Tópico da Apple

Estás a falar de Retina, certo?

O ecrã está sempre a funcionar na resolução nativa.
As fontes/imagens é que são escaladas.

Via funcionalidades disponíveis de raiz no OS X, não consegues aumentar a resolução
até à nativa do ecrã. No caso do de 15" o máximo que consegues é 1920x1200,
embora o LCD esteja a funcionar aos 2880x1800 nativos.

Portanto, a 1920x1200 ficas com letras pequenas, mas com uma definição brutal.

Mas se fores aventureiro, podes tentar usar a resolução total:
Running the Retina MacBook Pro at Full 2880x1800 Resolution - Mac Rumors

attachment.php

Ver anexo 125971

O que eu quero é que o ecrã trabalhe na resolução nativa, mas que as letras e os ícones fiquem suficientemente grandes para ler confortavelmente.

Parece simples, mas é algo que nunca consegui fazer no Windows, quando aumenta a resolução, fica tudo mais pequeno. Eu tenho um ecrã de 23" FHD e já acho que alguns elementos da interface ficam muito pequenos, a ler sites estou constantemente a usar a função lupa para aumentar o tamanho das letras, por isso estava com algumas dúvidas quanto a comprar um computador com ecrã de 13" e a mesma, ou ainda mais resolução do que o meu ecrã actual.

O que eu quero é que o ecrã trabalhe na resolução nativa, mas que as letras e os ícones fiquem suficientemente grandes para ler confortavelmente.

Parece simples, mas é algo que nunca consegui fazer no Windows, quando aumenta a resolução, fica tudo mais pequeno. Eu tenho um ecrã de 23" FHD e já acho que alguns elementos da interface ficam muito pequenos, a ler sites estou constantemente a usar a função lupa para aumentar o tamanho das letras, por isso estava com algumas dúvidas quanto a comprar um computador com ecrã de 13" e a mesma, ou ainda mais resolução do que o meu ecrã actual.

Então o OS X oferece precisamente o que queres.

O ecrã está sempre a funcionar à resolução nativa, mesmo que no
sistema digas que queres outra resolução menor (larger text).

Quando escolhes a resolução menor, ficas com as letras maiores com
mais definição (porque as letras são renderizadas na resolução nativa).

NOTA:

O ideal mesmo é passares por uma FNAC, WORTEN ou outra do género, e experimentares.
Podes ir aos settings e mudar a resolução para ver se tens alguma com a qual te sintas
confortável a usar.
Se for confortável, e gostares... compras.
Simples.

Não é o negativo. É o desconhecido (daí o escuro.

O escuro é mesmo negativo. Parece incrível ainda estar tão presente nos nossos medos , mas para os nossos antepassados a ausência de luz significava estar à mercê dos predadores...

Esta tese pode não ser verdadeira mas é a mais aceite cientificamente...

Tópico da Apple

Já tinha visto isso e vou ficar atento a novas novidades...

Mas acho que essas empresas que estao a desligar os NFC e à espera que o mundo adopte a idiotice do CurrentC, são as que vão sair mais prejudicadas.

Nunca fui muito adepto de capas em silicone - ok, nunca fui muito adepto de capas, ponto![:D]:sh)
Para o meu, encomendei juntamente com o telefone a smart case em pele (preto); acho que resulta muito bem com o telefone.[;)]

Esta é mais para o RespectRequired mas parece que já estão a criar alguns entraves ao Apple Pay mas também ao Google Wallet.
Provavelmente o "boom" que se adivinhava surgiu com as carteiras electrónicas ainda tem que ultrapassar algumas coisas.

Retailers block Apple Pay as mobile wallet war heats up

Isto nao faz sentido nenhum da parte dos distribuidores. Um distribuidor vende produtos ou serviços e o que quer é receber por eles. Que lhe interessa se é em dinheiro vivo, cartão de crédito, Apple Pay, ou Google Wallet? Ao contrário de liar omitarem os sistemas de pagamentos o que eles deviam fazer era aceitar o maio número de sistemas possível...

Isto nao faz sentido nenhum da parte dos distribuidores. Um distribuidor vende produtos ou serviços e o que quer é receber por eles. Que lhe interessa se é em dinheiro vivo, cartão de crédito, Apple Pay, ou Google Wallet? Ao contrário de liar omitarem os sistemas de pagamentos o que eles deviam fazer era aceitar o maio número de sistemas possível...

O objectivo daquela app é evitar as taxas de 2 e 3% que as empresas pagam quando aceitam pagamentos com cartões. A app vai eliminar o intermediário entre o banco do consumidor e o banco da empresa.

O objectivo daquela app é evitar as taxas de 2 e 3% que as empresas pagam quando aceitam pagamentos com cartões. A app vai eliminar o intermediário entre o banco do consumidor e o banco da empresa.

Ok, eu percebo a ideia, mas estas plataformas custam muito dinheiro a desenvolver e implementar. Os distribuidores deixam de cobrar as taxas de serviço, mas como têm que pagar e amortizar o investimento e os custos de operação, acabam por cobrá-las na mesma directamente nos preços dos produtos.

Já tinha visto isso e vou ficar atento a novas novidades...

Mas acho que essas empresas que estao a desligar os NFC e à espera que o mundo adopte a idiotice do CurrentC, são as que vão sair mais prejudicadas.

Isto lembra-me a guerra VHS vs BetaMax.
Os consumidores preferiam o BetaMax.
As produtoras estavam do lado do VHS.
Ganhou o VHS e a SONY aprendeu uma lição.

A SONY começou a comprar as produtoras.

Chegou a guerra HD-DVD vs BluRay.
O BluRay ganhou.

Parece que agora temos o mesmo dilema.

Há negociantes que estão do lado de uma tecnologia.
Os bancos do lado de outra.

Parece-me que a Apple adoptou a estratégia mais correcta.
Ao bloquear o NFC apenas ao ApplePay, impediu que outros sistemas pudessem
usar a tecnologia. Com isto garantiu o apoio dos bancos. E talvez de alguns
negociantes. O Google Wallet parece que não tem grandes apoiantes, mas pode
ir no barco do NFC junto com a Apple e os bancos. Já os outros com QR codes
têm alguns apoiantes do lado talvez mais fraco, e têm problemas adicionais para
resolver:

- Os consumidores procuram sistemas que dêem algumas garantias. Ter um banco
a apoiar sempre parece uma melhor opção do que não ter.

Esta aplica-se a qualquer sistema (seja em o apoie):

- Os consumidores mudam para melhor, e não para pior. Para deixarem de usar o
cartão de crédito/débito, ou o dinheiro, é necessário que o sistema de pagamento
seja efectivamente melhor (leia-se: mais prático) que usar um CD/CC ou dinheiro.

Sinceramente, penso que este último será o factor decisivo para o sucesso de
qualquer método alternativo de pagamento.

Ou seja, mesmo que a batalha seja vencida pelo melhor sistema (mais prático),
só vencerá a guerra se as pessoas o usarem como meio de pagamento.

Gostava de ver uma demonstração de todas estas soluções. De certeza que seria
possível identificar logo se têm futuro ou não. A solução do QR code parece-me
que tem todas as condições para ser um enorme flop. A que me parece ter melhores
condições de sucesso é a da Apple, não pelo NFC, mas pela impressão digital.

Já disseste tudo Nuno.. É mesmo isso.

É que a solução da Apple, para além de ter as empresas certas a apoia-la, é a mais segura, pratica e funcional de forma a que as pessoas deixem mesmo a carteira em casa.

Ninguém vai andar a abrir apps, criar QR codes, e mais sei lá o que para fazer um simples pagamento...

A facilidade com que se faz um pagamento com o Apple Pay, aliado à enorme segurança, é o grande trunfo.

Hoje em dia, para todas as compras que faço online, crio um MBnet; Cada uma delas tem um MBnet distinto. Isto garante-me maior segurança, confidencialidade e organização. O Apple Pay vai fazer isto de forma ainda melhor à distancia de uma leitura no touchID. Genial.

Já disseste tudo Nuno.. É mesmo isso.

É que a solução da Apple, para além de ter as empresas certas a apoia-la, é a mais segura, pratica e funcional de forma a que as pessoas deixem mesmo a carteira em casa.

Ninguém vai andar a abrir apps, criar QR codes, e mais sei lá o que para fazer um simples pagamento...

A facilidade com que se faz um pagamento com o Apple Pay, aliado à enorme segurança, é o grande trunfo.

Hoje em dia, para todas as compras que faço online, crio um MBnet; Cada uma delas tem um MBnet distinto. Isto garante-me maior segurança, confidencialidade e organização. O Apple Pay vai fazer isto de forma ainda melhor à distancia de uma leitura no touchID. Genial.

Pois.
Não sei.
É como disse: tenho de ver primeiro.

Os vídeos não são muito explícitos.
Ou então, se é mesmo como está nos vídeos, acho que vai ser um FAIL.

Não estou a ver ninguém a usar um sistema de pagamento onde confirma
o pagamento sem ver os dados do pagamento que está a confirmar.
Isto é, a quem está a pagar, e quanto está a pagar.

Este, por exemplo:
https://www.youtube.com/watch?v=4I9MbIrlEUw

Quando se faz compras online, parece que esses dados efectivamente
aparecem. Mas no pagamento inicial com o NFC, não me parece ver nada
no ecrã do iPhone que indique a quem estou a pagar, muito menos
QUANTO estou a pagar. Ou seja, tenho de confiar nos outros, em lugar de
ver no MEU terminal a quem e quanto estou a pagar.

De resto, parece ser prático. Mas não sei até que ponto. Afinal ela já
está com aquilo tudo preparado para a demo.

Sim, sou céptico.
Defeito profissional de quem trabalha na área.

Pois.
Não sei.

Este, por exemplo:

Sim, sou céptico.

Antes de mais: ainda não tinha visto esse video, está muito bom.

Quando ao "problema" que colocas:

Vês o valor que vais pagar no terminal e acho que também aparece no iPhone. (não tenho a certeza, mas é algo fácil de implementar, caso não exista já)

Face ao cartão de credito/debito, também só tens o terminal como fonte de informação. É no terminal que estás a confiar, já o fazes hoje em dia. Não vejo onde está o problema aqui.

Portanto se tivermos essa informação extra no iPhone, vejo-a como uma mais valia ainda face ao pagamento com cartões.

Antes de mais: ainda não tinha visto esse video, está muito bom.

Quando ao "problema" que colocas:

Vês o valor que vais pagar no terminal e acho que também aparece no iPhone. (não tenho a certeza, mas é algo fácil de implementar, caso não exista já)

Face ao cartão de credito/debito, também só tens o terminal como fonte de informação. É no terminal que estás a confiar, já o fazes hoje em dia. Não vejo onde está o problema aqui.

Portanto se tivermos essa informação extra no iPhone, vejo-a como uma mais valia ainda face ao pagamento com cartões.

Até podia estar no terminal, em mega-ecrãs na loja, anunciado em
voz alta por 20 gajas boas, e o Papa Francisco a assegurar-me que a
loja era de confiança.

Se não está no mesmo dispositivo que uso para confirmar, lamento,
mas não confio.

Sei lá eu se não houve um gajo com um outro dispositivo a causar
interferências no NFC da loja, a sobrepor-se ao sinal deles, e a
enviar outros dados de pagamento para o meu dispositivo?

Se não mostrar os dados de pagamento no iPhone... é MAJOR FAIL!

Até podia estar no terminal, em mega-ecrãs na loja, anunciado em
voz alta por 20 gajas boas, e o Papa Francisco a assegurar-me que a
loja era de confiança.

Se não está no mesmo dispositivo que uso para confirmar, lamento,
mas não confio.

Sei lá eu se não houve um gajo com um outro dispositivo a causar
interferências no NFC da loja, a sobrepor-se ao sinal deles, e a
enviar outros dados de pagamento para o meu dispositivo?

Se não mostrar os dados de pagamento no iPhone... é MAJOR FAIL!

Percebo o que queres dizer, também sou maníaco a esse ponto. Acho que é uma implementação simples de se fazer e mais dia menos dia a Apple vai fazê-la.

Pois.
Não sei.

Este, por exemplo:

Sim, sou céptico.

Supostamente para proceder a um pagamento via MBWay da SIBS(SIBS FPS) basta indicar o número de telemóvel associado ao nosso cartão. Logo de seguida é recebida uma notificação na aplicação MBWay instalada no telemóvel/tablet(com acesso à net via rede), onde existe discriminação do pagamento e se procede à autenticação:

17522521_C9m2l.jpeg

17522520_l0BT8.jpeg

17522518_TQacz.jpeg

Fica no entanto por explicar mais em concreto que tipo de sistema interno é usado de modo a autenticar e redireccionar a notificação para o número em questão. Sou algo céptico relativamente a este sistema onde o sniffing, spoofing e phishing podem ser o pão nosso de cada dia.

Pessoalmente não vejo futuro nenhum nestes sistemas no âmbito nacional, pois a maior parte dos pagamentos em terminais é efectuada com cartão de débito "electronic use only" onde não existe lugar a utilização válida do número do cartão para outros pagamentos. Clonagem pode-se também dizer que é algo que tem sido combatida com o maior uso do chip EMV. Cartões com CCV aka crédito ou pré-pagos representam uma minoria nos pagamentos POS.

Online existe o MBNet, sistema mais que provado e aprovado.

Considero que sistemas deste género ou Apple Pay são respostas válidas para mercados específicos onde o uso do cartão de crédito representa a maioria dos pagamentos, onde muitas vezes nem existe lugar ao uso do chip EMV nem PIN de autenticação, onde muitas vezes nem a assinatura é confirmada. Exceptuando pouquíssimos serviços lá fora que permitem a criação de cartões virtuais, a grande maioria usa os dados reais do cartão online a torto e a direito. Volta e meia lá aparece um pagamento não autorizado.

Fala-se é claro do US. O modelo Português em nada beneficia pois já colocou em prática modelos que protegem devidamente o sistema. Reinventar a roda introduzindo mais variáveis só aumenta a insegurança e complexidade, mais buracos que podem ser explorados.

Supostamente (...)

Também tenho de concordar contigo.

Mas eu, como maníaco pela tecnologia, perfeição, gestão, minimalismo e organização, estou ansioso por usar o Apple Pay.

Vai-me facilitar muito a vida, vou deixar de usar o MBnet (um codigo para cada transação é o cenario perfeito), vou ter tudo centralizado e bem organizado, vou conseguir reduzir ainda mais ao volume da minha carteira (que já é minusculo!!), etc etc

Última edição:
Voltar
Superior