A taxa de compressão relaciona volumes e não áreas. [

]
E no caso do carro do Filipe é de 10,2:1 e não 10:2 pois isso, simplificando seria 5:1. A taxa de compressão é uma medida adimensional, ou seja, não tem unidades de medida.
Respondendo ao Filipe:
A taxa de compressão é um dado físico do motor. No fundo pretende definir, o quanto a mistura ar+gasolina é comprimida pelo motor. O êmbolo quando chega ao PMS, ponto morto superior, deixa ainda um volume, entre o topo do êmbolo e a cabeça do motor. É o que em termos teóricos de pode denominar a câmara de combustão. Esses 10,2:1 representam o nº de vezes que esse volume (a camara de combustão) cabe no cilindro. Quanto mais elevado fôr esse valor, mais pequena será a câmara de combustão. O que determinará uma maior pressão aquando da combustão e consequentemente melhor rendimento e mais potência. Só por curiosidade, os carros turbinados geralmente apresentam taxas de compressão inferiores aos aspirados. Nos motores a gasolina não se pode abusar da taxa de compressão, uma vez que se pode dar o efeito de auto detonação da gasolina.
O teu carro terá sempre esse valor da taxa de compressão, independentemente do estado do motor. Para aumentares esse valor (que me parece já estar num valor limite, ou crítico) geralmente fazem-se as vulgares rectificações à cabeça do motor. Ou seja, é retirada alguma altura à cabeça do motor (atenção estou a falar de valores muito baixos), e a câmara de combustão fica com menos volume.
Se não fizeste nada disso ao motor do teu carro, então esse valor manter-se-à para sempre.
Já quanto ao teste que fizeste as coisas são diferentes:
Em primeiro lugar estás a medir uma pressão, logo existem medidas. Normalmente usam-se os bares, ou os Kg/cm2. O mais importante é que os valores estejam dentro de valores normais (já foram por aí divulgados) e muito importante é que não existam diferenças significativas entre cada um dos cilindros.
No teu caso tens um cilindro desfazado. Não te sei dizer se é um desfazamento muito grande e/ou significativo. Se tal ocorre só pode ser por existir uma qualquer fuga. Pode ser no cilindro, nos segmentos, ou na cabeça do motor, normalmente nas válvulas.
A situação da bomba de óleo, não estou a imaginar muito bem, mas efectivamente pode verificar-se uma menor capacidade de lubrificação desse cilindro (o óleo também faz de vedante). Mas, por mim, numa situação dessas não deveria ser uma diferença significativa.
Antes de mais acho que deves avaliar se essa diferença para esse 4º cilindro é significativa ou não. Isso eu já não te sei dizer. [

]