Tópico da Apple

Mudei de iphone 7 para samsung 10e

O telemovel é mais rapido como se devia esperar o display e camera são simplesmente fantasticos não se pode dizer o contrario todo o telemovel é bom menos o sistema operativo.
+ camera
+ display
+ qualidade de construção.
- software, quem vem de iphone vê isto um tanto primitivo entretanto temos mais liberdade, a apple continua a dar 5 a 0 sobre este aspeto.

Last edited:
O pedido de registo da marca ainda só agora deu entrada. Ainda não está aprovada. Aliás, se for aprovada pela EUIPO provavelmente nem sequer carece de registo junto do INPI. O INPI só serve para marcar nacionais. Não tem “jurisdição” fora das nossas fronteiras.

Exactamente. Só se regista nas entidades nacionais, quando se quer proteger a marca num ou dois países, no máximo.
Para mais que dois países, compensa largamente fazer apenas o registo Europeu, no EUIPO.

https://euipo.europa.eu/eSearch/#details/trademarks/018095273

A confirmarem-se os rumores que andam aí a circular, parece-me que a Apple dá um tiro no pé com os novos iPhones. Vão sempre vender, mas estava habituado a ver um produto inovador todos os anos. Ou com um design fantástico ou com inovações de hardware. Este ano, a inovação prepara-se para ser a lente wide... e a notch vai manter-se... Isto pelo que tem sido dito. Falta ver o lançamento oficial.

Sim, para este ano vamos ter um iPhone Xss e não o iPhone11... [s)]
Vai ter camaras, vai ter nos processador e afins. O Notch dizem que reduz muito muito ligeiramente e terá uma maior bateria.

Apenas para 2020 é que supostamente irá haver uma alteração de design e a possibilidade de haver um iphone sem notch e com finger print no ecrã.

Não.
Equivale a um registo no INPI. Não se sobrepõe.

Era só o que faltava, ir um gajo registar na UE o que eu registei no INPI há 20 anos, e eu perder o meu registo. [;)]

Por outro lado, um registo no INPI pode sobrepor-se em Portugal a um registo na UE (sendo mais antigo). [:p]

Nuno agora lê o meu post mais devagar. Não foi isso que eu disse.
O que eu disse é que o registo europeu prevalece sobre o registo nacional em caso de a marca não estar registada a nível nacional. Caso esteja tens o período de carência. E mesmo assim ainda poderiamos enveredar pelas classes de registo. Portanto ao fim do dia e no limite até poderia registar a mesma marca que tu e viviamos os dois em harmonia com isso [:p]

Sim, para este ano vamos ter um iPhone Xss e não o iPhone11... [s)]
Vai ter camaras, vai ter nos processador e afins. O Notch dizem que reduz muito muito ligeiramente e terá uma maior bateria.

Apenas para 2020 é que supostamente irá haver uma alteração de design e a possibilidade de haver um iphone sem notch e com finger print no ecrã.

Eles que lancem é um mais pequeno..

O telemovel é mais rapido como se devia esperar o display e camera são simplesmente fantasticos não se pode dizer o contrario todo o telemovel é bom menos o sistema operativo.
+ camera
+ display
- software, quem vem de iphone vê isto um tanto primitivo entretanto temos mais liberdade, a apple continua a dar 5 a 0 sobre este aspeto.

Em que aspectos, exatamente?

+ camera
+ display

Isto já foi mais do que discutido, não vale a pena alimentar o tema, mas não consigo concordar nada com isso. Há muita gente que pensa o contrário, que o actual android dá 10-0 ao iOS.
Eu acho que são os dois bons. Uso android 9 no dia a dia e gosto, não tenho razões de queixa, e uso muitas vezes iOS aos fins de semana. Gosto mais do iOS mas não o acho superior em nada relativamente ao actual android.

Last edited:
Nuno agora lê o meu post mais devagar. Não foi isso que eu disse.
O que eu disse é que o registo europeu prevalece sobre o registo nacional em caso de a marca não estar registada a nível nacional. (...)

Agora lê o teu post mais devagar:

Quando registas uma marca/propriedade a nível europeu, esse registo sobrepõem-se sempre ao registo regional "nacional". (...)

https://dicionario.priberam.org/sobrepor
so·bre·por |ô| - Conjugar(sobre- + pôr)
verbo transitivo
1. Pôr em cima ou por cima de.
2. Justapor; encostar.
3. Acrescentar; juntar.
4. Dobrar na parte superior.
verbo pronominal
5. Sobrevir; impor-se.

"sobrepor", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/sobrepor [consultado em 18-07-2019].

https://dicionario.priberam.org/impor-se
im·por |ô| - Conjugar(latim impono, -ere)
verbo transitivo
1. Pôr em cima.
2. Dar; determinar.
3. Infligir.
4. Obrigar a aceitar.
5. Infundir.
6. Despedir, expulsar.
verbo intransitivo
7. Enganar, iludir (com modos insinuantes).
8. Ter imponência.
9. Fazer-se respeitar.
verbo pronominal
10. Tornar-se necessário.
11. Obrigar a que o aceitem.

"Quando registas uma marca/propriedade a nível europeu, esse registo sobrepõem-se sempre ao registo regional "nacional". (...)"

Isto que o TommyPT diz é tecnicamente verdade. O detentor de uma marca registada no EUIPO pode utilizá-la no território português à vontade, a não ser que haja alguém em Portugal que já tenha a mesma marca registada no INPI e tome medidas para "impugnar" o registo do EUIPO. Se nada fizer, dentro dos prazos previstos, não perde o direito à marca que tem no território nacional, mas perde o direito ao uso exclusivo da marca, por assim dizer.
Isto é tudo teoria, porque na prática há cruzamento de dados entre a EUIPO e o INPI (há uma espécie de federação entre a EUIPO e todos os organismos de gestão de marcas nacionais da UE, e mesmo regionais). Para já nem falar na questão das classes referida pelo TommyPT, em que a malha ainda é mais fina. Por exemplo, uma mesma designação de marca pode perfeitamente ser aceite e registada em dois donos diferentes, desde que designem produtos ou serviços muito diferentes e impossíveis de confundir, sei lá, por exemplo o jornal "Luso" e a água de "Luso". Não há razão nenhuma para ambas as marcas não poderem coexistir.

Mas quanto à conclusão do Nuno156, é óbvia: o facto de a marca estar a ser registada na EUIPO e isso significar que, por arrasto, fica registada em Portugal, não quer dizer que a Apple esteja com intenções de lançar o Apple Card em Portugal em simultâneo com os outros países da UE, ou sequer que Portugal esteja já na lista de países alvo. Tanto pode estar, como pode não estar. Não sabemos.

Está sim, o registo Europeu inclui Portugal.
No meu post, referi apenas Portugal porque é o que interessa aqui ao fórum.

A questão é que não foi feito nenhum registo em Portugal.
Foi feito um registo na UE.

Ou seja, na prática isto significa que tanto podem ter planos para já amanhã haver Apple Card em Portugal, como só daqui a 48 anos.

"Quando registas uma marca/propriedade a nível europeu, esse registo sobrepõem-se sempre ao registo regional "nacional". (...)"

Isto que o TommyPT diz é tecnicamente verdade. (...)

É tecnicamente falso.
Um registo na UE é EQUIVALENTE a um registo em Portugal.

https://www.euipo.europa.eu/ohimpor...0000000000000000000000000005d304afc0096d7a9aa
(...) Os sistemas a nível nacional, regional e da UE são complementares e funcionam em paralelo entre si. (...)

Não existe qualquer sobreposição, muito menos do registo na UE sobre um registo nacional.
É por antiguidade, qualquer que seja o sistema usado para o registo.

Ou seja, na prática isto significa que tanto podem ter planos para já amanhã haver Apple Card em Portugal, como só daqui a 48 anos.

Mas isso já é uma interpretação tua.
A notícia que publiquei foi que a marca Apple Card foi publicada para registo em Portugal. Nada mais.
Quando o processo concluir com sucesso, a marca fica registada em Portugal e no resto da Europa.

A marca “Apple Pay” é um bom exemplo disso. Foi submetida ao EUIPO em 2014 e só agora em 2019 é que entrou em Portugal.

Back