Estás a misturar alhos com bugalhos, neste caso hardware com software.
Os "milhares" de caso que relataste, a serem verdade, como o SPV mencionou bastava reverter o upgrade do IOS.
Falou-se de bugs de software. Não percebo a mistura. A inutilização é relativa ao so, nunca ao hardware. Por isso é que se falou nos bugs do ios e não no mau funcionamento de determinado hardware. Não é isso que está lá escrito?
Que é "só" reverter o sistema sei eu, mas até lá o telemóvel fica "inutilizado" de muitas funções essenciais.
Eu tive um bloqueio no iPhone 6 perto do natal que me inutilizou completamente o telemóvel. Fiquei largas horas sem o telemóvel, e por azar, tive chamadas importantes nessa altura. E quando eu digo completamente, digo completamente. A voz da assistente arrastava-se e não se calava, o ecrã não respondia ao toque, piscava, entre outros. Algo surreal. A melhor definição que encontro é que o telemóvel parecia bêbado, tal era o comportamento errático. Obviamente que tive de restaurar tudo, e só consegui à 3 ou 4a tentativa.
E obviamente que a inutilização de um so ou software é uma definição diferente da de hardware, mas só pelo facto de se estar a falar de bugs não era preciso ir falar de hardware, mas sim do grau de inutilização ou não provocado pelo software.
Uma aplicação fechar de vez em quando é algo "pouco importante". Já não apanhar WiFi, dados, o ecrã rodar sem motivo aparente, ou o teclado ficar " maluco", são bugs que de uma maneira ou de outra acabam por "inutilizar" grande parte do potencial de um smartphone. Obviamente que toca a reverter tudo. Mas que é chato, é. [

]