Tópico da Apple

Primeiras impressões:
- leve, muito leve, e fino, muito fino;
- continua a aparentar solidez apesar do teste parvo do bendgate que está no YouTube,
- rápido, sem atrasos de resposta,
- aquece um bocado do lado direito, mais do que esperava tendo em conta que só estou a usar o Safari e o stream do Meo Music (e é só para isto que o quero).

Estou satisfeito nesta primeira meia hora [:D] [:p]

EDIT: não sei o que aconteceu mas já arrefeceu. Óptimo!

Última edição:
Aconselho imensamente. Sobretudo o de 13".
A única questão é mesmo o ecrã. Se tiveres uma pressa imensa... Se não tiveres, deveremos ter notícias sobre ecrã Retina em 2015.

Em relação à autonomia, para browsing e office, consigo sempre, no mínimo, 10/11 horas. Com filmes ou coisas mais puxadas, um pouco menos.

MBAir, 13", 128 GB, 8 GB RAM, mid-2013.

Já que tocas no assunto, porque também ando com ideias de um MBair, ou um MBpro, como é que o OSX escala as aplicações letras e ícones à medida que a resolução aumenta?

É como no Windows em que vai ficando tudo minúsculo até não conseguir ler confortavelmente? Ou é como no Android em que o aspecto fica igual, simplesmente temos mais resolução?

(Ps: eu sei que no Windows dá para definir uma percentagem de aumento, mas fica tudo cheio de defeitos visuais.)

Já que tocas no assunto, porque também ando com ideias de um MBair, ou um MBpro, como é que o OSX escala as aplicações letras e ícones à medida que a resolução aumenta?

É como no Windows em que vai ficando tudo minúsculo até não conseguir ler confortavelmente? Ou é como no Android em que o aspecto fica igual, simplesmente temos mais resolução?

(Ps: eu sei que no Windows dá para definir uma percentagem de aumento, mas fica tudo cheio de defeitos visuais.)

O sistema acompanha a resolução nativa. Por exemplo tenho um MBP 15 de 2009 com 1680x1050 e a dimensão dos elementos do sistema é ligeiramente acima de um MBPr 13 de 2013 com 2560x1600.

Não só estamos na presença do melhor informático de todos os tempos como também do psicólogo, do gestor, do empreendedor, do analista, quiçá, até do maior comediante de todos os tempos! É de aplaudir e de apreciar! É um momento singular da história!!

Disseram que era dos livros, que as pessoas resistiam à mudança.
Perguntei:
De que livros?

Não me indicaram nem um.

Talvez tu, que tens tanta certeza de que eu falo das coisas sem saber, me
possas colocar algo credível, e inabalável, de que eu estou errado.

Não?

Então talvez fosse melhor não dizeres essas coisas, porque já sabes que
ficas mal-visto. Tal como aconteceu com a questão das aplicações Microsoft
no OS X.

Fico à espera.

Na generalidade:
Todos querem mudar para melhor. Ninguém quer mudar para pior. Na dúvida, a grande maioria prefere estar como está do que arriscar e ficar muito pior...

Depois existem situações particulares onde a mudança é mais desejada, mesmo que objetivamente não acrescente nada ou pouco. No capitalismo este desejo de mudança ( muitas vezes incutido pela publicidade ) é fundamental para promover o mercado.

Não se pode confundir padrões de comportamento de consumidor com padrões "naturalistas". O natural é o ser humano desejar o que conhece e detestar o negativo. Não é à toa que o cérebro está programado para reter mais consistentemente informação negativa, que passa inclusivamente de geração em geração; basta pensar no medo do escuro...

Não é o negativo. É o desconhecido (daí o escuro: não sabes o que lá está).

É precisamente a explicação para o tal efeito de rede que eu referi quando
apareceu o Windows Phone. Nessa altura eu tinha dito que o WP não ia
conseguir vingar porque o iOS e o Android já tinham atingido a massa crítica
para conseguir o efeito de rede, e o WP não.

Tipicamente, o efeito de rede é precisamente o conhecimento, enquanto os
que não têm efeito de rede são os desconhecidos. Quando muita gente dentro
de um grupo social têm um determinado aparelho, é fácil que os que não têm
fiquem a conhecer esse aparelho (vêem e experimentam os dos outros). Como
ficam a conhecer por via dos outros, deixa de ser desconhecido, e desaparece
essa eventual resistência à compra.

A outra componente do efeito de rede é ter o que os outros têm, para ser
"compatível", ou seja pertencer ao grupo. Que é também uma característica
dos seres humanos, que procuram pertencer a grupos. Seres sociais.

O que há cá por casa:
patroa -> mbp13 C2D 2,26ghz + 4gb+ ssd + bateria pra 2 horitas (com 4 anos)
meu -> hp C2D 2,4ghz + 4gb + ssd + bateria morta (com 7 anos)

estou a equacionar a compra de um MBA, que será principalmente para browsing e office (quer em casa, quer possivelmente para levar para o trabalho)
inicialmente estava a pensar no de 11", porque é espectacularmente leve e fácil de transportar, mas depois comecei a ficar na duvida se por mais 100€ n compensaria o tamanho (e resolução) extra do de 13" e bateria.

Portanto o que gostaria de saber é que autonomia andam a ter com os modelos de 11" e 13", porque espero ter um aumento de 3h de autonomia entre eles.

Depois era perceber onde sentem a maquina limitada... tipo a ver videos com resoluções superiores e ou algum tipo de programas....

Em relação à construção algum problema?

Não tenho o Air, tenho o Pro.

O Pro aguenta mais de 8 horas sem problemas.
Portanto, o Air deve aguentar mais de 10 horas.

O Rasec é capaz de te dizer que só aguenta 3 horas.
Mas o dele está com a bateria nas couves, e instalou software da Microsoft que
consome mais bateria que as aplicações desenhadas convenientemente para
o OS X.

A nível de construção, no caso do Pro: sem problemas.

O Nuno é entendido em toda e qualquer matéria. Desde a informática as panelas de pressão.

Já alguma vez falei sobre um tema sem fundamentar o que eu digo?
Lembras-te da questão do MS Office no OS X?
Lembras-te do Axxantis - espantado - a confirmar o que eu disse?

Quanto ao resto... e argumentos, há?
Ou é apenas acusar os outros, e esperar que isso convença alguém que
eu tenho o hábito de falar sem ter fundamentos?

Estás a falar de Retina, certo?

O ecrã está sempre a funcionar na resolução nativa.
As fontes/imagens é que são escaladas.

Via funcionalidades disponíveis de raiz no OS X, não consegues aumentar a resolução
até à nativa do ecrã. No caso do de 15" o máximo que consegues é 1920x1200,
embora o LCD esteja a funcionar aos 2880x1800 nativos.

Portanto, a 1920x1200 ficas com letras pequenas, mas com uma definição brutal.

Mas se fores aventureiro, podes tentar usar a resolução total:
Running the Retina MacBook Pro at Full 2880x1800 Resolution - Mac Rumors

attachment.php

Screen Shot 2014-10-26 at 16.06.47.jpg

Neste particular, és um belo publicitário. [:D]
O que não significa que se saiba tudo e muito menos se tenha a certeza absoluta. [:p]

Por isso é que nunca me viste falar de placas gráficas.
Quando não sei... fico calado.
Se digo alguma coisa, é porque tenho fundamentos para o dizer.

Mas sim, mesmo com fundamentos, eu erro. Já errei várias vezes aqui.
Também por isso, quando me pedem conselhos por e-mail, eu digo
SEMPRE, que devem colocar as questões no fórum (podem pedir a um
moderador para ir ver as minhas mensagens e confirmar isto que eu
digo).

Exemplo:
Boas.
Empregabilidade:
A nível de redes, administração, etc. não sei. Não é a minha área.
A nível de desenvolvimento de software... só há falta de gajos bons,
do resto há aos pontapés.
Quanto ao curso que apontas: Parece-me interessante.
Desde que não seja necessário pagar para frequentar. Nisto da
informática, o importante é entrar. Depois de entrar, o importante é
ser bom. Sendo bom, e já tendo currículo, fica mais fácil ir para outros
lados.
De qualquer modo, acho que deverias colocar estas questões no fórum,
e não em privado. Interessa a opinião de todos, e não de uma única
pessoa.
Consegues melhores resultados com a opinião de todos do que apenas
com a minha, ou mesmo as de outros em privado, pois não existe
contestação.
Isto é:
Se eu te disser aqui um conjunto de barbaridades, quem é que te vai
dizer que eu te impingi um conjunto de tretas e mentiras?

Boa sorte.
Nuno.

Por isso é que eu gosto que digam que estou errado... com ARGUMENTOS.
Senão, se me fazem ataques pessoais, só estão a dizer que estou certo:
"não tenho modo de provar que estás errado, ganhaste, por isso ataco-te,
para ficar a sentir-me melhor".

Os meus colegas de trabalho começam a fazer o upgrade para o iphone 6, gosto do tamanho do ecrã e a qualidade de construção também me parece boa, mas continuo a não gostar do design do mesmo, continuo a gostar mais do aspecto do 5 e 5s, tenho pena que não tenham pegado nesse modelo e "esticado" para as 4.7". Andavam por aí a dizer que a qualidade do ecrã era fraca mas não acho, tem boa definição e cores.
No meu caso acho que não faço o upgrade a não ser que arranje quem me traga um dos Estados Unidos

Os meus colegas de trabalho começam a fazer o upgrade para o iphone 6, gosto do tamanho do ecrã e a qualidade de construção também me parece boa, mas continuo a não gostar do design do mesmo, continuo a gostar mais do aspecto do 5 e 5s, tenho pena que não tenham pegado nesse modelo e "esticado" para as 4.7". Andavam por aí a dizer que a qualidade do ecrã era fraca mas não acho, tem boa definição e cores.
No meu caso acho que não faço o upgrade a não ser que arranje quem me traga um dos Estados Unidos

Parece que vou fazer upgrade para o 6 à força. A empresa decidiu substituir os 5S. Acho estupido. O meu tem 10 meses, mas para alguém ter decidiu que era democrático para todos
Não estou muito contente

4,3 ou 4,5". Seria bem melhor, para mim.

Creio que já te responderam por aí. :)

Voltar
Superior