Tópico da Apple

Claro.

Os recentes iPhone podem ter bastantes qualidades, mas em minha opinião o Face ID não é uma delas.

Para mim, a principal vantagem é permitir mais espaço de ecrã para o mesmo corpo. O funcionamento não me inspira muita segurança, como já referi atrás.

A título de curiosidade, num Huawei P20, o desbloqueio facial funciona 100x melhor que o Face ID, sobretudo em rapidez, e nunca tive problemas com óculos de sol. O Face ID só ganha em conseguir desbloquear num quarto totalmente escuro.

Claro que o P20 desbloqueia mais rapidamente. A sua segurança é quase nula. Até com uma foto dá para desbloquear.

Estás como eu, fiquei satisfeito com o regresso do Touch ID. Não gosto nada do desbloqueio por câmara, falha imenso.

Uso há dois anos, só me falha quando acordo de manhã e só consigo abrir um olho.

E uso óculos de sol polarizados e graduados e sempre desbloqueou bem.

Última edição:
Claro que influencia.

Um ecrã maior e com melhor resolução num corpo mais pequeno vai influenciar positivamente a experiência de utilização. Vai permitir, por exemplo, ver mais informação sem necessidade de scroll numa tarefa tão simples quanto navegar na Internet ou ler um e-mail.

Até mesmo em tarefas básicas como enviar SMS, permite visualizar muito mais mensagens sem scroll. É extremamente útil naqueles grupos em que as mensagens aparecem de rajada umas atrás das outras.

Tudo isto sem ser necessário um corpo demasiadamente grande para um ecrã de tamanho considerável.

E quem diz isto, diz video-chamadas (e cada vez mais), jogos, filmes, ecrã dividido, ...

Ecrã maior nem sempre é equivalente a telemóvel maior, e tem vantagens óbvias em ser assim.

Pois, em termos teóricos tens toda a razão - passe a completa trolice, não tua, que é dizer que o iPhone 8 só serve para chamadas e mensagens.

No entanto em termos práticos, e na vida real, esses exemplos terão na sua maioria uma vantagem muito pouco significativa, porque os telemóveis de hoje em dia têm uma grande taxa de ocupação de ecrã, mas essa taxa serve para os tornar gigantescos em vez de manejáveis.

É real que um telemóvel de 6"5 polegadas não se pode manejar totalmente com uma mão (mesmo com o ecrã a ocupar 90% da superfície) para se escrever mensagens e emails, coisa que eu faço perfeitamente com um iPhone 8.

Ou seja, os ganhos em não se fazer scroll tantas vezes e ter um ecrã maior perdem-se perante a impossibilidade de manipular o ecrã só com uma mão...

Eu trabalho com o Microsoft Teams num iPhone SE, mensagens, mail, GPS, Numbers, etc.

Agora se preciso fazer uma reunião "a sério" e fazer partilhas de ecrã, andar a passar ficheiros áudio e vídeo, documentos, etc, não vou fazê-la nem num iPhone SE, nem num iPhone 11 Pro, porque a experiência é sempre curta...

Alguém no mundo, e tendo um PC à mão, vai para uma reunião, seja ela virtual ou física, fazer essa reunião com um telemóvel de 6"5?

Eu andei com a detecção de atenção ligada durante muito tempo mas acabei por desligar precisamente porque requeria uma acção explícita da minha parte. Era mais ou menos o equivalente a encostar o dedo do botão do touch ID. Se é menos seguro? Sim claro que é. EM situações concretas extremas. Mas há sempre um tradeoff entre segurança e conveniência.

Eu não troco segurança por conveniência.
Tenho uma conta bancária.

Claro que o P20 desbloqueia mais rapidamente. A sua segurança é quase nula. Até com uma foto dá para desbloquear.

Não é a minha experiência.

Seja como for, o Face ID está longe de ser o pináculo da segurança. Desde cedo que se verificaram casos de desbloqueio indevido, nomeadamente por irmãos/gémeos.

E se falas em segurança e desactivas a detecção de atenção, isso é um bocado contraditório.

Poderá não ser relevante para este tópico, mas fica a partilha da minha perspetiva pessoal.

Sou utilizador de iPhone há perto de 10 anos, creio. Passei de um Nokia Symbian para um iPhone 4S. Depois, fui mudando com frequência: 5, 5S, 6S. E foi aí que parei, mas achei que até ao 8 nunca ouvi motivo para mudar.

Chegou o X e a sua etiqueta de 1000 euros, o que me fez refrear todos os ânimos, pois acho que esse valor já é excessivo para um smartphone, seja ela qual for. Por esse motivo, e porque não consigo encaixar as dimensões do XR/11, tenho adiado.

Comecei a pensar no SE, mas acho que não faz qualquer sentido para quem vem de um 6S. Um smartphone de imagem datada, com ecrã LCD, uma câmara muito limitada, pouca autonomia, etc.

Como tal, e apesar de ter MBP, iPad e Apple TV, comecei a olhar para os Android, nomeadamente chineses tipo Oneplus, Realmente e Xiaomi. Mas o problema do tamanho mantinha-se. Até que, entretanto, reparei que a Samsung ainda teve um solução confortável na linha S10, o S10e. Aproveitando a descida de preço, arrisquei e comprei um pelo preço deste iPhone SE.

Também tinha uma certa curiosidade em experimentar outra coisa. Nao gosto de elogiar ou criticar coisas que não experimentei. Sempre assim fui com os automóveis, por exemplo.

Uma semana depois, a única coisa de substancial que posso dizer é que a prisão do ecossistema Apple é um mito urbano.
Tirando casos de utilizadores de Apple Watch, não há qualquer limitação ao utilizar um Android com um MacBook e um iPad, por exemplo. Não se perde nada ou quase nada.

De resto, confesso que esperava pior do Android. Não notei nenhum constrangimento ou perda face ao iOS. Tenho alguma pena de perder ao iMessage, mas até isso é relativo porque mesmo a malta com iPhone insiste em usar WhatsApp.

Portanto, sim, para mim, utilizador Apple há séculos, o SE não faz qualquer sentido, mesmo custando “só” 500 euros.

Não é a minha experiência.

Seja como for, o Face ID está longe de ser o pináculo da segurança. Desde cedo que se verificaram casos de desbloqueio indevido, nomeadamente por irmãos/gémeos.

E se falas em segurança e desactivas a detecção de atenção, isso é um bocado contraditório.

Nada é absolutamente seguro. Isso não invalida o facto de a tecnologia de Face ID usada pelo iphone (e outras marcas) seja muito mais segura que a tecnologia de reconhecimento facial 2D usada pelo P20 (e outros).
A minha opção por desligar a detecção de atenção também em nada invalida a afirmação anterior.

Portanto para ti design é ser bonito ou ser feio

Tu percebeste o que eu quis dizer, tás a entrar no modo Apple hater do costume.

Onde é que um iPhone 8 serve só para fazer chamadas e sms... eu por essa lógica posso dizer que qualquer telemóvel sem ser iPhone ou Pixel é inseguro e como tal, não serve para absolutamente nada, visto comprometer a segurança do utilizador. Ou que sendo este SE no momento possivelmente o telemóvel mais rápido do mundo, todos os outros acabam por perder para ele em termos de rapidez de utilização.
Tens a certeza que o teu telemóvel é atualizado com a regularidade necessária? É que vê lá, que isso nem para fazer chamadas e sms serve. :sh)

Entrar em radicalismos nunca é proveitoso porque tudo na vida apresenta como solução fazer concessões. Agora andar a trollar...

Poderá não ser relevante para este tópico, mas fica a partilha da minha perspetiva pessoal.

Sou utilizador de iPhone há perto de 10 anos, creio. Passei de um Nokia Symbian para um iPhone 4S. Depois, fui mudando com frequência: 5, 5S, 6S. E foi aí que parei, mas achei que até ao 8 nunca ouvi motivo para mudar.

Chegou o X e a sua etiqueta de 1000 euros, o que me fez refrear todos os ânimos, pois acho que esse valor já é excessivo para um smartphone, seja ela qual for. Por esse motivo, e porque não consigo encaixar as dimensões do XR/11, tenho adiado.

Comecei a pensar no SE, mas acho que não faz qualquer sentido para quem vem de um 6S. Um smartphone de imagem datada, com ecrã LCD, uma câmara muito limitada, pouca autonomia, etc.

Como tal, e apesar de ter MBP, iPad e Apple TV, comecei a olhar para os Android, nomeadamente chineses tipo Oneplus, Realmente e Xiaomi. Mas o problema do tamanho mantinha-se. Até que, entretanto, reparei que a Samsung ainda teve um solução confortável na linha S10, o S10e. Aproveitando a descida de preço, arrisquei e comprei um pelo preço deste iPhone SE.

Também tinha uma certa curiosidade em experimentar outra coisa. Nao gosto de elogiar ou criticar coisas que não experimentei. Sempre assim fui com os automóveis, por exemplo.

Uma semana depois, a única coisa de substancial que posso dizer é que a prisão do ecossistema Apple é um mito urbano.
Tirando casos de utilizadores de Apple Watch, não há qualquer limitação ao utilizar um Android com um MacBook e um iPad, por exemplo. Não se perde nada ou quase nada.

De resto, confesso que esperava pior do Android. Não notei nenhum constrangimento ou perda face ao iOS. Tenho alguma pena de perder ao iMessage, mas até isso é relativo porque mesmo a malta com iPhone insiste em usar WhatsApp.

Portanto, sim, para mim, utilizador Apple há séculos, o SE não faz qualquer sentido, mesmo custando “só” 500 euros.

Este é um bom testemunho. [;)]

Eu no futuro não terei qualquer problema em mudar de marca, mas essa afirmação é muito relativa.

Na minha opinião, sim, perde-se. Não é o fim do mundo, mas perde-se algumas coisas. Coisas tão "simples" como a questão das sms e chamadas no Mac (mesmo hoje estive a fazer uma chamada no Mac de 30 minutos confortavelmente pela casa e respondo a dezenas de sms por dia através do Mac), um copy paste universal entre aparelhos, todos os ficheiros sincronizados de uma forma muito mais simples, a não necessidade de andar a instalar "50 000" aplicações diferentes, etc, etc.

Atenção, tudo isto são first world problems, é verdade. [;)] Mas a verdade é que se nota a diferença. Poder responder a todas as sms através de um computador é MUITO diferente do que estar a desbloquear um telemóvel 100 vezes por dia (por exemplo) para responder a mensagens. [;)]

Os smartphones e as suas funcionalidades estão a comoditizar-se. As diferenças esbateram-se muitos nos últimos anos. Começa a ser um produto e um mercado muito maduro.

E ao manter o iPhone ha outra coisa que para mim é muito importante mas que se pode dizer que é ao mesmo tempo uma vantagem e uma desvantagem.

Quando mudo de equipamento não perco nada do que tenho no anterior no que diz respeito às SMS, Apple Music, Notas, iCloud, etc. A parte negativa é que as vezes parece que nem mudamos de equipamento.

Eu tenho um Xr e um SE e em certas situações, quando tenho de andar com o telemóvel no bolso, continuo a preferir o SE. Não é muito mais lento do que o Xr e resolve bem o problema. Em casa posso atender chamadas ou responder a SMS em qualquer equipamento. Estou ao computador e toca um telemóvel. Posso atender logo no PC ou no tablet, nem tenho de levantar o c_ú da cadeira [;)]

Quando levo o SE, activo o reencaminhamento das chamadas no Xr e desde que este permaneça ligado, recebo chamadas e as SMS no SE. Para mim é uma boa solução.

Se vou trocar o SE pelo novo? Não sei, para ja o antigo tem resolvido o problema.

Última edição:
Tópico da Apple

Este é um bom testemunho. [;)]

Eu no futuro não terei qualquer problema em mudar de marca, mas essa afirmação é muito relativa.

Na minha opinião, sim, perde-se. Não é o fim do mundo, mas perde-se algumas coisas. Coisas tão "simples" como a questão das sms e chamadas no Mac (mesmo hoje estive a fazer uma chamada no Mac de 30 minutos confortavelmente pela casa e respondo a dezenas de sms por dia através do Mac), um copy paste universal entre aparelhos, todos os ficheiros sincronizados de uma forma muito mais simples, a não necessidade de andar a instalar "50 000" aplicações diferentes, etc, etc.

Atenção, tudo isto são first world problems, é verdade. [;)] Mas a verdade é que se nota a diferença. Poder responder a todas as sms através de um computador é MUITO diferente do que estar a desbloquear um telemóvel 100 vezes por dia (por exemplo) para responder a mensagens. [;)]

O que dizes das mensagens e chamadas é verdade, mas também depende de caso para caso. O “meu” PC profissional é Windows. Ou seja, o meu MBP só é utilizado em lazer e não é todos os dias. Portanto, são raras as vezes em que uso para mensagens e chamadas.

Claro que quem faz uso diário e profissional poderia sentir falta disso. Não ponho em causa. Se for só lazer, não me parece.

Quanto à sincronização dos ficheiros, mais uma vez, não faço uso profissional, por isso, qualquer app tipo Google Drive ou OneDrive faz o serviço. Eu ja usava o Google Photos para alojar as fotos do iPhone, por exemplo. E sempre tive documentos no Google Drive.

O que queira dizer é que se cria um pouco um mito em volta da história do ecossistema. Eu chego ao ridículo de ouvir amigos falar nisso quando o único produto que têm é... o iPhone.

Claro que há casos em que o ecossistema é realmente, nomeadamente para quem tem tudo Apple ao nível profissional. E eu digo isto com algum conhecimento de causa, pois é o que se passa com a minha mulher, que tem tudo ali nos produtos Apple e ainda usa o Apple Watch. Mas não é o caso da maioria das pessoas que fala em ecossistema.

De resto, digo já que o facto de o Android permitir personalizar tudo a nosso gosto é uma vantagem, mas torna muito mais difícil de utilizar certas coisas. Pode ser da minha falta de experiência, mas é muito mais facil configurar um aparelho com iOS.

Última edição:
E ao manter o iPhone ha outra coisa que para mim é muito importante mas que se pode dizer que é ao mesmo tempo uma vantagem e uma desvantagem.

Quando mudo de equipamento não perco nada do que tenho no anterior no que diz respeito às SMS, Apple Music, Notas, etc. A parte negativa é que as vezes parece que nem mudamos de equipamento.

Eu tenho um Xr e um SE e em certas situações, quando tenho de andar com o telemóvel no bolso, continuo a preferir o SE. Não é muito mais lento do que o Xr e resolve bem o problema. Em casa posso atender chamadas ou responder a SMS em qualquer equipamento. Estou ao computador e toca um telemóvel. Posso atender logo no PC ou no tablet, nem tenho de levantar o c_ú da cadeira [;)]

É verdade mas é uma questão financeira. [:D]
Quando quis trocar o 5 o que havia era o X e simplesmente não estava disposto a largar os 1000 paus para ter um telefone. Passei-me para o Nokia 8. Se fosse hoje esta opção do SE 2 já me parece bastante razoável. Entretanto parece-me que o que eu perco em comodidade e para o uso que eu dou ao telemóvel (90% é basicamente telefonar, mensagens e putaria no whatsapp) gastar mais que 200/300 euros parece-me exagero.

Estou para ver a que preços e em que condições vem este novo SE para clientes NOS.

Sem-T-tulo.png

[:D]

Por acaso, sempre usei Touch ID. Agora tenho o 11 com Face ID.

Não me parece que nenhum deles tenha vantagens claras face ao outro , são ambos válidos.

O touch ID é mais rápido, funciona sob qualquer situação (excepto mãos molhadas). Por outro lado, o Face ID liberta espaço de ecrã e funciona muito bem em ambiente escuro. No entanto, falha em situações por exemplo em que tenho óculos de sol, ou, agora devido ao COVID, quando uso máscara.

De resto , tudo ponderado acabo por preferir o Face ID pelo simples facto de libertar espaço de ecrã. Se a apple optar por um touch ID no ecrã, não acho nada que esteja a fazer um retrocesso, pelo contrário.

Para mim a experiência é mais gratificante com o Face ID (iPhone XS Max) do que com o Touch ID (iPhone 7 Plus), tenho muito menos falhas com o Face ID, exceptuando quando uso uns óculos de sol Persol, como as lentes são de grau 3 é difícil detectar os olhos, já nos Ray-Ban como tem as lentes mais claras é rapidíssimo a detectar.
Eu acho que a eficácia dos sistemas também tem a ver na altura da calibragem, por alguma razão a calibragem correu muito bem no Face ID e aquilo é rapidíssimo a desbloquear o smartphone. Já o Touch ID tem o problema dos dedos húmidos ou a pele demasiadamente seca (tipo a escamar na zona das impressões digitais).

Onde é que um iPhone 8 serve só para fazer chamadas e sms... eu por essa lógica posso dizer que qualquer telemóvel sem ser iPhone ou Pixel é inseguro e como tal, não serve para absolutamente nada, visto comprometer a segurança do utilizador. Ou que sendo este SE no momento possivelmente o telemóvel mais rápido do mundo, todos os outros acabam por perder para ele em termos de rapidez de utilização.
Tens a certeza que o teu telemóvel é atualizado com a regularidade necessária? É que vê lá, que isso nem para fazer chamadas e sms serve. :sh)

Entrar em radicalismos nunca é proveitoso porque tudo na vida apresenta como solução fazer concessões. Agora andar a trollar...
Trollar é lançar em 2020 um telemóvel com aquela resolução e rácio tamanho / ecrã...

E não é? :sh)

Então no mundo android onde a google publica detalhes das falhas de segurança corrigidas, é só fazer um pouco de pesquisa e facilmente se chega às paginas dos investigadores com detalhes de como explorar a falha.

E temos um banquete de bilioes de telemoveis para atacar. Na pratica os ataques no mundo real são complicados de ser feitos porque dependem de vários factores, mas principalmente no mundo android (sem a ultima actualiazão de segurança) a sensação de segurança que muita gente tem (porque o telemovel pergunta pelas permissões e etc..) é muito falsa e um ataque direcionado a uma pessoa com um telemovel desactualizado é "facil".

O novo iPhone é para os não power users, para continuar no mundo iOS, tal como os iPads não pro.

Última edição:
O novo iPhone é para os não power users, para continuar no mundo iOS, tal como os iPads não pro.

percebo a lógica da comparação mas é algo difícil de transpor pois, no caso dos iPads não-pro, o ecrã não envergonha ninguém em racional tamanho/espaço para o android equivalente em preço. A verdade é que os iPad Pro adicionam coisas que não interessam a 99% dos utilizadores, são literalmente produtos que só têm justificativo como linha profissional para uma minoria.

No SE o rácio do ecrã/espaço não tem paralelo com nada do que se vende por aquele preço ou sequer similar. Não é um produto para 99% dos utilizadores pois o standard já é um ecrã edge-to-edge! [;)]

Tópico da Apple

percebo a lógica da comparação mas é algo difícil de transpor pois, no caso dos iPads não-pro, o ecrã não envergonha ninguém em racional tamanho/espaço para o android equivalente em preço. A verdade é que os iPad Pro adicionam coisas que não interessam a 99% dos utilizadores, são literalmente produtos que só têm justificativo como linha profissional para uma minoria.

No SE o rácio do ecrã/espaço não tem paralelo com nada do que se vende por aquele preço ou sequer similar. Não é um produto para 99% dos utilizadores pois o standard já é um ecrã edge-to-edge! [;)]

E contudo vai vender que nem pãezinhos quentes. E os geeks não vão perceber porquê? Nunca percebem!

Voltar
Superior