Entretanto esqueci-me de responder, mas aqui vai: basicamente sempre estive como tu, sempre tive gmail, google maps, drive, hangouts, etc). Neste momento da google só tenho o photos, o android wear, play livros e google notícias. E tenho porque a Apple não tem alternativas viáveis que me façam mudar (no caso do android wear tem mesmo de ser e o play livros tenho lá livros que comprei...).
De resto é fácil mudar para os produtos nativos; fazem parte do ecossistema e estão optimizados para trabalhar na máquina. Até no drive decidi pagar 0,99€ por mês e ter 50 gb no iCloud, mantendo todos os meus documentos no ecossistema apple e à distância de um clique, e sempre disponíveis automaticamente.
Em relação ao iPhone, e se puderes, cria um ecossistema. O iPhone é um bom telemóvel, obviamente, mas esquece aquelas coisas do "tem a melhor bateria", "tem o melhor ecrã", "tem a melhor câmera", etc. O iPhone é um bom telemóvel no geral, à frente da concorrência nalguns campos, atrás noutros;
mas o que torna o iPhone uma excelente ferramenta é quando utilizas o iCloud e dispões de todo o teu material ao longo dos vários aparelhos e sem precisares de fazer nada. Tiras uma foto, passado uma hora abres o mac e está tudo lá; tiras uma foto, partilhas com a família, eles abrem o mac e está lá; gravas todos os documentos no mac/ipad, abres a app no iPhone e está tudo lá; atendes chamadas no mac; fazes chamadas do mac; trocas ficheiros entre os aparelhos, recebes sms e envias do mac; quando aproveitas TUDO isto, o teu iPhone passa de ser um bom telemóvel para uma excelente ferramenta de trabalho/lazer.
Se é para não aproveitares todas estas potencialidades até te diria, compra um Nexus 5x por metade do preço e ficas "melhor" servido, já que já tens todas as apps que normalmente usas optimizadas e actualizadas directamente pela google.
É verdade que também podes criar um ecossistema windows ou google, mas pessoalmente creio que cada um deles falha nisto: o WP tem excelentes terminais, fluidos, e baratos, com todo o know how da microsoft a nível de ferramentas empresariais; o problema é mesmo a nível de pc, onde o mais provável é que tenhas de comprar algo realmente muito potente para poder sobreviver às já conhecidas inúmeras actualizações da marca, além da tralha que as marcas põem lá; a nível google a linha nexus oferece toda a garantia de qualidade e actualizações, mas a nível de pc´s não é credível. Não existem chromebooks que consigam rivalizar tanto com a microsoft como com a apple. Ou seja, ficas "coxo" sempre de um lado.
No caso da apple, se tiveres um iPhone e um mac poderás aproveitar ao máximo, e durante alguns anos, uma performance de qualidade aliada a um ecossistema em rede, onde terás tudo ao teu dispor sem praticamente precisares de instalar nada para além do que a marca coloca nas máquinas. [

]