gasta o teu latim a explicar como é que Cristo nasceu de uma mulher virgem, porque isso sim não é alarvidade nenhuma as tantas os judeus já conheciam a enseminação artificial e não disseram nada a ninguém.

E isso já é um bom passo.

Ou seja não sinto nada de especial naquele recinto é apenas um templo religioso como tantos outros, já outros templos acho que teem algo de especial já referi anteriormente a Igreja de Santa Clara no Porto, um optimo local para reflexão, mas para mim um local de reflexão não precisa de ser necessariamente um templo religioso os Jardins do Palicio de Cristal com vista para o Douro num fim de tarde também o são.

Já que falam em espiritos eu tenho uma historia curiosa a cerca disso, durante a minha adolescencia não raras vezes ouvi historias das boca de pessoas da geração dos meus pais e avos acerca de criaturas estranhas que apareciam durante a noite a quem andava sozinho na rua, desde animais alados, a bruxas e outros fenomenos estranhos, havia historias para todos os gostos e feitios.
Uma noite tinha eu os meus 17 anos eram umas 3 da manhã e ia sozinho a pé para casa como sempre fazia quando saía a noite com os amigos, no caminho passava por uma viela que já tinha um ar um bocado sinistro durante o dia, então de madrugada ainda pior mas era o caminho mais curto, nessa madrugada a entrada dessa viela sou supreendido por um barulho que parecia cavalos agitados a bater com os cascos nos paralelos do pavimento da dita viela. A primeira coisa que despertou na minha cabeça foi as tais historias que tantas e tantas vezes tinha ouvido anteriormente, pensei em voltar para tras e seguir outro caminho, mas não a curiosidade foi mais forte e cheio de "coragem" lá segui em frente para ver no que aquilo dava a medida que me aproximava do barulho ele começou a ser cada vez claro e finalmente percebi que o tal barulho apenas resultava de um maluco qualquer que andava a fazer obras em casa aquela hora da manhã.
Se eu tinha seguido por outro caminho era mais uma historia para juntar a tanto rico folclore que existe nessa area e hoje talvez eu estivesse aqui a acreditar em milagre e outras coisas do sobrenatural.

O mais curioso ainda é que essas historias hoje em dia despareceram por completo, nunca ouvi ninguém da minha geração e das seguintes a dizerem que passaram por tais experiencias

Eu antes de ler o motivo do barulho, já estava a desconfiar que era algo muito normal, pois barulhos estranhos e muito estranhos, já ouvi muitos, e no entanto, nunca achei que fossem algo de «estranho».
A minha experiência, foi mais directa, foi VER e a pouca distância. E não fui só eu que vi, mas quem veio comigo também. Isto é algo de que forma alguma queria dizer a alguém, porque sei que posso ser gozado por isso. Mas estava ali alguém a falar em racionalidade que é um conceito muito mais amplo do que a maioria julga e eu coloquei esta situação. Mas sinceramente é engraçado estar nesta situação e ter a certeza que eles existem. :) Quanto aos outros a mim não me faz diferença nenhuma se acreditam ou não.

Última edição:
Ou seja não sinto nada de especial naquele recinto é apenas um templo religioso como tantos outros, já outros templos acho que teem algo de especial já referi anteriormente a Igreja de Santa Clara no Porto, um optimo local para reflexão, mas para mim um local de reflexão não precisa de ser necessariamente um templo religioso os Jardins do Palicio de Cristal com vista para o Douro num fim de tarde também o são.

Quando relevo Fátima, faço-o pelo local em si, é o lugar que é especial....lá fica mais fácil «ligármo-nos» a Ele.
O resto ....é a forma como alguns quiseram demonstrar como esse lugar é único.
O importante é sentir como é único esse lugar...isto é, penso eu, a mais importante Mensagem de Fátima

Mas como já se disse « n» vezes o milagre foi em Fátima, não no Porto ou na Cochinchina... E o facto do milagre do sol ter sido só em Fátima e arredores , só reforça esse mesmo facto... um milagre.

Vamos falar como adultos e nao como crianças de 5 ou 6 anos...

segundo consta no milagre o sol parou...logo isso era a terra parar certo?

portanto esse fenomeno nao ocorreu pk o sol é de todos nao se resume a fatima e o sol está parado a terra é que gira logo para em fatima o sol tar parado era pk a terra tinha parado e para ter parado era um todo o mundo que se via o sol parado....certo?

esses milagre do sol parado em fatima é treta e o mais incrivel é como tanta gente acredita nele e nao perde 1 minuto a racicionar e ver que é a maior das parvoices...[:D] mas pronto...

Para certas pessoas não há fé. Mesmo que expliques que a Inteligência que vês na Natureza ( na complexidade, na ordem) só pode ter sido feita mediante princípios, regras. E Deus também não se esqueceu desses, por isso, certas coisas aconteceram e acontecem para todos verem. Uns compreendem outros não... Eu já fui ateu e a mim muito dificilmente me convenciam do contrário, até que um dia decidi investigar e entendi. Porque esse é o calcanhar de aquiles dos ateus, não acreditam, mas também não querem saber. No fundo nem se preocupam muito sobre o que é verdade, porque não a procuram.
E não andei a ler relatos de milagres para acreditar. A própria vida, o funcionamento do meu organismo, é em si, uma prova.
E o próprio Darwin, ao contrário do que muitos pensam, acreditava e acreditou sempre até ao fim da sua vida em Deus:
«Acredito mais em Deus porque usou a selecção natural, razão de uma grande complexidade , do que num deus que tenha posto a vida na Terra em 7 dias».

O que me estava a referir não era a vida em si, que pode ser entendida como uma prova ou não, mas sim de usar o seu poder de forma evidente ("milagre" do sol) de modo a fazer acreditar.[;)]

Para certas pessoas não há fé. Mesmo que expliques que a Inteligência que vês na Natureza ( na complexidade, na ordem) só pode ter sido feita mediante princípios, regras. E Deus também não se esqueceu desses, por isso, certas coisas aconteceram e acontecem para todos verem. Uns compreendem outros não... Eu já fui ateu e a mim muito dificilmente me convenciam do contrário, até que um dia decidi investigar e entendi. Porque esse é o calcanhar de aquiles dos ateus, não acreditam, mas também não querem saber. No fundo nem se preocupam muito sobre o que é verdade, porque não a procuram.
E não andei a ler relatos de milagres para acreditar. A própria vida, o funcionamento do meu organismo, é em si, uma prova.
E o próprio Darwin, ao contrário do que muitos pensam, acreditava e acreditou sempre até ao fim da sua vida em Deus:
«Acredito mais em Deus porque usou a selecção natural, razão de uma grande complexidade , do que num deus que tenha posto a vida na Terra em 7 dias».

A justificação para ter de haver um Deus na criação da Natureza é um meio de se justicar a ignorancia com aquilo que nao sabemos e dizemos "foi Deus"...

Agora pergunto:
se tudo é complexo ao ponto de ter um Criador , entao este Criador ainda será mais complexo e quem o criou? de onde veio?

e voltamos á estaca zero[:blush:] resolvemos a duvida da natureza mas nao a duvida da origem de Deus[:cool:]

ou seja é um pouco tipo "que apareceu primeiro o ovo ou a galinha..."

Voltar
Superior