Nuno, eu acho que ninguém aqui está a pôr em causa que o android come mais recursos e bateria do que o ios... é que isso nem sequer está em causa... o problema é que esse mais com menos não traz nenhuma benefício ao consumidor, sem ser à própria Apple. Porque na prática é isso que acontece. Se mais ram e quadcores comem mais energia, os androids têm também baterias muito mais potentes do que os ios, o que no dia a dia acaba por ser a mesmíssima coisa...e algumas vezes por um 1/3 do preço. Ou seja, onde está o mérito então?...
Eu não sei se as apps que crasham no ios o são por falta de memória, daí ter perguntado. Mas por algum motivo será... tu dizes que é da própria aplicação. Mas se é da própria aplicação, então qual é o barómetero para se avaliar a estabilidade ou não de um so? É que ao longo dos anos foi crescendo um mito que o ios é mais estável do que o android porque as apps crashavam menos. Mas se o problema das apps crasharem é das próprias apps, então como é que se avalia a estabilidade ou não de um so através do encerrramento ou não dessas mesmas apps?
Pessoalmente não vejo nenhum mal em um sistema gastar ou menos recursos, se o preço final e o rendimento não se reflectirem nessas "gorduras". O que me importa se o ios trabalha melhor com 1 gb e para isso o android tem de gastar 2 gb? O preço do iphone baixa por causa disso? O que me importa se o ios só precisa de uma bateria de 1500 mAh para fazer o que faz uma bateria de um android com 2000 mAh? Ganho alguma coisa com isso? O preço do iphone baixa por causa disso?
Parece-me que Yosemite é mais "gordo" do que o Mavericks, não é? Vais deixar de utilizar o Mac ou voltar ao Mavericks?...
Tu podes achar que é mérito um 4s de finais de 2011 ainda trabalhar com 512 mb enquanto um android dessa altura com 1gb se arrastar. Eu não acho. Eu acho que pelos 300€ "oficiais" que se pedem pelo 4s é um autêntico assalto à mão armada. E aqui é que reside o busílis da questão... se o 4s custasse 400€ quando foi lançado e hoje custasse 100/150€ seria realmente algo excelente, apesar do ecrã de 3"5. Agora gastar cerca de 300€, andar com um ecrã de 3"5 que já não se usa, e saber de antemão que não vou ter mais nenhuma actualização no telemóvel para mim é algo que nem sequer tem lugar numa discussão minimamente racional.
Depois falas em androids de 200€ que dão sempre problemas, como o da tua mulher. Nuno, homem, tenho-te em boa conta, não digas isso. [

] Tu saberás melhor que ninguém que, e como estamos num fórum de carros, que limões é o que não falta para aí, e de todos os preços. Olha os Mercedes e o N47. [

]
Eu já disse isto milhares de vezes em milhares de situações, ver problemas na internet do que não gostamos é a coisa mais fácil do mundo. Basta ir aos fóruns das marcas e ver o que lá anda. Eu por acaso sempre tive no geral sorte com os telemóveis, mas sei que com outros, com o mesmo modelo, as coisas não são assim. E algumas vezes penso, se esta situação x se passasse comigo, mandava o telemóvel para o lixo em 2 segundos. E os exemplos que já li, não afectam nem mais os baratos nem os mais caros, afectam basicamente todos. O que acontece algumas vezes é que os telemóveis muito baratos não têm a assistência devida e é isso que acaba por ser uma péssima experiência para o utilizador. E telemóveis de 200€ não são propriamente o mais barato que há para aí. Também os há a 50 e 60€. Agora avariar? Não me parece.
Neste últimos 6 meses utilizei 6 telemóveis. Desses 6, comprei 3. Desses 3 um foi para a minha filha, e o último foi comprado com a venda do iphone 6 que por sua vez me foi dado pelo 5s (este sim, comprado). Cheguei a utilizar simultaneamente o iphone 5s e um bq aquaris 3,5" para navegar, o supra sumo da chinesice. Ao mesmo tempo que tinha o iphone 6 também tive como 2º telemóvel um Moto E, que me custou 90€. Obviamente que há diferenças entre eles e é inegável. Mas tu pensas mesmo, e muito sinceramente, que algum desses telemóveis mais barato foi um poço de problemas porque foi mais barato? O de 3"5 é realmente já um pouco difícil de utilizar devido ao ecrã, mas o Moto E, com um ecrã de 4"5, era um mimo no dia a dia. Até setembro andei com chinês mtk de 5" durante mais de 1 ano. Há uma grande má fama em relação aos mtk. Mas tu pensas que tive algum problema? Tirando o gps que precisava sempre de dados porque não era mesmo grande coisa, era um telemóvel como os outros. Fazia o que os outros faziam e não notei lags como o pessoal gosta de dizer.
Com 200€? Com 200€ hoje compra-se um snapdragon 410 4gb com 64 bits com 2 gb de ram, que simplesmente "voa". Actualizado. Então com um android puro, deve andar sempre com 75% da ram prontinha a usar. [

] Para o dia a dia? Extraordinário. O resto é palha. [

]