Top 10 Hothatch

Top 10 Hothatch

• Punto GT

Votos: 15 9,0%
  • 106 rallye fase 2

• Polo G40

Votos: 11 6,6%
  • 206 2.0 gti

• Saxo Cup

Votos: 14 8,4%
  • Civic vti eg6

Votos: 24 14,4%
  • Punto HGT

Votos: 5 3,0%
  • Uno Turbo ie

Votos: 13 7,8%
  • Clio rs fase1

Votos: 40 24,0%
  • Outro(qual?)

• Total de eleitores
    167
só para abrir um bocadinho o jogo, no mesmo dia em que experimentei o SS na minha estrada favorita, andei num outro veículo que além de ter uma aceleração bastante mais potente, nas curvas ao contrário do que se poderia pensar não deu hipótese ao SS, um carrinho de uma marca que nem costuma fazer veículos deste tipo, baixinho, baixinho, baixinho...

um dos melhores veículos que já conduzi!

talvez seja por isso que o SS foi apenas mais um tracção frontal vitaminado que conduzi, tal como outros em que já tinha andado...[:blush:]

peço desculpa á comitiva de apoio ao SS, mas as opiniões são como as vaginas, cada um tem a(s) sua(s)!

[:)][:)]

Jonny, eu continuo a achar que o Turbo ie é um autêntico caixão com rodas.
Qualquer carro tem as suas manhas e o Turbo ie também tem as suas.
Mas enquanto que outro qualquer (principalmente os franceses) perdoam tudo, o Turbo ie não.
É necessário conhecê-lo muito bem.
Olha que nao.
Os franceses concorrentes da epoca perdoam pouco, e a traseira viva requer muita atençao.
Alias nesse aspecto o Uno mais "previsivel".

Olha que nao.
Os franceses concorrentes da epoca perdoam pouco, e a traseira viva requer muita atençao.

Nem mais, baste ler os testes ao 206RC ou ler a opinião do Cobra no DB do Williams, assim como do Coelho no seu Clio 1.8 16v...a traseira gosta sempre de ultrapassar a frente. Marota...[:D]

Rui, ainda sou do tempo Honda vs. resto do mundo, dai para ca as tuas participaçõs melhoraram muito.

No entanto julgo que deverias "respeitar" mais as opiniões e os gostos dos outros. e discutir mais os assuntos dos topicos e menos os users...

On topic:
Se o essenssial e' a conduçao, eu acrescntaria as possibilidades carros como algumas berlinas e coupes rwd, alguns coupes fwd, e os poucos desportivos que caibam no orçamento.
Por exemplo :
BMW e30 320is, e36 com I6, alfa 75 >ts, gtv916, fiat coupe, MB 190 2.3, mx5, porsche 924/944...

Olha que nao.

Boas, quanto ao uno não posso opinar, mas em relação a 106 e clio posso, há muita gente que pensa que a traseira destes carros é falsa, mas isso não é verdade, uma pessoa só fica virada ao contrário se quiser, porque ele sente-se bem quando se está a aproximar do limite ou não, e é falso o mito de que um 106 acima dos 140 mete medo, aliás tenho cá em casa um ax 1.1i que até aos 170km/h sem jantes empenadas, direcção bem alinhada, tudo ao fininho, ele não se queixa minimamente.

Além disto se a traseira fugir o condutor ainda pode tentar fazer alguma coisa, se for a frente já é mais complicado sendo eles FF e coexistindo tracção com direcção no mesmo eixo.
[;)]

Mas ainda não chegaram a um concenso que eu estava a gostar de ler, afinal um hothatch pode ou não dar tanto ou mais gozo que um desportivo de raiz?
Será que um fiat coupe ou mazda mx5 dão sempre mais gozo que um 106 rallye? Ou o tal Fiat SS?

Lembra-me de ler num sitio qualquer uma cena interessante, se a memória não me falha era a história de um senhor que tinha tido um dia terrivél, deitou-se mas não conseguia dormir a pensar nos problemas. Eis que levantou-se e num relato bastante lirico e apaixonado relatou a sua experiencia de condução e como o prazer que aquele carro lhe dava ia fazendo esquecer os problemas à medida que ia conduzindo por uma bela estrada de serra, mas atenção que ele referia que não era só o curvar, também a magia do motor com 2 carburadores duplos ajudava à mistica da condução.
Ps:O carro, esse, era um 205 rallye.[;)]

Última edição:
Rui, ainda sou do tempo Honda vs. resto do mundo, dai para ca as tuas participaçõs melhoraram muito.

No entanto julgo que deverias "respeitar" mais as opiniões e os gostos dos outros. e discutir mais os assuntos dos topicos e menos os users...

On topic:
Se o essenssial e' a conduçao, eu acrescntaria as possibilidades carros como algumas berlinas e coupes rwd, alguns coupes fwd, e os poucos desportivos que caibam no orçamento.
Por exemplo :
BMW e30 320is, e36 com I6, alfa 75 >ts, gtv916, fiat coupe, MB 190 2.3, mx5, porsche 924/944...

Ainda há quem cresça [;)] Tomarei em atenção a sugestão.

Pegando nos teus exemplos e aproveitando a abertura de um DB recente 325i e36.

Boas, quanto ao uno não posso opinar, mas em relação a 106 e clio posso, há muita gente que pensa que a traseira destes carros é falsa, mas isso não é verdade, uma pessoa só fica virada ao contrário se quiser, porque ele sente-se bem quando está no limite ou não.

Além disto se a traseira fugir o condutor ainda pode tentar fazer alguma coisa, se for a frente já é mais complicado sendo eles FF e coexistindo tracção com direcção no mesmo eixo.
[;)]
a maioria dos pequnos fransceses estao longe de "perdoarm tudo"... Foi so isso que disse.
e nao acho que seja tao facil controlar a trasira, sobretudo em comparação com carros quase so com understeer.

Mas ainda não chegaram a um concenso que eu estava a gostar de ler, afinal um hothatch pode ou não dar tanto ou mais gozo que um desportivo de raiz?
Será que um fiat coupe ou mazda mx5 dão sempre mais gozo que um 106 rallye? Ou o tal Fiat SS?
IMHO, depende de pessoa pra pessoa.
No geral, sou da opinião sports car all the way.
O fiat coupe pra mim não é um sports car.

Lembra-me de ler num sitio qualquer uma cena interessante, se a memória não me falha era a história de um senhor que tinha tido um dia terrivél, deitou-se mas não conseguia dormir a pensar nos problemas. Eis que levantou-se e num relato bastante lirico e apaixonado relatou a sua experiencia de condução e como o prazer que aquele carro lhe dava ia fazendo esquecer os problemas à medida que ia conduzindo por uma bela estrada de serra, mas atenção que ele referia que não era só o curvar, também a magia do motor com 2 carburadores duplos ajudava à mistica da condução.
Ps:O carro, esse, era um 205 rallye.[;)]
A questao é que IMO, se em vez do 205, fosse um M3 e30, ou um 1750/2000gtv (pra ser carb), esquecia os problemas mais depressa [:D]

On topic:
Por exemplo :

É uma boa lista... Juntando o 200SX S14 e possivelmente um M3 E36 3.0... Mas o problema destes são os custos de manutenção um pouco mais elevados...

Quanto a Hot-hatches tens ainda os raros 306 GTI-6, ZX 16v 167 e o Mégane Coupé 2.0 16v.

Pergunta-lhe.

Mas que tipo de gozo retiras do mx-5 a andar devagar ?? ires de cabeça ao léu ??

Vais-me obrigar a ser redundante, Rui?
Já te expliquei o gozo de um MX-5 uns posts atrás.
No que ouço de amigos meus (um dia hei-de pegar num MX-5 e palpita-me que é esta semana), o tacto mecânico do MX-5é muito especial
O tacto do SS em ritmo normal/passeio deverá ser menos interessante.

Vais-me obrigar a ser redundante, Rui?
Já te expliquei o gozo de um MX-5 uns posts atrás.
No que ouço de amigos meus (um dia hei-de pegar num MX-5 e palpita-me que é esta semana), o tacto mecânico do MX-5é muito especial
O tacto do SS em ritmo normal/passeio deverá ser menos interessante.

Não é ser redundante Mad nada disso.[;)]

O tacto mecânico da caixa encontras em vários carros Japoneses...sempre foi umas das caratertisticas...tou farto de conduzir carro muito melhores que o meu Civic, e ainda não encontrei caixa manual tão boa quanto esta. É mecânica suave e precisa...mas de hothatch só mesmo quando levo a minha namorada e as amigas...[:D]

A direcção do EssEsse é para mim o pior do carro...podia ser mais directa. Quanto à caixa achei rápida e precisa.

Olha que nao.

Tenho ideia que os franceses têm uma traseira viva mas previsível.
Não tenho larga experiência nestes carros, andei esporadicamente uma ou 2 vezes em cada um, mas o Turbo ie sempre me pareceu menos dócil.
Uma desatenção e ele podia-se virar contra nós e o problema é "ir buscá-lo".

No Turbo ie eu destaco a subviragem como o pior argumento para quem não está habituado.
É muito fácil o carro virar-se contra nós.

Nem mais, baste ler os testes ao 206RC ou ler a opinião do Cobra no DB do Williams, assim como do Coelho no seu Clio 1.8 16v...a traseira gosta sempre de ultrapassar a frente. Marota...[:D]

Acho que vai uma longa distância entre uam tarseira viva e que gosta de passar a frente de uma traseira imprevisível.

A ideia que tenho é que os franceses no capítulo dinâmico têm sempre uma traseira bem viva, mas de controlo bem acessível.
Não me parece que uma traseira deste género seja um mal muito grande.

É sobejamente sabido que um Turbo ie requer mãozinhas para o conduzir num ritmo mais elevado.
O Turbo ie não tem alcunha de caixão com rodas só porque trava mal.

Volto a frisar que adoro o temperamento do Turbo ie, pelo que estou à vontade para cascar nele.[:D][;)]

On topic:
Por exemplo :

Boa lista.
Acho que isso é pelo menos um patamar acima do que se fala por aqui.
Os Hot Hatches são fantásticos, mas não os considero um grupo forte qaaando se mete ao barulho motores de cilindradas acima dos 2 litros e RWD.

eu sei que por aqui o SS é um Deus, mas tal como muitos acham que um VTI que faz 2.00 no Estoril nunca irá ser mais que apenas um Civic alterado, o SS também nunca passará de um Punto alterado...

por muito bom que possa ser, não é isso que está em causa.

pois... mas é um punto alterado que passa na inspecção, não é apreendido, passas pela polícia sem os teres na mão com medo que te multem... ahhh.... e tem garantia na marca!!!

SS de origem e VTI de origem... ummmmm não vejo onde comparar!!! :)

Não é ser redundante Mad nada disso.[;)]

O tacto mecânico da caixa encontras em vários carros Japoneses...sempre foi umas das caratertisticas...tou farto de conduzir carro muito melhores que o meu Civic, e ainda não encontrei caixa manual tão boa quanto esta. É mecânica suave e precisa...mas de hothatch só mesmo quando levo a minha namorada e as amigas...[:D]

A direcção do EssEsse é para mim o pior do carro...podia ser mais directa. Quanto à caixa achei rápida e precisa.

O bom tacto mecânico da caixa enconstras nos japoneses mas um tacto muito especial como o MX-5 não encontras, a não ser num S2000 ou em automóveis de calibre superior.
O MX-5, que é um automóvel acessível a qualquer mortal, está muito acima do seu valor enquanto roadster acessível no que toca á condução.
É bem capaz de ser o melhor drievr's car dos últimos anos...e ao mesmo tempo dos mais acessíveis.
Acho que é obra.

Uma coisa é certa: um SS será sempre um Punto, por mais artimanhas que tenha por baixo do capot.

Eu se neste momento tivesse um Clio 16v, a trocar, trocava por algo mais especial.
Ou trocava por um do mesmo género mas com um temperamento explosivo, ou ia para um nível acima, onde se encontram os RWD de 2 litros, se possível a carburador sff.[:D]

Sem querer ser tendencioso, um Alfa Romeo deverá ser aquilo que qualquer mortal, com muito ou pouco dinheiro para gastar, se sentirá mais realizado.
Desde um 33 FWD até uma Nuova Giulietta, 75 ou GTV, qualquer um deles oferece uma experiência diferente e gratificante.
MAs é só a minha opinião.

O bom tacto mecânico da caixa enconstras nos japoneses mas um tacto muito especial como o MX-5 não encontras, a não ser num S2000 ou em automóveis de calibre superior.
O MX-5, que é um automóvel acessível a qualquer mortal, está muito acima do seu valor enquanto roadster acessível no que toca á condução.
É bem capaz de ser o melhor drievr's car dos últimos anos...e ao mesmo tempo dos mais acessíveis.
Acho que é obra.

Eu pude conduzir à uns tempos um 1.6 N/A versão NC, e gostei, a posição de condução é baixa (já vinha habituado) o motor neste caso é muito como o do meu Civic, é preciso espreme-lo para andar bem...quanto à caixa achei lá está, mecânica mas neste caso, e pode ser pontual e do carro em questão pouco suave...era muito mecânica demasiado até....mas vou pedir ao Nightlord um voltinha para tirar as dúvidas...[;)]

Acho que vai uma longa distância entre uam tarseira viva e que gosta de passar a frente de uma traseira imprevisível.

A ideia que tenho é que os franceses no capítulo dinâmico têm sempre uma traseira bem viva, mas de controlo bem acessível.
Não me parece que uma traseira deste género seja um mal muito grande.

É sobejamente sabido que um Turbo ie requer mãozinhas para o conduzir num ritmo mais elevado.
O Turbo ie não tem alcunha de caixão com rodas só porque trava mal.

Volto a frisar que adoro o temperamento do Turbo ie, pelo que estou à vontade para cascar nele.[:D][;)]

Este post depende de muita coisa...

Já tive tanto o Williams como o Punto Gt e Turbo ie...

O Turbo ie não requer mãozinhas, requer muita fé, porque um carro destes de origem com jante 13'' e uns travões de bicicleta, não curva nem por nada, e subvira como poucos...

O desafio dos franceses é diferente, a traseira é viva, mas para ajudar, e não é tão previsível como se diz, depende muito do grau de intimidade com o carro e estrada onde se conduz, e só depois de alguns kms valentes consegues ter algum grau de adivinhação...

Agora a questão Tie e Pgt tem muito a ver com a dificuldade em pôr os cavalos no chão, e as velocidades de passagem em curva que não conseguem convencer, o tipo de emoção que envolve estes carros tem algo a ver com os Honda da altura, são muito bons para andar a direito...

Não sei se já reparaste Ruben, mas aqui nunca há consenso em relação a nada. [:D] Por mim fiquem lá com os Fiat... Um sports car dá prazer mesmo a andar devagar, a direcção que não é corrompida pela tracção, a caixa que num FR está mesmo debaixo da manete e que portanto tem um grande feeling, a posição de condução, enfim...!

Rui, há uma coisa em que ainda falhas, que é pensar que num test drivezito ficas a conhecer um carro. Não ficas...

Voltar
Superior