Teste de Compressão

O que é que a distância à bomba de óleo tem a ver com a pressão na câmara de combustão?

Maior desgaste nos segmentos, e consequentemente menor compressão.

Isto partindo do principio que o motor não tem injectores de óleo directo aos cilindros. (pelo fundo da camisa)

Pode ser por falta de lubrificação ou por deficiente refrigeração, há certos detalhes em cada motor que fazem com que se expliquem determinadas "falhas" ou "manias".

Pela minha experiência normalmente os resultados obtidos para um carro a gasolina andam nessa ordem de valores.

O meu 147 com 145k kms acusa cerca de 14 em cada um .

A propria escala do medidor costuma ir até cerca dos 18 / 20 .

Tenho um em casa .

Esses valores foram medidos a quente?

Se sim acho que indicam que a compressão do motor está bastante boa.

Quantos anos tem o carro ?

EDIT :
Tens aqui um muito semelhante ao meu, podes ver onde se encontra a zona verde da escala :

compressiongauge.jpg

Last edited:
Eu ficaria admirado se encontrares alguma coisa em kg/cm3 para taxa de compressão. Se encontrares avisa o pessoal.

Quando muito os 12,5 são é kg/cm2 (que é uma pressão, e isto sim é o que consiste em medir no teste de compressão, mede-se a pressão que o embolo consegue fazer).

Taxa = relação entre
neste caso
area com PMInferior e area com PMSuperior.

Área com o embolo no PMI
-------------------------- = 10:2 (10 para 2)
Área com o embolo no PMS

Pura matemática !

Kg/cm3 tu encontras para densidades.

Bem, aqui está bem explicado a diferença da TAXA DE COMPRESSÂO e do TESTE DE COMPRESSÂO.

Um não tem nada a ver com outro.

O valor indicado para esse motor de 10:2, é o valor da TAXA DE COMPRESSÂO (que terá a ver com a capacidade de detonação, isto em termos leigos).

O TESTE DE COMPRESSÂO serve para medir "o estado" dos cilindros.

Eu ficaria admirado se encontrares alguma coisa em kg/cm3 para taxa de compressão. Se encontrares avisa o pessoal.

Quando muito os 12,5 são é kg/cm2 (que é uma pressão, e isto sim é o que consiste em medir no teste de compressão, mede-se a pressão que o embolo consegue fazer).

Taxa = relação entre
neste caso

Área com o embolo no PMI
Área com o embolo no PMS

Pura matemática !

Não percebi estas contas.
A taxa de compressão é o quociente entre o volume do cilindro (entre o pms e o pmi) e o volume da camara de combustão, ou seja, é uma relação de volumes.
Agora a compressão que foi medida deve ser a pressão (aqui é que entram as áreas) que cada cilindro consegue atingir. Se esta for baixa o cilindro tem fugas.

cump

Maior desgaste nos segmentos, e consequentemente menor compressão.

Isto partindo do principio que o motor não tem injectores de óleo directo aos cilindros. (pelo fundo da camisa)

Pode ser por falta de lubrificação ou por deficiente refrigeração, há certos detalhes em cada motor que fazem com que se expliquem determinadas "falhas" ou "manias".

exacto![;)] normalmente o cilindro mais longe da boma de óleo apresenta piores valores no teste de compressão.

Pela minha experiência normalmente os resultados obtidos para um carro a gasolina andam nessa ordem de valores.

O meu 147 com 145k kms acusa cerca de 14 em cada um .

A propria escala do medidor costuma ir até cerca dos 18 / 20 .

Tenho um em casa .

Esses valores foram medidos a quente?

Se sim acho que indicam que a compressão do motor está bastante boa.

Quantos anos tem o carro ?

EDIT :
Tens aqui um muito semelhante ao meu, podes ver onde se encontra a zona verde da escala :

compressiongauge.jpg

o carro é um Civic 1.6 I-VT de 1991, com 257.000 kms[;)]

O motor é o B16A1?

sim![;)]

Taxa = relação entre
neste caso

Área com o embolo no PMI
Área com o embolo no PMS

Pura matemática !

A taxa de compressão relaciona volumes e não áreas. [;)]
E no caso do carro do Filipe é de 10,2:1 e não 10:2 pois isso, simplificando seria 5:1. A taxa de compressão é uma medida adimensional, ou seja, não tem unidades de medida.

Respondendo ao Filipe:

A taxa de compressão é um dado físico do motor. No fundo pretende definir, o quanto a mistura ar+gasolina é comprimida pelo motor. O êmbolo quando chega ao PMS, ponto morto superior, deixa ainda um volume, entre o topo do êmbolo e a cabeça do motor. É o que em termos teóricos de pode denominar a câmara de combustão. Esses 10,2:1 representam o nº de vezes que esse volume (a camara de combustão) cabe no cilindro. Quanto mais elevado fôr esse valor, mais pequena será a câmara de combustão. O que determinará uma maior pressão aquando da combustão e consequentemente melhor rendimento e mais potência. Só por curiosidade, os carros turbinados geralmente apresentam taxas de compressão inferiores aos aspirados. Nos motores a gasolina não se pode abusar da taxa de compressão, uma vez que se pode dar o efeito de auto detonação da gasolina.

O teu carro terá sempre esse valor da taxa de compressão, independentemente do estado do motor. Para aumentares esse valor (que me parece já estar num valor limite, ou crítico) geralmente fazem-se as vulgares rectificações à cabeça do motor. Ou seja, é retirada alguma altura à cabeça do motor (atenção estou a falar de valores muito baixos), e a câmara de combustão fica com menos volume.

Se não fizeste nada disso ao motor do teu carro, então esse valor manter-se-à para sempre.

Já quanto ao teste que fizeste as coisas são diferentes:

Em primeiro lugar estás a medir uma pressão, logo existem medidas. Normalmente usam-se os bares, ou os Kg/cm2. O mais importante é que os valores estejam dentro de valores normais (já foram por aí divulgados) e muito importante é que não existam diferenças significativas entre cada um dos cilindros.

No teu caso tens um cilindro desfazado. Não te sei dizer se é um desfazamento muito grande e/ou significativo. Se tal ocorre só pode ser por existir uma qualquer fuga. Pode ser no cilindro, nos segmentos, ou na cabeça do motor, normalmente nas válvulas.

A situação da bomba de óleo, não estou a imaginar muito bem, mas efectivamente pode verificar-se uma menor capacidade de lubrificação desse cilindro (o óleo também faz de vedante). Mas, por mim, numa situação dessas não deveria ser uma diferença significativa.

Antes de mais acho que deves avaliar se essa diferença para esse 4º cilindro é significativa ou não. Isso eu já não te sei dizer. [;)]

Bem...
popcorn.gif

Eu que estava a pensar frequentar o curso de engenharia no técnico acho que me fico por aqui. De certeza que aprendo mais.

popcorn.gif

A taxa de compressão relaciona volumes e não áreas. [;)]
E no caso do carro do Filipe é de 10,2:1 e não 10:2 pois isso, simplificando seria 5:1. A taxa de compressão é uma medida adimensional, ou seja, não tem unidades de medida.

Respondendo ao Filipe:

A taxa de compressão é um dado físico do motor. No fundo pretende definir, o quanto a mistura ar+gasolina é comprimida pelo motor. O êmbolo quando chega ao PMS, ponto morto superior, deixa ainda um volume, entre o topo do êmbolo e a cabeça do motor. É o que em termos teóricos de pode denominar a câmara de combustão. Esses 10,2:1 representam o nº de vezes que esse volume (a camara de combustão) cabe no cilindro. Quanto mais elevado fôr esse valor, mais pequena será a câmara de combustão. O que determinará uma maior pressão aquando da combustão e consequentemente melhor rendimento e mais potência. Só por curiosidade, os carros turbinados geralmente apresentam taxas de compressão inferiores aos aspirados. Nos motores a gasolina não se pode abusar da taxa de compressão, uma vez que se pode dar o efeito de auto detonação da gasolina.

O teu carro terá sempre esse valor da taxa de compressão, independentemente do estado do motor. Para aumentares esse valor (que me parece já estar num valor limite, ou crítico) geralmente fazem-se as vulgares rectificações à cabeça do motor. Ou seja, é retirada alguma altura à cabeça do motor (atenção estou a falar de valores muito baixos), e a câmara de combustão fica com menos volume.

Se não fizeste nada disso ao motor do teu carro, então esse valor manter-se-à para sempre.

Já quanto ao teste que fizeste as coisas são diferentes:

Em primeiro lugar estás a medir uma pressão, logo existem medidas. Normalmente usam-se os bares, ou os Kg/cm2. O mais importante é que os valores estejam dentro de valores normais (já foram por aí divulgados) e muito importante é que não existam diferenças significativas entre cada um dos cilindros.

No teu caso tens um cilindro desfazado. Não te sei dizer se é um desfazamento muito grande e/ou significativo. Se tal ocorre só pode ser por existir uma qualquer fuga. Pode ser no cilindro, nos segmentos, ou na cabeça do motor, normalmente nas válvulas.

A situação da bomba de óleo, não estou a imaginar muito bem, mas efectivamente pode verificar-se uma menor capacidade de lubrificação desse cilindro (o óleo também faz de vedante). Mas, por mim, numa situação dessas não deveria ser uma diferença significativa.

Antes de mais acho que deves avaliar se essa diferença para esse 4º cilindro é significativa ou não. Isso eu já não te sei dizer. [;)]

mais uma vez muito boa explicação Monicameloapr:)[;)]

a minha questão é como é que posso avaliar se a diferença do 4º é ou não significativa?:confused:

mais uma vez muito boa explicação Monicameloapr:)[;)]

a minha questão é como é que posso avaliar se a diferença do 4º é ou não significativa?:confused:
Em dois 33 e no 147, os que tive eu oportunidade de medir, existia também essa diferença.

em nenhum deles noto algo de diferente, nem a puxar, nem em consumos, nada mesmo.

Varios mecanicos aos quais perguntei, todos me disseram que uma diferença assim é normal, e pequena demais para se notar.

Como na pratica assim verifico, assumo que "é mesmo assim".

Posso-te dizer ainda que no 33 que tenho agora, antes de lhe ter mudado os segmentos, tinha uns cilindros com "compressão" a 7 e outros a 11, e pelo trabalhar nem percebia que existia uma diferença assim tão grande, estava relativamente certinho, e ainda dava 180...

Por isso, e por tudo o que disse antes, nada me leva a crer que 1 de diferença entre cilindros faça alguma mossa...

( se calhar num motor de F1 faz, mas em carros ditos "normais" não me parece... )

Taxa = relação entre
neste caso

Área com o embolo no PMI
Área com o embolo no PMS

Pura matemática !

Falha MUITO GRAVE

A Monicamelo tem razão como é óbvio, a taxa de compressão relaciona VOLUMES e não áreas.

Peço desculpa pelo engano. Foi a pressa....

Esse desiquilibrio no 4º cilindro, aceito a justificação relacionada com a bomba de óleo, pois parece que os velhos motores VW de 6 cilindros diesel utilizados nos Volvo 240(e afins) padeciam de um problema relacionado com essa distância, segundo algumas fontes no estrangeiro.

Tive que ir ao teu tópico procurar o código do motor eheh.

Pressão de compressão (bar): 9,5-13

Está perfeitamente dentro dos parâmetros, mesmo o 4º cilindro.

Abraço.

Posso-te dizer ainda que no 33 que tenho agora, antes de lhe ter mudado os segmentos, tinha uns cilindros com "compressão" a 7 e outros a 11, e pelo trabalhar nem percebia que existia uma diferença assim tão grande, estava relativamente certinho, e ainda dava 180...

Por isso, e por tudo o que disse antes, nada me leva a crer que 1 de diferença entre cilindros faça alguma mossa...

( se calhar num motor de F1 faz, mas em carros ditos "normais" não me parece... )

pois...[;)]

pela explicação que me deram, é normal por exemplo os segmwentos do 4º cilindro terem um desgaste superior aos outros, devido exactamente à menor "qualidade" na lubrificação que têm[;)]

Tive que ir ao teu tópico procurar o código do motor eheh.

Pressão de compressão (bar): 9,5-13

Está perfeitamente dentro dos parâmetros, mesmo o 4º cilindro.

Abraço.

muito obrigado Cyber!apr:)

sendo assim e pelo menos neste parâmetro o I-VT continua em forma![;)]
e já lá vão 257.000 (acho eu)

Boas a todos, o meu motor esta a beber óleo mudei o óleo aos 215mil 5w30 óleo toyota fuel economy, e com 3mil quiilometros já bebeu 1l não verte nada por baixo, as velas estão boas, acham que devo fazer o teste de compressão?

Antes usava 10w40 Bp visco 5000 tambem bebia. Muita gente diz que estes motores não têm tendência a beber óleo mesmo com estes quilometros que já tem.

Tem 218mil kilometros toyota yaris 1.0 99/05

Se o motor estiver a queimar muito oleo ao tirar as velas fora é costume aparecer lá vestigios de oleo.
Este tipo de problemas muitas vezes acontece devido ao facto de na maioria das oficinas se utilizar o oleo 10w40 para toda a obra. Não se mete o oleo recomendado pelo fabricante, mete-se o "10w40 que serve muito bem para o nosso clima". É sempre esta a conversa do mecanico.
Depois os problemas mais tarde aparecem.

Se o motor estiver a queimar muito oleo ao tirar as velas fora é costume aparecer lá vestigios de oleo.
Este tipo de problemas muitas vezes acontece devido ao facto de na maioria das oficinas se utilizar o oleo 10w40 para toda a obra. Não se mete o oleo recomendado pelo fabricante, mete-se o "10w40 que serve muito bem para o nosso clima". É sempre esta a conversa do mecanico.
Depois os problemas mais tarde aparecem.

Por acaso tirei as velas estes dias e estava tipo castanho escola na porcelana das velas por acaso achei estranho estar aparecer esta sugidade nas velas.
Parece que foi realmente o que esta acontecer a mim, desde a muito tempo usei o óleo 10w40 porque na toyota so diziam e muita gente diz que é o óleo indicado para o meu carro e realmente o que diz no manual é o 5w30 neste momento meti o 5w30 da marca toyota fuel economy o que achas que faço agora vascoC???

Filipetoyota, antes de partires para a abertura do motor existem ainda algumas coisas que podes experimentar.
Colocar sempre no motor o oleo que cumpra as especificações do fabricante. É preciso levar em conta que muitas vezes quando se muda de tipo de oleo, só ao fim de alguns milhares de km ou algumas mudas de oleo é que o consumo começa a estabilizar.
Em cada mudança de oleo verificar sempre se este fica atestado no nivel maximo
Não puxar muito pelo motor enquanto este estiver frio, e tentar perceber em que circunstancias é que o motor consome mais oleo (Ex. em auto-estrada em rotações mais altas, em percursos pequenos, tentar determinar se existe sempre a mesma relação entre km percorridos e a quantidade de oleo consumida ou se existem outros factores a influenciar o consumo de oleo.
Verificar junto do fabricante qual o consumo de oleo maximo para o motor em causa. No manual do meu Corsa C está escrito que se aceita um consumo MAXIMO de 0,6lts. por cada 1000km.

Filipetoyota, antes de partires para a abertura do motor existem ainda algumas coisas que podes experimentar.
Colocar sempre no motor o oleo que cumpra as especificações do fabricante. É preciso levar em conta que muitas vezes quando se muda de tipo de oleo, só ao fim de alguns milhares de km ou algumas mudas de oleo é que o consumo começa a estabilizar.
Em cada mudança de oleo verificar sempre se este fica atestado no nivel maximo
Não puxar muito pelo motor enquanto este estiver frio, e tentar perceber em que circunstancias é que o motor consome mais oleo (Ex. em auto-estrada em rotações mais altas, em percursos pequenos, tentar determinar se existe sempre a mesma relação entre km percorridos e a quantidade de oleo consumida ou se existem outros factores a influenciar o consumo de oleo.
Verificar junto do fabricante qual o consumo de oleo maximo para o motor em causa. No manual do meu Corsa C está escrito que se aceita um consumo MAXIMO de 0,6lts. por cada 1000km.

No dia em que o teu Corsa consumir isso podes preparar-te para o deitar ao lixo.

Um motor que esteja a consumir o máximo que a marca anuncia é um motor que não está já de saúde.

Back