Tesla Model 3 - Automóvel 2.0

Com drive by wire e com motores eléctricos tens exactamente o que a engenharia definir.

Tanto podes ter um direcção muito directa, desmultiplicada, Linear , não linear.
Também tanto podes ter uma direção com feedback gerado ou completamente limpa de qualquer força, e tudo pelo meio

Mas para quê complicar aquilo que pode ser muito simples e eficaz ?

Qual é o problema dos sistemas tradicionais?

Estás a simplificar a engenharia do carro, aumentando a flexibilidade da plataforma.

É um sistema que pode ser montado, num desportivo mas também numa pick up, num veiculo de volante à esquerda, num utilitário, num com direcção ás 4 rodas.

Em versões mais sofisticada vai permitir alterar geometrias das rodas em tempo real.

É sempre a mesma peça, muda o software.

Com a economia de escala torna-se mais barato.

Como cereja no topo do bolo, afasta os "zé do bone", destes carros, só isso não tem preço.

Last edited:

Qual é o problema dos vídeos elétricos?
Qual é o problema do AC manual?
Qual é o problema de acelerador por cabo?
Qual és o problema de suspensão com simples conjunto mola/amortecedor?
Etc etc

Felizmente que existem engenheiros que vêem problemas que os outros não vêem e encontram soluções.

Ou ainda andávamos a cavalo

Eu não percebo a indignação... o carro para mim já conduz sozinho... Drive by wire é apenas mais uma característica para facilitar a integração dos sistemas.
Sem medo, para a frente é que é caminho

Estás a simplificar a engenharia do carro, aumentando a flexibilidade da plataforma.

É um sistema que pode ser montado, num desportivo mas também numa pick up, num veiculo de volante à esquerda, num utilitário, num com direcção ás 4 rodas.

Em versões mais sofisticada vai permitir alterar geometrias das rodas em tempo real.

É sempre a mesma peça, muda o software.

Com a economia de escala torna-se mais barato.

Como cereja no topo do bolo, afasta os "zé do bone", destes carros, só isso não tem preço.

Que eu saibas as rodas têm sempre a mesma geometria. Ou anda aí alguem com rodas quadradas?

A geometria de suspensao nada tem a ver com o drive by wire. Ainda nao percebeste a tecnologia, obviamente.

E sim, isto pode vir a ser possível alterar, em qualquer carro, com qualquer tipo de direcao.

Já que as respostas à tua questao nao agregam absolutamente valor nenhum, respondo-te eu. Com o drive-by-wire tens a particularidade de poder definir o input por ângulo de rotacao de um forma dinâmica, dependendo dos factores que quiseres. Por exemplo, pode se definir que o volante aos 90 graus está com a brecagem total e que a divisao dos 90 graus nao é linear, ou seja, o volante com 5 graus de rotacao pode virar muito mais, ou menos, do que aquilo que vira entre os 85 e 90 graus.

O motivo de isto nao se aplicar ao Motorsport tipo F1 (nuns desportos secundarios de eletricos até usam drive by wire mas isto é tudo um lixo) é principalmente devido ao facto de uma direcao hidraulica trazer muitas mais vantagens do que desvantagens para a funcao em causa. E um drive by wire faz sentido para uma direcao desmultiplicada dinâmicamente, o que neste caso também é mau.

Para o dia a dia pode ter a vantagem de ser mais barato (nao faco ideia) e de nao teres de rodar tanto os bracos no volante. Confesso que nunca tive qualquer problema com quao tanto eu rodo os bracos, mas... dizem ser como passar das carrocas para os carros, logo estou curioso para um dia experenciar.

eu já tenho brake-by-wire num dos meus carros e aquilo funciona muito bem e tem redundância mecânica se o sistema principal falhar

também estou curioso para tentar um carro drive-by-wire (aliás, steer-by-wire).. aquilo também tem uma redundância, mas não é mecânica

eu já tenho brake-by-wire num dos meus carros e aquilo funciona muito bem e tem redundância mecânica se o sistema principal falhar

também estou curioso para tentar um carro drive-by-wire (aliás, steer-by-wire).. aquilo também tem uma redundância, mas não é mecânica

Brake-by-wire tem a grande vantagem de poderes alterar como dosear o pedal, a desvantagem de nao te transmitir fadiga do sistema de travagem.

O steer by wire é tecnologia antiga na aviação, porém o objectivo da sua implementação não é comparável de forma alguma com os automóveis.

O ponto mais importante, na minha opinião, será mesmo a fiabilidade... Na aviação falamos de sistemas super complexos com diferentes níveis de redundância intermutáveis, tanto de software como de hardware. Além disso, não podemos comparar a manutenção rigorosa e constante a que uma aeronave está sujeita em relação a um carro.

Da informação que encontrei (que não é muita), o sistema da lexus tem apenas um nível de redundância, ou seja, se um componente falhar no sistema principal, o secundário terá de estar a 100% o poder substituir.

Em relação à condução desportiva, se uma direção assistida foleira já representa problemas, imagino um steer by wire.

A ver por este tópico não será difícil extrapolar pq que razão não temos grandes empresas de engenharia fortes capazes de criar produtos completos e de valor acrescentado.

Valha-nos o turismo, vinho, azeitonas e rolhas de cortiça.
Assim com a esmola da Europa ainda dá para ir sobrevivendo.

A ver por este tópico não será difícil extrapolar pq que razão não temos grandes empresas de engenharia fortes capazes de criar produtos completos e de valor acrescentado.

Valha-nos o turismo, vinho, azeitonas e rolhas de cortiça.
Assim com a esmola da Europa ainda dá para ir sobrevivendo.

Onde está a tua grande empresa portuguesa de engenharia para poder enviar currículo? [:cool:]

Tesla Model 3 Performance.jpgAfinal vai continuar a ser Performance.
A potência anunciada parece um pouco tímida. Então o anterior não tinha mais de 500cvs⁉

Ha um erro nas unidades, o carro tem 460kw, não cavalos, 620cv, os 0-100 não altera muito, mas o carro tem bancos diferentes, suspensão diferente, e nos 100-200 vai deixar o antigo a milhas...

Aguardemos por testes.

Alguém vai encomendar?
​​​

Back