O USB-C tem vantagens face ao Lightning, se não tivesse porque razão a Apple abandonaria o Lightning neste último iPad Pro ?
É que o USB-C não tem nenhum vantagem em termos de receita para eles, aliás é o contrário, perdem receita (potencial).
Lightning não permite fazer mirror de um ecrã 5K como USB-C (e este iPad permite isso) e não permite as velocidades de carregamento e transferência de dados que USB-C permite.
Quanto ao iPad ser ou não Pro, depende. Para o meu entender e use case também não acho Pro pois o iOS tem várias limitações, mas para muitos profissionais acredita que pode ser Pro.
Não precisas de ver o vídeo todo (é quase meia hora...) mas olha
aqui um exemplo de Pros a usarem o iPad Pro atual para trabalho profissional.
Pesquisa também sobre o Luma Fusion que é um editor de vídeo profissional para iOS que permite editar vídeo 4K na boa com um destes atuais iPads, tal é o poderio do chip A12X. Olha
aqui e
aqui este tipo a editar vídeo a sério num iPad Pro.
Mas claro que apesar disto o iPad acaba sempre de ter de ser limitado em termos de SO pois caso contrário poderia roubar vendas (ou mais vendas...) aos MacBooks. Podemos não gostar é certo e não estou a desculpar, mas há uma razão para tal, e a razão é a mesma de smp, business...
O mesmo para a Touch Bar. Também acho gimmick, mas há quem lhe dê um uso bem interessante, em programas creativos como Photoshop, criação/edição de vídeo e audio. Agora não encontro mas há uns tempos vi um vídeo de um tipo a usar e bem a TB.
Concordo a 200% com tudo o que dizes sobre os atuais MBP, a falta de um verdadeiro Mac Pro (é uma anedota terem lançado um modelo há mais de 5 anos e não o terem atualizado*...) tal como concordo com o Nuno156 em que a TB deveria ser opcional.
Se há quem goste da TB e quer boa, mas se eu quero um MBP 15" ou um MBP 13" sem ser o base dual core (só o modelo c/ TB é quad core e tem chips 8th gen em vez de 7th) não tenho de ser obrigado a pagar por uma TB que não só não preciso como não gosto.
Aliás apesar de gostar bastante de macOS, por várias razões como as que referes (além dos portáteis serem caros), não sinto vontade nenhuma de fazer upgrade para um destes atuais com teclados problemáticos e sem entradas SD e USB-A.
É particularmente ridículo nem à 3ª geração do teclado resolverem de vez o problema, tens tb toda a razão...
* De notar que há uma razão pela qual nunca chegaram a lançar um único spec update ao Mac Pro e essa razão é o computador ter sido mal pensado em termos de cooling. Aquela ideia apesar de teoricamente bem conseguida na prática tem limitações quando se chega a um ter determinado work load, portanto não havia margem para lá meter CPUs e GPUs mais capazes e portanto não havia forma de lançar updates.
Um autêntico flop é um facto, e como se não chegasse nem chegaram a baixar preços pelo caminho, ainda hoje estão à venda pelos mesmos PVPs de há mais de 5 anos :sh)