Tópico da Apple

As últimas versões das aplicações mais populares para Android não são compativeis com a versão 1.6, é possivel instalar na mesma o Facebook ou Instagram mas não as últimas versões com todas as funcionalidades. O mesmo acontece com o iOS, quem tem a versão 4 ou 5 tem de se contentar com versões antigas das apps.

Hoje em dia a maioria das aplicações não corre em Android 1.6 e muitas já exigem a versão 4.0. Tal como ainda há aplicações que não é possível instalar em Android 4.4.

Por exemplo esta de uma empresa de vão de escada com meia dúzia de clientes...

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.optimobile.uniphone&hl=pt_PT

ZON Phone - 22 de Novembro de 2013

Quais os requisitos?
---------------------------------------------
-Smartphone ou Tablet Android (aconselhável CPU igual ou superior a 800MHz e memória RAM 200MB)
-Android 2.2.x a 4.3.x

Não me gozes...
Já desenvolveste alguma aplicação para Android ou iOS?

Só deixas de fora versões antigas do Android por duas razões:
- porque queres
- porque a tua aplicação baseia-se em algo que só está disponível em versões
mais recentes do sistema.

Portanto, um gajo que tenha o 1.6 só fica de fora por duas razões:
- porque o developer foi idiota e o quis deixar de fora.
- porque o telemóvel não tem as funcionalidades que a aplicação usa.

Ou seja, não é de uma versão nova que ele precisa, é mesmo de um telemóvel
novo, se quiser usar esse tipo de funcionalidades. Não querendo, não precisa
da aplicação para nada.

Fala-se de fragmentação, sem se saber o que é...
Lançaram o FUD, e pegam nele como se fosse algo realmente preocupante
para os utilizadores. A fragmentação só interessa do ponto de vista dos
developers. E o único horror de fragmentação é o WP.

upload3.png

Para o utilizador o problema é ficar limitado à versão antiga com menos funcionalidades... isto caso exista versão antiga, não acredito que quem lance hoje uma aplicação nova se preocupe em desenvolver uma versão para iOS 5 e 6 e uma versão mais avançada para iOS 7 e 8 por exemplo.

Também não percebi o exemplo do Windows XP, hoje em dia há muitos programas que não são compativeis com o XP. Não usas mesmo o Windows há muito tempo [:D]

Há uma diferença fundamental entre a fragmentação no iOS e no Android. Com excepção dos equipamentos antigos que já não suportam novas versões (e quanto a esses nada há a fazer), os utilizadores iOS só não actualizam o iOS se não quiserem. Já os de Android, ao que percebo, estão dependentes do fabricante disponibilizar ou não a versão actualizada.

A partir do momento em que a actualização do SO está disponível, o utilizador só usa aplicações antigas se quiser ou então tenha um equipamento muito antigo. E nesse caso, muito provavelmente essas apps de qualquer das maneiras já não iam funcionar como deviam, devido ao baixo poder do hardware.

Ou seja, a não ser que se tenha algo abaixo do iPhone 4, (falamos portanto de equipamentos com no mínimo 5 anos de mercado), não têm razão para reclamar se as apps não funcionam em determinado SO, que simplesmente actualize.

...não acredito que quem lance hoje uma aplicação nova se preocupe em desenvolver uma versão para iOS 5 e 6 e uma versão mais avançada para iOS 7 e 8 por exemplo.

Não, mas ficam a coexistir as duas na app store. Se vais à app store buscar uma app que já tem versão para iOS8 mas ainda estás com a versão 6 (por exemplo), a app store diz-te algo do género: a versão mais recente desta app não é compatível com o seu iOS. Quer instalar a última versão compatível?

Nota: só depois de escrever isto é que dei conta que o Bólide já tinha postado um printscreen a ilustrar a situação.

Last edited:
continua-me aborrecer o bug de partilha por email de conteúdos do iOS 8... [8b]

e o bug do wi-fi que tinha no iPhone (tive de reiniciar o modem de casa), extendeu-se ao iPad [:)]

Queres ligar equipamento da Apple a routers chineses da Hitron claro que ficam ressentidos e cortam a ligação, há que manter o nível [:cool:]

Vê-se que não és de desenvolvimento de software...

O problema da fragmentação não é um problema dos utilizadores.
A fragmentação só é problema para quem desenvolve as aplicações.

É a diferença entre ter de fazer versões diferentes das aplicações
para versões diferentes do sistema, ou fazer apenas uma versão
da aplicação para todas as versões.

No Android faz-se uma única versão da aplicação, e funciona em
todas as versões do Android. Fica-se é limitado às funcionalidades
que pode usar do sistema. Mas a maioria das aplicações apenas
necessita do que já existia na API da versão 1.6.

Por isso é que tu tens um porradão de aplicações que ainda funcionam
no Android 1.6, e no 2.3.3., e até tens novas aplicações que funcionam
nessas versões.

No caso do WP, para que os utilizadores do WP7 possam ter aplicações
recentes, os developers têm de fazer duas versões da mesma coisa,
uma para WP7 outra para WP8.

Porque pensas tu que tantos developers fogem de desenvolver para
WP? Poucos utilizadores... e FRAGMENTADOS!!!

Isso sim, é fragmentação, e é um problema.

Sim, continua lá a usar o WP7.8... com aplicações aos pontapés... NOT!

Isso são histórias [:D]

Obviamente que falo na vertente do (reles) utilizador, e é também por aí que se tem que analisar o factor fragmentação. Ou não? :confused:
O que é que me interessa a mim e a milhões de utilizadores a vertente programador?
Não podes analisar as coisas só na tua vertente profissional, mas tens que ver as coisas no geral, no seu todo. [;)]

E existindo uma frase onde tenhas a palavra "fragmentação", a palavra "android" é obrigatória, quer queiras quer não.
E quanto a isso que dizes acerca dos equipamentos com andoid 1.6 e 2.3, diz-me lá que aplicações novas/recentes, que tenham saído para o mercado há 1 ano para cá é que consegues instalar e usar nesses dispositivos? tenta lá instalar, por exemplo, a 5i da RTP, ou outra recente...

Podes falar muito do WP, e tens toda a razão na parte da m€rd& que fizeram do 7.8 para o 8.0, mas no que respeita a fragmentação o Android é gigante, muito mesmo, com modelos que ao fim de menos de um ano a deixarem de ter qualquer tipo de actualização.
E repito, não podes ver as coisas só do teu lado profissional, só da parte do programador, isso molda-te a visão e depois tentas generalizar isso para tudo o que é mercado.

Mas mais uma vez andamos em offtopic -> Falemos do iOS.

O lado do programador é o mais importante.

Ao atraíres programadores estas a atrair consumidores. Nenhum sistema vinga sem apps, hoje em dia.

E adivinha lá quem é que desenvolve essas apps....

Mas chegaste a ler o que escrevi? ou nem por isso?

Eu disse que o lado do programador não interessava?

Vocês só conseguem discutir assuntos do lado do 8 ou do 80. É impressionante. [8b]

Last edited:
Agora fizeste-me lembrar o Albarran. O horror, a tragédia![:D]
Não te preocupes que quando o Facebook ou o Instagram disser que para correr é preciso actualizar para iOS 8 as pessoas vão todas a correr fazê-lo![:D]

A propósito de iOS 8, tal como eu previa instalei nos dias seguintes algumas widgets (Yahoo weather, notícias de desporto, etc), e instalei o swiftkey, mas ao fim deste tempo percebi que não tinha necessidade nenhuma daquilo. Até ontem, das novas funcionalidades do iOS 8, aquelas que realmente apreciei e que uso é o family sharing (óptimo para partilhar apps e fotos) e as extensões do Safari (especialmente útil com o 1password). Mas ontem apercebi-me de outra que dá muito jeito, que é o handoff (julgo que se chama assim). O iphone da minha mulher estava no quarto no carregador, como é normal estar ao fim do dia. Estávamos na sala, alguém ligou e ela atendeu logo ali no iPad que estava mesmo à mão. Eu que até pensava que essa função não era suportada no Ipad 2!

Eu nem sequer me dei ao trabalho de instalar outros teclados. Tenho o swiftkey no android e não o considero uma mais valia em relação ao teclado do iOS.

Em relação ao handoff no ipad 2, isso sim, é muito estranho. Supostamente o ipad 2 não podia utilizar handoff porque não tem bluetooth 4.0, mas sim o o 2.1. E o mais estranho é que creio que não houve nenhum facelift a nível de hardware no ipad2... Eu tenho um ipad 2 de março de 2012 e o handoff nem sequer me aparece como opção. Já agora, sabes de que mês e ano é o teu ipad?

Back