Tópico Cinéfilo v2.0

Ultimamente deu-me para ir reavivar alguns clássicos (relativamente recentes):

American Beauty
Magnolia
Crash
Hotel Rwanda
Master and Commander

Grandes Filmes!!!!

el_laberinto_del_fauno1.jpg

por acaso, gostei muito de este filme.

Estreias a 5 de Março de 2009

Estreias a 5 de Março de 2009

Bobby Z
bobby.jpg

Origem: EUA,2007
Realização: John Herzfeld
Género: Acção/Aventura
Classificação: M/12
Com: Jarrod Bunch, Laurence Fishburne, Paul Walker
Duração: 97 min

Argumento: Tim Kearney tem a oportunidade de sair da prisão, fazendo-se passar por Bobby Z, o maior traficante da Califórnia, numa missão imposta pelo delegado de polícia Tad Gruzsa. Mas quando percebe que toda a gente o quer morto, já é tarde demais. E terá de se livrar de qualquer um que ousar cruzar o seu caminho.

Bella
bella.jpg

Origem: EUA,2006
Realização: Alejandro Gomez Monteverde
Género: Drama
Com: Ali Landry, Eduardo Vérastegui, Manny Perez, Tammy Blanchard
Duração: 91 min

Argumento: Duas pessoas que estão prestes a mudarem para sempre descobrem que por vezes é preciso perder tudo para finalmente apreciar as coisas que realmente interessam. Uma história acerca da vida, da família, das relações entre as pessoas e da nossa capacidade de amar, face ao inesperado.

Imagens de Palermo
palerrmo.jpg

Origem: Alemanha,2008
Realização: Wim Wenders
Género: Drama
Com: Campino, Dennis Hopper, Giovanna Mezzogiorno
Duração: 124 min

Argumento: Fotógrafo de sucesso de renome mundial, Finn leva uma vida tão proeminente como agitada. Dorme muito pouco, o seu telemóvel nunca pára de tocar e a música dos seus auscultadores são a companhia mais constante. Mas quando, subitamente, a sua vida fica fora de controlo, Finn parte e deixa tudo para trás.
A sua viagem leva-o de Dusseldorf até Palermo. Aí, vê-se perseguido por um misterioso atirador que o segue com um propósito de vingança. E, ao mesmo tempo, uma nova vida está a começar para Finn. E um grande amor.

Homem no Arame
homemnoarame.jpg

Origem: Reino Unido,2008
Realização: James Marsh
Género: Documentário
Duração: 90 min

Argumento: A 7 de Agosto de 1974, o jovem francês Philippe Petit andou durante uma hora sobre um cabo de ferro suspenso entre as duas torres do World Trade Center, em Nova Iorque, sem qualquer equipamento ou rede de segurança. Imediatamente depois, foi preso juntamente com um grupo de cúmplices, com quem planeou o "golpe" em segredo por oito meses. Usando materiais de arquivo, o filme reencena o engenhoso trabalho do grupo e entrevista todos os envolvidos neste que ficou conhecido como "o crime artístico do século".

Patti Smith: Dream of Life
patti.jpg

Origem: EUA,2008
Realização: Steven Sebring
Género: Documentário
Com: Patti Smith
Duração: 108 min

Argumento: Patti Smith – Dream Of Life é um mergulho na filosofia e na arte da lendária rocker Patti Smith. O realizador Steven Sebring traça um retrato da cantora, artista e poeta explorando temas como a espiritualidade e a história. Conhecida como a "madrinha do punk", Patti Smith surgiu no início da década de 70, entusiasmando a cena musical daquela época com o seu estilo singular.

Watchmen - Os Guardiões
guardioes.jpg

Origem: EUA,2009
Realização: David Hayter
Género: Acção/Aventura
Com: Carla Gugino, Jeffrey Dean Morgan, Malin Akerman
Duração: 163 min

Argumento: Numa América alternativa de 1985, super-heróis mascarados são parte da estrutura comum da sociedade, e o Relógio do Juízo Final - que marca a tensão entre os Estados Unidos e a União Soviética é permanentemente acertado em cinco minutos para a meia-noite.

Quando um dos seus antigos colegas é assassinado, o vigilante mascarado Rorschach decide investigar um plano para matar e desacreditar todos os super-heróis do passado e do presente.
À medida que ele se restabelece ligações com sua antiga legião de combate ao crime um grupo desorganizado de super-heróis reformados, dos quais apenas um possui verdadeiros poderes - Rorschach vislumbra uma ampla e perturbadora conspiração que está ligada aos seus passados e a catastróficas consequências para o futuro. A missão deles é vigiar a humanidade, mas quem vigia os vigilantes?

Filme baseado no romance de banda desenhada homónimo, realizado por Zack Snyder (300) e produzido por Lawrence Gordon (Die Hard), Lloyd Levin (United 93) e Deborah Snyder (300), com Herbert W. Gains como produtor executivo.

Estou curioso para ver Man On Wire.[;)]

Ontem vi:

The Kite Runner

thekiterunnerposter.jpg

O filme, do mesmo realizador de Hotel Rwanda, relata a história de 2 jovens amigos, divididos por questões culturais e pelo incentivo à descriminação, no Afeganistão.

A mentira, a amizade, as raízes da cultura muçulmana, estão presentes neste filme, com bastante qualidade.

Comovente e realista.

7,5/10.[;)]

Aproveitei o período carnavalesco para ver mais dois filmes badalados, o Gran Torino e o The Wrestler.

gran-torino-movie.png

O filme do Clint Eastwood foi o meu preferido. Achei a história bem elaborada e as interpretações intensas.

Tem o condão de chamar a atenção para alguns assuntos que muita gente vive, como seja o retrato de alguém que lutou numa guerra, que vive com o carácter interesseiro dos filhos e que ainda tem de conviver com os problemas de um bairro étnico.

O velhote está de parabéns!

IMDB: 8,4
Eu: 7,8

PS: Tenho a sensação de já ter visto um filme dele em que também faz de justiceiro num bairro. Se calhar, estou a confundir.

Tenho esse aqui em casa para ver. Vamos lá ver se é este fds [kiss]

The Pink Panther 2

the-pink-panther-2-20081210035836662_640w.jpg

Vi o primeiro e gostei muito. Este segundo é apenas uma continuação a meio gás. A certa altura apercebemo-nos do esforço feito pela direção do filme de conseguir pelo menos 1h30m de imagens. Não deixa de ter alguns momentos bastante engraçados.

No IMDB: 4.5
Para mim: 6

Ainda não vi nenhum com o Steve Martin, mas quem gostou deste e do primeiro, tem que ver os originais com o Peter Sellers. São, no mínimo excelentes, para quem quer passar um bom bocado a rir... RIP.

In the Name of the King: A Dungeon Siege Tale

in_the_name_of_the_king_a_dungeon_siege_tale_ver3.jpg

E com este filme o Jason Statham arrebatou o Stallone. Eu a pensar que no tempo dos reis, a história seria outra, mas afinal, ninguém se meta com ele. Depois é ver cordas sem pontas que aparecem e desaparecem por magia, uma históra absurda, mortes despropositadas nos grandes guerriros para os lingrinhas sobreviverem. Poderes absurdos de falsos Merlins, etc.
Uma quantidade de lixo compatcada num único DVD. A boa notícia é que não tem cheiro.

No IMDB: 3.8
Para mim: 2

O Jason Statham está perdido na indústria e claramente, type-casted. O Snatch foi um dos primeiros filmes que vi dele, não desempenha nenhum papel de herói e teve um bom desempenho. Agora estes últimos papéis dele... Tá a seguir o $.

Alguém sabe o nome de um dos westerns onde o Clint Eastwood começa como padre e acaba como pistoleiro, a ajudar uma comunidade mineira? Nome em português.

Recentemente vi isto:

IP Man

Falaram-me bem do filme e decidi ver. Devo dizer que, para um filme de artes marciais está muito bom, tem conteúdo como se costuma dizer, não é o tradicional dar porrada, saltos mirabolantes, entre outras tretas.

Da minha parte leva uns confortáveis 7/10, a puxar para os 8.

Friday 13th
fridaythe13thmovieposte.jpg

Estava à espera de bastante, mas bastante melhor, típico filme de chacina, não passa disso. É bom para os fãs da saga e para ver com os amigos.

Da minha parte leva uns 5/10 e acho que estou a ser bonzinho.

Também estou com "high hopes" em relação a esse filme. Ainda para mais são duas horas e quarenta e três minutos de filme. Promete...

Depois diz o que achaste.

Eu estou com expectativas mas não muito elevadas, embora seja um filme pelo qual estou à espera desde que foi anunciado, acho que há um ano. Watchman é uma saga que tenho em livro há bastante tempo e anda no topo juntamente com os Sin City.

No entanto o filme é realizado pelo Zack Snyder (o mesmo do 300) e ele não é tão capaz como um Robert Rodriguez no sentido de transpor as sensações transmitidas pela obra original para o ecrã.

Enquanto que o Sin City a mim me deixa satisfeito com a riqueza da narrativa/planos retirados directamente dos livros, já no 300 temos planos excessivamente preparados e pouco naturais, uso constante dos mesmos efeitos de câmara, etc. Visualmente acerta na beleza das imagens, mas como realizador, Zack Snyder era melhor para videoclips

The Reader

the-reader-poster-1.jpg

Um filme muito parado, mas com uma história fantástica. Com uma Kate Winslet fenomenal (Óscar muito merecido). A história leva-nos para um mundo já muito explorado, mas nunca desta forma. Gostei muito. Para o argumento dou nota 10. Não sei se foi, mas merecia estar nomeado para melhor filme.

No IMDB: 7.8
Para mim: 9

Hoje vi este, até sensivelmente meio do filme achei mau, repetia sempre a mesma coisa (sexo e leitura), a partir daí sim senhor, mudou por completo e houve momentos mesmo muito dramáticos.
Em relação à Kate Winslet, muito bom papel novamente, mas mesmo assim preferi vê-la no Revolutionary Road, gostos...

Agora em principio o próximo será o The Wrestler, mas vou a 50% de expectativas para o filme para não me decepcionar.

Parecia eu que adivinhava que não ia gostar do filme "The Wrestler", só tenho uma palavra para descrever o filme... decadente!
Então aquele final, enfim...

Dou um 3/10 e já é muito puxado.

Voltar
Superior