Poderá não ser relevante para este tópico, mas fica a partilha da minha perspetiva pessoal.
Sou utilizador de iPhone há perto de 10 anos, creio. Passei de um Nokia Symbian para um iPhone 4S. Depois, fui mudando com frequência: 5, 5S, 6S. E foi aí que parei, mas achei que até ao 8 nunca ouvi motivo para mudar.
Chegou o X e a sua etiqueta de 1000 euros, o que me fez refrear todos os ânimos, pois acho que esse valor já é excessivo para um smartphone, seja ela qual for. Por esse motivo, e porque não consigo encaixar as dimensões do XR/11, tenho adiado.
Comecei a pensar no SE, mas acho que não faz qualquer sentido para quem vem de um 6S. Um smartphone de imagem datada, com ecrã LCD, uma câmara muito limitada, pouca autonomia, etc.
Como tal, e apesar de ter MBP, iPad e Apple TV, comecei a olhar para os Android, nomeadamente chineses tipo Oneplus, Realmente e Xiaomi. Mas o problema do tamanho mantinha-se. Até que, entretanto, reparei que a Samsung ainda teve um solução confortável na linha S10, o S10e. Aproveitando a descida de preço, arrisquei e comprei um pelo preço deste iPhone SE.
Também tinha uma certa curiosidade em experimentar outra coisa. Nao gosto de elogiar ou criticar coisas que não experimentei. Sempre assim fui com os automóveis, por exemplo.
Uma semana depois, a única coisa de substancial que posso dizer é que a prisão do ecossistema Apple é um mito urbano.
Tirando casos de utilizadores de Apple Watch, não há qualquer limitação ao utilizar um Android com um MacBook e um iPad, por exemplo. Não se perde nada ou quase nada.
De resto, confesso que esperava pior do Android. Não notei nenhum constrangimento ou perda face ao iOS. Tenho alguma pena de perder ao iMessage, mas até isso é relativo porque mesmo a malta com iPhone insiste em usar WhatsApp.
Portanto, sim, para mim, utilizador Apple há séculos, o SE não faz qualquer sentido, mesmo custando “só” 500 euros.