Tópico da Apple

Ao contrario dos telemoveis, que viraram simbolo de status (antes eram os carros, mas agora existe menos dinheiro), é onde o pessoal é mais emotivo a defender a sua dama porque representa mais do que um objecto.

Nos computadores felizmente já passamos essa fase.

O Windows é bom se lhe souberes "aparar" as idiotices ocasionais. Para alguém que não quer perder tempo com m$%rdisses e configurações, sem saber o impacto ou consequências de 90% delas no sistema, o macOS é infinitamente melhor.
Pensem nisto da seguinte forma:
- com macOS andas de bicicleta com um selim confortável, que nunca te vai magoar o rabo, mas as possibilidades de personalização e configuração não são muitas. Para além disso, só podes andar com aquele selim naquela bicicleta, nem que tenhas uma com melhores componentes.
- com Windows andas com um selim XPTO, normalmente confortável que chegue para usar, mas de vez em quando desaparece e andas com o tubo metido no dito cujo. Das primeiras vezes dói, mas eventualmente habituas-te.

Nem por acaso, estou a escrever isto e o Outlook crashou-se todo, até o ecrã do PC ficou preto. Mais uns cm... [:D]

É um pouco por ai, na minha opinião, para um utilizador intermédio, quando tudo funciona, windows ou mac é tudo igual, mas o windows tem uma tendencia maior para "do nada" deixar de funcionar, que normalmente é causado por um update qualquer que o utilizador nem reparou.

A quantidade de problemas nos computadores windows no meus pais, verdade seja dita, diminuiu imenso desde que só eu tenho acesso de admin, e o resto não pode instalar nada. Mas vejo problemas que não vejo no mac, a gráfica (ecrá) fica sempre desconfigurado quando é actulizado, internet wifi também tem de levar um restart, muita coisa que em mac não vejo, está sempre a funcionar.

zWsOmPU.png

Obrigado! realmente no OneNote para MacOS está lá, mas no iPad não, talvez por isso é que não achava.

Tópico da Apple

Usas a versão OSX do Office ou corres o windows em paralelo no OSX?

Eu já tive instalado um office, julgo que era o 2013 mas aquilo era tão mau que apaguei.

Uso Office (na verdade só uso o Excel) para macOS. Funciona quase sempre bem. Até VBA corre. Tem um bug ou outro, mas nada de especial.

A quantidade de problemas nos computadores windows no meus pais, verdade seja dita, diminuiu imenso desde que só eu tenho acesso de admin, e o resto não pode instalar nada. Mas vejo problemas que não vejo no mac, a gráfica (ecrá) fica sempre desconfigurado quando é actulizado, internet wifi também tem de levar um restart, muita coisa que em mac não vejo, está sempre a funcionar.

Estranho seria se não fosse assim. Vais ter sempre mais problemas.

Com a quantidade de hardware que tens para funcionar em Windows vs "meia duzia" de modelos diferentes em MacOS.

Também vejo problemas em Windows ( nos outros ) que nunca me acontecem, mas nem sequer entro por ai.

Hoje usei o apple pay com o relógio numa loja pela primeira vez, realmente funciona porreiro, a caixa do Jumbo é que ficou a olhar para mim com um ar estranho quando pus o relógio ao lado do terminal multibanco. [:D]

Estou a usar associado a um cartão Revolut, essa App também está porreira, agrupa os gastos por tipo de compra e tem mais uma funções que também sou capaz de usar...

Recebi uma mensagem na app novo banco indicando que brevemente vão ter Apple Pay.

Alguém pode adiantar alguma coisa?
Não queria estar a criar mais uma “conta”, neste caso revolut ou algo que o valha.

O pior produto Apple de sempre...

A journalist's wrecked MacBook keyboard tells a terrible story
https://www.zdnet.com/article/is-th...ook-keyboard-youve-ever-seen/#ftag=RSSbaffb68

E a barra cócó, e a falta de conectividade, e a falta do MagSafe, e o barulho das ventoinhas, e o barulho do teclado, e...

Uma valente mrd.
E não tarda nada vou ser obrigado a comprar uma mrd destas, se não desfizerem esta mrd a tempo.

Somos dois. O meu macbook ainda tem aguentado, mas não sei até quando. O meu problema é a vida útil da bateria, que está a começar a dar de si. E não tenho vontade de comprar um dos macbooks atuais, nem tenho vontade de voltar ao windows. [8b] Em última análise ainda invisto é na troca de bateria...

Estranho seria se não fosse assim. Vais ter sempre mais problemas.

Com a quantidade de hardware que tens para funcionar em Windows vs "meia duzia" de modelos diferentes em MacOS.

Também vejo problemas em Windows ( nos outros ) que nunca me acontecem, mas nem sequer entro por ai.

Basta ver os problemas que a malta tem quando tenta montar um hackintosh. Eu desisti, por exemplo e comprei um mac a sério. Mesmo com máquinas virtuais é um castigo.

Dos novos só o preço é mau, o resto é bastante ok, mas não gosto de me alongar nos elogios não vá o teclado deixar de funcionar [:D]...

.. mas em relação ao barulho do teclado, muita gente realmente não sabe teclar, pensam que ainda estão a usar teclados dos anos 70 e batem as teclas com bastante força.

E nos novos macs em que as teclas têm poucas distancia e superfície de contacto dura, aquilo bate forte e é mesmo desagradável, já tive que chamar colegas à atenção durante reuniões.

Last edited:

https://www.zdnet.com/article/is-th...ook-keyboard-youve-ever-seen/#ftag=RSSbaffb68

E a barra cócó, e a falta de conectividade, e a falta do MagSafe, e o barulho das ventoinhas, e o barulho do teclado, e...

Uma valente mrd.
E não tarda nada vou ser obrigado a comprar uma mrd destas, se não desfizerem esta mrd a tempo.

Deve ser por este teclado e uma ou outra coisa mais, que os designers da Apple agora reportam às operações.

https://daringfireball.net/2019/06/jony_ive_leaves_apple

Uma discussão civilizada sobre Windows vs macOS.
A minha alma está parva.
Provavelmente é o armagedão... com 45°C em França, e sem insultos de fan boys, o mundo deve estar prestes a acabar.

Tirando selins metidos no dito cujo, sim, 100% civilizada [:D]

Se calhar ainda só participou gente com mais de 40 anos...

Errado [;)] já tenho é muitos anos de Windows e poucos de mac, e mesmo assim a minha opinião mantém-se.

É um pouco por ai, na minha opinião, para um utilizador intermédio, quando tudo funciona, windows ou mac é tudo igual, mas o windows tem uma tendencia maior para "do nada" deixar de funcionar, que normalmente é causado por um update qualquer que o utilizador nem reparou.

Exacto. A diferença é que o "utilizador intermédio", "power user", whatever, sabe exactamente a que se deve o problema que apareceu no Windows e resolve ou ignora-o.
Dito isto, a verdade é que o 10 é muito mais estável que quaisquer outras edições anteriores. Se lhe for retirada a "gordura" extra (stores, apps xpto, etc) não tem muito por onde falhar, fica quase como um Dacia sem extras. Já fiz experiências com uma versão modificada sem essas gordurinhas todas e fica bem melhor. O problema é que o mac já vem assim d'orige [:D]

You are using it wrong... sim claro.

É como as portas dos carros, podes a bater com força, mas não é suposto o fazeres, quem é o faz normalmente é hábitos de carros antigos.

Teclados é a mesma coisa.

Em ambos os casos é irrelevante, tanto a porta como o teclado deviam continuar a funcionar, mas não é mais correto por isso.

Normalmente a maioria dos danos no teclado nem é por pressão, mas sim ao mínimo detrito.

Mas nem devia responder, porque quem dá uma resposta dessas não está aqui para ter conversas sérias [;)]

Last edited:
Por aqui estou cada vez mais fã do iOS. Lembro-me de há uns anos ter feito uma lista de Prós e Contras na utilização de iOS VS Android. Neste momento já está quase tudo, para o meu uso, disponível em iOS. Até a velocidade no Waze no carplay já apareceu, pasme-se! Ainda assim levo sempre o canivete suisso como segundo telefone (Android).

Quanto ao OSX vs Windows. Eu sou Windows Power user há muitos anos e talvez por isso me custe aceitar e transitar para OSX. Adicionalmente eu gosto de mexer no hardware e sentir o impacto que isso tem no software, algo que é muito limitado no caso do MacOS. Depois há a questão dos atalhos, eu uso imensos atalhos e tenho imensa coisa customizada em Windows. Já está muito mecanizado. Em MacOS é um desatino. Também prefiro a organização de janelas em Windows a MacOS.

Trabalhando em Windows há muitos anos considero que o estado de maturação do SO se encontra em bom nível. Até acho que neste momento a culpa dos problemas que temos é muito por culpa dos fabricantes do que por culpa da MS. A MS queria estandardizar os drivers com vista à maior estabilidade do sistema. Embora isto comece a ser prática comum em alguns fabricantes, não se percebe porque é que alguns continuam a fazer drivers manhosos para coisas mainstream como um GPU intel. É só estúpido e não traz valor acrescentado. Quando os PCs conseguirem ser todos completamente actualizados sem recorrer a drivers proprietários, ou que os fabricantes de comprometam a lançar releases de drivers mesmo para equipamentos mais antigos, então acredito que a estabilidade do SO será tão boa ou melhor que MacOS. Foi como já disseram por aqui, a malta que já está habituada a por vaselina apanha um "probleminha" e na maior parte dos casos é fácil contornar, já parece nato [:D]

Posto isto, e como não quero morrer estupido, tenho um Mac Pro só para ir estando por dentro do que eles andam a fazer e poder ter aquele hardware feeling [:D]

A diferença que noto entre usar Windows e MacOS, é que o MacOS é mais "transparente", isto é, quando trabalho no Mac estou menos consciente de ter um OS por detrás do software que estou a usar, do que quando trabalho com Windows. Isto porque sou mais chamado a meter as mãos no sistema quando trabalho em Windows, seja porque um programa qualquer crasha (cada vez mais raro), seja porque ao ligar o portátil a um monitor grande este de vez em quando não dá conta disso, ou dá conta mas desformata a imagem toda, seja porque às vezes ligo o PC e tenho que esperar um bocado pela instalação de actualizações, e coisas assim. No MacOS raramente tenho que fazer qualquer tipo de coisa que não a utilização pura e simples do software que quero usar.

Uma valente mrd.

Esperemos que façam o mesmo ao Macbook Pro que fizeram ao Mac Pro: olhar para a porcaria que ali estava, por tudo no lixo e começar do zero! [;)]

Dos novos só o preço é mau, o resto é bastante ok, mas não gosto de me alongar nos elogios não vá o teclado deixar de funcionar [:D]...

.. mas em relação ao barulho do teclado, muita gente realmente não sabe teclar, pensam que ainda estão a usar teclados dos anos 70 e batem as teclas com bastante força.

E nos novos macs em que as teclas têm poucas distancia e superfície de contacto dura, aquilo bate forte e é mesmo desagradável, já tive que chamar colegas à atenção durante reuniões.

Então há muita gente que não sabe teclar de certeza... inclusivé malta que sempre teve mac.
O teclado é um falhanço a todo o comprimento, basta ver que até os modelos mais recentes estão abrangidos pela garantia de reparação.

Esperemos que façam o mesmo ao Macbook Pro que fizeram ao Mac Pro: olhar para a porcaria que ali estava, por tudo no lixo e começar do zero! [;)]

Então há muita gente que não sabe teclar de certeza... inclusivé malta que sempre teve mac.
O teclado é um falhanço a todo o comprimento, basta ver que até os modelos mais recentes estão abrangidos pela garantia de reparação.

São tuas coisas diferentes, a fiabilidade do teclado, que não existe muito a acrescentar, é fraca e longe do que a Apple devia oferecer, e outra coisa é o barulho.

Mas depois o barulho, que é algo que pode ser aplicado mesmo aos outros teclados apple, mas nos novos da apple (e certamente nos próximos já corrigidos, porque a distancia de viagem será novamente reduzida), as pessoas, principalmente da geracão dos 40 para cima, tecla com muita força, foi assim que aprenderam e é assim que teclam, é errado, mas pronto, não é o fim do mundo.

O teclado não é barulhento se teclado como deve ser, mas as pessoas teclam como se tivessem a usar uma máquina de escrever, então pois, é super barulhento.

Back