Tópico da Apple

Tinha quase por certa a compra de 2 ipad mini dos novos, mas entre estes novos de 64Gb a 469 euros cada um, e o Ipad simples de 128gb a 459, fico na dúvida. É mais ecran e mais armazenamento por menos dinheiro... A diferença do A10 Fusion para p A12, para o que é, não é relevante.

Pois, sem dúvida que dá que pensar.

Eu também tinha intenção de trocar o meu mini4 por este novo mini, mas por este preço não sei se o vou fazer. Por enquanto vou manter o que tenho e ficar quieto [:D]

Novo iPad Mini mas com o corpo antigo... [:vm)]

Idealmente era meter um ecrã maior no mesmo corpo, mas eles guardam isso para os modelos high end.

Se não tens esse form factor e Face ID no novo iPad Air claro que não vais ter isso no mini.

Além disso apesar de ser um design datado continua a ser super fino e leve, continua a ter um ecrã de topo etc.

Percebo a tua opinião, mas objetivamente estes novos iPads parecem-me bons combos e oferecem bastante por “pouco”.

Quando digo pouco estou a comparar com os iPhones e MacBooks que IMHO já são mais difíceis de recomendar por terem uma pior relação custo/benefício.

Tinha quase por certa a compra de 2 ipad mini dos novos, mas entre estes novos de 64Gb a 469 euros cada um, e o Ipad simples de 128gb a 459, fico na dúvida. É mais ecran e mais armazenamento por menos dinheiro... A diferença do A10 Fusion para p A12, para o que é, não é relevante.

Depois de ter tido um mini 2 e agora ter um 6th gen 9,7” sou o primeiro a dizer que as 9,7” fazem a diferença e olho para o mini (que ficou para a Maria) e acho super pequeno.

Claro que para levar para fora de casa é mais portátil e também bem mais leve.

No entanto a médio prazo o chip A12 pode fazer a diferença, além de que dará uma maior longevidade em termos de suporte de iOS.

Outra coisa, este A12 nestes iPads terá quase de certeza 4 GB de RAM enquanto o 9,7” tem só 2 GB.

Outra diferença que a médio prazo poderá fazer a diferença.

Por fim o iPad mini 4/5 tem um ecrã laminado e com melhores cores que o iPad 9,7”.

Somos todos diferentes, mas para mim até 32 GB chegam e sobram (tenho 20 GB livres no meu) e o SoC é super importante a todos os níveis.

O cliente da Apple procura qualidade e inovação, não chassis reciclados com 7 anos, apenas mais um triste capitulo deste CEO que aos poucos vai definhando a herança de Jobs...:sh)

O USB-C tem vantagens face ao Lightning, se não tivesse porque razão a Apple abandonaria o Lightning neste último iPad Pro ?

É que o USB-C não tem nenhum vantagem em termos de receita para eles, aliás é o contrário, perdem receita (potencial).

Lightning não permite fazer mirror de um ecrã 5K como USB-C (e este iPad permite isso) e não permite as velocidades de carregamento e transferência de dados que USB-C permite.

Quanto ao iPad ser ou não Pro, depende. Para o meu entender e use case também não acho Pro pois o iOS tem várias limitações, mas para muitos profissionais acredita que pode ser Pro.

Não precisas de ver o vídeo todo (é quase meia hora...) mas olha aqui um exemplo de Pros a usarem o iPad Pro atual para trabalho profissional.

Pesquisa também sobre o Luma Fusion que é um editor de vídeo profissional para iOS que permite editar vídeo 4K na boa com um destes atuais iPads, tal é o poderio do chip A12X. Olha aqui e aqui este tipo a editar vídeo a sério num iPad Pro.

Mas claro que apesar disto o iPad acaba sempre de ter de ser limitado em termos de SO pois caso contrário poderia roubar vendas (ou mais vendas...) aos MacBooks. Podemos não gostar é certo e não estou a desculpar, mas há uma razão para tal, e a razão é a mesma de smp, business...

O mesmo para a Touch Bar. Também acho gimmick, mas há quem lhe dê um uso bem interessante, em programas creativos como Photoshop, criação/edição de vídeo e audio. Agora não encontro mas há uns tempos vi um vídeo de um tipo a usar e bem a TB.

Concordo a 200% com tudo o que dizes sobre os atuais MBP, a falta de um verdadeiro Mac Pro (é uma anedota terem lançado um modelo há mais de 5 anos e não o terem atualizado*...) tal como concordo com o Nuno156 em que a TB deveria ser opcional.

Se há quem goste da TB e quer boa, mas se eu quero um MBP 15" ou um MBP 13" sem ser o base dual core (só o modelo c/ TB é quad core e tem chips 8th gen em vez de 7th) não tenho de ser obrigado a pagar por uma TB que não só não preciso como não gosto.

Aliás apesar de gostar bastante de macOS, por várias razões como as que referes (além dos portáteis serem caros), não sinto vontade nenhuma de fazer upgrade para um destes atuais com teclados problemáticos e sem entradas SD e USB-A.

É particularmente ridículo nem à 3ª geração do teclado resolverem de vez o problema, tens tb toda a razão...

* De notar que há uma razão pela qual nunca chegaram a lançar um único spec update ao Mac Pro e essa razão é o computador ter sido mal pensado em termos de cooling. Aquela ideia apesar de teoricamente bem conseguida na prática tem limitações quando se chega a um ter determinado work load, portanto não havia margem para lá meter CPUs e GPUs mais capazes e portanto não havia forma de lançar updates.

Um autêntico flop é um facto, e como se não chegasse nem chegaram a baixar preços pelo caminho, ainda hoje estão à venda pelos mesmos PVPs de há mais de 5 anos :sh)

Eu tenho um Ipad Pro e potência não lhe falta para ser realmente Pro.

No meu caso não foi comprado para substituir o computador, foi comprado numa perspectiva de "acabar" com o papel na minha vida e ter um aparelho onde posso fazer anotações em PDF e ver projectos em qualquer lado com rapidez.

No entanto para ser verdadeiramente Pro, e substituir um computador de vez para quem consegue trabalhar com ecrãs tão pequenos, acho que falta apenas melhorar o sistema de modo a que se possa transferir por cabo ou de um disco rigido todos os tipos de ficheiros e guardar esse ficheiros.

Para quem só use word, excell, mails, edição de PDFs, etc...acho que um Ipad Pro com um teclado, substitui na boa um computador, no meu caso trabalho muitas vezes com Autocad pelo que não consigo usar computadores com ecrãs tão pequenos, mas já tenho usado o Ipad para mostrar ao pessoal os projectos e o que fazerem, claro para isso não é preciso um Ipad versãp Pro, mas face ao meu antigo Ipad a velocidade e "facilidade" com que ele carrega projectos mais pesados é impressionante.

Não se trata de ter potência. Trata-se de serem limitados pelo Form Factor e pelo software que lá corre atrás. É bom para fazer uma tarefa A (seja processar um video 4k sem grandes efeitos ou alterações [para isso precisas de software a sério]), ou B (seja para corrigir algumas coisas simples numa foto) ou C (ou usar uma aplicação de desenho). Não consegues combinar vários usos como um Surface Pro (embora estes também tenham falhas graves a meu ver), sendo o maior a ausência de um multitask verdadeiro.

Basicamente é como ter um Fiat Punto Abarth com engine swap de ferrari e só poder circular em Lisboa. É desconfortável, é limitativo, apesar de dar um speed do caraças a chegar ao semáforo seguinte. Trabalho com profissionais de diversas áreas e não vejo ninguém a editar vídeos ou trabalho a sério em iPad, nem tãmpouco a fazer transferências massivas de ficheiros. Antes pelo contrário, anda tudo à caça de Mac Pros (4.1 e 5.1 com daughterboard dual socket) ou de workstations Windows. Se adicionarmos o factor custo, por pouco mais dinheiro arranja-se bons PCs e até Macbooks de entrada de gama que são mais versáteis. Ainda no outro dia me aconteceu uma coisa engraçada, fui com um colega para um reunião, eu levei o canivete suiço (PC) e ele o iPad Pro com teclado. No fim da reunião pediu-me para lhe enviar as minhas notas escritas no OneNote porque o iPad dele a dada altura entrou em suspensão, a app das notas crashou e não guardou nada porque não estava ligado ao Wifi a sincronizar com um serviço de cloud qualquer.

A única coisa que vi quando a Apple lançou o USB-C era um caminho na direcção certa, de que os iPhones lançados a seguir iriam seguir a tendência da stadardização dos conectores. Até os fabricnates automóveis já o fazem (exemplo: Novo Classe A já vem com USB-C). Neste momento já não vejo isso, só vejo desorganização e a dispararem em todas as direcções sem uma linha concisa. Até ao ano passado tinhamos 3 conectores para os dispositivos deles (Lightening, USB-C e aquele magnet dos Macbooks Air). Agora queres o relógio e o cabo tem USB-A numa ponta e o wireless charger na outra. Queres o iPhone e é a mesma palhaçada. Depois compras o fast charge e já tens um cabo usb-c para lightening. Lançaram já no ano passado capacidades wireless charger no iPhone 8 e X e não conseguiram meter um carregador cá fora que explorasse isso. Que trapalhada.

Neste momento as únicas coisas em que vejo valor feitas pela Apple são o AW e os Airpods. E é mais por uma componente aplicacional que outra coisa, efectivamente e do ponto de vista de features eles acertaram e estes dispositivos funcionam muito bem em contrapartida com o resto que há no mercado de outros fabricantes. iPhones, iPads, Macs está tudo apenas estranho e desinterligado, enquanto que mesmo em mundos diferentes (Windows/Android) as coisas estão equilibradas. Actualmente se quero levar o meu Android, o meu tablet, os meus Auriculares, o powerbank e o meu portátil apenas preciso de levar 1 único carregador USB-C. Consigo trocar ficheiros entre todos os dispisitovs e até Windows até me deixa fazer uma mini rede entre todos eles se quiser partilhar um hotspot. A ver se acabam de vez com os conectores e se fica tudo sem fios, ou se se focam apenas num, para ver se a coisa melhora.

Última edição:
O cliente da Apple procura qualidade e inovação, não chassis reciclados com 7 anos, apenas mais um triste capitulo deste CEO que aos poucos vai definhando a herança de Jobs...:sh)

Qual definhar... Então o homem mete à venda um produto feito de sobras, com uma margem de uns 80% de lucro a 469€ com 64gb. [:)]

Quando comprei o meu ipad 2018, sabia que a tecnologia era "antiga" mas pelo menos era "barato". Já este mini é só parvo.

E o mais curioso ainda é que este Mini e o Novo Air, podem usar o pencil, mas não o 2. Tem de ser o 1. (devem ter um armazém de pencil 1 por vender...)
Mais uma vez, no meu ipad 2018, o pencil 2 saiu depois por isso entende-se a limitação, não tem o iman de emparelhar e carregamento. Mas lançar estes dois novos com a mesma limitação ?

Eu percebo perfeitamente o que dizes, mas tens de ver que no fim do dia apenas vendas interessam.

Para muita gente outros tablets não são sequer opção e nos tablets puros e duros ng faz frente à Apple.

Portanto se queres um iPad "barato" não vais olhar aos Pro pois são muito caros.

O design cansado não é problema para muita gente (rapidez, updates, segurança etc. são mais importantes) e bezels algo grandes não são um dealbreaker tão grande como num smartphone.

Também não gosto do Cook, mas objetivamente tem aumentado considerável o valor da empresa até meados do ano passado. Obviamente não é tudo mérito dele (nem de perto) mas enquanto os acionistas tiverem contentes ele continua lá.

Exacto, daí a minha desilusão com esta não novidade. [s)]

Sim eu percebo, trocar um iPad por outro esteticamente igual parece parvo, por mais rápido que seja o novo.

Só por isso ainda bem que há 4 anos e meio comprei um iPad mini 2 pois com o upgrade para o 6th gen senti realmente que estava a mudar para algo diferente, nem que seja pelo tamanho do ecrã (e pelo Touch ID) [:D]

Se na altura tivesse o Air (que só não comprei por custar mais €100 e ser "igual") este upgrade teria parecido muito mais parvo pois o chassis do Air 1 é exatamente o mesmo que o do iPad 5th e 6th gen.

Não se trata de ter potência. Trata-se de serem limitados pelo Form Factor e pelo software que lá corre atrás. É bom para fazer uma tarefa A (seja processar um video 4k sem grandes efeitos ou alterações [para isso precisas de software a sério]), ou B (seja para corrigir algumas coisas simples numa foto) ou C (ou usar uma aplicação de desenho). Não consegues combinar vários usos como um Surface Pro (embora estes também tenham falhas graves a meu ver), sendo o maior a ausência de um multitask verdadeiro.

Basicamente é como ter um Fiat Punto Abarth com engine swap de ferrari e só poder circular em Lisboa. É desconfortável, é limitativo, apesar de dar um speed do caraças a chegar ao semáforo seguinte. Trabalho com profissionais de diversas áreas e não vejo ninguém a editar vídeos ou trabalho a sério em iPad, nem tãmpouco a fazer transferências massivas de ficheiros. Antes pelo contrário, anda tudo à caça de Mac Pros (4.1 e 5.1 com daughterboard dual socket) ou de workstations Windows. Se adicionarmos o factor custo, por pouco mais dinheiro arranja-se bons PCs e até Macbooks de entrada de gama que são mais versáteis. Ainda no outro dia me aconteceu uma coisa engraçada, fui com um colega para um reunião, eu levei o canivete suiço (PC) e ele o iPad Pro com teclado. No fim da reunião pediu-me para lhe enviar as minhas notas escritas no OneNote porque o iPad dele a dada altura entrou em suspensão, a app das notas crashou e não guardou nada porque não estava ligado ao Wifi a sincronizar com um serviço de cloud qualquer.

A única coisa que vi quando a Apple lançou o USB-C era um caminho na direcção certa, de que os iPhones lançados a seguir iriam seguir a tendência da stadardização dos conectores. Até os fabricnates automóveis já o fazem (exemplo: Novo Classe A já vem com USB-C). Neste momento já não vejo isso, só vejo desorganização e a dispararem em todas as direcções sem uma linha concisa. Até ao ano passado tinhamos 3 conectores para os dispositivos deles (Lightening, USB-C e aquele magnet dos Macbooks Air). Agora queres o relógio e o cabo tem USB-A numa ponta e o wireless charger na outra. Queres o iPhone e é a mesma palhaçada. Depois compras o fast charge e já tens um cabo usb-c para lightening. Lançaram já no ano passado capacidades wireless charger no iPhone 8 e X e não conseguiram meter um carregador cá fora que explorasse isso. Que trapalhada.

Neste momento as únicas coisas em que vejo valor feitas pela Apple são o AW e os Airpods. E é mais por uma componente aplicacional que outra coisa, efectivamente e do ponto de vista de features eles acertaram e estes dispositivos funcionam muito bem em contrapartida com o resto que há no mercado de outros fabricantes. iPhones, iPads, Macs está tudo apenas estranho e desinterligado, enquanto que mesmo em mundos diferentes (Windows/Android) as coisas estão equilibradas. Actualmente se quero levar o meu Android, o meu tablet, os meus Auriculares, o powerbank e o meu portátil apenas preciso de levar 1 único carregador USB-C. Consigo trocar ficheiros entre todos os dispisitovs e até Windows até me deixa fazer uma mini rede entre todos eles se quiser partilhar um hotspot. A ver se acabam de vez com os conectores e se fica tudo sem fios, ou se se focam apenas num, para ver se a coisa melhora.

Mantenho o que disse, dá para alguns Pros, não dá para outros. Aliás para mim não daria, de todo, mas isso não signifique que não dê para outros. Apenas e só isso.

Aliás eles não querem que o iPad Pro seja um substitudo de portátil para toda a gente pois caso contrário matariam as vendas dos MacBooks.

O form factor é parecido ao Surface, basta meter-lhe um teclado. Claro que o Surface ganha nas conectividade (smp tem ali um USB-A e DP) e sobretudo no SO que permite fazer muito mais, mas para muita gente um iPad Pro pode servir de substitudo a um portátil Windows.

Nem gosto muito do Surface por razões pessoais, mas se tivesse de escolher entre um qlq iPad e um Surface e não tivesse acesso a mais nenhum computador/tablet claro que escolhia o Surface porque o W10 permite fazer tudo e o iOS obviamente que não (mas felizmente tenho acesso a iOS no 6S e iPad 6th, macOS no MBP e W10 tb no MBP).

A BOLD: Epá ninguém fica indeciso entre um iPad Pro e um Mac Pro 4.1/5.1 [:D][;)]

O ter um PC por muito menos etc. e tal é a conversa do costume de há 10/15 anos, isso nunca teve em questão, mas é missing the point. Portáteis de qualidade para pessoal exigente não são baratos e não podemos comparar preço por preço com montar um torre por x que faz y em benchmarks.

Sim isso tens razão, há alguma fragmentação e é estúpido a Apple vender em simultâneo portáteis só com USB-C e iPhones com USB-A e para carregar o iPhone no Mac tens de comprar um cabo à parte.

Última edição:
Que desastre continuarem a negligenciar o mini assim [s)]

Eu continuo na minha: o mini é o único iPad verdadeiramente portátil e passível de ser usado fora de casa de forma confortável. Cabe num bolso de casaco, cabe num porta-luvas.

E como único iPad verdadeiramente portátil é, para mim, o único iPad que interessa.

Para dentro de portas há opções muito melhores, de seu nome Macbook [:p]

Tópico da Apple

Eu continuo na minha: o mini é o único iPad verdadeiramente portátil e passível de ser usado fora de casa de forma confortável. Cabe num bolso de casaco, cabe num porta-luvas.

E como único iPad verdadeiramente portátil é, para mim, o único iPad que interessa.

Na verdade ocupa um nicho demasiado pequeno, entre os iPhones plus e o iPads de tamanho completo. Eu vejo-lhe utilidade para crianças, apenas, ou para usos muito concretos como por exemplo servir para registar pedidos em restaurantes e coisas assim.

É exactamente essa a minha opinião.

O meu mini4 tem milhares, e milhares, e milhares de kms , e tem sido um companheiro fantástico para o uso que dou e para o que necessito de um device deste género. E já antes tinha tido um mini2 durante um ano. :)

Mas agora, e uma vez que a Apple demorou tanto tempo a colocar cá fora um substituto, esperava mais, bem mais, sobretudo para o preço ridículo que estão a pedir. [8b]

Eh pá, tu até és um tipo que gostas destas coisas, por isso não se percebe que escrevas certas coisas sem ser estares a trollar...

A Apple hoje em dia é uma manta de retalhos, não há inspiração em muitas coisas, os preços são cada vez mais ridículos, etc. Há muito por onde criticar. Mas a juntar ao SD 625 que se mexia melhor do que o A9 da Apple agora é um colega que tem um Ipad que entrou em suspensão e não sincronizou as notas e os aparelhos da Apple que estão desinterligados?!? Mas isso são exemplos minimamente credíveis para alguma coisa? Se formos ver windows com dificuldades em sincronizar... Se falarmos em ligações físicas, obviamente. O resto? Bem, ao que parece até um android e um pc já estão mais interligados do que os aparelhos Apple em si...

Nós podemos criticar mesmo muita coisa, mas a realidade é esta, a Apple é a única gigante tecnológica com um ecossistema próprio que trabalha. Os outros nem o cheiram. Podemos é achar que o preço ou que o ecossistema em si não nos interessa como utilizadores. Agora colocar um android e pc no mesmo saco dos produtos Apple é apenas e só trollar...

Realmente, acusar a Apple de ter os seus dispositivos desinterligados... Se há coisa que funciona muito melhor que em qualquer outro ecossistema é a interligação da Apple. Em que outro sistema se consegue fazer o que se faz na Apple sem a pessoa sequer se lembrar que está ali toda uma "rede" por detrás a trabalhar para si? Eu diariamente atendo chamadas do mac, escrevo notas em qualquer dispositivo e elas ficam logo nos outros, começo um mail num, acabo noutro, troco sms com alguém no mac, saio e continuo a mesma conversa no iphone, não preciso preocupar-me em enviar páginas de browser abertas no iphone porque sei que estarão no mac, quantas vezes busco uma morada no apple maps e depois saio de iphone na mão sem ter que me preocupar em mandar o percurso para lá porque ele vai lá estar, tirar uma photo com o iphone e colá-la de imediato num documento no mac sem andar a mover ficheiros, estar a ouvir uma coisa nos airpods no mac, saír para almoçar e continuar a ouvir no iphone sem ter que andar a desemparelhar e emparelhar de novo, para já não falar na função mais simples de todas, mas que tanto jeito dá, que é o copy/paste entre dispositivos. E tudo isto sem tweaking nenhum, sem preocupação nenhuma.

Fala-se de problemas de interligação de HARDWARE e vens desconversar com o SOFTWARE... se não consegues distinguir a diferença...

Realmente, acusar a Apple de ter os seus dispositivos desinterligados... Se há coisa que funciona muito melhor que em qualquer outro ecossistema é a interligação da Apple. Em que outro sistema se consegue fazer o que se faz na Apple sem a pessoa sequer se lembrar que está ali toda uma "rede" por detrás a trabalhar para si? Eu diariamente atendo chamadas do mac, escrevo notas em qualquer dispositivo e elas ficam logo nos outros https://keep.google.com/ , começo um mail num, acabo noutro https://mail.google.com , troco sms com alguém no mac, saio e continuo a mesma conversa no iphone https://messages.android.com/ , não preciso preocupar-me em enviar páginas de browser abertas no iphone porque sei que estarão no mac https://www.google.com/chrome/ , quantas vezes busco uma morada no apple maps e depois saio de iphone na mão sem ter que me preocupar em mandar o percurso para lá porque ele vai lá estar https://maps.google.com/ , tirar uma photo com o iphone e colá-la de imediato num documento no mac sem andar a mover ficheiros https://photos.google.com , estar a ouvir uma coisa nos airpods no mac, saír para almoçar e continuar a ouvir no iphone sem ter que andar a desemparelhar e emparelhar de novo, para já não falar na função mais simples de todas, mas que tanto jeito dá, que é o copy/paste entre dispositivos. E tudo isto sem tweaking nenhum, sem preocupação nenhuma.

https://www.windowscentral.com/how-use-new-clipboard-windows-10-october-2018-update

https://www.windowscentral.com/site...rd-history-windows-10-october-2018-update.jpg

Realmente, acusar a Apple de ter os seus dispositivos desinterligados... Se há coisa que funciona muito melhor que em qualquer outro ecossistema é a interligação da Apple. Em que outro sistema se consegue fazer o que se faz na Apple sem a pessoa sequer se lembrar que está ali toda uma "rede" por detrás a trabalhar para si? Eu diariamente atendo chamadas do mac, escrevo notas em qualquer dispositivo e elas ficam logo nos outros, começo um mail num, acabo noutro, troco sms com alguém no mac, saio e continuo a mesma conversa no iphone, não preciso preocupar-me em enviar páginas de browser abertas no iphone porque sei que estarão no mac, quantas vezes busco uma morada no apple maps e depois saio de iphone na mão sem ter que me preocupar em mandar o percurso para lá porque ele vai lá estar, tirar uma photo com o iphone e colá-la de imediato num documento no mac sem andar a mover ficheiros, estar a ouvir uma coisa nos airpods no mac, saír para almoçar e continuar a ouvir no iphone sem ter que andar a desemparelhar e emparelhar de novo, para já não falar na função mais simples de todas, mas que tanto jeito dá, que é o copy/paste entre dispositivos. E tudo isto sem tweaking nenhum, sem preocupação nenhuma.

Espera que de seguida vai alguém aparecer e dizer eu não preciso disso para nada, tenho o One drive e o Dropbox que fazem a mesma coisa.

(...) Ainda no outro dia me aconteceu uma coisa engraçada, fui com um colega para um reunião, eu levei o canivete suiço (PC) e ele o iPad Pro com teclado. No fim da reunião pediu-me para lhe enviar as minhas notas escritas no OneNote porque o iPad dele a dada altura entrou em suspensão, a app das notas crashou e não guardou nada porque não estava ligado ao Wifi a sincronizar com um serviço de cloud qualquer.
(...)
iPhones, iPads, Macs está tudo apenas estranho e desinterligado, enquanto que mesmo em mundos diferentes (Windows/Android) as coisas estão equilibradas.
(...)

Claramente, não fazes a menor ideia sobre o que estás a falar.
Aliás, falar em USB-C no meio disto tudo, e particularmente em carregadores USB-C, demonstra precisamente isso.

Estás a usar tecnologia do século XIX e ainda não te apercebeste disso.
Por essa razão ainda consideras como relevante falar de coisas como USB-C e carregadores.

São coisas que fazem sentido para quem usa Windows e Android.
Mas são coisas do século XIX para quem usa Mac, iPhone, iPad, etc.

É de tal modo que, nem te apercebeste que o problema não está no iPad do teu colega.
O iPad dele teve ZERO problemas.
O iOS do iPad dele teve ZERO problemas.
O teu colega teve problemas precisamente por trabalhar em contexto de século XIX com um equipamento do século XXI.

Digo-te mais:
Em Android e em Windows já perdi muito trabalho.
Em ecossistema Apple perdi zerinho.

Até te posso fazer uma demo.
Rebento de propósito com uma aplicação (kill -9), ainda antes de gravar o que quer que seja (até antes de dar nome de ficheiro), e quando volto a abrir a aplicação não só o conteúdo está todo lá, como o cursor está no mesmo sítio onde o deixei.

A verdade é só uma, como já me fartei de dizer, a Apple anda a fazer muita mrd, desde uma barra cócó, uma poia de teclado, o USB-C de caca, uma bosta de FaceID, e o carregamento sem fios de trampa (acho que consegui bastantes sinónimos de esterco).
Mas por mais mrd que faça, tem a melhor solução do mercado.
Enquanto assim for, não tem nada a temer.
E os utilizadores têm que aceitar esta trampa toda porque, apesar de tanta mrd, continua a ser infinitamente melhor que as alternativas.

E nunca ninguém vai perceber patavina do que eu estou para aqui a falar se não mergulhar de cabeça e viver no ecossistema.

Já vens tarde, e faço tudo com aplicações nativas da Google pré instaladas em qualquer Android.

Tu ainda lá nem chegaste, como é que os outros vão tarde?
Seria assim, caso não usasses Windows.
No Windows não tens as aplicações nativas da Google, tens as da Microsoft.

Tu já vens tarde (quando – se – lá chegares), eu faço tudo com aplicações nativas da Apple pré-instaladas em… qualquer Apple device (lap, desk, pad, phone, watch, tv…).
[;)] [:p]

Voltar
Superior