Terá sido Fátima um engano?

porque é que será que quem faz os milagres não escolhe algo verdadeiramente orignal e único, nunca antes visto, mas sim um qualquer fenómeno que centenas/milhares/milhões de pessoas conhecem e já viram?
porque é que não veio um raio de luz directo do sol à cabeça da santa, mudando de cor a cada 5 segundos enquanto se ouvia notas musicais para cada alternância de cor e cheiro a alfazêma?

just saying...
bru-tal! [:)][:)][:)]

Uma das coisas que mais me incomoda na igreja católica é a história dos milagres, como dizer que uma determinada pessoa foi curada por intervenção do Papa João Paulo II.

A acreditar nisto, então as consequências são devastadoras, pois:

-O Papa teria o poder de curar as pessoas;

-O Papa, mesmo podendo-o fazer, não intervêm em milhares e milhares de doentes, muitos deles crianças inocentes.

Afinal, porque não salva ele tantos inocentes, se tem o poder para o fazer? [s)]

Uma das coisas que mais me incomoda na igreja católica é a história dos milagres, como dizer que uma determinada pessoa foi curada por intervenção do Papa João Paulo II.

-O Papa, mesmo podendo-o fazer, não intervêm em milhares e milhares de doentes, muitos deles crianças inocentes.

Afinal, porque não salva ele tantos inocentes, se tem o poder para o fazer? [s)]

As coisas não são assim. Um milagre é um "facto" extraordinário, ele não tem esses poderes (assumindo que se deu o tal milagre).

Afinal, porque não salva ele tantos inocentes, se tem o poder para o fazer?
[s)]

eu, isso já não interessa para nada..

PS: Esta resposta deverá ser a típica de um católico, não a minha. Partilho a mesma que a tua.

Lamento desapontar aqueles que profetizam que estes fenómenos anunciam a proximidade do fim do mundo, e que Cristo lá virá na sua nuvem salvar-vos e condenar todos nós pecadores ao fogo do inferno, pois tenho uma notícia desagradável para vos dar...
20100817001144657_1.jpg

Todos os seres humanos mortais são pecadores, uns mais e outros menos, o pecado original existe sempre mas o pecado mortal esse pode aparecer, e o fim do mundo é para quem morre, mas que estão a aparecer fenómenos anormais climáticos nunca antes vistos lá isso estão a ocorrer e abundantemente.

Todos os seres humanos mortais são pecadores, uns mais e outros menos, o pecado original existe sempre mas o pecado mortal esse pode aparecer, e o fim do mundo é para quem morre, mas que estão a aparecer fenómenos anormais climáticos nunca antes vistos lá isso estão a ocorrer e abundantemente.

Chama-me o que quiseres, mas deve ser a mentira com a maior duração de sempre! 2000 anos a iludir o povo apr:)apr:)

Há seres humanos imortais? [:p]

E eu cá não sou pecadora... não por ser imortal [:D] mas porque para mim não há pecados. Há princípios, valores, regras sociais e é por essas que me rejo, sem no entanto "apagar" a minha individualidade.

A um missionário, na selva, depara-se-lhe um leão. Sem hipóteses de fugir, o pobre homem resolveu ajoelhar-se e, levantando os braços para o céu, disse:
— Meu Deus! Fazei com que este animal tenha uma atitude verdadeiramente cristã!
E ao olhar de novo em frente, viu o leão, ajoelhado, com as patas levantadas para o céu, a dizer:
— Meu Deus! Abençoai esta refeição que vou agora comer.

Pois é, todos vamos morrer um dia e a forma como isso irá acontecer nada tem a ver com deus e muito menos as decisões que tomamos na vida por opção nossa. A responsabilidade daquilo que fazemos tem a ver connosco e não com deus ou o diabo.
É que cada um clama pelo seu nome conforme os seus interesses de acordo com o seu ponto de vista.
O que para uns é obra de deus, para outros pode ser obra do diabo. Eu cá prefiro afirmar que é obra das circunstâncias... e de nós próprios. Deitar as culpas aos outros é feio.[:p]

As coisas não são assim. Um milagre é um "facto" extraordinário, ele não tem esses poderes (assumindo que se deu o tal milagre).
É como aquela história, se morrer, a culpa é do médico, se sobreviver e curar-se, é graça divina, do padre, do papa, de crianças loiras telepatas, de discos voadores, de médicos espiritas, do Allan Kardec, etc.

Penso que este artigo escrito por o jornalista Avelino de Almeida do jornal O Século, em 1917, descreve bem o que se passou na Cova da Iria. Reparem que a descrição está imparcial.

A negrito ficam as partes que considero interessantes. O artigo está em português antigo mas entende-se bem. :)

Portanto temos:

- Um dia de chuva que se torna solarengo a partir do momento em que os pastorinhos chegam ao lugar do "contacto" com a entidade que dizem ser Nossa Senhora.

- Um fenómeno cósmico que o povo diz ser "o bailado do sol". (o fenómeno foi apenas observado em Ourém não havendo registos do mesmo noutros observatórios de países europeus).

- As roupas dos peregrinos secaram depois do fenómeno do sol.

- Uns declararam ver um disco de prata fosco no lugar do sol, o qual se podia enxergar sem dificuldades.

- Lúcia afirma com gestos teatrais que a guerra vai acabar em breve (acabou em 1918)

- Não encontro o texto mas houve quem visse três criaturas nesse disco (para os crentes seria Jesus, Maria e José).

Portanto não se pode negar que de facto houve um fenómeno extraordinário em Ourém no ano de 1917. Um fenómeno que nega as leis da física e que a ciência não conseguiu explicar.

Para uns coincidências, para outros fé, para mim algo que me foge à compreensão. [;)]

Ver anexo 99690

Ver anexo 99691

Ver anexo 99692

Fontes das imagens e texto: http://www.deuslovult.org/2009/05/19/milagre-de-fatima-jornal-o-seculo/
Quanto mais relatos e descrições leio, mais atónito fico com tudo o que rodeou este fenómeno...

E especialmente, aquela que seria a peça chave disto tudo, Lúcia, que foi literalmente presa e isolada do mundo e alvo de uma lavagem cerebral, vitima daquilo que sabia... e todo o aproveitamento politico que este fenómeno teve, facto inegável.

(...) e todo o aproveitamento politico que este fenómeno teve, facto inegável.
...e aproveitamento económico, pois são milhões de euros que ali caem anualmente e que também ajudam o negócio local, desde venda de artefactos, alimentação, dormidas,...
E julgo mesmo que em tempo de crise e falta de dinheiro (que favorece a busca da fé), o interesse no surgimento de uma nova "aparição" visa sobretudo impulsionar o negócio.[;)]

"E vieram a Jerusalém; e Jesus, entrando no templo, começou a expulsar os que vendiam e compravam no templo; e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas. E não consentia que ninguém levasse algum vaso pelo templo. E os ensinava, dizendo: Não está escrito: a minha casa será chamada por todas as nações casa de oração? Mas vós a tendes feito COVIL DE LADRÕES."
(Marcos 11: 15-17)

Jesus da Nazaré andava descalço ou com umas alparcas e uma túnica simples praticando o bem e difundindo os seus ensinamentos. Independentemente de se acreditar se era filho de deus ou somente um homem, a verdade é que era um ser extraordinário que, embora tendo vivido apenas 33 anos, deu que falar até hoje.

Depois, temos homens que se dizem representantes de deus na terra, encabeçando uma religião, a visitarem países (alguns dos quais passando por uma enorme crise ou miséria) e causando despesa avultada e recolhendo fundos exorbitantes para a opulência em que vivem.
Que religião é essa que dizem seguir que apregoa a humildade e simplicidade a todos mas cujos ensinamentos não se aplicam a eles próprios?! Então que exemplo seguem eles se o seu deus terá enviado o seu filho à terra para viver despojado dos bens materiais e agarrado às boas obras e riqueza espiritual para dar o exemplo e eles praticam precisamente o contrário?

A vinda do seu líder a Portugal no ano passado representou mais de 200 mil euros de despesa que daria para matar a fome a muita gente. E o que trouxe ele de bom? Não sei, porque nada vi senão palavras vãs. Apenas reparei num povo cego de fanatismo que mais depressa deram milhões em Fátima do que tostões aos pobres. Que belo tempo este em que vivemos! Cristo expulsou os negociantes do templo que faziam negócio em nome de deus, mas a Igreja faz disso letra morta e transforma aquele e outros templos em lugares onde o negócio está ao virar de cada esquina e o dinheiro jorra aos milhões. Este é o verdadeiro negócio das almas.

Eu sou ateu, e por isso consigo ter o distanciamento e desprendimento para conseguir ver que os líderes religiosos que dizem seguir os ensinamentos dos evangelhos são os que mais os contrariam.
Mas as pessoas estão tão presas à fé que não conseguem ver a realidade dos factos ou desculpabilizam aos representantes da Igreja tudo aquilo que não perdoam aos seus semelhantes.
Independentemente da sua cor, sexo ou crença religiosa, para mim tem mais valor quem prescinde da sua vida para praticar voluntariado na sua cidade ou num campo de refugiados do que qualquer papa ou líder religioso que aos meus olhos segue a máxima "faz o que eu digo, não faças o que eu faço".

Última edição:
...e aproveitamento económico, pois são milhões de euros que ali caem anualmente e que também ajudam o negócio local, desde venda de artefactos, alimentação, dormidas,...
E julgo mesmo que em tempo de crise e falta de dinheiro (que favorece a busca da fé), o interesse no surgimento de uma nova "aparição" visa sobretudo impulsionar o negócio.[;)]

"E vieram a Jerusalém; e Jesus, entrando no templo, começou a expulsar os que vendiam e compravam no templo; e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas. E não consentia que ninguém levasse algum vaso pelo templo. E os ensinava, dizendo: Não está escrito: a minha casa será chamada por todas as nações casa de oração? Mas vós a tendes feito COVIL DE LADRÕES."

Jesus da Nazaré andava descalço ou com umas alparcas e uma túnica simples praticando o bem e difundindo os seus ensinamentos. Independentemente de se acreditar se era filho de deus ou somente um homem, a verdade é que era um ser extraordinário que, embora tendo vivido apenas 33 anos, deu que falar até hoje.

Depois, temos homens que se dizem representantes de deus na terra, encabeçando uma religião, a visitarem países (alguns dos quais passando por uma enorme crise ou miséria) e causando despesa avultada e recolhendo fundos exorbitantes para a opulência em que vivem.
Que religião é essa que dizem seguir que apregoa a humildade e simplicidade a todos mas cujos ensinamentos não se aplicam a eles próprios?! Então que exemplo seguem eles se o seu deus terá enviado o seu filho à terra para viver despojado dos bens materiais e agarrado às boas obras e riqueza espiritual para dar o exemplo e eles praticam precisamente o contrário?

A vinda do seu líder a Portugal no ano passado representou mais de 200 mil euros de despesa que daria para matar a fome a muita gente. E o que trouxe ele de bom? Não sei, porque nada vi senão palavras vãs. Apenas reparei num povo cego de fanatismo que mais depressa deram milhões em Fátima do que tostões aos pobres. Que belo tempo este em que vivemos! Cristo expulsou os negociantes do templo que faziam negócio em nome de deus, mas a Igreja faz disso letra morta e transforma aquele e outros templos em lugares onde o negócio está ao virar de cada esquina e o dinheiro jorra aos milhões. Este é o verdadeiro negócio das almas.

Eu sou ateu, e por isso consigo ter o distanciamento e desprendimento para conseguir ver que os líderes religiosos que dizem seguir os ensinamentos dos evangelhos são os que mais os contrariam.
Mas as pessoas estão tão presas à fé que não conseguem ver a realidade dos factos ou desculpabilizam aos representantes da Igreja tudo aquilo que não perdoam aos seus semelhantes.
Independentemente da sua cor, sexo ou crença religiosa, para mim tem mais valor quem prescinde da sua vida para praticar voluntariado na sua cidade ou num campo de refugiados do que qualquer papa ou líder religioso que aos meus olhos segue a máxima "faz o que eu digo, não faças o que eu faço".

BLADE, nós não nos conhecemos mas é interessante saber que não sou o único a ter esta opinião. Estou 100% de acordo contigo.

Eu costumo dizer que as religiões são todas boas nos seus princípios. As organizações religiosas é que dão cabo delas. E a Igreja Católica é uma das piores!

(...)Eu costumo dizer que as religiões são todas boas nos seus princípios. As organizações religiosas é que dão cabo delas. E a Igreja Católica é uma das piores!
Eu não diria melhor. A esmagadora maioria das mensagens patentes nas escrituras ditas sagradas são verdades universalmente aceites, mas a manipulação dos homens é que deturpa tudo quando tentam fazer crer que o bem só pode ser alcançado e reconhecido através das religiões.

Para mim, o que contam são as pessoas, independentemente de terem ou não um pénis, serem de uma ou de outra cor, acreditarem ou não em deus, serem mais abastadas ou pobres, serem bonitas ou feias. Aliás, a maior beleza que encontro nas pessoas está patente naquilo que realmente são e que é visível nas suas palavras e principlamente nos seus gestos.

Eu, se encontrar alguém a praticar um gesto louvável, não quero saber quem é nem lhe pergunto se é religioso, porque um gesto não tem corpo nem dono, tem uma vontade. Pobres de espírito aqueles que só vislumbram a casaca e não conseguem enxergar além disso. Gente cega que se fica pelas aparências sem conseguir conhecer verdadeiramente as pessoas nem reconhecer-lhes o valor.
Conheço demasiada gente que se gaba de ter dado cordões de ouro e dinheiro em Fátima e de ter feito a prergrinação e sacrifícios de joelhos, mas que no entanto não dão uma sede de água a ninguém, cobiçam o que é dos outros e são umas más-línguas. A bondade genuína é aquela que é desinteressada e generosa sem pedir nada em troca, nem nenhuma aclamação.

Concordo!

Não sou ateu, mas sou contra as religiões feitas pelos homens.
Acho que tem trazido mais coisas más dos que boas.

Eu não diria melhor. A esmagadora maioria das mensagens patentes nas escrituras ditas sagradas são verdades universalmente aceites, mas a manipulação dos homens é que deturpa tudo quando tentam fazer crer que o bem só pode ser alcançado e reconhecido através das religiões.

Para mim, o que contam são as pessoas, independentemente de terem ou não um pénis, serem de uma ou de outra cor, acreditarem ou não em deus, serem mais abastadas ou pobres, serem bonitas ou feias. Aliás, a maior beleza que encontro nas pessoas está patente naquilo que realmente são e que é visível nas suas palavras e principlamente nos seus gestos.

Eu, se encontrar alguém a praticar um gesto louvável, não quero saber quem é nem lhe pergunto se é religioso, porque um gesto não tem corpo nem dono, tem uma vontade. Pobres de espírito aqueles que só vislumbram a casaca e não conseguem enxergar além disso. Gente cega que se fica pelas aparências sem conseguir conhecer verdadeiramente as pessoas nem reconhecer-lhes o valor.
Conheço demasiada gente que se gaba de ter dado cordões de ouro e dinheiro em Fátima e de ter feito a prergrinação e sacrifícios de joelhos, mas que no entanto não dão uma sede de água a ninguém, cobiçam o que é dos outros e são umas más-línguas. A bondade genuína é aquela que é desinteressada e generosa sem pedir nada em troca, nem nenhuma aclamação.

Muito bom, tás inspirado.

Será que foi feita na altura, uma avaliação Psiquiátrica aos três meninos? Esclareçam-me lá...
smile.gif
Penso que não, mas estar a fazer, no primeiro quarto do séc XX, avaliações psiquiátricas a 3+1 videntes e aos milhares que presenciaram fenómenos como "um disco brilhantes", "trovões e relâmpagos" artificiais e "zumbidos de abelha" quando a suposta aparição "falava"... ainda hoje andávamos nisso [:D]

Voltar
Superior