Tópico da Apple

Recomendo vivamente. O ecrã 4k é muito bom, a autonomia também, todo feito de alumínio, já vem com o Kaby Lake, muito boa performance. O formato bezeless permite um ecrã de 13.9" num chassis de 13". O feedback das teclas é bom e o touchpad também.

Só tenho 2 críticas: o ecrã 16:9 (o melhor formato de ecrã num portátil é sem dúvida 16:10 ou 3:2) e a colocação horrível da tecla shift à direita, que espero bem habituar-me.

E
que tal foi regressar do Mac OX para windows? Sinceramente há anos que não mexo em máquinas windows, acho que vai ser tão doloroso como foi de Windows para Mac.

E
que tal foi regressar do Mac OX para windows? Sinceramente há anos que não mexo em máquinas windows, acho que vai ser tão doloroso como foi de Windows para Mac.

Eu nunca deixei completamente o Windows, tenho um Surface 3.

Para já sinto falta apenas do iMovie, da facilidade em fazer um recorte do ecrã para um ficheiro (o clipping tool do Windows leva mais uns passos).

O Windows 10 e o OSX já não estão tão longe como costumavam estar...

1500€ por um Mac?
Sinceramente.....Não vale esse dinheiro! Nem de perto nem de longe
1000/1100€ no máximo 1200
Por 1100€ ou 1200 arranja-se um excelente portátil

Para teres um portátil com o mesmo nível de um mac gastas o mesmo dinheiro. E não estou a falar só das specs, isso se for preciso encontras um de 800€. Materiais de construção, bateria e ecrã.

Agora, que a Apple se tem descuidado na inovação nos últimos anos (desde que Jobs morreu), disso não tenho quaisquer dúvidas. Nalguns casos, até segue o caminho errado.

Para teres um portátil com o mesmo nível de um mac gastas o mesmo dinheiro. E não estou a falar só das specs, isso se for preciso encontras um de 800€. Materiais de construção, bateria e ecrã.

Agora, que a Apple se tem descuidado na inovação nos últimos anos (desde que Jobs morreu), disso não tenho quaisquer dúvidas. Nalguns casos, até segue o caminho errado.
Já foi assim. Agora não. Infelizmente.

Tópico da Apple

Para quando novos IPads?

Em principio ainda este mês vai ser anunciado um iPad Pro 10,5" com as mesmas dimensões físicas do atual Pro 9,7".

Ou seja, menos bezels.

Vai também ter uma resolução igual à do iPad Pro 12,9", ou seja, mais ppis.

Vai ter os mesmos 326 ppis do iPad Mini 2/3/4.

Salvo erro vai ter exatamente o dobro da área do iPad mini, tal como o iPad Pro 12,9" tem a área de dois iPads Pro 9,7".

Isto são rumores muito prováveis.

Fala-se também de updates ligeiros no Pro 12,9" e passagem do iPad mini a Pro com ecrã melhor (embora mantendo dimensões e resolução), melhor câmara e specs, mas este update ao mini não é tão certo.

Edit:

Tens aqui info sobre isso:

https://www.macrumors.com/roundup/ipad-pro/

https://www.youtube.com/watch?v=Lc3HVi5zZnA

Última edição:
Um nova aplicação para consulta de preços de combustíveis para iOS

AppStore: https://appsto.re/pt/PFN7hb.i
Site: https://tugasapp.me

dAXsz9f.png
zVXQWxZ.png

Eu nunca deixei completamente o Windows, tenho um Surface 3.

Para já sinto falta apenas do iMovie, da facilidade em fazer um recorte do ecrã para um ficheiro (o clipping tool do Windows leva mais uns passos).

O Windows 10 e o OSX já não estão tão longe como costumavam estar...

Já eu convivo todos os dias com Windows 10 (e mais antigos) e continuo a preferir usar o Ubuntu 14.04 LTS que tenho instalado em casa num velhinho LG E500, usando-o para consumo (net, multimédia, pdf) e esporadicamente produzir conteúdos em Libreoffice.

Já gostei mais do OS X do que agora. Os argumentos são cada vez menos para valer o que pedem pelos Macs.

PS: Podia estar a usar o 16.04 LTS, mas o tempo não é muito e o 14.04 serve-me.

Já foi assim. Agora não. Infelizmente.

O problema é mesmo o preço. Se os MacBook Pro actuais custassem menos 25% desapareciam metade das críticas que lhes fazem. Até porque continuam a ser peças de engenharia brutais. Experimentem pegar num daqueles supostos competidores que custa metade do preço de um MacBook Pro e verão que têm sempre compromissos. Se não for menos autonomia, será pior qualidade de imagem (e não me refiro a resoluções), ou ventoinhas barulhentas, ou um chassis mais fraco, ou um trackpad inútil, ou um leitor de impressões digitais pouco confiável, ou mesmo tudo isso junto.
Mas lá está, os preços dos MB Pro actuais são proibitivos e a maioria das pessoas aceita de bom grado um compromisso se poupar 500 ou mais euros. E com razão.

Já eu convivo todos os dias com Windows 10 (e mais antigos) e continuo a preferir usar o Ubuntu 14.04 LTS que tenho instalado em casa num velhinho LG E500, usando-o para consumo (net, multimédia, pdf) e esporadicamente produzir conteúdos em Libreoffice.

Já gostei mais do OS X do que agora. Os argumentos são cada vez menos para valer o que pedem pelos Macs.

PS: Podia estar a usar o 16.04 LTS, mas o tempo não é muito e o 14.04 serve-me.

Já usei Ubuntu vários anos e adorava (Compiz, por aquilo a funcionar com 2 monitores, desktops virtuais, o cubo, os efeitos das janelas [:D]), mas como preciso bastante do MS Office a compatibilidade era um problema, e mesmo com o Crossover e afins havia sempre algo que não funcionava.

O OSX foi uma lufada de ar fresco, um sistema *NIX, efeitos visuais, etc, etc, e compatibilidade com MS Office.

O Snow Leopard foi o píncaro, aquilo era mesmo à prova de bala.

Depois com a palhaçada de lançar um novo SO, com uma nova versão do kernel Darwin todos os anos que quebrava compatibilidades e introduzia novos bugs antes dos do ano passado estarem corrigidos, foi um grande tiro no pé, e já o disse aqui muitas vezes. E normalmente notava-se isso nas máquinas mais antigas, acompanhado de uma perda de performance significativa.

E ultimamente era isso que me enervava sumamente no OS X.

O problema é mesmo o preço. Se os MacBook Pro actuais custassem menos 25% desapareciam metade das críticas que lhes fazem. Até porque continuam a ser peças de engenharia brutais. Experimentem pegar num daqueles supostos competidores que custa metade do preço de um MacBook Pro e verão que têm sempre compromissos. Se não for menos autonomia, será pior qualidade de imagem (e não me refiro a resoluções), ou ventoinhas barulhentas, ou um chassis mais fraco, ou um trackpad inútil, ou um leitor de impressões digitais pouco confiável, ou mesmo tudo isso junto.
Mas lá está, os preços dos MB Pro actuais são proibitivos e a maioria das pessoas aceita de bom grado um compromisso se poupar 500 ou mais euros. E com razão.

Sim, neste momento são completamente disparatados. Aqui há uns anos comprava-se o MBP de 15" por 1700€. Depois era acrescentar opções, se necessário.

O problema é que agora nem é preciso fazer grandes compromissos.
Como disse, este Lenovo é inteiramente construído em alumínio, tem um ecrã 4K 13,9" de elevadíssima qualidade, um teclado e um touchpad que pouco ficam a dever ao Mac, bateria de 78 Wh, Kaby lake 7500U de 15W, 16 Gb RAM (DDR4), 512 Gb de SSD PCIe, excelente qualidade de som, 2 portas USB-C e uma USB 3.1 normal (aleluia). Não tem grandes compromissos de hardware que se veja, a não ser o formato do ecrã, que também só a Microsoft parece usar algo fora do ubíquo 16:9.

Para configurar um MBP 13" equivalente, considerando a versão BASE sem touch bar, fica a 2590€. Por um portátil de 13" com uma gráfica integrada! O Lenovo fica a 1670... OK, não tem Thunderbolt 3 (quantos usam aqui periféricos thunderbolt?), mas tem USB-C, ecrã com mais resolução, um mecanismo extremamente sofisticado e elegante nas dobradiças, touch screen e conversão para tablet.

É que não há justificação.

Uma das críticas por acaso é do decréscimo em autonomia dos novos MBP.

Além disso, para mim, a falta de pelo menos 1 porta USB-A e SD é algo imperdoável num computador que se diz "Pro".

Neste momento a entrada de gama que são computadores para as massas, os Air, são mais Pro em termos de versatilidade de entradas que os supostos Pro...

Já no MacBook 12" faz-me menos confusão a falta de entradas.

Sim, neste momento são completamente disparatados. Aqui há uns anos comprava-se o MBP de 15" por 1700€. Depois era acrescentar opções, se necessário.

O problema é que agora nem é preciso fazer grandes compromissos.
Como disse, este Lenovo é inteiramente construído em alumínio, tem um ecrã 4K 13,9" de elevadíssima qualidade, um teclado e um touchpad que pouco ficam a dever ao Mac, bateria de 78 Wh, Kaby lake 7500U de 15W, 16 Gb RAM (DDR4), 512 Gb de SSD PCIe, excelente qualidade de som, 2 portas USB-C e uma USB 3.1 normal (aleluia). Não tem grandes compromissos de hardware que se veja, a não ser o formato do ecrã, que também só a Microsoft parece usar algo fora do ubíquo 16:9.

Para configurar um MBP 13" equivalente, considerando a versão BASE sem touch bar, fica a 2590€. Por um portátil de 13" com uma gráfica integrada! O Lenovo fica a 1670... OK, não tem Thunderbolt 3 (quantos usam aqui periféricos thunderbolt?), mas tem USB-C, ecrã com mais resolução, um mecanismo extremamente sofisticado e elegante nas dobradiças, touch screen e conversão para tablet.

É que não há justificação.

Aqui a questão é que a Malta já se habituou que os Macs são caros porque forma subindo de preço e porque já há uma imagem associada.

A Lenovo por seu lado quer ganhar quota e sabe que tem de fazer pela vida.

Se olharmos à tua descrição do portátil em sim e às specs até se pode dizer que não é caro, mas objetivamente aos olhos de muita gente é muito € por um portátil sem uma maçã roída.

Por acaso não conhecia esses portáteis e pelo que dizes isso parece muito bom mesmo, as specs são de babar, mas por exemplo há verdadeira necessidade de ecrã 4K em 13,9?

Não sei se vale a pena tanto pixel num portátil desse tamanho, nomeadamente se metermos ao barulho questões como performance e autonomia.

Deve estar muito relacionado com o modo tablet onde os nossos olhos estão mais perto do ecrã, but still...

PS: Esse MBP 13" na config base (8/256 GB, CPU base) está até hoje a 15% de desconto, mas ainda assim fica quase nos €1500.

Uma das críticas por acaso é do decréscimo em autonomia dos novos MBP.

Além disso, para mim, a falta de pelo menos 1 porta USB-A e SD é algo imperdoável num computador que se diz "Pro".

Neste momento a entrada de gama que são computadores para as massas, os Air, são mais Pro em termos de versatilidade de entradas que os supostos Pro...

Já no MacBook 12" faz-me menos confusão a falta de entradas.

Aqui a questão é que a Malta já se habituou que os Macs são caros porque forma subindo de preço e porque já há uma imagem associada.

A Lenovo por seu lado quer ganhar quota e sabe que tem de fazer pela vida.

Se olharmos à tua descrição do portátil em sim e às specs até se pode dizer que não é caro, mas objetivamente aos olhos de muita gente é muito € por um portátil sem uma maçã roída.

Por acaso não conhecia esses portáteis e pelo que dizes isso parece muito bom mesmo, as specs são de babar, mas por exemplo há verdadeira necessidade de ecrã 4K em 13,9?

Não sei se vale a pena tanto pixel num portátil desse tamanho, nomeadamente se metermos ao barulho questões como performance e autonomia.

Deve estar muito relacionado com o modo tablet onde os nossos olhos estão mais perto do ecrã, but still...

PS: Esse MBP 13" na config base (8/256 GB, CPU base) está até hoje a 15% de desconto, mas ainda assim fica quase nos €1500.

É fantástico. Notas bem a diferença para um 1080p, do mesmo modo que notas num Mac de um ecrã normal para um retina, é quase o dia e a noite...

Para além disso, o Windows 10 já gere muito bem os ecrãs HiDPI, muito muito melhor que o 8. A gestão do OS X continua a ser tecnicamente a melhor, mas tem um impacto na performance gráfica que não é negligenciável, e isso nota-se bem. O texto em Clear Type da MS tem muito melhor aspecto do que no OSX, onde as fontes ficam sempre um bocado mais desfocadas. É uma questão de preferência.

Quanto à promoção da FNAC, bem, fica mais em conta, claro, mas comprar em 2017 um portátil de 1500€ com um intel i5 da geração passada, 8 Gb de Ram e 256 de disco, sem qualquer possibilidade de upgrade, vou ali e já venho... já no fim de 2013, quando comprei o meu, era curto...

Aliás, fiquei bastante desiludido com a fiabilidade deste Mac. Dei 2300€ pelo menino, a investir nos 16 Gb de RAM e 512 Gb de SSD, a pensar que me ia durar por uns bons anos (e duraria, não fosse este problema agora) e foi o que se viu...

Última edição:
Tópico da Apple

Avant, o teu Yoga não aquece muito? Tenho um colega que comprou um HP Spectre mas foi devolvê-lo ao fim de uma semana porque aquecia demasiado, e trocou por um Yoga 910. Já não o vai trocar mas mesmo assim não anda muito satisfeito porque diz que também este aquece bastante e quando as ventoinhas disparam faz muito barulho. Eu já lhe disse para mandar aquilo de volta porque pode ser um defeito de fabrico.

Avant, o teu Yoga não aquece muito? Tenho um colega que comprou um HP Spectre mas foi devolvê-lo ao fim de uma semana porque aquecia demasiado, e trocou por um Yoga 910. Já não o vai trocar mas mesmo assim não anda muito satisfeito porque diz que também este aquece bastante e quando as ventoinhas disparam faz muito barulho. Eu já lhe disse para mandar aquilo de volta porque pode ser um defeito de fabrico.

Não, não acho. Mas algumas observações - nos primeiros dias o CPU anda muito activo - depois de iniciar o sistema e instalar algumas aplicações, o SO fica a indexar aquilo uns tempos valentes, nada de novo. Nada como o ctrl + alt + del para trazer o gestor de tarefas e ver o que está a gastar o CPU.
Já li qualquer coisa que por vezes um programa qualquer de instalação do wifi fica preso e a gastar CPU. Tem de se desinstalar e deixar o sistema instalar outra vez.

Deve também correr a aplicação de update e instalar o BIOS mais recentes. As ventoinhas ficam mais silenciosas, e tem inclusivamente uma opção no BIOS de "Silent mode" no fan speed ou qualquer coisa que o valha. Eu nem senti necessidade disso, o meu está no balanced.

De qualquer das maneiras, sim acho que as ventoinhas são um bocado mais altas que num Mac, mas sinceramente não acho que sejam incomodativas a esse ponto.
Quanto ao aquecimento, não noto nada de especial, aquece mais por fora que um portátil de plástico, mas isso é de esperar.

Última edição:
Por exemplo, numa utilização normal (refastelado no sofá com o laptop em cima da barriga, e a ver uma série com o olho esquerdo e o FAHO com olho direito - pelo menos para isso um 16:9 é bom[:D])

2yxiryx.jpg

Virtualmente silencioso e não aquece nada de especial.

Aliás, de manhã estive a ver um bocado do Frontier na app do Netflix em 4K (fabuloso) e nem assim se ouviam as ventoinhas ou aquecia.

Já agora, este é um dos primeiros laptops a fazer streaming e display de vídeo 4K praticamente sem esforço, pois os Kaby Lakes e as gráficas integradas HD 6xx têm um set de instruções novas para descodificar sem grande esforço vídeo 4K, e confirmei hoje que é mesmo assim.

Última edição:
O meu portatil de trabalho está sempre com mais de 11GB em uso, 8GB não me chega para um uso confortavel.

Andei a dar uma olhadela ao site da apple, o meu portatil pode ser devolvido por 300€, mas os novos com 16GB de ram soma mais 240€, é demasiado por um laptop.

Estou curioso para ver as vendas, porque se é verdade que tem vendido bem, também é verdade que são vendas para empresas e outras pessoas que fizeram um compasso de espera para os comprar e não têm grandes problemas com estes preços. Esse buffer entretanto já deve ter esgotado e vamos ver como vende.

Acho que vou tentar um apple refurbished para o ano ou assim. Telemovel não me chateia mudar para Android, uso mais serviços da google e o Android a cada nova versão está mais parecido com o iOS de qualquer maneira, mas nos portateis ainda prefiro OSX a windows.

No entanto, parece que o mercado em geral está a mudar a tendência, assumem que tablet e telemoveis chega para a maioria das pessoas, portanto se quer um computador portatil é porque está disposto a pagar por isso, e os preços têm subido em todas as marcas, com a Apple à cabeça.

No mercado educação, a google entrou em força e a apple desceu a facturação anual desse mercado de 7B$ para 3B$.

Última edição:
Não, não acho. Mas algumas observações - nos primeiros dias o CPU anda muito activo - depois de iniciar o sistema e instalar algumas aplicações, o SO fica a indexar aquilo uns tempos valentes, nada de novo. Nada como o ctrl + alt + del para trazer o gestor de tarefas e ver o que está a gastar o CPU.
Já li qualquer coisa que por vezes um programa qualquer de instalação do wifi fica preso e a gastar CPU. Tem de se desinstalar e deixar o sistema instalar outra vez.

Deve também correr a aplicação de update e instalar o BIOS mais recentes. As ventoinhas ficam mais silenciosas, e tem inclusivamente uma opção no BIOS de "Silent mode" no fan speed ou qualquer coisa que o valha. Eu nem senti necessidade disso, o meu está no balanced.

De qualquer das maneiras, sim acho que as ventoinhas são um bocado mais altas que num Mac, mas sinceramente não acho que sejam incomodativas a esse ponto.
Quanto ao aquecimento, não noto nada de especial, aquece mais por fora que um portátil de plástico, mas isso é de esperar.

São
estas coisas que me assustam quando penso regressar ao windows!! [:D]

Eu só quero ligar e usar! A mulher ainda pior!

São
estas coisas que me assustam quando penso regressar ao windows!! [:D]

Eu só quero ligar e usar! A mulher ainda pior!

Não me venhas com tretas. O OSX está na mesma ou ainda pior. O Safari crasha? Tem de se ir apagar um ficheiro escondido não sei onde. O OS X crasha? Coitadinho do menino que se instalou uma coisa que não é da Apple, tem de se ir à linha de comandos ver os kext's, ver como se desinstalam coisas que não são da Apple, blá, blá.

Estou a falar no caso de haver um problema, é tão chato ou difícil resolver no Windows como no OS X.
Este não tem problema nenhum, é ligar e usar, tal como fazia no Mac.

A instalação do Bios e dos updates de software é automática, tal como no Mac.

Em principio ainda este mês vai ser anunciado um iPad Pro 10,5" com as mesmas dimensões físicas do atual Pro 9,7".

Ou seja, menos bezels.

Vai também ter uma resolução igual à do iPad Pro 12,9", ou seja, mais ppis.

Vai ter os mesmos 326 ppis do iPad Mini 2/3/4.

Salvo erro vai ter exatamente o dobro da área do iPad mini, tal como o iPad Pro 12,9" tem a área de dois iPads Pro 9,7".

Isto são rumores muito prováveis.

Fala-se também de updates ligeiros no Pro 12,9" e passagem do iPad mini a Pro com ecrã melhor (embora mantendo dimensões e resolução), melhor câmara e specs, mas este update ao mini não é tão certo.

Edit:

Tens aqui info sobre isso:

https://www.macrumors.com/roundup/ipad-pro/

https://www.youtube.com/watch?v=Lc3HVi5zZnA

Obrigado!

Tenho um BQ de 10'' com 4 anos que já deu o que tinha a dar e um iPad é um forte candidato, mas sem falar nos Pro, já há uns bons anos que não vejo a Apple a atualizar o Air e o Mini.

Voltar
Superior