Top e Fifth Gear

Não sei porquê, a do Veyron... Faltou ali qualquer coisa.

fg1zw.jpg

Já há data para o primeiro Fifth Gear da próxima temporada. O programa regressa dia 10 de Abril.

Olá pessoal.

No off topic surgiu um tópico em que alguém perguntava se existia o Top Gear com legendas em português.
O jts respondeu que podia ser interessante legendar os episódios da próxima temporada à medida que vão sendo emitidos.
Gostava de saber o que acham desta ideia. Mesmo tendo em conta que alguns trocadilhos e expressões só fazem sentido em inglês, podia ser interessante criarmos aqui um grupo para legendar os Top Gear e se a coisa corresse bem, porque não os Fifth Gear.
En não entendo nada de inserção de legendas mas podia dar uma mãozinha nas traduções.
O que acham? Vale a pena? Não vale a pena? Digam coisas.

Pois, também me parece. Aliás vendo bem as coisas, não deve haver muita gente a procurar os episódios legendados. Coloquei aquele post mais para ver a receptividade e ver até que ponto haveria pessoal que sentisse falta das legendas.

Se o programa fosse em alemão... :D

Olá! [:p]

Apesar da comunidade que aprecia o Top Gear normalmente dominar o inglês (que remédio), também os há que vêem os episódios mais pelos carros em si e por uma outra palavra que apanham, e outros que nem se dão ao trabalho que se calhar até veriam, se percebessem do que falam. Acho que era capaz de alargar a comunidade.

Para quem não está muito por dentro disto do divx, um ficheiro de legendas é do tipo .sub ou .srt que tem a o texto, e informação para quando e durante quanto tempo aparece cada coisa que é dita. Depois o computador é que trata de a exibir simultaneamente com o vídeo (ou seja, não é necessário embutir: o ficheiro do divx e das legendas são independentes).

O problema é que fazê-las do zero, é capaz de dar algum trabalho. Isto devido à sincronização com o vídeo. Normalmente os gajos que fazem legendas em português para filmes e afins, limitam-se a pegar num ficheiro previamente sincronizado e em inglês, e traduzem textualmente as falas. Nem precisam de ver qualquer imagem.
Só que acho dificil que se arranje facilmente legendas em inglês para o Top Gear. Ou noutra qualquer lingua (embora eu não domine outras, mas poderia haver quem o faça).

No entanto estou disposto a pesquisar por um programa que sincronize as legendas (ou seja, que as faça do 0), e ver o trabalho que isso dá, e aí decidir se vale a pena avançar ou não. Talvez legende o episódio de inverno como teste.
Se não for muito complicado, nem que seja por mera carolice a para praticar o inglês, aceito fazê-lo. Nem que seja para ao fim de uns episódios, mandá-las para um DVD juntamente com os episódios, para o meu velhote ver no leitor de divx de sala. E do gajo que as pediu no offtopic (desculpa o termo, mas não me lembro de quem é :D).

E claro, não seria "eu" que avançaria (espero [:p]), mas sim nós. Pois como o Powerslide diz, há expressões que são complicadas de traduzir, e se quiseremos fazer uma coisa como deve ser claro está, temos que ser todos.

Mas logo se vê melhor isso, até porque estamos no período de hiato e por essa razão não há muitas manifestações nem interesse à volta do programa. Já há data para o reinicio do Top Gear?

Só há data para o início do Fifth Gear - 10 de Abril.

O Top Gear deve começar lá para Maio.

Eu, tal como já disse, estou disposto a colaborar. Se depois encontrares alguma coisa (o tal programa de sincronização), avisa por aqui.

E não há mais nenhuma "indiscrição"/boato sobre os carros a testar? ehehe :D

Bem, pelo Winter Olympics fica-se a saber que o Jaguar XK vai ser testado :D

Eu posso tentar dar uma mãozinah na tradução só d resto não percebo ponta d como fazer as legendas...so uam cena não existirão legendas em ingles para as pessoas surdas tal como existem ca no teletexto?

fg1zw.jpg

Aqui fica o "menu" para dia 10 de Abril (episódio um de treze):

- Our resident playboy racing driver Jason helps a jackpot lottery winner choose a supercar. After scooping the top prize a couple of years ago, this motor mechanic is now ready to realise his ultimate dream. But should he buy a Porsche, a Bentley, an Aston Martin or a Lamborghini? After Jason shows him £5 millionworth of cars, the choice is narrowed down to two, an Aston Martin, and a Ferrari. After a back-to-back test drive, which one will he choose? It’s a unique insight into the purchasing process when money is no object.

- Tiff takes the new Jaguar XK to some of the best driving roads in the world, in sundrenched South Africa. It’s the first TV report on the car of the moment. Tiff delivers the definitive verdict on this awesomely stylish coupé.

- Tom sends us a video diary from the Geneva Motorshow. Highlights include an abundance of leggy promo girls, spectacular new cars, an amusing industrial epsionage incident with a Chinese woman spying on rival manufacturers, and a question-and-answer session with FormulaOne driver Jenson Button.

- Vicki is at the Anglesey circuit doing what she does best: racing. She pits two Subarus head to head – the rally-bred Impreza, and farmer’s favourite the Forester

- Jon goes undercover to test a revolutionary new type of ‘pay as you go’ car hire scheme. You book on the internet, use a swipe card to start the engine, and press a button on the dashboard to speak to the control centre

É verdade. Por vezes há carros que eles, pelas mais variadas razões, não testam na pista Top Gear.
O Aston foi testado na Ilha de Man com o M6 e o Carrera S. Na altura, o Stig guiou os carros num pequeno troço de estrada fechado ao trânsito.

Aqui está o Stig a chegar. É sempre bom recordar. [}:)][}:)]

stig4ne.jpg

stig23yq.jpg

Estava a chover (e não era pouco) e os tempos e velocidades médias foram:

Porsche 911 Carrera S - 1:29:985 / 135.20

Aston Martin V8 Vantage - 1:35:187 / 126.97

BMW M6 - 1:35:875 / 126.90

Voltar
Superior