Tópico da Apple

as traduções são geralmente terríveis em qualquer produto, por isso sempre usei tudo (software, sistema operativo, etc) em inglês.

quando a separar o prefixo do resto do número, é prática em todos os países, porque permite melhor identificar números fixos, números móveis, qual é a rede, valor acrescentado, etc

Eu já uso software em inglês desde o DOS 6.0 / Windows 3.1; acho que na altura por causa dum programa qualquer que não instalava/dava erro na versão portuguesa. Tanto em computadores como nos telemóveis, consolas, etc etc etc.

No entanto, em termos de traduções há que dar crédito à Microsoft Portugal. Tivemos software bem traduzido para Português de Portugal mesmo antes de existirem localizações para países bem mais desenvolvidos que o nosso na altura.

Eu já uso software em inglês desde o DOS 6.0 / Windows 3.1; acho que na altura por causa dum programa qualquer que não instalava/dava erro na versão portuguesa. Tanto em computadores como nos telemóveis, consolas, etc etc etc.

No entanto, em termos de traduções há que dar crédito à Microsoft Portugal. Tivemos software bem traduzido para Português de Portugal mesmo antes de existirem localizações para países bem mais desenvolvidos que o nosso na altura.

Hhhmmmm...
Faltam-te uns bons anos para trás...

Eu recordo-me de ver no final dos anos 80 o Word ainda em modo de texto com “help” traduzido para “socorro”, e depois traduzido para “?”. Só muito mais tarde passou para “ajuda”.

Já antes disso (televisores, leitores de VHS, aparelhagens, auto-rádios, etc.) eu só usava menus em inglês. As traduções do software só me vieram dar razão e incentivar para nunca mais usar nada em português. Agora com o AO90 muito menos.

Quer dizer, coisas destas também não ajudam:
(https://en.wikipedia.org/wiki/A_Declaration_of_the_Independence_of_Cyberspace)
Pelo menos enquanto não conseguirem meter os servidores e os cabos onde a polícia não chegue [:cool:]

Esse pessoal tem falta de ligação ao mundo real.

Não compreendem que o conteúdo da web rege-se por leis nacionais, federais, estatais, regionais, etc.
Ou seja, enquanto existirem países, cada um com as suas leis, haverá sempre limitação de conteúdos por regiões.

É como com os automóveis. Poderiam ser vendidos na internet... mas as legislações, impostos, homologações, etc. vão continuar a limitar os modelos para venda, preços, opções, etc.

É um bocado ingénuo pensar que na internet as regras (leis) não se aplicam.

Pessoalmente nem se trata da qualidade das traduções, desde que começaram a impingir o AO90 para mim estão todas erradas.

Hhhmmmm...
Faltam-te uns bons anos para trás...

Eu recordo-me de ver no final dos anos 80 o Word ainda em modo de texto com “help” traduzido para “socorro”, e depois traduzido para “?”. Só muito mais tarde passou para “ajuda”.

Já antes disso (televisores, leitores de VHS, aparelhagens, auto-rádios, etc.) eu só usava menus em inglês. As traduções do software só me vieram dar razão e incentivar para nunca mais usar nada em português. Agora com o AO90 muito menos.

Tenho ideia que já só por altura do Windows/Office 95 é que a MS Portugal tinha traduções completas para PT-PT. [;)] O trabalho tinha começado antes, mas só neste altura estaria pronto.

Mas estou contigo em achar que muitas das traduções andam entre o mau e o péssimo, e também tenho um ódio patológico ao AO90. [:p][:p] [;)]

Tenho ideia que já só por altura do Windows/Office 95 é que a MS Portugal tinha traduções completas para PT-PT. [;)] O trabalho tinha começado antes, mas só neste altura estaria pronto.

Mas estou contigo em achar que muitas das traduções andam entre o mau e o péssimo, e também tenho um ódio patológico ao AO90. [:p][:p] [;)]

Expliquei-me mal...
Eu não estava a sugerir que as traduções que eu vi fossem da responsabilidade da MS Portugal (até porque a MSFT Lda. foi fundada apenas em 1990).
Estava a dizer que as traduções começaram muito antes do W3.1, pelo que certamente que já haveria traduções para os grandes mercados ainda antes das “traduções de qualidade da MS Portugal”.

Fiz umas pesquisas, e ainda não há qualquer referência ao registo de uma marca APPLE CARD…

Há, sim. Foi submetida anteontem à EUIPO. Quando a EUIPO aprova o registo de uma marca ela fica automaticamente registada em todos os países da UE.
A marca "Apple Card" entrou com a referência 018095273.

Há, sim. Foi submetida anteontem à EUIPO. Quando a EUIPO aprova o registo de uma marca ela fica automaticamente registada em todos os países da UE.
A marca "Apple Card" entrou com a referência 018095273.

Parece que esse automaticamente não funciona assim tão automaticamente… não está no INPI.

Tópico da Apple

Parece que esse automaticamente não funciona assim tão automaticamente… não está no INPI.

O pedido de registo da marca ainda só agora deu entrada. Ainda não está aprovada. Aliás, se for aprovada pela EUIPO provavelmente nem sequer carece de registo junto do INPI. O INPI só serve para marcar nacionais. Não tem “jurisdição” fora das nossas fronteiras.

Quando registas uma marca/propriedade a nível europeu, esse registo sobrepõem-se sempre ao registo regional "nacional". De qualquer das formas, caso essa marca já exista em algum país, e não esteja registada pela Apple, essa marca terá 1 a 3 meses para apelar e fazer valer os seus direitos. Caso contrário siga a marinha e daqui por 3 meses já irá aparecer registada cá na burgo.

Numa nota mais informal, este tema dos trademarks tem umas nuances engraçadas, há malta que faz negócio com isto pelo mundo fora.

O pedido de registo da marca ainda só agora deu entrada. Ainda não está aprovada. Aliás, se for aprovada pela EUIPO provavelmente nem sequer carece de registo junto do INPI. O INPI só serve para marcar nacionais. Não tem “jurisdição” fora das nossas fronteiras.

Não percebeste…

"REGISTOU EM PORTUGAL" —> como quem diz: "Portugal está na calha para ter o Apple Card".

Na realidade, a Apple registou na UE.
Tanto pode ter Apple Card já amanhã na Alemanha, como ter Apple Card em Portugal daqui a 20 anos.

Não existe nenhum registo da marca "Apple Card" em Portugal (INPI).
Já "Face ID", por exemplo, está registado no INPI.

Quando registas uma marca/propriedade a nível europeu, esse registo sobrepõem-se sempre ao registo regional "nacional".
(...)

Não.
Equivale a um registo no INPI. Não se sobrepõe.

Era só o que faltava, ir um gajo registar na UE o que eu registei no INPI há 20 anos, e eu perder o meu registo. [;)]

Por outro lado, um registo no INPI pode sobrepor-se em Portugal a um registo na UE (sendo mais antigo). [:p]

A confirmarem-se os rumores que andam aí a circular, parece-me que a Apple dá um tiro no pé com os novos iPhones. Vão sempre vender, mas estava habituado a ver um produto inovador todos os anos. Ou com um design fantástico ou com inovações de hardware. Este ano, a inovação prepara-se para ser a lente wide... e a notch vai manter-se... Isto pelo que tem sido dito. Falta ver o lançamento oficial.

Back