Tópico da Apple

Nuno, isso não é nada linear em relação à ram.
(...)

O que é que não percebeste em "mais com menos"?

Estás a falar de equipamentos com baterias com mais mAh.
Estavas à espera de quê?

Mete lá 3 GB de RAM num Android com uma bateria de 1800 mAh, e depois
falamos.

E quando em Setembro chegarem iPhones com 2 GB de RAM, a justificação
será exactamente a mesma para os Android de 4 GB de RAM que chegarem
ao mesmo tempo: que o Android precisa de 2x mais RAM que o iOS.

É como disse: o Linux está a ficar gordo, e as aplicações em JAVA precisam
de muito mais memória que as aplicações compiladas.

Compara com os WP. Também não usam aplicações em JAVA, e por isso também
não precisam de 2 GB de RAM.

E agora, algo que não tem nada a ver... Mas que ajudava muito se alguém me explicasse o que é um Mac mini :sh) e se vale a pena comprar um para uso básico de escritório??

8)

E agora, algo que não tem nada a ver... Mas que ajudava muito se alguém me explicasse o que é um Mac mini :sh) e se vale a pena comprar um para uso básico de escritório??

8)

É um desktop da Apple.
Quanto a se vale a pena... prefiro não me pronunciar. Depende das necessidades,
e como não sei exactamente quais são... não opino.

Esta discussão faz-me lembrar aquela dos 640kb serem suficientes para toda a gente.
É mais do que evidente que o iPhone 6 devia ter tido 2 gb de RAM. O 5 e o 5s estavam bem com 1 Gb, agora o 6 vai-se tornar obsoleto demasiado depressa. E é pena, já que o CPU está e estará folgado durante muito mais tempo.

O meu iphone 5 deve ser melhor do que o 5s, tenho há um ano e dois meses e nunca me fez um reboot, não o uso muito como Tlm, mas anda todo o dia com o 3G ligado, Wi-Fi a partir das 21h, uso muito para facetime, iMessage, skype, google transladtor e maps, podcasts, sapo jornais e niiws.
Para mim só tem tres problemas: a bateria é fraca, muitas vezes tenho que o ligar ao computador para carregar,o ecrã é pequeno, deveria ser maior e é o único motivo que me leva a ter vontade de comprar um 6, o que me leva ao terceiro problema, acho os iPhones muito caros, custa-me dar 800€ por um telemóvel apesar de financeiramente graças a Deus não me custar assim tanto...este natal estive quase a comprar um 6 e deixar este para a minha esposa, mas decidi que ela deveria ter um novo e ter um ecrã maior, comprei um LG G2 por 300€ (já estão mais baratos), e parece-me ter uma relação preco/especificações muito boa, excelente ecrã, muito boa bateria e o Android também está agradavel de se utilizar, a qualidade é nitidamente inferior a um iphone e continuo a preferir o iOS ao Android, mas isto vale 400-500€ de diferença entre equipamentos? sinceramente não sei...

Última edição:
Não, não são pontos de vista. São factos.
O iOS faz mais com menos que o Android.
Tal como o OS X faz mais com menos que o Windows.
Tal como o BSD faz mais com menos que o Linux.

São sistemas que consomem menos recursos que os outros.
Isto não são opiniões. São factos. E podem ser medidos.

Quanto a preços, já disse o que tinha a dizer. Acho idiota certos preços.
Já o disse lá para trás, quando me propuseram ir para um iPhone 6 com
64 GB de armazenamento. Acho idiota dar mais de 500€ por um
telemóvel, quanto mais 800€.

Mas o facto de achar idiota, não quer dizer que não valham o preço, ou
que não mereçam ser comprados. Vou comprar um iPhone, vou pagar
mais de 500€, vou achar que é idiota, mas vou pagar por algo que vou
considerar que não é dinheiro deitado fora. Já comprar um smartphone
por 200€ ou menos (ou pior ainda: mais de 200€), que depois não posso
retirar benefícios porque, ou não tem apps (WP), ou então estou sempre
com problemas (como o Android da minha mulher que custou 200€),
então não acho idiota... acho estúpido, porque é dinheiro deitado fora.
E acho mesmo muito estúpido, porque fui eu que gastei os 200€ para
lhe oferecer o telemóvel.

Portanto, acho preferível gastar mais de 500€ num telemóvel que dê para
fazer alguma coisa (mesmo achando idiota pagar tanto por um telemóvel),
do que dar 200€ por um tijolo que não serve para nada (a não ser como
calço).

Quanto à bateria do iOS... mais com menos...

Vê lá quantos mAh têm as baterias, e compara com baterias semelhantes
em termos de mAh.

Ora compara lá:
iPhone 6 Battery Life

Metes 1800 mAh num Android e morre assim que tiras o cabo de alimentação.
[;)]
"Bla bla bla bla bla! Eu é que tenho razão e acabou"
Até admira não teres posto 500 milhares de links a comprovarem o mais com menos.

Esta discussão faz-me lembrar aquela dos 640kb serem suficientes para toda a gente.
É mais do que evidente que o iPhone 6 devia ter tido 2 gb de RAM. O 5 e o 5s estavam bem com 1 Gb, agora o 6 vai-se tornar obsoleto demasiado depressa. E é pena, já que o CPU está e estará folgado durante muito mais tempo.
Para alguns pelos vistos não é nada evidente, isso ia fazer gastar muita bateria Estranhamente o meu iPhone 4 com apenas 512 MB de RAM nunca teve grande autonomia, segundo as teorias que por aqui correm devia durar uma semana graças à sua fantástica optimização. Not.

Não, não são pontos de vista. São factos.
O iOS faz mais com menos que o Android.
Tal como o OS X faz mais com menos que o Windows.
(...)

Eu não quero entrar nesta guerra... apenas para dizer que como tenho contado, já tive oportunidade de usar um tablet com Windows 8.1 com um atom e 1 GB de ram durante uns dias e fiquei mesmo "WTF" com a rapidez e fluidez do aparelho...

Claro que eram aplicações "ligeiras", por exemplo, www, word, youtube, filmes, email, pdf's, etc etc... mas decididamente não esperava que o tablet com um windows 8.1 fosse tão ágil.

Talvez um OSX tenha a mesma ou melhor performance num hardware com características semelhantes, mas o certo é que fiquei a ver esta questão da memória e RAM de outra forma e fiqei com a percepção, mesmo que errada, que o Android do meu telemóvel é mais exigiente em termos de hardware que o windows 8.1 do meu pc :confused:

Para alguns pelos vistos não é nada evidente, isso ia fazer gastar muita bateria Estranhamente o meu iPhone 4 com apenas 512 MB de RAM nunca teve grande autonomia, segundo as teorias que por aqui correm devia durar uma semana graças à sua fantástica optimização. Not.

Eu até concordo que o iOS necessita de menos memória do que o Android, e as razões já foram explicadas.
Mas a partir do momento em que os topos de gama Android já estavam a sair com 3 Gb, e agora 4 Gb, acho que era de bom tom o iPhone 6 ter vindo com 2 Gb de RAM, por uma questão de não-obsolência a curto prazo.

O iOS 8 corre no 4S. Mas corre bem, pergunto eu? Essa é que vai ser a questão com o iOS 9 ou 10 no 6. Que corresse mal no 5/5s por causa do 1Gb de RAM, ainda se compreendia, produto lançado em 2012 e respectivo refresh. Agora quando começar a correr mal no 6 de 2014, vai haver por aí muita azia.

O iPad Air 2 já tem 2 Gb, não percebo porquê, se o iOS não precisa disso para nada, o 6s vai ter 2 Gb quase de certeza absoluta, por isso estranho muito que se defenda tão aguerridamente a Apple por ter lançado um telefone de 700€ para cima apenas com 1 Gb de RAM. O que vale é que dentro de 1 ou 2 anos ainda é capaz de haver gente que dá 650€ por ele com o ecrã rachado, por isso o problema está quase resolvido. [:cool:]

E o custo aqui é a questão fundamental. Se estivermos a falar de um 5c, o telefone de gama média (mesmo assim caríssimo), ainda assim aceito perfeitamente que tenha 1Gb de RAM. O que não aceito é que o topo de gama, que custa o dobro, continue a ter 1 Gb de RAM.

Por isso, Nuno156, tem lá é calma e espera pelo 6s, que vai ser muito melhor compra do que o 6 neste momento.
-

Eu acho que os iPhones já deviam vir com mais de 1gb, não por já ter sentido necessidade disso, mas porque, atendendo ao baixo custo da ram, e aos elevados preços dos iPhones, a Apple bem que podia fazer esse agrado aos Clientes. Mal não ia fazer.

Dito isto, a verdade é que ainda estou para encontrar uma app na appstore que necessite de mais de 512mb para correr. Se calhar até há, mas eu nunca dei com nenhuma. Ainda há dias instalei o Infinity Blade II no iPad 2, que é um jogo pesadíssimo, e ele corre bem além de ainda ser perfeitamente jogável.

Ah! Finalmente a bela da conclusão científica...
[:)] [:)] [:)]

Ora bem...

iPhone 4 é de 2010, e tem uma bateria de 1420 mAh.
O meu S2 é de 2011, e tem uma bateria de 1650 mAh.

Ora...
Bateria do iPhone 4: 8/10
Bateria do Galaxy S2: 8/10

Sim, claro, como se pode observar, está cientificamente provado que o iPhone 4 tem
uma fraca autonomia quando comparado com modelos mais recentes e com baterias
de maior capacidade... Deve ser por isso que os utilizadores dão 8/10 ao iPhone 4,
e também ao S2 com uma bateria maior...

[:)] [:)] [:)]

Eu tenho a impressão que o pessoal ainda não compreendeu o "mais com menos"...

"Doing more with less" era um lema da administração Reagan.
A ideia era consumir menos recursos, e mesmo assim conseguir produzir mais.

Ora, na informática (e quem usa MS desde o início sabe) a tendência é ter sempre
sistemas que consomem mais recursos que os sistemas antigos. Lembro-me de
quando as aplicações estavam lentas, a solução era sempre comprar uma máquina
melhor (+memória, +disco, +processador).

No entanto, o "mais com menos" é a filosofia correcta: optimizar. Por oposição a
lançar mais hardware na solução.

Para o pessoal mais novo, é olhar para o Windows XP, bem ligeiro. Depois veio o
Windows Vista... gordo que nem um texugo. Desde então a MS tem vindo também
a adoptar a filosofia do "mais com menos". O W7 já era mais poupadinho, e o W8.x
ainda mais.

Mais com menos.

Pegando no iPhone 4 e comparando com o iPhone 6. A bateria apenas aumentou
de 1420 mAh para 1810 mAh, e a memória apenas aumentou de 512 MB para 1GB.
No entanto, tem ecrã maior, mais resolução, e processador muito mais avançado.

Mais com menos.

No Android, têm optimizado os consumos desde o Gingerbread, sendo que o Lollipop
foi um excelente salto para optimizar os consumos. No entanto, em termos de
memória, por causa do Garbage Collector do JAVA, precisam do dobro da memória
do WP e do iOS para conseguirem fazer o mesmo.

Mais com menos na bateria... Mais com mais na memória...

É bom ter muita memória? Sim, é. Já me fartei de dizer isso nos mais variados tópicos.
Sempre que se fala de aumentar o desempenho, eu digo sempre:
1º memória
2º disco
3º processador

Mas não é isso que se está aqui a discutir. O que se está a discutir é o facto de o iOS
ter 1GB quando o Android já tem 2GB.

E o que eu estou a dizer é que o Android precisa dos 2GB para fazer o que o iOS e o WP
fazem com 1GB. E expliquei porquê: JAVA Garbage Collector.

O iPhone 6 podia ter 2GB? Podia... se trouxesse alguma vantagem. Se não resolver
nenhum problema, então é uma desvantagem (gasta mais bateria, e fica mais caro).

E de memória também está folgado.
O iOS 8 corre em 512MB. Os próximos vão correr em 1GB.

A memória extra só teria vantagem para uma situação: manter várias aplicações
abertas sem serem fechadas para dar lugar a outras. Mas isto não é nenhum
problema, porque o sistema faz bem essa gestão (melhor que o Andorid, porque
não necessita de esperar que o GC do JAVA corra para libertar a memória).

Não tem. O osx exige bom hardware. O iOS já é mais ao contrário...

Não é bem assim...

O iOS tem a mesma base do OS X. Portanto, o que o iOS consegue fazer com
poucos recursos, também o OS X consegue.

A diferença é que o OS X é feito para correr no hardware que a Apple vende,
e que é um excelente hardware. Como tal, o OS X inclui funcionalidades que
aproveitam esse hardware. Como o SPOTLIGHT SEARCH, por exemplo. Portanto,
quando se tenta instalar versões recentes do OS X (feitas para o hardware que
a Apple vende actualmente) em hardware MUITO antigo, pode notar-se alguma
lentidão. Mesmo assim, é possível bom desempenho em hardware não tão antigo.

Já o Windows é diferente, porque tem de correr em hardware muito variado, não
só nas máquinas potentes, como nas de baixo custo. Portanto, é natural que
pareça que o OS X exige melhor hardware que o Windows. Exige... mas não é o
OS X propriamente dito... são os "goodies" que a Apple oferece no OS X para
aproveitar o hardware que tem.
[;)]

Eu até concordo que o iOS necessita de menos memória do que o Android, e as razões já foram explicadas.
Mas a partir do momento em que os topos de gama Android já estavam a sair com 3 Gb, e agora 4 Gb, acho que era de bom tom o iPhone 6 ter vindo com 2 Gb de RAM, por uma questão de não-obsolência a curto prazo.

Sim, poderia já vir com 2GB.
Mas a questão não era essa.

A questão era que PRECISAVA dos 2GB, porque o Android tem 2GB, e que seria
a razão de crashes de aplicações no iOS (por só ter 1GB em lugar de 2GB).

Não, não precisa.
Não, não tem nada a ver com crashes de aplicações.

Aliás, até o Android tem mais crashes de aplicações que o iOS com apenas 1GB.

128091d1424011889-topico-da-apple-screen-shot-2015-02-15-14.50.41.jpg

Screen Shot 2015-02-15 at 14.50.41.jpg

128092d1424011903-topico-da-apple-screen-shot-2015-02-15-14.50.54.jpg

Screen Shot 2015-02-15 at 14.50.54.jpg

O iOS 8 corre no 4S. Mas corre bem, pergunto eu? Essa é que vai ser a questão com o iOS 9 ou 10 no 6. Que corresse mal no 5/5s por causa do 1Gb de RAM, ainda se compreendia, produto lançado em 2012 e respectivo refresh. Agora quando começar a correr mal no 6 de 2014, vai haver por aí muita azia.

Corre.
A memória que estiver em falta será para as aplicações, e não para o sistema.
Quando muito, o que acontecerá é o sistema conseguir ter menos apps abertas
em simultâneo.

O que se nota no 4S tem mais a ver com processador, do que propriamente
com memória. O iOS 8 já está optimizado para 64 bits. Compilado para 32
bits sofre no desempenho. E nota-se.

O iPad Air 2 já tem 2 Gb, não percebo porquê, se o iOS não precisa disso para nada, o 6s vai ter 2 Gb quase de certeza absoluta, por isso estranho muito que se defenda tão aguerridamente a Apple por ter lançado um telefone de 700€ para cima apenas com 1 Gb de RAM. O que vale é que dentro de 1 ou 2 anos ainda é capaz de haver gente que dá 650€ por ele com o ecrã rachado, por isso o problema está quase resolvido. [:cool:]

Tal como já disse: Não tem a ver com o sistema, tem a ver com as aplicações.
O tipo de utilização de um iPad é diferente de um iPhone. Por isso, o tipo de
requisitos de hardware são diferentes.

E o custo aqui é a questão fundamental. Se estivermos a falar de um 5c, o telefone de gama média (mesmo assim caríssimo), ainda assim aceito perfeitamente que tenha 1Gb de RAM. O que não aceito é que o topo de gama, que custa o dobro, continue a ter 1 Gb de RAM.

Por isso, Nuno156, tem lá é calma e espera pelo 6s, que vai ser muito melhor compra do que o 6 neste momento.
-

Naaaaa... o meu S2 tem 1 GB de RAM, o Android ainda é o 2.3.3, é um comilão
de memória (muito mais que qualquer iOS), e não são problemas de memória
nem de armazenamento (16GB) que me afligem...
[;)]

Além disso, multitasking é bom... mas se só tiver memória suficiente para
correr uma aplicação de cada vez, num telemóvel não é algo que me aflija...
[;)]

Última edição:
Voltar
Superior