Tirar o CAP, ainda "rende"??

Ronin

New member
Boas compadres! lol

Tenho neste momento a possibilidade de tirar um CAP, formaçao de formadores a um preço simpatico...
A pergunta que me assombra é se vale a pena.

Isto já nao é chão que deu uvas?

Last edited:
Compensa sempre...

Desde que tenhas conhecimentos e experiência comprovados numa área onde sejam necessário formadores.

Então e quem não tem experiência, como é que a adquire?

Experiência comprovada em programação Java. Não se adquire a dar formação. Acho eu.
adquire-se a desempenhar a função em algum lado ou tirando um curso de... Java.

Então e quem não tem experiência, como é que a adquire?

Experiência comprovada em programação Java. Não se adquire a dar formação. Acho eu.
adquire-se a desempenhar a função em algum lado ou tirando um curso de... Java.

Discordo, ensinar qualquer coisa, tambem dá experiencia a uma pessoa. Já fui professor (programação) e só o facto de ter que preparar as aulas, pensar na melhor forma de explicar a matéria, arranjar exemplos práticos, fizeram mais experiente dentro da programação.

Agora, no mundo empresarial essa experiencia não é reconhecida, vai-se lá saber porque.

Discordo, ensinar qualquer coisa, tambem dá experiencia a uma pessoa. Já fui professor (programação) e só o facto de ter que preparar as aulas, pensar na melhor forma de explicar a matéria, arranjar exemplos práticos, fizeram mais experiente dentro da programação.

Agora, no mundo empresarial essa experiencia não é reconhecida, vai-se lá saber porque.

Sim nesse aspecto tens razão. Ensinar dá a maior das experiências.
O que eu queria criticar é o facto de existirem pessoas que começam a eenssinar sem saber nada daquilo que estão a ensinar.

Tipo um lic de história a dar formação de java sem ter tido formação ou experiência na área...

Eu acho que rende sempre. Mesmo que não seja para "exercer", o que é certo é que fica bem no C.V. ter essa componente pedagógica.

Quando acabei o meu curso (de informática) pensei em tirar o CAP e ir para formador, mas depois com que "lata" é que ia explicar uma coisa que tinha acabado de aprender e na qual tinha pouquíssima experiência?
Já lá vão 5 anos e ainda não me acho capaz de formar alguém com base nos meus conhecimentos. Mas é sempre uma ideia.

Mas pensas dar formação de algo que não tens experiência ? :rolleyes:

Não foi nesse sentido que interpretei a afirmação do Neoxic.
Interpretei a necessidade de experiência no campo da formação (experiência comprovada como formador) e não no campo da execução (experiência, por exemplo, como programador). [;)]

Depende da Empresa em que estás.

Já vi muita coisa onde os CAP (Certificado de Aptidão Pedagógica) dos seus quadros dão muito jeito.

eu acho que se deve tirar sempre o cap em determinadas situações, faz parte da boa educação e n se passa por basofe ^^

Depende da Empresa em que estás.

Já vi muita coisa onde os CAP (Certificado de Aptidão Pedagógica) dos seus quadros dão muito jeito.

A ver vamos... Eu ando numa de correr empregos [:cool:]

Sempre com tranquilidade! Como ainda estou "pendurado" no meu curso (amo-te Bolonha), ando sempre com tranquilidade...

Abraço!

Back