Tópico Cinéfilo v2.0

book_of_love.jpg

Ontem vi este... Fraquinho... O pior da saga!! Pudera... Já vai em sete!!! Após o American Pie 6, ao nível dos 3 primeiros, podem esquecer... Já deu tudo o que tinha dar!

Já tinha dado tudo o que tinha a dar ainda faltavam 10 m para terminar o primeiro filme...

Ontem fui ver o filme Agora ao cinema.

Ver anexo 67882

Sempre gostei de filmes históricos em geral e no contexto do império romano em particular. Logo, era com natural expectativa que fui ver este e embora o filme tome um rumo que eu não estava à espera acho que é uma boa e interessante película. A vários níveis.

Esperava encontrar um filme que me desse conta ou que me pudesse contar algo sobre como se processou a queda do império romano. E embora esse aspecto esteja bem retratado o tema central não é esse, trata antes um aspecto tão actual como o fundamentalismo religioso e a forma como desde há milénios - sim porque já passaram pelo menos dois - este consegue controlar a vontade de homens e governos.

Não deixa de ser irónico que esse fundamentalismo seja, neste caso, encarnado por cristãos e os perseguidos sejam os judeus - aqui é um dejà vu - assim como os pagãos. Também não era preciso recuar tanto para se ver isto... Afinal o presente não deixa de ser uma repetição da história e a teoria geológia de Charles Lyell também se aplica ao comportamento humano.

Irónico não será o facto dos cristãos terem feições mais próximas do estereótipo que fazemos dos muçulmanos. Todo o espectador mais atento reparará nisso. Todo o espectador mais perspicaz perceberá o porquê.

Um pouco à semelhança do que acontece com o filme/livro Nome da Rosa, aqui também se vê uma perseguição ao conhecimento e à liberdade. E aqui há um pormenor delicioso. Durante quase todo o filme a personagem principal procura a solução para um problema que (quase) todos os espectadores sabem a resposta. Dei por mim a perguntar a mim próprio como é que era possível ela não saber aquilo que é tão óbvio para nós. Pois é óbvio, porque alguém nos ensinou. Descobrir as coisas pela primeira vez é algo infinitamente mais complicado que as ler num livro qualquer.

Também temos um romance à mistura, em que a Hypatia de Alexandria se encontra num triângulo amoroso com o seu escravo e com o seu aluno. Não foi muito explorada esta faceta do filme e penso que a necessidade de não desviar a atenção dos outros temas tenha sido o principal motivo para tal suceder. Ainda assim, em pequenos pormenores do comportamento humano pode estar a chave para grandes acontecimentos.

Nos planos mais técnicos gostei muito da banda sonora e o gostei dos planos de filmagem. Não me parecendo inédito gostei bastante dos planos à la Google Earth que o filme apresenta. Não só gostei como acho que é interessante e didáctico. Uma coisa é lermos livros e ouvir pessoas, outra coisa é visualizar aquilo que por vezes não conseguimos sequer imaginar. Um aspecto bem positivo para os cenários, guarda-roupa e adereços. E para a beleza do Farol de Alexandria.

Não gostei muito da forma que o realizador arranjou para avançar no tempo a meio do filme. Que se meta texto no início e no fim do filme penso que é aceitável. Avançar no tempo a meio do filme através dum textozito parece-me uma solução demasiado simples e simplória. Um pormenor que não estraga o filme mas...

No que diz respeito às interpretações, acho que estiveram todos em bom plano. A Rachel Weisz é cada vez mais uma actriz que dispensa apresentações em que a sua beleza natural apenas é superada pelo seu talento. Max Minghella interpreta o seu escravo e também está em bom nível. Oscar Isaac interpreta o Prefeito Orestes e o melhor elogio que posso fazer é que não consigo imaginar outro esterótipo romano que não tenha a sua imagem e/ou traços. Não conheço ou não me lembro de outros trabalhos que tenha feito e acho que acaba por ser, a maior surpresa em termos de representação.

Acho que Agora é um bom filme e extremamente interessante. Mas também sei que não é filme para agradar a todos e reconheço que lhe falta qualquer coisa - carisma? - para chegar ao patamar dos grandes filmes. No entanto não estou nada arrependido de o ter ido ver.

PS: Cada vez que vi personagem Ammonius lembrei-me do Aldo Lima. Muito parecidos!
Por acaso ando para ir ver esse, não tanto por ter assim tanto conhecimento da História mas porque gosto de filmes da época dos romanos e gosto muito das interpretações da actriz principal.
Deixaste-me com ainda mais vontade de o ver[:cool:]

Fui ver o Avatar no dia 30 às Amoreiras. Notei que o 3D está mais trabalhado que por exemplo no Beowulf especialmente no enquadramento das legendas e já não se sai da sala de cinema com uma dor de cabeça.

Em relação ao filme em si, esperava algo de mais grandioso mas não fiquei desiludido. O resto já foi dito aqui.

Em principio o próximo será o Sherlock Holmes.

The Soloist

The Soloist

the-soloist-poster.jpg

Ora conforme referi ontem, não ía com grandes expectativas como tal tambem não saí muito defraudado [:D]

The Soloist conta a historia de um jornalista ( Downey Jr ) de jornal que têm uma coluna com algum prestigio junto do publico e encontra num esquizofrenico ( Jamie Foxx ) a oportunidade de contar uma historia....: A historia de um musico sem abrigo que tinha ainda muito para dar no mundo que o afastou...!!!

The Soloist é a meu ver um filme....chato...!!! Aborrecido....!! Joe Wright tentou de algum modo transpor a solução tão bem conseguida em Orgulho e Preconceito para esta nova formula de filme mais citadina, no entanto, acho que é um dos precalços do filme é precisamente que isto....esta transposição não funciona e o "respirar" é um longo aborrecimento. O filme têm duas horas mas da maneira que de desenrrola, uma hora e meia chegava perfeitamente...

Há uma coisa bem colocada...o filme é uma representação de um musico solitario mas no fundo a imagem que se pretende transmitir é que é Downey Jr, o verdadeiro só:O drama de Jamie Foxx só existe para ampliar o de Downey Jr...!!!

Um é um musico que trocou a familia pela musica ficando a viver na rua imaginando as cordas de um violoncelo no seu braço...!!!Consegue tocar Beethoven de cor mas não consegue terminar as sequencias...!!! O outro é um jornalista que vive sozinho, chega a casa e não têm mensagens, trabalha até tarde, tem uma coluna prestigiante....mas depois não consegue sequer atender o telefone na casa de banho ou pendurar um saco numa arvore. O filme não deixa de ser uma reflexão aos nossas falhanços nas vidas pessoais...

Ambos que a realidade, seja da musica ou do jornalismo conforme cada um...esta errada no mundo actual...

Falta no entanto drama á realização, a carga emocional passa-nos um pouco ao lado vivendo apenas das interpretações dos actores principalmente por Jamie Foxx...!!! Os planos com as pombas, a musica...acaba por soar um pouco a pouco....o argumento parece funcionar, mas é mal explorado...falta sempre qualquer coisa...

Downey Jr têm uma figura demasiado paternalista...acaba por não conseguir a dimensão desejada.

Nota final: 5 ( 0-10 )

[:D]

Fui ver este pouco antes do Natal.... E só tenho a dizer que no intervalo estava uma família (pais e 3 filhas com idades até aos 13 anos +-) umas filas à minha frente e saíram. E outras que lá estavam acho que só não fizeram o mesmo para não parecer mal. É só pin**ço. [:)]

----------------------

ca07bfcd-b75e-4be2-a35e-f14a70767cc7old-dogs-poster-2.jpg

Ontem fui ver este com um casal amigo e confesso que só foi esta a escolha porque as respectivas "marias" assim quiseram. Mas ainda bem, já não me ria tanto no cinema há imenso tempo, muito bom mesmo. apr:)

Estive quase para ir ver o Agora mas elas não quiseram, no entanto depois de ter lido o post do KeyserSoze fiquei ainda mais curioso. [;)]

[:D]

Fui ver este pouco antes do Natal.... E só tenho a dizer que no intervalo estava uma família (pais e 3 filhas com idades até aos 13 anos +-) umas filas à minha frente e saíram. E outras que lá estavam acho que só não fizeram o mesmo para não parecer mal. É só pin**ço. [:)]

----------------------

O filme é para maiores de 16. Quando não há cautela ou preocupação dos pais...[;)]

O filme é para maiores de 16. Quando não há cautela ou preocupação dos pais...[;)]

Pois é. Se forem como eu, olharam para o cartaz, para o título, leram a descrição e se calhar viram o trailer. Por fim vêm que actores participam e escolhem. [:D]

Eu também fiquei surpreso com o tipo de filme mas nem foi mau de todo. [:cool:]

Pois é. Se forem como eu, olharam para o cartaz, para o título, leram a descrição e se calhar viram o trailer. Por fim vêm que actores participam e escolhem. [:D]

Eu também fiquei surpreso com o tipo de filme mas nem foi mau de todo. [:cool:]

Eu gostei. E acho que é um filme que para alguns poderá ser mal interpretado, ou bem...[:D][;)]

Eu gostei. E acho que é um filme que para alguns poderá ser mal interpretado, ou bem...[:D][;)]

Eu também gostei! Sinceramente...axo que quem ler o título (em inglês) apanha logo uma ideia da coisa...depois "It's a business doing pleasure", está tudo dito.
Por acaso tinha uma mensagem, lá pelo meio (e não, não era aquela "you were the first in my ass", nem o rejuvenescimento vaginal [:D] - coitadas das meninas de 13 anos...).

Ontem fui ver o avatar em 3D...nunca tinha visto um filme com esta tecnologia...e digo..."wow". Não WOOOOW, porque a história...pronto, é previsível, mas a nível tecnológico...a partir de agora podem vir todos assim que eu não me queixo (excepto do preço). [;)]

cinema-old-dogs.jpg

Hoje fui ver este, só o fui ver porque era o que estava mais cedo porque ia na ideia de ir ver o "Terapia para Casais".

Tanto eu como a minha namorada fartamo-nos de rir, é um filme que se vê bem, tem história e dá para rir.

estou a ver o Call Girl

estou a ver o Call Girl

Estou a ver o Call Girl e estou a achar uma chacha será que vale a pena perder mais uma hora de sono.

A pouco mudei para a tvi e vi que estava a dar,mas estou a ouvir música e a olhar para as mamocas da soraia chaves... resumindo estou a curtir a música e so olho para a tv quando esta a dar acçao explosiva[:D]

Voltar
Superior