Tesla Model 3 - Automóvel 2.0

Agora é que te saiste um grande keyboard warrior.

Um volante de formula 1 é completamente diferente de um Yoke banal, isto é tao obvio que nem vou entrar na discussao. E a aplicacao no Model S, que cena horrenda, péssimo. No Cybertruck está muito melhor e para uso relaxado acredito ser porreiro. De resto nao.

O problema nao é ser drive by wire, é ser uma relacao de direcao dinamica, extremamente variavel, e nao linear. Isto é obvio e os porquês desta afirmacao também sao obvios.

Brake by wire também nao é a melhor solucao, ainda que seja aplicada frequentemente em carros novos.

Malta, vao andar um bocadinho em coisas giras antes de tenta teoria.

Eu disse que para mim, volante redondo... [:p]
E sem drive by wire, de preferência.
Mesmo as direções com assistência eléctrica vieram tiram imenso feedback ao volante.

Mas o pior de 2 mundos é espetar com um volante à Kitt numa coluna de direção normal, é evidente que na primeira vez que seja preciso cruzar as mãos já não fazes a mais pálida ideia para onde é que o volante está virado, depois de falhares o agarrar do volante onde só há espaço vazio.

A direção variável da Lexus faz muito mais sentido com o yoke, pelo menos para uma condução normal, onde nunca tens de cruzar as mãos, ou viras para um lado ou para o outro, não passa dali.

Claro que para uma condução desportiva não faz sentido nenhum, quer pela total falta de feedback, quer pela desmultiplicação variável da direção, é muito difícil por as rodas da frente a fazer o que queremos com um mínimo de precisão.

Só bullshit que se escreve por aqui, a ignorância é mesmo tramada.

Facto, todos os carros vão ter direção by wire é uma inevitabilidade.
Eu próprio estive envolvida há 2 anos atrás no pedido de desenvolvimentos de um motor eléctrico de 48V e uma alta densidade de potência para introdução no mercado em 2026/27.

As vantagens de um sistema destes é enorme, e todos os fabricantes vai acabar por implementar.
O custo era um factor ainda muito limitativa, e necessidade um sistema de pelo menos 48V para ter um motor eléctrico compacto com torque suficiente sem problemas de aquecimento e de rating.

A próximo geração de classe S e série 7 já deverão vir com este sustém, nem que seja como opção.

Bom dia,
Agendei para amanha um test drive do model Y em Leira.
Algum conselho?

Tenho uma Citroen C4 Grand Picasso que começa a dar problemas regularmente. Estou apensar trocar, mas necessito de espaço na bagageira para uma cadeira de rodas.
Existe mais alguma opção eléctrica, a preços razoáveis, para além do model Y?
Obrigado

VW ID4 ou ID5

Só bullshit que se escreve por aqui, a ignorância é mesmo tramada.

Facto, todos os carros vão ter direção by wire é uma inevitabilidade.
Eu próprio estive envolvida há 2 anos atrás no pedido de desenvolvimentos de um motor eléctrico de 48V e uma alta densidade de potência para introdução no mercado em 2026/27.

As vantagens de um sistema destes é enorme, e todos os fabricantes vai acabar por implementar.
O custo era um factor ainda muito limitativa, e necessidade um sistema de pelo menos 48V para ter um motor eléctrico compacto com torque suficiente sem problemas de aquecimento e de rating.

A próximo geração de classe S e série 7 já deverão vir com este sustém, nem que seja como opção.

E em que estás envolvido agora?

Poderá haver uma hipótese de receber um carro pela empresa q em princípio terá de ser EV e quero ver qual a solução mais adequada!

Achas que em 2026/2027 o salto será maior? a desvalorização de um EV de 2021/2022 será ainda mais absurda então?

Tive a ler para trás, até pode ser o "futuro" e eu ser um velho do restelo, mas a solução dos piscas no volante, volante à lá Kit Mitch Buchannon ou câmaras sem sensores só pioram a experiência da condução.

já para não falar nos botões hápticos que nos carros q tenho em casa (tiguan / golf) não são grande pistola!

Last edited:
Que rei, trabalha na industria automovel. Wow, até babei. 😴 Como outros 500 neste forum.
Mas ainda nao percebe que o problema nao é drive by wire, alias isso é zero problema, o que poderia ser problematico já foi explicado e ou se sabe ler ou nao, pouco me importa.

Agora é que te saiste um grande keyboard warrior.

Um volante de formula 1 é completamente diferente de um Yoke banal, isto é tao obvio que nem vou entrar na discussao. E a aplicacao no Model S, que cena horrenda, péssimo. No Cybertruck está muito melhor e para uso relaxado acredito ser porreiro. De resto nao.

O problema nao é ser drive by wire, é ser uma relacao de direcao dinamica, extremamente variavel, e nao linear. Isto é obvio e os porquês desta afirmacao também sao obvios.

Brake by wire também nao é a melhor solucao, ainda que seja aplicada frequentemente em carros novos.

Malta, vao andar um bocadinho em coisas giras antes de tenta teoria.

Estás a falar da estética ou de ser pratico?

A estética e relativa, o ser pratico ao fim de umas centenas de km com o habito deixa de ser problema. Com o drive by wire e e uma relação de direcção dinâmica poderá ficar melhor.

Que rei, trabalha na industria automovel. Wow, até babei. 😴 Como outros 500 neste forum.
Mas ainda nao percebe que o problema nao é drive by wire, alias isso é zero problema, o que poderia ser problematico já foi explicado e ou se sabe ler ou nao, pouco me importa.

Onde estão os 500 que trabalham na sede de um major supplier nos EUA, Japão ou Alemanha que são responsável pelo desenvolvimento?

E que neste tópico é só gente que percebe tanto disto como eu de culinária 😁

Pode ser problemático?

Podes partilhar um DFMEA para analisar?
Ou só o top RPN

Poderá haver uma hipótese de receber um carro pela empresa q em princípio terá de ser EV e quero ver qual a solução mais adequada!

Achas que em 2026/2027 o salto será maior? a desvalorização de um EV de 2021/2022 será ainda mais absurda então?

Deixei o desenvolvimento de motores eléctricos de tracção para carregadores e BMS.

Se e carro de empresa a a desvalorização apenas vão afectar o que consegue com o teu plafond.

Hoje a meu ver apenas Lucid é aposta "segura" para os próximos 5 anos, é o tempo que os outros vão demorar a chegar ao mesmo nível técnico.

Em PT dependente do plafond iria para ou Model 3 ou para o novo Taycan, tudo o resto é arcaico.

Tive a ler para trás, até pode ser o "futuro" e eu ser um velho do restelo, mas a solução dos piscas no volante, volante à lá Kit Mitch Buchannon ou câmaras sem sensores só pioram a experiência da condução.

já para não falar nos botões hápticos que nos carros q tenho em casa (tiguan / golf) não são grande pistola!

Volante à la Kitt Mitch Buchannon (Marés Vivas) ou à la Kitt Michael Knight?[:D]

Onde estão os 500 que trabalham na sede de um major supplier nos EUA, Japão ou Alemanha que são responsável pelo desenvolvimento?

E que neste tópico é só gente que percebe tanto disto como eu de culinária 😁

Pode ser problemático?

Podes partilhar um DFMEA para analisar?
Ou só o top RPN

Ainda usam RPN? Pensei que os major suppliers em 2024 já tivessem largado isso, aparentemente alguns ainda nao.

Ainda usam RPN? Pensei que os major suppliers em 2024 já tivessem largado isso, aparentemente alguns ainda nao.
Obviamente não sabes o que dizes, top RPN ,matrix de risco, block diagram é a mesma coisa apresentado de forma diferente.
VDA é diferente de AIAG

Mas apresenta então os ricos e problemas de um sistema by wire que TU referes como problemáticos.
Já estiveste no desenvolvimento de sistemas semelhantes? E-motor, Controls ?

Last edited:
Obviamente não sabes o que dizes, top RPN e matrix de risco é a mesma coisa apresentado de forma diferente.

Mas apresenta então os ricos e problemas de um sistema by wire que TU referes como problemáticos.
Já estiveste no desenvolvimento de sistemas semelhantes? E-motor, Controls ?

Vieste te armar com termos basicos e agora eu é que nao percebo disto 😂

Nao achas ridiculo esta discussao num forum destes? Fazer flex com curriculos é no linkedin e lá o VP de desenvolvimento tem nome alemao...

Nunca tive nada a ver com sistemas by wire. Nem te conseguiria providenciar qualquer DFMEA sobre o assunto.

Mas eu refiro mais uma, e a ultima vez, eu nunca questionei a tecnologia no que à funcao diz respeito. A minha crítica foi à desmultiplicacao dinamica da direcao, ou seja, nao sendo linearmente progressiva. Eu sei que as reviews dizem que se habitua a isso no dia a dia, e eu acredito, mas para caracter desportivo (que novamente nao é o mais relevante neste aspecto, assumidamente) um sistema linear é melhor. Com drive by wire ou sem!

E por aqui dou a minha participacao neste sub-tema por terminada, quem quiser embirrar que embirre, mas por favor, leiam direito se nao é somente chato

Mas qual sistema Linear? Com drive by wire e com motores eléctricos tens exactamente o que a engenharia definir.

Tanto podes ter um direcção muito directa, desmultiplicada, Linear , não linear.
Também tanto podes ter uma direção com feedback gerado ou completamente limpa de qualquer força, e tudo pelo meio

É um mundo novo de opções, está acontecer, está em desenvolvimento a Tesla lá colocou no mercado e outros irão seguir.

São muito semelhantes.
A bagageira do Skoda julgo ser maior, além de que apesar de ter um ID(3 neste caso) prefiro o look e o interior do Enyaq no caso dos suv... Há algo no design do ID4/5 que me parece não resultar tão bem como no irmão mais pequeno(3).

Das autógrafos?
Não, mas um obrigado por perder tempo para vos ensinar alguma coisa não ficava mal 😁

Mas como a maioria gosta apenas de escrever sem saber nada sobre o assunto duvido que aconteça 😜

Ler Umas coisas numa revista e ver uns youtubers e já se sabe tudo sobre carros eléctricos.
Mas é só asneira atrás de asneira.l que se lê por aqui (tirando uma ou outra exceção)

Também se estivesse a mandar opiniões de peito cheio e escrever enormes textos sobre intervenções cirúrgicas num fórum de medicina aconteceria o mesmo
(mas obviamente não o faço)

Watch this space

https://www.schaeffler.com/en/technology-innovation/motorsport/why-we-race/steer-by-wire-technology/

1e09fa86a9127b12d77854343232c0f3.jpg

Last edited:
A bagageira do Skoda julgo ser maior, além de que apesar de ter um ID(3 neste caso) prefiro o look e o interior do Enyaq no caso dos suv... Há algo no design do ID4/5 que me parece não resultar tão bem como no irmão mais pequeno(3).

Não sei os tamanhos da mala, mas a olho nu não é nada que faça diferença.
Sobre o design... É como tudo... Cada cabeça sua sentença, o id5 é maio estranho, mas o id4 é muito bem conseguido, mais bem conseguido que o id3... Apesar de serem coisas diferentes.
​​​​​​

Back