Ok ja percebi... Neste Topico discordar dá direito a insulto pessoal...[

]
Ora aí é que está a falha (talvez enfatizada por um discurso demasiado efusivo da minha parte). Não foi de todo a minha intenção levar isto para a ofensa pessoal e agradecia que não fosse visto dessa forma, mas eu contextualizo e tento explicar o porquê. Ao mesmo tempo que já tentei por várias vezes referir que o gosto que se tem (ou não se tem) por este ou aquele filme não é o que está em causa e não condeno que não gostou, apenas condeno que se diga que não se gostou quando se passou
totalmente ao lado da mensagem implícita e que após tentativas de eu explicar o meu ponto de vista este não é compreendido e respeitado.
Como eu já referi (e aqui repito-me) a premissa base da história em D9 é quase que uma reformulação de um evento histórico, algo ocorreu e uma realidade penosa para um povo. O filme não refere que foi baseado em factos reais pois não me lembro de nenhuma nave espacial estacionada em cima de Joanesburgo, no entanto a história do filme tem um paralelismo obectivo com os anos do Apartheid na África do Sul. Nunca existiu Wikus e prawns, mas existiu durante 50 anos uma subjugação racial em que os brancos tinham o poder a todos os níveis e os negros "cohabitavam" num regime restrito de normas sociais, políticas e legislativas. Os empregos eram-lhe negados, numa simples fila para comprar comida tinham de aguardar se um branco chegasse mais tarde pois os negros perdiam a vez e estavam banidos de frequentar até uma simples praia e eram presos no próprio país se tomassem a liberdade de sair das zonas que lhes foram destinadas, zonas pobres, sem possibilidade de daí cultivar qualquer tipo de recurso para a sua subsistência. E se precisassem de cuidados médicos as ambulâncias eram especiais, e não no bom sentido pois não detinham material médico
Então quando tu dizes que os "prawns", que vieram em paz, que tiveram o azar da sua nave ter avariado em cima do planeta terra deveriam ser e cito "completamente isolados de tal forma que nao haveria
caramelo qualquer que sequer se aproximaria da area sem autorização Governamental" estiveste sem te aperceber a compactuar com os mesmos líderes que instaurarem o Apartheid.
E que para mim (e não só) é este comportamento de superioridade que é vigente na atitude dos humanos perante os "não-humanos" (no Apartheid eram os "não-brancos) e é essa filosofia de incapacidade de aceitação de outros seres (no caso seres) que é uma crítica social/comportamental e política à nossa condição enquanto humanos e que ao longo da história da humanidade pelo racismo e xenofobia trouxe várias formas de totalitarismo fascista como o nazismo, a título de exemplo
E foi com essa visão ingénua da tua parte que pelo que tu próprio escreveste ao referires para "isolar os caramelos" que não parti para a ofensa pessoal mas sim respondi a uma ofensa protagonizada por ti a todos os povos cuja diferença perpetuou por parte de outras uma tentativa de extermínio ou isolamento forçado, em condições sub-humanas (como os "prawns" no distrito 9 e a tentativa forçada de mudança para o distrito 10)
Se achaste que o que referi foi um insulto pessoal então ganha um pouco de cultura e tenta olhar para o mundo fora da mente fechada de quem não conhece o que é segregação racial, ou de quem apenas conhece o mundo livre
Raios, porque é que é que têm de fazer considerações sobre quem não gostou?
Será que as pessoas que não gostam têm logo de ser catalogadas disto e daquilo e estavam à espera disto ou daquilo ou são estúpidas e não percebem isto e aquilo ou só dizem blá blá blá porque querem ser do contra...
É um filme, há quem goste, há quem não goste, paciência, azar, andem para a frente, evitem essas *****s de considerações que só criam mau ambiente...
Isso é falso e é indício que não se está a ler o que escreve, ou que se lê na diagonal ou mais grave, que se lê apenas o que se interesse para criar um molde de opinião
biased. Não se catalogou ninguém, e "blá blá blá" (citação directa) foi a essência do teu discurso, que nada de novo acrescentou
Pelo mesmo motivo que te respondi no post em que me colocaste essa questão. Uma coisa é não gostar, outra é dizer que não presta. Ninguem disse nada em relação a quem não gosta referiu-se sim a quem disse não presta....
Existe é pelos vistos alguma dificuldade em distinguir gosto de qualidade.
Respondeste de outro ponto de vista à mesma citação do
Rasec. E o que dizes é algo com que me compactuo, ou pelo menos tento que o meu discurso assim passe, mesmo que por vezes não seja encarado dessa forma.
Os meus comentários não foram dirigidos (nesta e noutras situações) a quem disse que não prestava, mas sim a uma argumentação fútil e superficial a quem disse que não prestava. Eu tento respeitar ao máximo a opinião de terceiros mesmo que esta seja contrária à minha, mas quando a argumentação não é para mim válida porque está fora, longe e descontextualizada com o tema que se trata, então aí essa opinião (negativa ou positiva) não tem qualquer valor.
Esta frase resume na perfeição o porquê de pessoas como eu terem adorado e pessoas como a minha namorada terem detestado por exemplo.Tudo depende da maneira "livre" e sem preconceitos com que vamos ver um filme, sem estereótipos criados seja do que fôr...
E o problema para muitas pessoas que foram ver é que pensavam que era apenas mais um filme de Aliens, com historia e efeitos especiais á la Transformers, Will Smith a dar cabo do canastro a toda a gente, uma piadinha aqui e ali e voilá, tinhamos a receita para um filme de sucesso...
Para mim nao, fez-se uma abordagem totalmente diferente:
- Referências de comparação óbvias ao apartheid bem como com a maneira "humana" com que se lidou com a situaçao, como exemplo puro temos as referências á prostituiçao;
- O interesse unico e focado da MNU nas armas alienigenas, pouco importando o valor individual de cada "gafanhoto";
- Mudar de instalaçoes nao para lhes proporcionar um ambiente melhor mas sim porque desta forma conseguiriam encontrar mais armas, etc...
Como tal, por isto e muito mais considero D-9 uma lufada de ar fresco no panorama cinématográfico actualmente.[

]
Sim, obrigado pelo comentário. Aprofundando um pouco mais do que o conflito que nos é apresentado no filme é mais importante perceber o porquê desse conflito para que se compreenda o porquê da sua existência e as ramificações que o originaram e que podem daqui advir