Tópico da Apple

Ainda estou para ver routers "caseiros" melhores que os Alcatel/SpeedTouch/Thomson/Technicolor.
Desde que tive o primeiro (ainda com Telepac), que nunca mais quis outra coisa.

Configuração na ponta da unha. Como os profissionais.

Não pode é ser de uma operadora, que estão todos bloqueados, e acessíveis pela operadora.
Compro-os sempre "desbloqueados".

Funcionam anos a fio sem problemas.
Nunca se avariou nenhum.
Ligados 24/24 durante anos.

Também tive um speedtouch daqueles que pareciam uma raia verde! Mas não podemos comparar os routers desse tempo com os de hoje. Os routers actuais são autênticos microcomputadores. Têm muito mais por onde falhar.

Também tive um speedtouch daqueles que pareciam uma raia verde! Mas não podemos comparar os routers desse tempo com os de hoje. Os routers actuais são autênticos microcomputadores. Têm muito mais por onde falhar.

Não estou a falar de modems.
Estou a falar de routers.

Eu acho que é frequentemente anormal.
Os meus pais têm ZON/NOS, e já vão no 3º router em poucos meses.

Estás consciente que os routers ZON/NOS são routers dos chineses do
pior que há, certo?

attachment.php

View attachment 125521
é um bocado indiferente se são chineses ou angolanos, ou se são muito maus (porque os são), na verdade apenas aconteceu num aparelho, quando tenho benchmark de uma data deles

Ainda estou para ver routers "caseiros" melhores que os Alcatel/SpeedTouch/Thomson/Technicolor.

Não pode é ser de uma operadora, que estão todos bloqueados, e acessíveis pela operadora.

Nunca se avariou nenhum.

Os D-Link G3170i que há uns anos andaram nos serviços da PT também eram muito bons.

Ainda cá tenho um guardado de reserva, na eventualidade de acontecer algo com o Thomson.

Last edited:

Nunca se avariou nenhum.

Nunca foram nada de especial.

Pessoalmente recomendaria routers combo(ADSL/VDSL) da gama alta da Billion(BiPAC 7800) ou então routers "solo" da Asus que suportem wrt(RT-N12D, N66). Comprei um RT-N12D por 20€ à coisa de um mês e que belíssimo router que é.

Os routers combo Fritzbox são também bastante aclamados, no entanto pessoalmente considero o seu preço excessivo para o que oferecem.

Pessoalmente recomendaria routers combo(ADSL/VDSL) da gama alta da Billion(BiPAC 7800) ou então routers "solo" da Asus que suportem wrt(RT-N12D, N66). Comprei um RT-N12D por 20€ à coisa de um mês e que belíssimo router que é.

Os routers combo Fritzbox são também bastante aclamados, no entanto pessoalmente considero o seu preço excessivo para o que oferecem.
mas para um leigo usa-se o que o operador oferece.

Pronto...
Ficas na tua, eu fico na minha.

Não há diferença de pontos de vista. O router da NOS ê fraco, mas o único aparelho que deu asneira foi no meu iPhone. Como nos outros funciona bem, o que concluis por exclusão por partes?

mas para um leigo usa-se o que o operador oferece.

Exacto. E espera-se que ele funcione e pronto.

Sem dúvida. No entanto grande parte desses equipamentos adquiridos em bulk pelas operadoras é de uma qualidade sofrível.

Muitos provavelmente criticam o serviço quando o culpado é precisamente esse dispositivo. Com cerca de meia mensalidade faziam um upgrade...

E como é que os configuras?
Consegues fazer upload de um ficheiro de configuração em texto (nada de
binários)?

Permite que tipos de NAT?

Eu faço alterações com um editor de texto a um ficheiro de configuração,
faço upload para o router, e fica feito.
Nada de TELNET, nem interfaces Web manhosos e coxos (que não permitem
configurações ao detalhe).

E consigo usar NAT para definir endereços e portos de entrada e de saída.
N:A → M:B e M:C ← O:D

binários)?

Eu faço alterações com um editor de texto a um ficheiro de configuração,
faço upload para o router, e fica feito.
Nada de TELNET, nem interfaces Web manhosos e coxos (que não permitem
configurações ao detalhe).

Nuno, nem todos têm que ser letrados em informática e redes.
Há outras áreas de conhecimento onde gastar tempo.

Sem dúvida. No entanto grande parte desses equipamentos adquiridos em bulk pelas operadoras é de uma qualidade sofrível.

Muitos provavelmente criticam o serviço quando o culpado é precisamente esse dispositivo. Com cerca de meia mensalidade faziam um upgrade...

Percebo o teu ponto de vista, mas cabe à operadora proporcionar o melhor serviço possível. Não compete aos utilizadores comprarem routers que não são assistidos pela operadora. Até porque se depois há problema, quem é o primeiro a descartar-se de prestar apoio? [;)]

E criticam bem. O interlocutor do Cliente é quem presta o serviço, que por acaso até é o dono do equipamento. O problema técnico específico até pode ser do equipamento, mas para o Cliente o que está a falhar é o serviço.

Não há diferença de pontos de vista. O router da NOS ê fraco, mas o único aparelho que deu asneira foi no meu iPhone. Como nos outros funciona bem, o que concluis por exclusão por partes?

Concluo o mesmo que concluí quando os gajos do Linux fizeram asneira e
removeram o código para um dos métodos de DHCP possíveis na obtenção da
default gateway.

Ou seja, concluo que o router tem um método (usado pelo iOS) mal implementado.

Routers manhosos há aos pontapés.

Se algo funcionar mal com um router profissional, então o problema é do
equipamento. Se o equipamento funciona bem com bons routers, e mal com outros
routers, o problema é do router.

Simples.

Não tem nada que enganar.

See for yourself(não tens que usar obrigatoriamente ethernet):
[/QUOTE]

binários)?

Nim com o firmware nativo(cfg encoded), sim com o firmware nativo via telnet(nvram show > /directory/file), sim com o firmware openwrt e dd-wrt.

Port forwarding(static routing) e port triggering suportados.

Nuno, nem todos têm que ser letrados em informática e redes.
Há outras áreas de conhecimento onde gastar tempo.

Claro.

Mas repara que eu nem estou a falar do ponto de vista profissional.
Redes não é a minha área.

Neste caso estou a falar de um hobby.
Tenho servidores em casa como hobby.
Preciso de um router com as características que referi, para que
consiga configurar os servidores com a pool de IPs estáticos, e
outras brincadeiras.

Ora, como router "caseiro" (SOHO), estes são do melhor que já
vi até hoje.

Nota:
Eu nunca disse que não haveria melhores. Disse que nunca vi melhor.
Por isso é que estava a perguntar se os que mencionaram permitiam
fazer o que eu disse. Se for possível, até posso experimentar para ver.
Agrada-me a ideia da VPN no próprio router.

Concluo o mesmo que concluí quando os gajos do Linux fizeram asneira e
removeram o código para um dos métodos de DHCP possíveis na obtenção da
default gateway.

Ou seja, concluo que o router tem um método (usado pelo iOS) mal implementado.

Routers manhosos há aos pontapés.

Se algo funcionar mal com um router profissional, então o problema é do
equipamento. Se o equipamento funciona bem com bons routers, e mal com outros
routers, o problema é do router.

Simples.

Não tem nada que enganar.

Isso é tudo muito bonito, mas na prática vais ter um utilizador com um telemóvel de 200 euros que se liga na rede sem queixas, e ao mesmo tempo um telemóvel de topo que não se consegue ligar. O utilizador obviamente fica frustrado, e com razão. O argumento de que a Apple é boa de mais para funcionar com produtos menos bons pode até ser correcto, mas o utilizador não quer saber disso, quer que as coisas simplesmente funcionem. Aliás, ele provavelmente comprou Apple precisamente porque lhe disseram que naquela marcas as coisas simplesmente funcionam.

A facilidade de utilização e a lógica de Plug & Play é muito valorizada pela maioria das pessoas.

Não percebi um boi dos últimos posts colocados, e não sou propriamente um gajo desinformado...

Back