Tópico da Apple

Vejo que continuas sem compreender o que eu estou a dizer...
Não estou a tapar nenhum Sol (nem com nem sem peneira).

Estou a dizer que:
— Pifar um carregador é azar.
— Pifarem dois carregadores (em tão pouco tempo) é um padrão, não é um azar.

Eu tenho 2 carregadores (comprados na Apple online) ligados 24/7 nos mesmos 3 anos. Nenhum pifou.
Tu tiveste, em média, 1,5 anos cada um ligado à corrente, e pifaram ambos.
Não é normal.
Muito menos é azar (azar seria pifar 1 nas mesmas circunstâncias).

Tens duas hipóteses:
1. continuas como se nada fosse, como se fossem casos isolados independentes um do outro, e rezas para que não volte a acontecer.
2. assumes que algo possa estar errado com a tua instalação eléctrica (até pode ser um equipamento que tens em casa a causar esses picos de tensão), e tomas medidas preventivas.

A decisão é tua.

Eu estou-me a borrifar se é problema da Apple, ou se é problema da tua instalação eléctrica. Não é um problema meu.
Estou num fórum, li relatos de problemas, estou a tentar ajudar a evitar que os problemas se repitam. Ponto.
Se, na tua opinião, o que eu estou a fazer é tentar tapar o Sol com uma peneira, é para o lado que eu durmo melhor.

Continuas é sem explicar porque é que cá em casa só os carregadores da Apple pifam...

Continuas é sem explicar porque é que cá em casa só os carregadores da Apple pifam...

Ou isso, ou leste na diagonal...

Nem todos os tipos de equipamentos têm a mesma sensibilidade a picos de tensão.
Depende do tipo de transformação que fazem à corrente, e do mecanismo de protecção que têm para proteger o circuito ao qual fornecem a corrente.
Um equipamento com ligação à terra, por exemplo, pode simplesmente redireccionar o pico de corrente para a ligação à terra. Outros queimam intencionalmente para proteger o equipamento que estão a carregar.
(...)

http://www.righto.com/2016/03/counterfeit-macbook-charger-teardown.html

comparison.jpg

EDIT:

Sem ligação à terra:

labeled.jpg

Acabou há praticamente 4 meses.

O que me lixa é que fazendo friamente as contas ainda continuo a achar que o Mac Book air é o rei da portabilidade, preço incluído. Excelente portabilidade, peso, bateria, rapidez, etc. A única coisa que está desactualizada é o ecrã de 1440 mas que para mim não é nenhum requisito essencial. Trabalho esporadicamente com o MacBook Pro da minha mulher e o ecrã retina é superior, obviamente, mas para o uso que dou ao pc (fundamentalmente trabalho de "secretária") não é o requisito que mais me fascina.

Ou seja, se me dessem a escolher um pc até 1500€ escolheria um MacBook Air. Agora pôr os 1500€ do meu bolso, não sei se neste momento os conseguiria dar...

Fogo, por 4 meses é mesmo azar [s)]

Pois, o que está a bold é mesmo uma dúvida que eu também tenho.

Também não leste a parte em que ambos são originais, um que veio com o computador, e o outro que comprei por 89€ na Fnac. E ainda por cima não encontro a factura... [8b][8b]

Fogo, por 4 meses é mesmo azar [s)]

Pois, o que está a bold é mesmo uma dúvida que eu também tenho.

A minha questão tem mesmo a ver com "sair de um avariado para me meter noutro igual". Porque um bom pc Windows é o mesmo preço ou mais caro. E quando comprar outro pc (espero que daqui a alguns anos) será sempre um pc a rondar estes valores. Já tive demasiadas más experiências com pcs e telemóveis muito baratos. [;)]

Na minha terra entre coisas semelhantes se uma avaria 2 vezes e as outras não então o problema é dessa coisa.

A tua terra não tem matemática nem estatística...

Se entre 4 coisas iguais, 2 avariam num mesmo local, e as outras duas em locais diferentes durante o dobro do tempo não avariam, o problema está no local, e não nas coisas iguais.
Coisas semelhantes não entram para as estatísticas. Semelhança significa que é diferente. Se é diferente, não podes inferir que os resultados sejam comparáveis.

Voltando ao tema...

NOTA ADICIONAL:
Os carregadores vêem com dois adaptadores.
Um adaptador de "parede" (ligação directa à tomada), e um adaptador de "extensão" (cabo comprido).

O adaptador de "parede" fornecido para tomadas "europeias" não tem ligação à terra (dois pinos apenas).
Já o adaptador de "extensão" tem ligação à terra.

Se o carregador estiver ligado com adaptador de "parede", não pode descarregar os picos de tensão para a terra, pelo que sobra a protecção de "queimar" intencionalmente, de modo a proteger o equipamento ao qual está ligado.
Usando o cabo de extensão, ainda tem a alternativa de tentar desviar os picos de corrente para a terra, para também se tentar proteger.

Se usarem tomadas de protecção de picos de tensão, devem sempre ligar a tomadas com terra, caso contrário não têm a protecção desejável.
Se não tiverem tomadas com terra... usem uma protecção apropriada para esse tipo de tomadas.

Exemplo:
http://www.zerosurge.com/older-homes-and-buildings/

Também não leste a parte em que ambos são originais, um que veio com o computador, e o outro que comprei por 89€ na Fnac. E ainda por cima não encontro a factura... [8b][8b]

Li.
Aparentemente, tu é que não leste a parte em que eu tenho 2 iguais aos teus 2, a funcionar 24/7 há 3 anos (os 2 há 3 anos, encomendei o extra junto com o computador).
Estão sempre, e permanentemente, ligados à corrente (desligo apenas o cabo do computador, os carregadores continuam ligados à corrente), há 3 anos non-stop.

A tua terra não tem matemática nem estatística...

Se entre 4 coisas iguais, 2 avariam num mesmo local, e as outras duas em locais diferentes durante o dobro do tempo não avariam, o problema está no local, e não nas coisas iguais.
Coisas semelhantes não entram para as estatísticas. Semelhança significa que é diferente. Se é diferente, não podes inferir que os resultados sejam comparáveis.

Voltando ao tema...

NOTA ADICIONAL:
Os carregadores vêem com dois adaptadores.
Um adaptador de "parede" (ligação directa à tomada), e um adaptador de "extensão" (cabo comprido).

O adaptador de "parede" fornecido para tomadas "europeias" não tem ligação à terra (dois pinos apenas).
Já o adaptador de "extensão" tem ligação à terra.

Se o carregador estiver ligado com adaptador de "parede", não pode descarregar os picos de tensão para a terra, pelo que sobra a protecção de "queimar" intencionalmente, de modo a proteger o equipamento ao qual está ligado.
Usando o cabo de extensão, ainda tem a alternativa de tentar desviar os picos de corrente para a terra, para também se tentar proteger.

Se usarem tomadas de protecção de picos de tensão, devem sempre ligar a tomadas com terra, caso contrário não têm a protecção desejável.
Se não tiverem tomadas com terra... usem uma protecção apropriada para esse tipo de tomadas.

Exemplo:
http://www.zerosurge.com/older-homes-and-buildings/

Miúdo! Se um produto avaria 100% das vezes com uso normal, tendo em conta que mais nenhum equipamento foi danificado nas mesmas circunstâncias então o problema não é das circunstâncias, neste caso a instalação eléctrica. Chega para estatística?

Miúdo! Se um produto avaria 100% das vezes com uso normal, tendo em conta que mais nenhum equipamento foi danificado nas mesmas circunstâncias então o problema não é das circunstâncias, neste caso a instalação eléctrica. Chega para estatística?

É possível determinar quais os números mais prováveis de sair numa lotaria com base em estatística.
O que tu estás a dizer é que faz sentido usar a estatística dos concursos do TOTOLOTO para inferir a probabilidade de saída de números no EUROMILHÕES.
[:)] [:)] [:)]

São eventos estatísticos não relacionáveis.

Jovem, são produtos diferentes, ainda que para um leigo possam parecer iguais.

Por exemplo, podes ter um prédio, o mesmo pico de tensão para o prédio todo, e pifa apenas o televisor do Sr. João do 5º esquerdo.

Se tiveres 300 carregadores de treta, e um original, todos ligados à mesma tomada, pode muito bem pifar apenas o original.
E AINDA BEM!!!

O que preferes?
Que o carregador pife, ou que pife o equipamento que ele carrega?

Eu prefiro que pife o carregador.

Um bom carregador é o que impede que um pico de tensão chegue ao equipamento, mesmo que isso signifique pifar o carregador.
Um mau carregador deixa que o pico de tensão chegue ao equipamento, mesmo que o carregador continue a funcionar.

Como já disse:
Tudo depende dos equipamentos. Há uns mais sensíveis, e outros menos sensíveis. Há equipamentos que toleram bem se receberem 24V em lugar dos 12V que deveriam receber (por exemplo), e há outros que queimam se receberem 13V em lugar de 12V. Se um carregador prefere pifar em lugar de fornecer 13V, e outro prefere deixar passar até 24V antes de pifar, não são comparáveis em termos estatísticos. Por mais que tu julgues que devam ser.

Por mim, como já disse, até podem comprar carregadores de treta do EBAY ou da AMAZON.
Devem é estar conscientes que, se algo correr mal, em lugar de pifar o carregador, pode muito bem pifar o computador.

Cada um sabe de si.
Eu estou apenas a informar.

Não querem ligar patavina, não liguem. Não é o meu dinheiro que estão a torrar. Por mim está óptimo.

Eu prefiro que não pife nada, e quando há alguma coisa que pifa repetidamente então o melhor é trocar por outra melhor, ou menos sensível, vá, e ainda por cima sem razão aparente para tal. Mas até dou o benefício da dúvida e a Apple, sendo americana, adaptou os carregadores à realidade das instalações eléctricas americanas que às tantas quando têm picos têm picos à séria. "À primeira toda a gente cai, à segunda só cai quem quer".

Última edição:
Eu prefiro que não pife nada, e quando há alguma coisa que pifa repetidamente então o melhor é trocar por outra melhor, ou menos sensível, vá, e ainda por cima sem razão aparente para tal. Mas até dou o benefício da dúvida e a Apple, sendo americana, adaptou os carregadores à realidade das instalações eléctricas americanas que às tantas quando têm picos têm picos à séria. "À primeira toda a gente cai, à segunda só cai quem quer".

Tirando o pessoal que vende, acho que ninguém quer que pife o que quer que seja.

No entanto, entre pifar algo de 100€ para proteger algo de 3000€, prefiro que pifem os 100€.
Do mesmo modo, prefiro gastar 100€ que protejam os 3000€, do que gastar 50€ em algo que não protege os 3000€.
Tal como prefiro pagar 50€ a mais por um conjunto de tomadas de protecção, e proteger os 100€ e os 3000€, e todos os outros € ligados à extensão com protecção de picos.

http://www.fnac.pt/Lorenz-Bell-Supr...leta-protectora-Regua-Alimentacao-UPS/a747022

Quanto ao resto, apenas pensas que estás a trocar por uma coisa "menos sensível". A "maior sensibilidade" é importante, é o que evita problemas maiores. O facto de teres um carregador "menos sensível" (mais tolerante) é a solução barata que sai muito mais cara, porque tem o potencial de dar cabo do equipamento. E a Apple não adaptou nada à realidade americana. Não há nenhuma diferença no campo das tolerâncias entre corrente 110V@60Hz e 220V@50Hz. A tolerância/sensibilidade que interessa é na corrente passada para o dispositivo (computador).

Relativamente aos carregadores da Apple, são um cancro estão sempre a avariar.

Eu não tenho nenhum dispositivo Apple, mas bastantes familiares e amigos tem, e só o que eles gastam em carregadores é uma coisa assombrosa.

[:)][:)][:)][:)] oh my god

eu tenho iPhones desde 2008, tenho mais de 10 carregadores e NUNCA nenhum avariou. Guess what, compro tudo nas Apple Stores - nas físicas ou na online.

e tenho uma casa com uma instalação eléctrica em condições, claro.

8 anos, Zero falhas.

Última edição:
Já tinha saudades deste clássico do tópico da Apple em que alguém se queixa de um problema e acaba enxovalhado porque, na verdade o problema não existe ou se existe foi criado pela própria pessoa porque não sabe utilizar o equipamento ou desconhece os bons princípios de segurança para utilizar o equipamento Apple de forma correcta.

[:D]

Última edição:
Andam aos pontapés com os carregadores.

Carrego o meu 6s com o carregador/cabo que era do iphone 5 que tive, ja la vao 3 anos e qualquer coisa e sem problemas.

Em casa uso o carregador/cabo do iphone 6 que tive, está praticamente novo.

Os do 6s, tudo dentro da caixa, selados ainda.

Voltar
Superior