Tópico Cinéfilo v2.0

São opiniões, eu pessoalmente detesto todos os filmes dele..

E acho que o 2º pior filme que já vi num cinema foi o "Sinais", que é um filme que grosso modo tem um argumento estúpido que insulta a inteligência de quem gasta 5 euros para ir ao cinema ve-lo.. O pouco que tem de bom, que são algumas cenas de suspense, não passam de uma imitação fatela de cenas do filme "Os Passaros", do verdadeiro mestre que o Shyamalan gostava de saber imitar de vez em quando, mas que nem lhe chega aos calcanhares....

Pois..Opiniões eu acho o Shyamalan um dos mais creativos realizadores dos nossos dias...Quanto ao Signs acho o filme excelente, a par do Sixth Sense e do The Village...Se te queixasses do Lady in the Water...Mas pronto que seria do mundo se todos gostassemos de amarelo não é? :sh)

Pois..Opiniões eu acho o Shyamalan um dos mais creativos realizadores dos nossos dias...Quanto ao Signs acho o filme excelente, a par do Sixth Sense e do The Village...Se te queixasses do Lady in the Water...Mas pronto que seria do mundo se todos gostassemos de amarelo não é? :sh)

Por acaso também não gostei do Signs... Aquela dos ET's supostamente inteligentes e avançados virem invadir um mundo cheio de àgua, e ser a àgua o seu ponto fraco é um insulto à minha inteligência enquanto espectador.

Ets supostamente inteligentes e avançados? Então no filme até se fala que eles não são muito avançados em combate, lutando mano-a-mano com os inimigos. Então o maior insultador de todos foi o H. G. Wells que lançou um livro (adaptado ao cinema) cujos marcianos supostamente avançados e inteligentes vêm para a terra com os mesmos propósitos dos ETs do Signs, e não se aperceberam que os micróbios podiam ser fatais para eles. Então esqueceram-se dos microorganismos?

É extremamente redutor pensar que o Signs é um filme sobre uma invasão ET, não é esse o tema principal do filme. É apenas uma estrada onde se desenrola o tema principal do filme. O mesmo vale para o Guerra dos Mundos (livro, óbvio). Se querem ver filmes superficiais sobre invasão ETs têm o Independence Day e afins.

Ets supostamente inteligentes e avançados? Então no filme até se fala que eles não são muito avançados em combate, lutando mano-a-mano com os inimigos. Então o maior insultador de todos foi o H. G. Wells que lançou um livro (adaptado ao cinema) cujos marcianos supostamente avançados e inteligentes vêm para a terra com os mesmos propósitos dos ETs do Signs, e não se aperceberam que os micróbios podiam ser fatais para eles. Então esqueceram-se dos microorganismos?

É extremamente redutor pensar que o Signs é um filme sobre uma invasão ET, não é esse o tema principal do filme. É apenas uma estrada onde se desenrola o tema principal do filme. O mesmo vale para o Guerra dos Mundos (livro, óbvio). Se querem ver filmes superficiais sobre invasão ETs têm o Independence Day e afins.
Concordo em absoluto.

Foi precisamente por não ver essa vertente (do não óbvio) no último filme dele que fiquei um pouco desiludido.

disturbia-poster.jpg
Acabei de o ver, gostei bastante.
Embora o acidente me pareça um bocado premeditado, durante o filme não o abordam mais! Alguém viu o filme o que acharam?
[;)]

Edit: não aparecia a foto.

Última edição:
Ontem vi:

the_prestige.jpg

... mas que grande filme, gostei muito!

Mas estás a dizer-me que ET's que fazem viagens interestelares não são inteligentes e avançados?!? Se sim, não faz mesmo sentido. E depois (não sei a que propósito) estás a comparar uma adaptação (também péssima na minha opinião) de uma obra de finais de 1800 com um argumento original de 2002?

E percebe-se bem que o Signs é um filme sobre fé, mas a "desculpa" para tal foi claramente mal escolhida e muito mal justificada/pensada.

Mas estás a dizer-me que ET's que fazem viagens interestelares não são inteligentes e avançados?!? Se sim, não faz mesmo sentido. E depois (não sei a que propósito) estás a comparar uma adaptação (também péssima na minha opinião) de uma obra de finais de 1800 com um argumento original de 2002?

E percebe-se bem que o Signs é um filme sobre fé, mas a "desculpa" para tal foi claramente mal escolhida e muito mal justificada/pensada.
Podem ser inteligentes e avançados em termos de transportes, mas não em técnicas de combate. As hipoteses são imensas.

O Sexto Sentido foi um filme que ficou na história do cinema.
Quanto aos Sinais, é dos meus filmes preferidos. O Shyamalan é um realizador que nos passa sempre uma mensagem. Eu diria que nos chama para aquilo que é essencial. Claro que temos de ter em conta que ele é crente.

O Sinais é fantástico na emoção que nos faz prender, porque inteligentes ou não os ET's eram uma ameça, e depois deixa-nos sair do cinema com uma sensação de auto-crítica, e de reflexão. Não é dos filmes que no fim pensamos quantas pipocas faltam comer.
A Senhora da Água é um filme também muito bom, na minha opinião claro está. Acho fantástica a forma como conta uma história com milhões de anos, que todos nós já fomos confrontados, de uma forma em género de fábula.
O Acontecimento foi provavelmente o pior para mim. Isto porque provavelmente fugiu dos seus temas principais: as crenças.

Estreias a 29 de Janeiro de 2009

Estreias a 29 de Janeiro de 2009

Second Life
second.jpg

Origem: Portugal,2008
Realização: Alexandre Valente
Género: Drama
Classificação: M/12
Com: Ana Padrão, Cláudia Vieira, José Wallensteiz, Lúcia Moniz, Nicolau Breyner, Paulo Pires, Pedro Lima, Piotr Adamczyk, Sandra Cóias
Duração: 82 min

Argumento: Nicholas comemora o seu 40º aniversário na sua casa de campo algures no Alentejo, com Sara, sua mulher há 8 anos na companhia de dois casais amigos e uma jovem e sensual actriz, Raquel. Nicholas tem tudo o que sempre desejou e vive uma vida desafogada.
Durante a noite do seu aniversário, descobriremos as profissões, os segredos, as paixões, os vícios, as traições e as ambições de cada um dos nossos personagens. Eis que, quando menos se espera, Nicholas surge morto à superfície da piscina.

A partir deste momento, assiste-se a duas versões da história desta vida: Uma onde Nicholas jaz morto na piscina e a polícia irá desvendar o mistério da sua morte, trazendo à verdade as traições, os segredos, as mentiras, as verdades de todos os personagens e se descobre a natureza da morte de Nicholas. Outra onde vemos Nicholas, noutro país, noutra vida, com outra mulher e com filhos, outra actividade, outro comportamento, mas o mesmo aniversário.

Milk
milk.jpg

Origem: EUA,2008
Realização: Gus Van Sant
Género: Biografia
Com: Diego Luna, Emile Hirsch, James Franco, Josh Brolin, Sean Penn
Duração: 128 min

Argumento: Cansado de se esconder de si próprio, Harvey abandona o seu bem remunerado emprego em Wall Street e decide "sair do armário", mudando-se para o distrito Castro em São Francisco com o seu amante de longa data, Scott Smith. Na comunidade colorida de Castro, pequenas vitórias conduzem a outras maiores e Harvey ao falar abertamente para uma maioria silenciosa.

Acaba por ser o primeiro politico assumidamente homossexual a ganhar umas eleições. Quando Harvey Milk foi assassinado em 1978, o mundo perdeu um dos seus líderes mais visionários e uma voz que se elevou corajosamente pela igualdade de direitos.

O Rapaz do Pijama ás Riscas
untitled-25.jpg

Origem: Reino Unido,2007
Realização: Mark Herman
Género: Guerra
Com: Asa Butterfield, Domonkos Németh, Zac Mattoon O'Brien
Duração: 94 min

Argumento: Um rapaz de oito anos, Bruno, é o protegido filho de um agente nazi cuja promoção leva a família a sair da sua confortável casa em Berlim para uma despovoada região onde Bruno não encontra nada para fazer nem ninguém com quem brincar. Esmagado pelo aborrecimento e traído pela curiosidade, Bruno ignora os constantes avisos da mãe para não explorar o jardim, por detrás da casa, e dirige-se à quinta que viu ali perto.

Nesse local, Bruno conhece Shmuel, um rapaz da sua idade que vive numa realidade paralela, do outro lado da vedação de arame farpado. O encontro de Bruno com este rapaz de pijama às riscas vai arrancá-lo da sua inocência e resultar no despontar da sua consciência sobre o mundo adulto que o rodeia. Os repetidos e secretos encontros com Shmuel desaguam numa amizade com consequências inesperadas e devastadoras.

A duquesa
duquesa.jpg

Origem: Dinamarca,2008
Realização: Saul Dibb
Com: Charlotte Rampling, Keira Knightley, Ralph Fiennes
Duração: 110 min

Argumento: Enquanto a sua beleza e carisma lhe trouxeram êxito, os seus gostos extravagantes e apetite por jogos e amor tornaram-na infame. Georgiana Spencer casou jovem com o distante e mais velho Duque de Devonshire, íntimo de ministros e príncipes, e tornou-se um ícone de moda, uma mãe devota, uma astuta figura política e a mulher mais adorada pelo povo.

Mas no centro da sua história está uma busca desesperada por amor. Do caso amoroso condenado à partida com Charles Grey ao complexo ménage à trois com o seu marido e a sua melhor amiga, Lady Bess Foster, A Duquesa é uma história inteiramente contemporânea de fama, notoriedade e busca de amor.

O Complexo Baader Meinhof
complexo.jpg

Origem: Alemanha,2008
Realização: Uli Edel
Género: Biografia
Classificação: M/16
Com: Bruno Ganz, Johanna Wokalek, Martina Gedeck, Moritz Bleibtreu, Nadja Uhl
Duração: 156 min

Argumento: Alemanha, década de 70: ataques bombistas assassinos, a ameaça de terrorismo e o medo do inimigo interno conseguem fazer vacilar as fundações da ainda frágil democracia alemã. Os filhos radicais da geração nazi, liderados por Andreas Baader, Ulrike Meinhof e Gudrun Ensslin iniciam uma violenta luta contra o que entendem ser o novo rosto do fascismo: o imperialismo americano apoiado pelo aparelho alemão, constituído por diversos membros com passado nazi.

O seu objectivo é criar uma sociedade mais humana, mas, ao empregar meios desumanos, eles espalham não apenas terror e derrame de sangue mas perdem também a sua própria humanidade. O homem que melhor os compreende é o seu próprio perseguidor: o chefe da força policial alemã, Horst Herold. E, à medida que a sua incansável perseguição aos jovens terroristas progride, ele apercebe-se que está a lidar apenas com a ponta do iceberg.

Revolutionary Road
revol.jpg

Origem: EUA,2007
Realização:
Classificação: M/16
Com: John Behlmann, Kate Winslet, Kathy Bates, Leonardo di Caprio
Duração: 119 min

Argumento: A história de um jovem casal em busca de uma vida plena numa época marcada pelo conformismo. Aprisionados num mundo de convenções codificadas, eles sonham sem fé, à medida que as mentiras e a ilusão despoletam consequências explosivas.

Exactamente...Na mouche...O Signs é uma reflexão sobre a condição humana e sobre Fé e sobre o Divino...Os ETs simbolizam uma ameaça, como poderiam ser animais selvagens, um invasor de outro país, etc...É um erro encarar o Signs como mais um filme Sci-Fi quem o fizer vai ficar muito desiludido pois aqui os ET´s nada mais que são que um adereço...

A mensagem principal do Signs na minha optica é: O Homem tem que parar de pensar em si como o centro do universo e ter a consciencia que lá em cima ( chamem-lhe o que quiserem ) existe alguem que vê mais longe do que a nossa condição de humanos alguma vez nos vai permitir....

Penso eu de que :sh)

Podem ser inteligentes e avançados em termos de transportes, mas não em técnicas de combate. As hipoteses são imensas.

E pelos vistos em analisar a atmosfera também eram fracos...

Oh pá.. Eu mantenho a minha opinião, os filmes do Shyamalan são todos um bocado fracos, vi uns 3 ou 4 e não gostei de nenhum, depois deixei de ver simplesmente. Nem gosto do estilo nem os acho bem feitos. Talvez quem gostar do estilo de filmes que ele faz possa perdoar e desculpar os erros crassos na lógica dos argumentos e a fraqueza dos mesmos... Eu não consigo..

O 6º sentido por exemplo, que todos gostam de aclamar, eu pessoalmente acho que se resume a um enorme bocejo, de 1 hora e meia, ou lá quanto dura o filme. E depois temos o final, que é a única parte interessante do filme.

Quanto ao sinais em concreto, isto resume a minha opinião:

sgn1.gif

sgn2.gif

sgn3.gif

sgn4.gif

Última edição:
Hoje vi o The Wrestler,

imgs

mais uma vez estava com as expectativas no mínimo e fui totalmente arrebatado pela magnífica performance do Mickey Rourke, admito que não é fácil sentirmos-nos tocados por um animal de 150 kg, que pinta o cabelo de loiro, toma esteróides e usa um casaco com 20 anos, por isso imaginem a performance que ele teve de ter!! Admito que ali a 5 minutos para o final do filme veio uma lagrimita ao canto do olho (coisa que a minha masculinidade repeliu violentamente e rapidamente antes que alguém visse [:)][:)])

Não há muito para dizer sobre o filme, é simples mas extremanete tocante, conta a história de um homem que viva dramas interiores enquanto tenta refazer a sua vida, não quero adiantar muito para não estragar surpresas, mas essencialmente vive em torno da personagem principal.

Julgo que não haverá dúvidas nenhumas sobre quem vai levar o Oscar de melhor actor este ano! E tirando o Wall-E, não há mais ninguém que mereça esse prémio além do Rourke!!

Já agora, o filme tem assim uns combates mais hardcore, e quis perceber se é tudo inventado ou se existem mesmo, e pelos vistos há mesmo coisas destas nos circuitos independentes do wrestling:

http://ie.youtube.com/watch?v=7zBn5K8Szic (brutalmente arrepiante)

Já agora as minhas apostas nas categorias principais (como sempre não vou acertar metade [:p]) são :

Melhor Filme: Slumdog Millionaire
Melhor Actor Principal: Mikey Rourke
Melhor Actriz Principal: Kate Winslet
Actor Secundário: Heath Ledger
Actriz Secundária: Penelope Cruz (embora duvide muito que o ganhe porque o papel é curto, mas ela é brutal)
Realizador: Danny Boyle (Slumdog Millionaire, tão merecido que seria)
Argumento: In Brugges
Melhor Animação: tão óbvio que até dói [:D]

Confesso que ainda não vi o Milk e Nixon bem como um ou outro candidato "menor", como tal posso mudar algumas opiniões... mas duvido muito.

Rasec,
também estou em espera para ver The Wrestler e o papel de Mickey Rourke, principalmente pela crítica que obteve em Veneza (julgo eu).

Quanto à actriz secundária, relembro que o papel "curto" não tem grande influência.

Relembro dois casos que me ficaram na memória:

Constant Gardener - Rachel Weisz fez cerca de meia hora de filme e ganhou actriz secundária.

Little Miss Sunshine - Alan Arkin (o avô da família) participou também muito pouco e levou a estatueta!

Quanto ao actor secundário, atenção à performance, em Revolutionary Road, de Michael Shannon. A interpretação está fantástica.[;)]

Apesar de acreditar que o Heath Ledger vai mesmo levar o prémio.

Vals Im Bashir

thumb_waltz_with_bashir1.jpg

Um filme animado, documentário, realista e assustadoramente real.

Este é um relato na primeira pessoa da experiência vivida por um israelita, que vivenciou o Massacre de Beirute. Um relato cru, feito integralmente com intervenientes reais...

De destacar ainda o "pormenor" de ser uma animação. Ao mesmo tempo que retira algum do realismo e choque ao filme, acrescenta-lhe uma visão soturna e depressiva que não seria conseguida de outra forma.

Vencedor do Golden Globe para melhor filme estrangeiro e nomeado para os Oscars.

Recomendo.

7,5/10.[;)]

Hoje vi o The Wrestler,

imgs

mais uma vez estava com as expectativas no mínimo e fui totalmente arrebatado pela magnífica performance do Mickey Rourke, admito que não é fácil sentirmos-nos tocados por um animal de 150 kg, que pinta o cabelo de loiro, toma esteróides e usa um casaco com 20 anos, por isso imaginem a performance que ele teve de ter!! Admito que ali a 5 minutos para o final do filme veio uma lagrimita ao canto do olho (coisa que a minha masculinidade repeliu violentamente e rapidamente antes que alguém visse [:)][:)])

Não há muito para dizer sobre o filme, é simples mas extremanete tocante, conta a história de um homem que viva dramas interiores enquanto tenta refazer a sua vida, não quero adiantar muito para não estragar surpresas, mas essencialmente vive em torno da personagem principal.

Julgo que não haverá dúvidas nenhumas sobre quem vai levar o Oscar de melhor actor este ano! E tirando o Wall-E, não há mais ninguém que mereça esse prémio além do Rourke!!

Já agora, o filme tem assim uns combates mais hardcore, e quis perceber se é tudo inventado ou se existem mesmo, e pelos vistos há mesmo coisas destas nos circuitos independentes do wrestling:

http://ie.youtube.com/watch?v=7zBn5K8Szic (brutalmente arrepiante)

Já agora as minhas apostas nas categorias principais (como sempre não vou acertar metade [:p]) são :

Melhor Filme: Slumdog Millionaire
Melhor Actor Principal: Mikey Rourke
Melhor Actriz Principal: Kate Winslet
Actor Secundário: Heath Ledger
Actriz Secundária: Penelope Cruz (embora duvide muito que o ganhe porque o papel é curto, mas ela é brutal)
Realizador: Danny Boyle (Slumdog Millionaire, tão merecido que seria)
Argumento: In Brugges
Melhor Animação: tão óbvio que até dói [:D]

Confesso que ainda não vi o Milk e Nixon bem como um ou outro candidato "menor", como tal posso mudar algumas opiniões... mas duvido muito.

Vi a apresentação do Wrestler e o teu post confirmou o meu "feeling".

Voltar
Superior